Questões de Concursos SEPLOG MA

Resolva questões de SEPLOG MA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q781396 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Os recursos aquáticos são importantes, fazendo parte da cadeia alimentar, constituindo fonte de alimentos para as espécies envolvidas. Os microorganismos como, os fitoplânctons são importantes recursos aquáticos. Define-se fitoplâncton como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q617209 | Informática, Engenharia de Software, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Em UML, ele se constitui de uma variação do diagrama de classes e utiliza quase a mesma notação. Não é tão importante quanto o diagrama de classes, mas é muito útil para exemplificar diagramas complexos de classes ajudando muito em sua compreensão. Trata-se do diagrama de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q536107 | Engenharia Civil, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Um dos maiores problemas dos centros urbanos é o alto índice de poluição em águas como no ar. Exemplos desses fatos que ocorrem em metrópoles densamente povoadas e com alto índice de atividade industrial são: a possibilidade de ocorrência do fenômeno da chuva ácida e a contaminação das águas dos rios, córregos e lençóis freáticos.

Assim, para uma construção em concreto armado, de uma empresa metalúrgica de grande porte, instalada em um parque industrial de uma metrópole, próximo a um rio canalizado com alto índice de umidade, o concreto mais adequado a ser utilizado para a super-estrutura é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q811426 | Legislação Federal, Lei 6938 1981, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Conforme a Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, são objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente:

I. o incentivo ao desmatamento sustentável;

II. a preservação da qualidade ambiental;

III. a melhoria da qualidade ambiental;

IV. a recuperação da qualidade ambiental;

V. dar condições ao desenvolvimento socioeconômico.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q640416 | Informática, Oracle, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

No banco de dados Oracle:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q751538 | Engenharia Agronômica, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Considerando que uma população pode ser definida como todo grupo de indivíduos da mesma espécie que ocupa um espaço determinado e funciona como uma parte de uma comunidade biótica. Em relação à ecologia de populações, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q721252 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Considere as afirmativas abaixo.

I. A agricultura foi sempre o tema de maior discórdia. Países em desenvolvimento querem fim de subsídios que distorcem os preços e o comércio de produtos, mas, UE e EUA relutaram e fizeram propostas de redução do protecionismo consideradas insuficientes pelos países em desenvolvimento.

II. Bens industriais, de maior peso para os países desenvolvidos, foram os bens mais negociados na Rodada do Uruguai, na década de 1990. A UE e os EUA queriam propostas mais avançadas de corte nas tarifas por parte dos parceiros em desenvolvimento.

O resultado da posição dos países a que as afirmativas se referem pode ser associado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q739457 | Economia, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Considere o teorema abaixo.

"Assuma um mundo em que alguns produtores e alguns consumidores estão sujeitos a externalidades geradas por outros produtores e consumidores. Assuma também que:

 • Todos os agentes têm informação perfeita;

 • Agentes são tomadores de preço;

 • Os contratos são garantidos pelo governo a custo zero;

• Firmas maximizam lucros e consumidores maximizam utilidade;

• Não existem efeitos de renda ou de riqueza;

• Não existem custos de transação.

 Com as hipóteses acima, a distribuição inicial dos direitos de propriedade com relação às externalidades não produz impactos sobre a eficiência das alocações na economia".

 Este é o Teorema

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q532123 | Engenharia Civil, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Analise as afirmativas abaixo.

I. Uma área contaminada pode ser definida como uma área, local ou terreno onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural.

II. Os recursos hídricos constituem-se em importantes aliados para a implementação de ações de saúde e ambiente, haja vista a importância da água para a vida humana, agricultura e a geração de energia. No entanto, os cursos de água estão isentos da possibilidade de veiculação de enfermidades, assim como, barragens, hidrovias, aduções e projetos de irrigação não acarretam riscos de incremento na incidência de doenças.

III. Os dejetos gerados pelas atividades humanas, comerciais, e industriais necessitam ser coletados, transportados, tratados e dispostos mediante processos técnicos, de forma que não gerem ameaça à saúde e ao meio ambiente, e carecem de um adequado sistema de coleta, tratamento e destino dos dejetos. O problema é particularmente acentuado nas áreas urbanas e desenvolvidas, onde se acumula um grande contingente de pessoas que não estão cobertas por serviços adequados de coleta, tratamento e destino dos dejetos, se comparado com as áreas periurbanas e áreas rurais, lembrando que a falta de um adequado sistema de coleta, tratamento e destino dos dejetos é a maior causa da degradação da qualidade das águas subterrâneas e superficiais.

