Questões de Concursos SEPLAG SEE DF Resolva questões de SEPLAG SEE DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEPLAG SEE DF Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 311Q478203 | Farmácia, Farmacocinética, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAA resistência às penicilinas e a outros betalactâmicos é produzida por quatro mecanismos gerais. Um desses mecanismos é a ✂️ a) modificação do sítio de ligação ribossomal por mutação cromossômica. ✂️ b) produção de excesso de enzima transglicosilase. ✂️ c) probabilidade de a proteína receptora do ribossomo sofrer deleção. ✂️ d) interferência na entrada do aminoglicosídeo na célula. ✂️ e) inativação do antibiótico pela betalactamase. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 312Q379443 | Biologia, Evolução, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEO cerrado da região do Distrito Federal sofre, anualmente, com as constantes queimadas, especialmente nos meses de agosto e setembro. A respeito dessas queimadas e de seu impacto na vegetação nativa, julgue os itens que se seguem. Segundo o darwinismo, a exposição constante ao fogo teria induzido as árvores do cerrado a desenvolverem cascas cada vez mais grossas, como forma de sobrevivência para resistir ao fogo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 313Q321105 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAPara que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário(a) I compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular. II capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica. III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma. IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular. V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 1 ✂️ b) 2 ✂️ c) 3 ✂️ d) 4 ✂️ e) 5 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 314Q794522 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA teoria comteana do positivismo representa um movimento intelectual que se contrapõe à tendência idealista no decorrer da história da filosofia. A respeito do positivismo, julgue os itens de 66 a 69. Para A. Comte, a matemática é colocada no ponto de partida da filosofia positiva, como a primeira ciência, seguida da astronomia, física, química, fisiologia e física social, classificando-as do mais geral para o mais particular; do mais simples para o mais complexo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 315Q327593 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEConsiderando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem. A afetividade é um motivador muito desenvolvido no estilo liberal e no democrático. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 316Q795126 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA teoria comteana do positivismo representa um movimento intelectual que se contrapõe à tendência idealista no decorrer da história da filosofia. A respeito do positivismo, julgue os itens de 66 a 69. Segundo A. Comte, a humanidade historicamente, e, analogicamente, todo ser humano, passam por três estados, em uma necessária ordem cronológica: o estado teológico ou fictício, o estado científico ou positivo, e finalmente, o estado metafísico ou abstrato. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 317Q801057 | Fisioterapia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAConsidere que uma paciente com 45 anos de idade, apresentando miose, ptose palpebral, vasodilatação cutânea e deficiência de sudorese na face do lado da lesão, procurou atendimento médico. Assinale a alternativa que identifica a síndrome que tem por característica esse quadro. ✂️ a) Benedikt ✂️ b) Wallemberg ✂️ c) Millard-Gubler ✂️ d) Weber ✂️ e) Horner Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 318Q592947 | Química, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAA avaliação do ensino e da aprendizagem tem sido um assunto de grande importância nas atividades docentes, sendo um desafio encontrar a forma mais adequada para promover a avaliação do processo ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Avaliar significa identificar o que o aluno errou. ✂️ b) Ainda não é possível avaliar a aprendizagem do aluno por meio da sua participação na produção escrita. ✂️ c) O conhecimento mínimo adquirido pelo aluno pode ser avaliado tanto pelas provas escritas quanto pelas atividades experimentais. ✂️ d) A avaliação é um processo que deve ser feito continuamente no sentido de separar os grupos de alunos por grau de conhecimento. ✂️ e) A avaliação escrita não é um bom diagnóstico para medir o conhecimento adquirido pelo aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 319Q379227 | Biologia, Evolução, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA Amazônia costuma estar muito bem retratada nos livros didáticos. Considerando sua importância e a publicidade alcançada nos meios de comunicação que, por sua vez, acarreta debate a seu respeito em sala de aula, julgue os itens subseqüentes. A grande diversidade biológica da Amazônia, inclusive a descoberta de novas espécies na floresta, pode ser explicada tanto pelo neodarwinismo como pela teoria fixista ou criacionista. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 320Q471452 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir. Tanto no ensino fundamental como no ensino médio, a avaliação em educação física deve contemplar os conteúdos conceituais (saber conhecer), atitudinais (saber ser) e procedimentais (saber fazer). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 321Q473011 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir. Apesar da utilização de vários testes padronizados de desempenho físico e motor, na concepção tradicional de educação física havia espaço no processo de ensino e aprendizagem para a auto-avaliação do aluno. