Questões de Concursos SEPLAG SEE DF

Resolva questões de SEPLAG SEE DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

311Q478203 | Farmácia, Farmacocinética, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A resistência às penicilinas e a outros betalactâmicos é produzida por quatro mecanismos gerais. Um desses mecanismos é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q379443 | Biologia, Evolução, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

O cerrado da região do Distrito Federal sofre, anualmente, com as constantes queimadas, especialmente nos meses de agosto e setembro. A respeito dessas queimadas e de seu impacto na vegetação nativa, julgue os itens que se seguem.

Segundo o darwinismo, a exposição constante ao fogo teria induzido as árvores do cerrado a desenvolverem cascas cada vez mais grossas, como forma de sobrevivência para resistir ao fogo.

  1. ✂️
  2. ✂️

313Q321105 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário(a)

I compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular.

II capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica.

III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma.

IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular.

V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q794522 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A teoria comteana do positivismo representa um movimento intelectual que se contrapõe à tendência idealista no decorrer da história da filosofia. A respeito do positivismo, julgue os itens de 66 a 69.

Para A. Comte, a matemática é colocada no ponto de partida da filosofia positiva, como a primeira ciência, seguida da astronomia, física, química, fisiologia e física social, classificando-as do mais geral para o mais particular; do mais simples para o mais complexo.

  1. ✂️
  2. ✂️

316Q795126 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A teoria comteana do positivismo representa um movimento intelectual que se contrapõe à tendência idealista no decorrer da história da filosofia. A respeito do positivismo, julgue os itens de 66 a 69.

Segundo A. Comte, a humanidade historicamente, e, analogicamente, todo ser humano, passam por três estados, em uma necessária ordem cronológica: o estado teológico ou fictício, o estado científico ou positivo, e finalmente, o estado metafísico ou abstrato.

  1. ✂️
  2. ✂️

317Q801057 | Fisioterapia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Considere que uma paciente com 45 anos de idade, apresentando miose, ptose palpebral, vasodilatação cutânea e deficiência de sudorese na face do lado da lesão, procurou atendimento médico. Assinale a alternativa que identifica a síndrome que tem por característica esse quadro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q592947 | Química, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A avaliação do ensino e da aprendizagem tem sido um assunto de grande importância nas atividades docentes, sendo um desafio encontrar a forma mais adequada para promover a avaliação do processo ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q379227 | Biologia, Evolução, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A Amazônia costuma estar muito bem retratada nos livros didáticos. Considerando sua importância e a publicidade alcançada nos meios de comunicação que, por sua vez, acarreta debate a seu respeito em sala de aula, julgue os itens subseqüentes.

A grande diversidade biológica da Amazônia, inclusive a descoberta de novas espécies na floresta, pode ser explicada tanto pelo neodarwinismo como pela teoria fixista ou criacionista.

  1. ✂️
  2. ✂️

320Q471452 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Tanto no ensino fundamental como no ensino médio, a avaliação em educação física deve contemplar os conteúdos conceituais (saber conhecer), atitudinais (saber ser) e procedimentais (saber fazer).

  1. ✂️
  2. ✂️

321Q473011 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Apesar da utilização de vários testes padronizados de desempenho físico e motor, na concepção tradicional de educação física havia espaço no processo de ensino e aprendizagem para a auto-avaliação do aluno.

  1. ✂️
  2. ✂️

322Q795073 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Sócrates é chamado o pai da ética ao centrar os seus estudos no homem e no seu agir, diferentemente dos estudos anteriores mais cosmológicos. A sua ação dava-se na polis grega e tinha um objetivo. Julgue os itens de 76 a 81 com relação às questões de ética e política.

Para Schopenhauer, a verdade e a moral são os instrumentos que os fracos inventaram para submeter e controlar os fortes, os guerreiros. A tradição ocidental é o resultado desse processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

324Q381912 | Biologia, Taxonomia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Uma professora, ao levar seus estudantes para uma visita orientada ao jardim zoológico, mostrou o lago de água doce onde estavam as capivaras. Pediu, inicialmente, que os alunos observassem o ambiente, o lago, a vegetação na beira do lago, e, posteriormente, que observassem uma capivara que se avistava a distância. Os alunos observaram uma vegetação lenhosa mergulhada na água junto às margens, além de água esverdeada em algumas partes do lago.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A vegetação às margens do lago pode ser caracterizada como manguezal.

  1. ✂️
  2. ✂️

325Q556255 | Informática, Busca e Pesquisa, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

O uso da informática no processo ensino-aprendizagem, tanto no ensino fundamental quanto no médio e superior, é um tema crescente na área de ensino. Várias escolas, públicas e privadas, têm feito uso da Tecnologia da Informação (TI) como instrumento de melhoria a esse processo. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta fator(es) que pode(m) motivar o uso da informática no processo ensino-aprendizagem nas escolas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q472050 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Atualmente, um dos principais objetivos educacionais é a preparação para a cidadania, isto é, compreender a cidadania como participação social e política, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças. Nas escolas, há um novo cenário, que aponta uma série de temas sociais que perpassam as disciplinas e necessitam ser abordados integradamente. A respeito desse tema, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens de 103 a 114.

No campo da filosofia, hoje, não há distinção entre o conceito de moral e ética, ambos significando um conjunto de princípios, crenças, regras que orientam o comportamento dos indivíduos nas diversas sociedades.

  1. ✂️
  2. ✂️

327Q795132 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Sócrates é chamado o pai da ética ao centrar os seus estudos no homem e no seu agir, diferentemente dos estudos anteriores mais cosmológicos. A sua ação dava-se na polis grega e tinha um objetivo. Julgue os itens de 76 a 81 com relação às questões de ética e política.

Os fisiocratas de influência iluminista reagiram à política mercantilista pela qual o governo intervinha nas atividades econômicas e adotaram o liberalismo indicando a confiança nas leis da natureza.

  1. ✂️
  2. ✂️

328Q466637 | Direito Tributário, Fato gerador, Analista de Gestão Educacional, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Com relação ao fato gerador de obrigação tributária, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q472169 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens.

A dança na escola tem como um de seus objetivos mais importantes a detecção do talento esportivo. Outro objetivo seu é a canalização da expressividade dos pensamentos e das emoções do indivíduo.

  1. ✂️
  2. ✂️

330Q808050 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os sistemas municipais de ensino compreendem a educação básica pública e as instituições de educação infantil mantidas pela iniciativa privada. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.