Em relação ao manejo de águas pluviais associada à poluição e contaminação do meio ambiente, é correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q378731 | Biologia, Ecologia, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

A população humana tem apresentado crescimento em taxas alarmantes que poderá acarretar grandes tragédias, como a fome generalizada. Tendo em vista o fluxo de energia nos ecossistemas, a atitude mais indicada para protelar esta fase crítica é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q617270 | Informática, Banco de Dados, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

O processamento de transações garante a integridade dos dados, permitindo que múltiplas alterações em uma ou mais tabelas de dados ocorram ou não, de forma integrada. A esse respeito é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q781113 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Como forma de gestão da pesca e da aqüicultura, visando à estruturação e o desenvolvimento desses segmentos, o governo do Estado do Maranhão está promovendo algumas medidas, tais como a liberação de R$ 2,3 milhões para 190 pescadores. O governo pretende, assim, investir R$ 3 milhões na aqüicultura, além da construção de um porto no Município de Serrano, beneficiando diretamente 400 famílias. Quanto ao investimento na aqüicultura, os recursos são destinados a dois tipos de cultivo, a saber:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q593231 | Química, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

O DDT foi amplamente utilizado como pesticida nas décadas de 1950 e 1960, tendo seu uso bastante restrito, ou mesmo suprimido, a partir da década de 1970. Este apresenta grande persistência no meio ambiente e é um conhecido exemplar da categoria dos pesticidas denominados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q741733 | Economia, Produção, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Seja X o estoque de peixes em um determinado rio. O crescimento do estoque de peixes neste rio é dado pela função G(X) = 400X - X2. Seja Y o volume de pesca, em unidades de peixes. É correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q529112 | Engenharia Civil, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Um novo posto de gasolina está sendo construído pela construtora onde você trabalha. A área onde será feita a obra é considerada sensível à poluição ambiental, o que deve demandar cuidados especiais de sua equipe. No momento da escolha do reservatório do combustível, três empresas apresentaram três propostas diferentes:

I. (Empresa X) Recomendamos que, por se tratar de área de maior risco ambiental, os tanques tradicionais sejam substituídos por tanques de paredes duplas, com detectores de fugas e poços de monitoramento.

II. (Empresa Y) Recomendamos que os tanques de aço inoxidável sejam envoltos por camada de areia drenante e carvão ativado, selados com solo argiloso com, pelo menos, 50% de argila.

III. (Empresa Z) Recomendamos que sejam utilizados tanques de poliuretano, recobertos internamente com camada de PVC e revestidos externamente com camada de silicone estrutural.

É proposta válida APENAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q540973 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Muitos municípios contam com sistema de tratamento e distribuição de água à população. Os métodos de tratamento de água utilizados nas redes públicas de abastecimento são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q378682 | Biologia, Recursos Hídricos, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Em uma estação de tratamento de água potável utiliza-se cal (óxido de cálcio)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q617362 | Informática, Software, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Analise as afirmações abaixo relativas à linguagem ADVPL.

I. O ADVPL é uma extensão do padrão xBase de comandos e funções, operadores, estruturas de controle de fluxo e palavras reservadas, além de funções e comandos disponibilizados pela empresa proprietária desse software, tornando-o, assim, uma linguagem completa para a criação de aplicações ERP prontas para a Internet.

II. A união física do código compilado a um determinado módulo ou aplicação (linkedição) o transforma numa linguagem orientada a objetos, permitindo ao programador desenvolver aplicações visuais e criar suas próprias classes de objetos.

III. Quando compilados, todos os arquivos de código tornam-se unidades de inteligência básica, chamados APO´s (Advanced Protheus Objects), mantidas em um repositório para serem carregadas dinamicamente por qualquer estação cliente.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q631500 | Informática, Redes de computadores, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Analise as afirmações abaixo relativas ao Servidor de impressão RPM.

I. Suporta múltiplas requisições de impressão em uma única conexão, embora este recurso não seja suportado pelo padrão LPD. Cada fila de impressão criada no RPM é completamente configurável e independente de qualquer outra fila.

II. Permite as transformações de dados necessárias aos usuários de sistemas, incluindo os "sistemas legados", como transformar caracteres EBCDIC para ASCII, SCS para ASCII. Permite aos usuários inserir dados ou executar uma tradução customizada, sem a necessidade de se alterar as aplicações do host.

III. Possibilita criar até 24 filas de impressão e associar a cada fila qualquer combinação de processamento (tipo) e suas opções relacionadas.

IV. Armazena as configurações da impressora, inclusive as características de padrão como landscape e portrait e também suporta efeitos de sublinhado e negrito sobre a fonte selecionada na fila de impressão.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q624994 | Informática, Arquitetura de redes, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Em relação às normas padronizadas pelo IEEE para as redes LANs atuais, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.