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 322Q795073 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPESócrates é chamado o pai da ética ao centrar os seus estudos no homem e no seu agir, diferentemente dos estudos anteriores mais cosmológicos. A sua ação dava-se na polis grega e tinha um objetivo. Julgue os itens de 76 a 81 com relação às questões de ética e política. Para Schopenhauer, a verdade e a moral são os instrumentos que os fracos inventaram para submeter e controlar os fortes, os guerreiros. A tradição ocidental é o resultado desse processo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 323Q326869 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional. Para o sucesso do planejamento de caráter participativo, os grupos devem ser formados homogeneamente, sem a participação de muitas pessoas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 324Q381912 | Biologia, Taxonomia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEUma professora, ao levar seus estudantes para uma visita orientada ao jardim zoológico, mostrou o lago de água doce onde estavam as capivaras. Pediu, inicialmente, que os alunos observassem o ambiente, o lago, a vegetação na beira do lago, e, posteriormente, que observassem uma capivara que se avistava a distância. Os alunos observaram uma vegetação lenhosa mergulhada na água junto às margens, além de água esverdeada em algumas partes do lago. A partir dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes. A vegetação às margens do lago pode ser caracterizada como manguezal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 325Q556255 | Informática, Busca e Pesquisa, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAO uso da informática no processo ensino-aprendizagem, tanto no ensino fundamental quanto no médio e superior, é um tema crescente na área de ensino. Várias escolas, públicas e privadas, têm feito uso da Tecnologia da Informação (TI) como instrumento de melhoria a esse processo. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta fator(es) que pode(m) motivar o uso da informática no processo ensino-aprendizagem nas escolas. ✂️ a) A falta de recursos pode impedir a criação de núcleos de informática nas escolas. ✂️ b) A Internet é rica em conteúdos e pode ser utilizada como fonte de pesquisa. ✂️ c) É necessária uma boa estrutura de suporte para redimir problemas diários, como vírus etc. ✂️ d) Há pouco interesse ou falta de conhecimento de alguns professores pela área de informática. ✂️ e) As escolas ainda carecem de softwares educativos, específicos para cada nível de escolaridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 326Q472050 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEAtualmente, um dos principais objetivos educacionais é a preparação para a cidadania, isto é, compreender a cidadania como participação social e política, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças. Nas escolas, há um novo cenário, que aponta uma série de temas sociais que perpassam as disciplinas e necessitam ser abordados integradamente. A respeito desse tema, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens de 103 a 114. No campo da filosofia, hoje, não há distinção entre o conceito de moral e ética, ambos significando um conjunto de princípios, crenças, regras que orientam o comportamento dos indivíduos nas diversas sociedades. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 327Q795132 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPESócrates é chamado o pai da ética ao centrar os seus estudos no homem e no seu agir, diferentemente dos estudos anteriores mais cosmológicos. A sua ação dava-se na polis grega e tinha um objetivo. Julgue os itens de 76 a 81 com relação às questões de ética e política. Os fisiocratas de influência iluminista reagiram à política mercantilista pela qual o governo intervinha nas atividades econômicas e adotaram o liberalismo indicando a confiança nas leis da natureza. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 328Q466637 | Direito Tributário, Fato gerador, Analista de Gestão Educacional, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSACom relação ao fato gerador de obrigação tributária, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Fato gerador da obrigação principal é a situação definida na legislação como necessária à sua ocorrência. ✂️ b) Fato gerador da obrigação acessória é qualquer situação que, na forma da legislação aplicável, impõe a prática ou a abstenção de ato que não configure obrigação principal. ✂️ c) Salvo disposição de lei em contrário, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos, tratando-se de situação de fato, desde o momento em que esteja definitivamente constituída, nos termos de direito aplicável. ✂️ d) Salvo disposição de lei em contrário, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos, tratando-se de situação jurídica, desde o momento em que se verifiquem as circunstâncias materiais necessárias para que se produzam os efeitos que normalmente são próprios desse fato. ✂️ e) A definição legal do fato gerador é interpretada considerando-se a validade jurídica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsáveis, ou terceiros, bem como a natureza do seu objeto ou dos seus efeitos e dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 329Q472169 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEConsiderando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens. A dança na escola tem como um de seus objetivos mais importantes a detecção do talento esportivo. Outro objetivo seu é a canalização da expressividade dos pensamentos e das emoções do indivíduo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 330Q808050 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSADe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os sistemas municipais de ensino compreendem a educação básica pública e as instituições de educação infantil mantidas pela iniciativa privada. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) As instituições de educação superior mantidas pelo poder público municipal integram o sistema de ensino federal. ✂️ b) As instituições de ensino fundamental e médio criadas pela iniciativa privada integram o sistema municipal de ensino. ✂️ c) As instituições de ensino mantidas pela União são supervisionadas pelos sistemas de ensino dos estados e do Distrito Federal onde estão instaladas. ✂️ d) No Distrito Federal, as instituições de educação infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, integram seu sistema de ensino. ✂️ e) Os conselhos estaduais de educação são responsáveis pela regulamentação de todas as escolas de educação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
