Questões de Concursos SEPLAG SEE DF

Resolva questões de SEPLAG SEE DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

131Q375856 | Administração Pública, Novas formas de gestão de serviços públicos, Analista de Gestão Educacional, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Com relação à classificação dos gastos públicos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q328181 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica Prova 1, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.

A seleção de conteúdos ou métodos de ensino não pode ser direcionada pelas condições objetivas de trabalho de uma instituição educativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

133Q477899 | Farmácia, Farmacologia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre droga e seu grupo farmacológico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q418316 | Direito Civil, Pessoas, Analista de Gestão Educacional, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A UNESCO elaborou, em 1978, uma declaração dos direitos dos animais e, em junho de 2010, foi veiculada na mídia a notícia de que uma mulher deixou 8 milhões de libras esterlinas de herança para seus animais de estimação. A legislação brasileira não contempla os animais como sujeitos de direito. Em relação à personalidade e à capacidade civil no Direito Civil brasileiro, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q796978 | Fisioterapia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A lesão da medula espinhal e da cauda equina pode ser classificada em diferentes quadros clínicos ou síndromes. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q794695 | Filosofia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Muitos filósofos referem-se ao pensamento como capacidade reflexiva de elaboração crítica; nesse sentido, esse pensamento é bem elaborado e cuidadoso na escolha de critérios e na construção da argumentação. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q381674 | Biologia, Biomas e Domínios, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A Amazônia costuma estar muito bem retratada nos livros didáticos. Considerando sua importância e a publicidade alcançada nos meios de comunicação que, por sua vez, acarreta debate a seu respeito em sala de aula, julgue os itens subseqüentes.

A floresta amazônica, do ponto de vista da produção primária, é grande provedora de oxigênio para outros ecossistemas do globo terrestre.

  1. ✂️
  2. ✂️

138Q472119 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Os músculos do corpo humano são tecidos especializados e constituem a parte ativa do aparelho locomotor, enquanto os ossos e as articulações formam a parte passiva. Em suas extremidades, estão os tendões, que são seus elementos de ligação aos ossos. Funcionalmente, eles podem ser agonistas, antagonistas, sinergistas, fixadores e antigravitários. As estruturas que compõem os músculos são denominadas fibras musculares, cuja função é produzir energia mediante um complexo processo bioquímico e mecânico. Os músculos, os ossos e as articulações funcionam mecanicamente como alavancas musculares a fim de produzir os mais variados movimentos e tipos de forças. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Na flexão do cotovelo, o tríceps braquial é o músculo agonista e o bíceps braquial é o antagonista.

  1. ✂️
  2. ✂️

139Q475307 | Farmácia, Farmacologia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Assinale a alternativa que apresenta o fármaco constituído de escolha para o tratamento da amebíase extraluminal e que se mostra eficaz na erradicação das infecções teciduais intestinais e extraintestinais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q378520 | Biologia, Anatomia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Considerando o sistema circulatório humano, a estrutura do coração e o fluxo de sangue pelas câmaras cardíacas, julgue os itens que se seguem.

Os átrios impulsionam o sangue para a circulação pulmonar e para a circulação sistêmica, depois de efetuadas as trocas gasosas.

  1. ✂️
  2. ✂️

141Q340590 | Raciocínio Lógico, Espaço Amostral, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A secretaria de educação de um município tem 500 professores de ensino médio cadastrados. A respeito desses professores, sabe-se que:

  • 100 podem lecionar Matemática; 
  •  90 podem lecionar Física;
  • 100 podem lecionar Informática;
  • 35 podem lecionar apenas Informática;
  • 25 podem lecionar apenas Matemática e Física; 
  •  25 podem lecionar apenas Física e Informática;
  • 10 podem lecionar Matemática, Física e Informática.

Nessa situação, escolhendo-se um desses professores ao acaso, a probabilidade de ele lecionar

somente Física é igual a 0,1.

  1. ✂️
  2. ✂️

142Q335735 | Matemática, Coordenadas cartesianas, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Um estudante quer saber o quanto ele caminha de sua casa até a escola que freqüenta. O bairro da cidade onde fica a sua casa e a sua escola é divido em quarteirões, quadrados que medem 500 m de lado. Com o objetivo de medir tal percurso, é possível considerar esse bairro em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, em que o centro O = (0, 0) desse sistema corresponde à casa do estudante. Para isso, como unidade de medida, adota-se o comprimento dos lados dos quarteirões desconsiderado a largura das ruas que, ao formarem os contornos dos quarteirões, são paralelas ou perpendiculares aos eixos coordenados. A direção Norte-Sul corresponde ao eixo das ordenadas (com orientação de Sul para Norte), e a direção Leste- Oeste, ao eixo das abcissas (com orientação de Oeste para Leste). Assim, considerando esse sistema de coordenadas, a escola fica no vértice superior esquerdo do quarteirão que encontra-se a dois quarteirões a Oeste e três quarteirões ao Norte da casa do menino.

Com base nas informações apresentadas, julgue os itens seguintes.

Nesse sistema, a escola situa-se no ponto de coordenadas (2, 3).

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q338905 | Matemática, Análise Combinatória Simples, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Pesquisa feita entre alunos do ensino médio de escolas públicas revelou as atividades extra-curriculares de suas preferências: teatro, música, coral, dança e xadrez. Acerca dessa pesquisa, julgue os itens que se seguem.

Considerando o conjunto formado pelas atividades extra-curriculares escolhidas pelos alunos, o número de arranjos dos elementos desse conjunto, tomados dois a dois, é igual a 6!.

  1. ✂️
  2. ✂️

144Q426987 | Direito Constitucional, Seguridade Social, Analista de Gestão Educacional, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A seguridade social no Brasil, conforme a Constituição Federal de 1988, compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q476556 | Farmácia, Farmacocinética, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A Lei de Ação das Massas descreve a cinética de ligação de um fármaco ao seu receptor, formando o complexo fármaco-receptor, que é capaz de promover o efeito farmacológico. A respeito dos princípios da terapêutica medicamentosa, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q482014 | Geografia, Cartografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com base nas concepções da cartografia temática, julgue os itens que se seguem. Para a implantação de símbolos em um mapa, são consideradas variáveis gráficas a forma, o tamanho, o valor, a cor, a orientação, a granulação ou textura e o arranjo ou padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️

147Q387611 | Educação Artística, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Os elementos que estruturam a linguagem visual são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q477053 | Farmácia, Farmacodinâmica, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A via da ciclo-oxigenase (COX) do metabolismo do araquidonato produz prostaglandinas que exercem efeitos sobre as células envolvidas na inflamação. A isoforma da COX, a COX-2, é induzida durante a inflamação e tende a facilitar a resposta inflamatória. Assinale a alternativa que apresenta um inibidor altamente seletivo da COX-2.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q482206 | Geografia, Cartografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Segundo Oliveira (1988), a cartografia não é uma ciência nem uma arte, mas é, sem dúvida alguma, um método científico que se destina a expressar fatos e fenômenos observados na superfície da Terra, e, por extensão, na de outros astros, por meio de simbologia própria. A respeito de cartografia básica e escala cartográfica, julgue os itens a seguir. Uma estrada que possui 14,5 km de extensão é representada, em um mapa com escala de 1:100.000, por 14,5 cm.
  1. ✂️
  2. ✂️

150Q323039 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica Prova 1, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.

A flexibilidade das ações previstas em um plano de aula compromete a seqüência lógica do planejamento em sua totalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.