Início

Questões de Concursos SEPLAG RJ

Resolva questões de SEPLAG RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q114135 | Contabilidade Geral, Restos a Pagar, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Texto associado.

Analise os dados abaixo para responder às questões 51 a 53.

Em 31/12/2012, o balanço orçamentário consolidado de um determinado ente público apresentava, entre outras, as seguintes informações:

2014_08_25_53fb491457882.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

O valor total dos Restos a Pagar inscritos no exercício fi nanceiro foi equivalente a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q114384 | Português, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Texto associado.

MUITO MAL NA FOTO
O Globo, Luiz Garcia

Quem manda no governo em qualquer governo, em qualquer país costuma dormir, mais tranquilo do que merece, com a certeza de que a opinião pública tem memória curta. Temos exemplo disso na resposta de governos estaduais e prefeituras, dois meses atrás, às manifestações de jovens em diversas cidades com apoio visível da opinião pública em geral sobre a baixa qualidade e os relativamente altos preços das passagens nos transportes públicos em geral.
O comportamento dos manifestantes com inevitáveis excessos aqui e ali, alguns até graves foi, digamos assim, perto de exemplar. E eles receberam a resposta que mereciam da opinião pública. Ou seja, apoio incondicional. Principalmente porque suas reivindicações, uma vez atendidas, benefi ciariam cidadãos de todas as idades.
Os moços voltaram para casa abençoados pelos mais velhos. E com a promessa do poder público de que tomaria as providências necessárias para atender suas reivindicações, tanto justas quanto óbvias. E os jovens, que não são, graças a Deus, tão cínicos quanto os mais velhos, acreditaram em tudo.
E os dois meses que se seguiram foram tempo sufi ciente para provar, aos jovens manifestantes das ruas e aos mais velhos que os aplaudiram, que os homens públicos (de quase todos os países, vamos reconhecer) são ágeis como coelhos para fazer promessas e lentos como tartarugas na hora de cumpri-las.

"Temos exemplo disso na resposta de governos estaduais e prefeituras, dois meses atrás, às manifestações de jovens em diversas cidades com apoio visível da opinião pública em geral sobre a baixa qualidade e os relativamente altos preços das passagens nos transportes públicos em geral".
A alternativa em que uma troca de posição de termos altera o sentido original do texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q202204 | Políticas Sociais, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

As políticas públicas são classifi cadas como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q115082 | Finanças Públicas, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Na concepção do sistema orçamentário brasileiro, são instrumentos de planejamento governamental: o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. Assim sendo, o orçamento é considerado instrumento essencial para os governantes, que precisam conseguir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q203965 | Gestão Documental Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

A revelação das melhores práticas de uma organização tida como número um de seu setor, apresentando como resultado fi nal uma perspectiva do que pode ser modifi cado ou melhorado, usando como referencial outra organização ou parte dela, é a técnica chamada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q114885 | Finanças Públicas, Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

De acordo com a Portaria o 42, de 14 de abril de 1999, que alterou a estrutura e a classificação dos códigos, que era anteriormente utilizada nos orçamentos governamentais, desmembrado um deles e suprimindo outro, temos respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q201572 | Gestão Documental Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

" Na busca por uma gestão de processos bem-sucedida vale utilizar os indicadores de desempenho desenvolvidos por Kaplan e Norton, idealizadores da tecnologia conhecida como BSC (Balanced Scorecard)" (Araujo, 2010:30). Nesse contexto, os critérios utilizados no indicador " perspectivas de processos críticos" são, por exemplo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q114903 | , Analista de Planejamento e Orçamento, SEPLAG RJ, CEPERJ

Em uma empresa, o diretor convocou para uma reunião todos os funcionários com mais de 15 anos de trabalho na empresa, e os funcionários que são analistas de planejamento e orçamento. Todos os 50 convocados compareceram à reunião. Sabendo que nessa empresa há 25 analistas de planejamento e orçamento e 35 funcionários com mais de 15 anos de trabalho, então o número de funcionários analistas de planejamento e orçamento com mais de 15 anos de trabalho é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q203680 | Gestão Documental Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

" Um critério de departamentalização é uma forma de atribuir tarefas e de especializar os blocos de trabalho da organização." (Maximiano, 2004:239). O emprego do modelo departamental por áreas do conhecimento pode ser aplicado a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q202140 | Gestão Documental Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

O modelo de representação gráfi ca que apresenta uma sequê ncia dos vários passos relativos a determinado processo de trabalho, oferecendo uma ideia genérica do que é feito, é conhecido como fl uxograma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q201340 | Gestão Documental Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

A diferença entre modalidade e tipo de licitação é conceituada respectivamente como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q204143 | Economia, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

Observe as seguintes informações sobre uma determinada economia: Depreciação = 45 Variação de Estoques = 93 Défi cit no Balanço de Pagamentos em Transações Correntes = 250 Poupança Líquida do Setor Privado = 580 Saldo do Governo em Conta Corrente = 650 O valor da Formação Bruta de Capital Fixo, calculado a partir das Identidades Macroeconômicas Básicas, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q200539 | Economia, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

Considere um modelo keynesiano simples com as seguintes características: Consumo Agregado C = 10 + 0,4Yd, sendo Yd a renda disponível Investimento Agregado I = 4 + 0,2Y Tributação T = 3 + 0,1Y Gastos do Governo G = 20 Exportações = 40 Importações = 20,3 + 0,4Y O valor da renda agregada de equilíbrio é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.