311Q478203 | Farmácia, Farmacocinética, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAA resistência às penicilinas e a outros betalactâmicos é produzida por quatro mecanismos gerais. Um desses mecanismos é a ✂️ a) modificação do sítio de ligação ribossomal por mutação cromossômica. ✂️ b) produção de excesso de enzima transglicosilase. ✂️ c) probabilidade de a proteína receptora do ribossomo sofrer deleção. ✂️ d) interferência na entrada do aminoglicosídeo na célula. ✂️ e) inativação do antibiótico pela betalactamase. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
312Q379443 | Biologia, Evolução, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEO cerrado da região do Distrito Federal sofre, anualmente, com as constantes queimadas, especialmente nos meses de agosto e setembro. A respeito dessas queimadas e de seu impacto na vegetação nativa, julgue os itens que se seguem. Segundo o darwinismo, a exposição constante ao fogo teria induzido as árvores do cerrado a desenvolverem cascas cada vez mais grossas, como forma de sobrevivência para resistir ao fogo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
313Q321105 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAPara que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário(a) I compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular. II capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica. III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma. IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular. V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 1 ✂️ b) 2 ✂️ c) 3 ✂️ d) 4 ✂️ e) 5 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
314Q794522 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA teoria comteana do positivismo representa um movimento intelectual que se contrapõe à tendência idealista no decorrer da história da filosofia. A respeito do positivismo, julgue os itens de 66 a 69. Para A. Comte, a matemática é colocada no ponto de partida da filosofia positiva, como a primeira ciência, seguida da astronomia, física, química, fisiologia e física social, classificando-as do mais geral para o mais particular; do mais simples para o mais complexo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
315Q327593 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEConsiderando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem. A afetividade é um motivador muito desenvolvido no estilo liberal e no democrático. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
316Q795126 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA teoria comteana do positivismo representa um movimento intelectual que se contrapõe à tendência idealista no decorrer da história da filosofia. A respeito do positivismo, julgue os itens de 66 a 69. Segundo A. Comte, a humanidade historicamente, e, analogicamente, todo ser humano, passam por três estados, em uma necessária ordem cronológica: o estado teológico ou fictício, o estado científico ou positivo, e finalmente, o estado metafísico ou abstrato. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
317Q801057 | Fisioterapia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAConsidere que uma paciente com 45 anos de idade, apresentando miose, ptose palpebral, vasodilatação cutânea e deficiência de sudorese na face do lado da lesão, procurou atendimento médico. Assinale a alternativa que identifica a síndrome que tem por característica esse quadro. ✂️ a) Benedikt ✂️ b) Wallemberg ✂️ c) Millard-Gubler ✂️ d) Weber ✂️ e) Horner Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
318Q592947 | Química, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAA avaliação do ensino e da aprendizagem tem sido um assunto de grande importância nas atividades docentes, sendo um desafio encontrar a forma mais adequada para promover a avaliação do processo ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Avaliar significa identificar o que o aluno errou. ✂️ b) Ainda não é possível avaliar a aprendizagem do aluno por meio da sua participação na produção escrita. ✂️ c) O conhecimento mínimo adquirido pelo aluno pode ser avaliado tanto pelas provas escritas quanto pelas atividades experimentais. ✂️ d) A avaliação é um processo que deve ser feito continuamente no sentido de separar os grupos de alunos por grau de conhecimento. ✂️ e) A avaliação escrita não é um bom diagnóstico para medir o conhecimento adquirido pelo aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
319Q379227 | Biologia, Evolução, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA Amazônia costuma estar muito bem retratada nos livros didáticos. Considerando sua importância e a publicidade alcançada nos meios de comunicação que, por sua vez, acarreta debate a seu respeito em sala de aula, julgue os itens subseqüentes. A grande diversidade biológica da Amazônia, inclusive a descoberta de novas espécies na floresta, pode ser explicada tanto pelo neodarwinismo como pela teoria fixista ou criacionista. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
320Q471452 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir. Tanto no ensino fundamental como no ensino médio, a avaliação em educação física deve contemplar os conteúdos conceituais (saber conhecer), atitudinais (saber ser) e procedimentais (saber fazer). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
321Q473011 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEA avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir. Apesar da utilização de vários testes padronizados de desempenho físico e motor, na concepção tradicional de educação física havia espaço no processo de ensino e aprendizagem para a auto-avaliação do aluno. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
322Q795073 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPESócrates é chamado o pai da ética ao centrar os seus estudos no homem e no seu agir, diferentemente dos estudos anteriores mais cosmológicos. A sua ação dava-se na polis grega e tinha um objetivo. Julgue os itens de 76 a 81 com relação às questões de ética e política. Para Schopenhauer, a verdade e a moral são os instrumentos que os fracos inventaram para submeter e controlar os fortes, os guerreiros. A tradição ocidental é o resultado desse processo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
