Início

Questões de Concursos SEPLAG SEAPA DF

Resolva questões de SEPLAG SEAPA DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q790898 | Engenharia Naval, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Em relação às estruturas e ao funcionamento portuário, julgue os próximos itens.

As estruturas mais comumente utilizadas para o carregamento e descarregamento de granéis líquidos são as estruturas conhecidas como grabs.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q600232 | Agricultura e Agropecuária, Técnico de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Em seis diferentes campos de produção de batata semente certificada ocorreram diferentes tipos de problemas fitossanitários. No primeiro campo, apareceram plantas com sintomas típicos de murchadeira causada por Ralstonia solanacearuam, com porcentagem muito baixa de plantas sintomáticas. Nos segundo e terceiro campos, apareceram sintomas bem semelhantes, inclusive na porcentagem de incidência, que foi baixa em ambos os campos, porém divergindo na severidade. No segundo campo, os sintomas típicos de viroses na forma de mosaicos somente apareceram na parte apical das plantas, enquanto, no terceiro campo, as viroses na forma de mosaicos apareceram em toda a parte vegetativa da planta. No quarto campo, ocorreram sintomas típicos do ataque de fungos transmissíveis pelo tubérculo, porém com muito baixa incidência e severidade. No quinto campo, ocorreram danos típicos do ataque de traça da batata com baixa incidência. No sexto campo, ocorreram danos em alguns tubérculos típicos do ataque da larva alfinete. Em todas os campos, as análises técnicas e científicas, inclusive laboratoriais, comprovaram a presença das pragas e doenças acima especificadas.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens de 76 a 81, acerca dos campos de produção de sementes.

A presença de danos causados pela larva alfinete, cujo adulto é o inseto conhecido como brasileirinho, no sexto campo de produção de sementes, não é indicativo para a condenação desse campo como produtor de batata semente.

  1. ✂️
  2. ✂️

103Q561349 | Informática, Excel, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

A respeito da edição de textos, planilhas e apresentações no ambiente Windows, julgue os itens subsequentes.

No Excel, a opção Avaliar, na barra de ferramentas de Auditoria de fórmulas, permite que se observem as partes de uma fórmula avaliada na ordem em que ela foi calculada.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q782289 | Engenharia de Alimentos, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando proteger a saúde da população e regulamentar padrões microbiológicos para alimentos, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária adotou a Resolução RDC n.o 12/2001. Acerca dessa resolução, julgue os itens a seguir.

No âmbito do regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos, amostra indicativa é aquela composta por número de unidades amostrais inferior ao estabelecido no plano amostral.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q782559 | Engenharia de Alimentos, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando proteger a saúde da população e regulamentar padrões microbiológicos para alimentos, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária adotou a Resolução RDC n.o 12/2001. Acerca dessa resolução, julgue os itens a seguir.

As situações em que uma amostra recebida no laboratório não deve ser processada incluem a detecção de alterações ou deterioração visível.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q538605 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

O projeto de proteção contra incêndio, que deve prever proteção passiva, ativa, sistemas de alarme, pessoal treinado, entre outros componentes, inicia-se juntamente com o projeto de arquitetura da edificação e deve estar perfeitamente integrado com os projetos de estrutura, hidráulico, elétrico, entre outros. A respeito do projeto de sistema de prevenção e combate a incêndios, julgue os itens que se seguem.

O sistema de iluminação de emergência é constituído de um sistema de balizamento, que é a luminosidade mínima para observação de objetos e obstruções à passagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q752533 | Engenharia Agronômica, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

A proteção de plantas por meio da quarentena vegetal é um programa de governo que visa prevenir a entrada e o estabelecimento de organismos exógenos hospedeiros de pragas em área indenes. A esse respeito, julgue os itens de 63 a 65.

Nos acordos de cooperação nas áreas da proteção de plantas e da quarentena vegetal com os objetivos de acelerar o transporte de plantas e de produtos vegetais e de reduzir o risco de ocorrência de pragas quarentenárias, a autoridade competente de uma parte contratante poderá, quando apropriado, e por acordo entre as partes contratantes, realizar a inspeção fitossanitária no território do Estado da outra parte contratante.

  1. ✂️
  2. ✂️

109Q557687 | Informática, Windows, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos aos sistemas operacionais Windows e Linux.

No Windows XP, a opção Propriedades do menu Arquivo do Windows Explorer apresenta informações acerca de um disco, pasta ou arquivo, como nome, tipo, local, tamanho, entre outros.

  1. ✂️
  2. ✂️

110Q715911 | Arquitetura, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao uso da informática aplicada à arquitetura, nas diferentes etapas do projeto arquitetônico, julgue o item que se segue.

Entre as aplicações da informática na arquitetura, estão os programas de conforto térmico que permitem simular o comportamento térmico de uma edificação a partir da definição dos materiais a serem empregados e de outros dados pertinentes, como os dados climáticos e de insolação locais.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q783509 | Agrimensura, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da geodésia e cartografia, julgue os itens a seguir.

A determinação gravimétrica de ondulações geodais é realizada pelo GPS de precisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

112Q749822 | Engenharia Agronômica, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do uso correto e seguro de agrotóxicos e afins, julgue os itens de 89 a 96.

É considerado intervalo de reentrada na lavoura, o intervalo de tempo entre a aplicação do produto e a entrada de pessoas na área tratada sem a necessidade de uso do equipamento de proteção individual. Cabe ao Ministério da Saúde estabelecer os intervalos de reentrada.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q749336 | Engenharia Agronômica, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Atualmente, as atividades de exportação de produtos agropecuários são um setor que responde por parcela significativa do superavit comercial brasileiro. Um dos componentes importantes para o sucesso dessas atividades é a existência de um sistema de vigilância agropecuária internacional, cujo objetivo é fiscalizar e certificar os produtos exportados, além de realizar ações que visam proteger o patrimônio agropecuário brasileiro dos riscos de ingresso de pragas e doenças oriundas de outros países. Com relação aos procedimentos de fiscalização para importação e exportação de produtos agropecuários, julgue os itens que se seguem.

O acesso do fiscal às unidades de inspeção para a fiscalização de produtos agropecuários está condicionada à presença de um representante da alfândega.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q600054 | Agricultura e Agropecuária, Técnico de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

O agropecuarista deve estar atento aos programas de vacinação de animais para que possa vacinar em dia o seu rebanho e manter os animais sempre saudáveis. Acerca da saúde animal, julgue os itens a seguir.

A raiva, doença aguda de natureza virótica, é transmitida entre os animais quase sempre por mordedura ou contaminação de ferimentos por saliva de animais doentes; nos bovinos, quase sempre ocorre por mordedura dos morcegos hematófagos, sendo recomendada a vacinação dos animais uma vez por ano.
  1. ✂️
  2. ✂️

116Q716080 | Arquitetura, Normas e Legislação, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

O plano diretor de qualquer município possui papel fundamental para implementação da política urbana. Acerca do plano diretor e dos instrumentos da política urbana, definidos no Estatuto da Cidade, julgue os próximos itens.

O solo rural não está sujeito à legislação de zoneamento prevista pelo plano diretor municipal, pois, sendo rural, sua destinação pertence ao domínio econômico, que é privativo da União.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q749372 | Engenharia Agronômica, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

As doenças das plantas são um dos principais fatores de limitação do rendimento das lavouras, sendo a sua importância econômica variável de ano para ano e de uma região para outra. Os recursos financeiros gastos e a busca contínua do conhecimento acerca das doenças das plantas também contribuem para a sua importância. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Antracnose, causada pelo Colletotrichum truncatum, é uma das principais doenças da soja nas regiões dos cerrados. Sob condições de altas precipitações, causa apodrecimento e queda das vagens, abertura das vagens imaturas e germinação dos grãos em formação. Geralmente, está associada à ocorrência de diferentes espécies de Phomopsis, que causam a seca da vagem e da haste. Além das vagens, o C. truncatum infecta a haste e outras partes da planta, causando o sintoma conhecido como folha-carijó. A redução da incidência de antracnose, nas condições dos cerrados, é possível por meio de rotação de culturas e pulverização de alguns fungicidas do grupo dos benzimidazóis, isoladamente ou em mistura com triazóis, registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q600257 | Agricultura e Agropecuária, Técnico de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

A adubação química é uma alternativa para o aumento da produtividade e melhoria da qualidade dos produtos agrícolas de importância econômica. Acerca dos tipos e classificação dos adubos químicos e corretivos usados na agricultura, julgue os itens subsequentes.

O potássio é o segundo nutriente mais absorvido pelas plantas e, portanto, com demanda elevada na agricultura. O Brasil possui várias jazidas de minério de potássio e a pesquisa atual ainda pretende viabilizar o uso agrícola de um grupo de rochas silicáticas cuja composição mineralógica permite que o potássio seja liberado com relativa facilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

119Q599443 | Agricultura e Agropecuária, Técnico de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

O manejo integrado de pragas (MIP) tem proporcionado bons resultados na atual agricultura brasileira, especialmente quando se cultivam variedades mais resistentes às pragas e se utilizam sistemas de cultivo mais tecnificados. Acerca do manejo integrado de pragas, julgue os itens de 95 a 101.

O moleque-da-bananeira deve ser controlado com iscas armadilhas compostas por bainhas de folhas de bananeira cortadas longitudinalmente, tratadas com inseticidas e colocadas sobre o solo com o lado cortado voltado para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q393709 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Técnico de Desenvolvimento Agropecuária, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos institutos jurídicos aplicáveis às licitações e contratos administrativos de que tratam a Lei n.º 8.666/1993 e suas alterações, julgue os próximos itens.

É possível a dispensa de licitação para a hipótese em que a administração pública do DF celebre contratos de prestação de serviços com organização social devidamente qualificada no âmbito distrital.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.