323Q326869 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional. Para o sucesso do planejamento de caráter participativo, os grupos devem ser formados homogeneamente, sem a participação de muitas pessoas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
324Q381912 | Biologia, Taxonomia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEUma professora, ao levar seus estudantes para uma visita orientada ao jardim zoológico, mostrou o lago de água doce onde estavam as capivaras. Pediu, inicialmente, que os alunos observassem o ambiente, o lago, a vegetação na beira do lago, e, posteriormente, que observassem uma capivara que se avistava a distância. Os alunos observaram uma vegetação lenhosa mergulhada na água junto às margens, além de água esverdeada em algumas partes do lago. A partir dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes. A vegetação às margens do lago pode ser caracterizada como manguezal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
325Q556255 | Informática, Busca e Pesquisa, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSAO uso da informática no processo ensino-aprendizagem, tanto no ensino fundamental quanto no médio e superior, é um tema crescente na área de ensino. Várias escolas, públicas e privadas, têm feito uso da Tecnologia da Informação (TI) como instrumento de melhoria a esse processo. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta fator(es) que pode(m) motivar o uso da informática no processo ensino-aprendizagem nas escolas. ✂️ a) A falta de recursos pode impedir a criação de núcleos de informática nas escolas. ✂️ b) A Internet é rica em conteúdos e pode ser utilizada como fonte de pesquisa. ✂️ c) É necessária uma boa estrutura de suporte para redimir problemas diários, como vírus etc. ✂️ d) Há pouco interesse ou falta de conhecimento de alguns professores pela área de informática. ✂️ e) As escolas ainda carecem de softwares educativos, específicos para cada nível de escolaridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
326Q472050 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEAtualmente, um dos principais objetivos educacionais é a preparação para a cidadania, isto é, compreender a cidadania como participação social e política, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças. Nas escolas, há um novo cenário, que aponta uma série de temas sociais que perpassam as disciplinas e necessitam ser abordados integradamente. A respeito desse tema, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens de 103 a 114. No campo da filosofia, hoje, não há distinção entre o conceito de moral e ética, ambos significando um conjunto de princípios, crenças, regras que orientam o comportamento dos indivíduos nas diversas sociedades. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
327Q795132 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPESócrates é chamado o pai da ética ao centrar os seus estudos no homem e no seu agir, diferentemente dos estudos anteriores mais cosmológicos. A sua ação dava-se na polis grega e tinha um objetivo. Julgue os itens de 76 a 81 com relação às questões de ética e política. Os fisiocratas de influência iluminista reagiram à política mercantilista pela qual o governo intervinha nas atividades econômicas e adotaram o liberalismo indicando a confiança nas leis da natureza. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
328Q466637 | Direito Tributário, Fato gerador, Analista de Gestão Educacional, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSACom relação ao fato gerador de obrigação tributária, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Fato gerador da obrigação principal é a situação definida na legislação como necessária à sua ocorrência. ✂️ b) Fato gerador da obrigação acessória é qualquer situação que, na forma da legislação aplicável, impõe a prática ou a abstenção de ato que não configure obrigação principal. ✂️ c) Salvo disposição de lei em contrário, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos, tratando-se de situação de fato, desde o momento em que esteja definitivamente constituída, nos termos de direito aplicável. ✂️ d) Salvo disposição de lei em contrário, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos, tratando-se de situação jurídica, desde o momento em que se verifiquem as circunstâncias materiais necessárias para que se produzam os efeitos que normalmente são próprios desse fato. ✂️ e) A definição legal do fato gerador é interpretada considerando-se a validade jurídica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsáveis, ou terceiros, bem como a natureza do seu objeto ou dos seus efeitos e dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
329Q472169 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEConsiderando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens. A dança na escola tem como um de seus objetivos mais importantes a detecção do talento esportivo. Outro objetivo seu é a canalização da expressividade dos pensamentos e das emoções do indivíduo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
330Q808050 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSADe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os sistemas municipais de ensino compreendem a educação básica pública e as instituições de educação infantil mantidas pela iniciativa privada. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) As instituições de educação superior mantidas pelo poder público municipal integram o sistema de ensino federal. ✂️ b) As instituições de ensino fundamental e médio criadas pela iniciativa privada integram o sistema municipal de ensino. ✂️ c) As instituições de ensino mantidas pela União são supervisionadas pelos sistemas de ensino dos estados e do Distrito Federal onde estão instaladas. ✂️ d) No Distrito Federal, as instituições de educação infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, integram seu sistema de ensino. ✂️ e) Os conselhos estaduais de educação são responsáveis pela regulamentação de todas as escolas de educação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro