Início

Questões de Concursos SES DF

Resolva questões de SES DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1921Q796962 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Sabe-se que nosso sistema imunológico pode ser abalado quando nossos hábitos de vida não estão adequados. O inverno contribui muito para o aparecimento de algumas doenças oportunistas, como a pneumonia, que acomete mais idosos e crianças. Os exercícios fisioterapêuticos contribuem para melhorar a imunidade, aumentando o número de linfócitos, que são células que destroem células infectadas.

Considerando este assunto, julgue os itens seguintes.

Para uma pessoa com processo infeccioso, o exercício físico é contraindicado, tendo em vista que este proporciona aumento da frequência cardiorrespiratória do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

1922Q479014 | Farmácia, Farmacêutico, SES DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos à farmacologia do sistema respiratório. Os glicocorticoides apresentam um efeito inibitório em várias células envolvidas na inflamação das vias aéreas, incluindo macrófagos, linfócitos T e eosinófilos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1923Q184132 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, SES DF, FUNIVERSA

Conforme levantamento feito em uma fábrica de calçados por fiscais de uma delegacia regional do trabalho, verificaram-se várias inconsistências referentes aos riscos ocupacionais: trabalhadores (regidos pela CLT) que ignoravam as legislações trabalhistas por falta de profissionais qualificados para treiná-los, levando-os à não-adesão ao uso de equipamentos de proteção individual, somados à falta de equipamentos de proteção coletiva; extintores de incêndio com prazos de validade vencidos; além de acidentes de trabalho sem notificação. Com referência a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1924Q369251 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Em relação aos procedimentos de investigação e avaliação neurológica e terapêutica instituídos no cuidado ao paciente em neurocirurgia, julgue os itens subsequentes.

Convulsão focal em pacientes com presença de pressão intracraniana aumentada e história de trauma recente possui indicação urgente para a solicitação de tomografia axial computadorizada de crânio.

  1. ✂️
  2. ✂️

1925Q841330 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 20 anos de idade sofreu traumatismo raquimedular em nível torácico T6 após acidente automobilístico há um ano. Desenvolveu paraplegia em membros inferiores, tornando-se cadeirante. Atualmente trabalha como programador de sistemas e passa longos períodos sentado na própria cadeira de rodas. Há aproximadamente quatro meses, apareceu uma ulceração em nádega direita que tem aumentado de tamanho, apesar do acompanhamento médico. O paciente foi, então, encaminhado para fisioterapia com diagnóstico de úlcera de pressão grau III, com uma ferida aberta crônica de 4 cm de diâmetro em região da tuberosidade isquiática direita. Ao exame clínico, não se observou ferida infectada.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Caso esse paciente queira praticar exercícios utilizando a cadeira de rodas, a cadeira de rodas dobrável é a mais indicada por ser mais resistente e de maior mobilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

1926Q799095 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere hipoteticamente que determinada paciente de 66 anos de idade, obesa, passeava em uma exposição de arte quando sofreu entorse de tornozelo direito em inversão.

Diagnóstico: lesão ligamentar lateral parcial e fratura da base do V metatarso.

Conduta médica: fixação cruenta da fratura.

A paciente chega à clínica de fisioterapia duas semanas após o procedimento cirúrgico e imobilizada com robofoot. Durante a anamnese fisioterapêutica, a paciente relatou que, pouco antes do trauma de entorse, sentiu uma dor lombar com irradiação para o membro inferior direito e parestesia na região lateral da perna direita, trazendo dificuldade para deambular, pois o pé arrastava no chão.

Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

A lesão do complexo ligamentar lateral do tornozelo pode levar à instabilidade crônica.
  1. ✂️
  2. ✂️

1927Q796295 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SES DF, CESPE CEBRASPE

Acerca das terapias de expansão pulmonar, julgue os itens subsequentes. Espirometria de incentivo e aplicação do CPAP são igualmente capazes de alcançar a mesma pressão crítica para a abertura das vias aéreas, e, por isso, no que se refere a sua eficácia, são similares na resolução de atelectasias.
  1. ✂️
  2. ✂️

1928Q804002 | Fonoaudiologia, Profissional da Saude, SES DF, CESPE CEBRASPE

A indicação de um IC depende de critérios de elegibilidade, assim como ocorre na indicação de um aparelho de amplificação sonora individual. Acerca dos critérios de elegibilidade que norteiam a indicação da tecnologia apropriada para o paciente portador de deficiência auditiva, julgue os itens subsequentes. Quando comparadas a crianças que foram submetidas ao IC com idade entre quatro e cinco anos, as crianças submetidas ao IC a partir dos doze meses de vida apresentam vantagem no desenvolvimento da fala e da linguagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

1929Q480732 | Farmácia, Farmacêutico, SES DF, CESPE CEBRASPE

Estudos demonstraram que a redução do tamanho de partícula da griseofulvina, de cerca de 10 ?m para 2,7 ?m, é capaz de duplicar, aproximadamente, a quantidade de fármaco absorvido por seres humanos. A partir dessa informação e com base nos diferentes aspectos por ela suscitados, julgue os itens que se seguem. Os estudos retratados acima tornam imprescindíveis a exigência de que o medicamento genérico que contenha griseofulvina possua o mesmo tamanho de partícula do medicamento referência.
  1. ✂️
  2. ✂️

1930Q206823 | Fonoaudiologia, Especialista em Saúde Fonoaudiologia, SES DF, FUNIVERSA

No que se refere ao processo de seleção e adaptação de próteses auditivas, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1931Q800240 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere a análise da evolução fisioterapêutica a seguir.

Paciente com diagnóstico clínico de atropelamento; PO de correção cirúrgica de fratura exposta de fêmur direito e sutura de ferimento em couro cabeludo; e, TCE - fratura com afundamento de seio frontal. Em relação à fratura diafisária do fêmur direito, foi realizado procedimento cirúrgico de fixação interna. O paciente encontra-se sem sedação, em ventilação espontânea sob traqueostomia, sem suplementação de oxigênio. Acamado, restrito ao leito, vem apresentando melhora na mobilidade ativa de membros, principalmente os inferiores. Tem controle cervical bom, mas, em alguns momentos, necessita de comando verbal; o respectivo controle de tronco é precário. Apresenta diagnóstico funcional de hipomobilidade e restrição ao leito; dependência funcional total; fraqueza muscular; e, déficit de controle de tronco.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir:

Considerando o tratamento utilizado para a fratura do paciente, o uso da tecnologia de mobilização passiva contínua seria vantajoso, pois permitiria o trabalho contínuo para melhora da ADM.
  1. ✂️
  2. ✂️

1932Q213488 | Medicina, Médico Cardiologia, SES DF, FUNIVERSA

Texto associado.

Texto IV, para responder às questões 28 e 29.

Eduarda, 22 anos de idade, procurou atendimento cardiológico ambulatorial relatando dor precordial de leve intensidade, em pontadas, localizada em um ponto abaixo do mamilo esquerdo, sem relação com esforços físicos. Disse ainda que apresentava palpitações taquicárdicas, sem associação com sintomas de baixo débito, e dispneia de repouso e que estava muito ansiosa. Após realizar o exame físico, o médico assistente informou à paciente que sua principal hipótese diagnóstica era prolapso da valva mitral (PVM).

Em consonância com as mais recentes evidências científicas, o exame mais adequado para confirmar a principal hipótese diagnóstica levantada nessa situação é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1933Q213511 | Medicina, Médico Cardiologia, SES DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Durante uma consulta ambulatorial, uma mulher de
56 anos de idade informou que há 4 meses tem apresentado
ardência e dor na boca, dificuldade de mastigar e deglutir, ardência
ocular bilateral (com sensação de areia nos olhos) e ressecamento
da boca, do nariz e da mucosa vaginal. Ela negou uso de
medicamentos e outras doenças prévias. Em seu exame físico foi
observado ressecamento da pele da face, dos lábios e dos olhos.
Havia ressecamento de toda a mucosa oral, língua avermelhada com
atrofia das papilas e ausência de acúmulo de saliva no assoalho
bucal. Entre os exames complementares realizados destacam-se:
hemograma normal, fator reumatóide positivo, anticorpos anti-Ro
(SSA) e anti-La (SSB) positivos, anticorpos antinucleares positivos,
anticorpo anti-Sm negativo e testes de Schirmer e rosa-bengala com
resultados anormais (positivos).


Considerando as informações desse quadro clínico, julgue os itens
de 39 a 42.

A constatação de anticorpos anti-Ro e anti-La, nesse caso, aumenta a chance de a paciente ter adenopatia, neuropatia periférica e fenômeno de Raynaud, por exemplo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1934Q800271 | Fisioterapia, Fisioterapeuta MULTIPROFISSIONAL, SES DF, CESPE CEBRASPE

Um paciente de setenta e cinco anos de idade foi admitido em um hospital, com histórico de queda sobre a região lateral esquerda da coxa. No exame físico, constatou-se deformidade do membro inferior esquerdo que se apresentava encurtado e em rotação externa de aproximadamente 85 graus. Após estudo radiográfico, foi confirmado o diagnóstico de fratura transtrocantérica.

Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens seguintes.

Na primeira fase da reabilitação, o objetivo principal do fisioterapeuta é o favorecimento da consolidação, evitando posicionamentos indesejáveis e restringindo a movimentação das articulações adjacentes ao foco da fratura.
  1. ✂️
  2. ✂️

1935Q800791 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.

Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.

Cinesiologicamente, é mais vantajosa a realização de exercícios de fortalecimento em equipamentos de musculação em comparação aos exercícios funcionais, pois a sobrecarga muscular é maior nesses equipamentos, podendo-se trabalhar com grandes cargas de pesos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1936Q800796 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SES DF, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à ventilação mecânica, julgue os próximos itens. Se o ventilador mecânico controla a pressão de admissão, então a onda da pressão permanecerá constante com alterações da impedância do sistema respiratório, ao passo que o volume e o fluxo aéreo variarão.
  1. ✂️
  2. ✂️

1937Q798751 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Helena, uma menina com um ano e dois meses de idade, foi encaminhada para a fisioterapia com o diagnóstico clínico de paralisia cerebral (PC). A queixa principal dos pais era a de que a criança não conseguia se sentar, além de não conseguir realizar atividades da vida diária, como comer ou brincar. Na avaliação funcional, foi possível observar que existia o controle da cabeça, mas a criança não conseguia atingir a postura sentada. Além disso, constatou-se que existia leve hipertonia extensora de membros inferiores.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

O Gross Motor Function Classification System (GMFCS) determina o nível de funcionalidade de crianças e adolescentes com PC.
  1. ✂️
  2. ✂️

1938Q359248 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes às traturas ósseas.

Fratura luxação ocorre quando o osso saí da articulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1939Q212827 | Medicina, Médico Cardiologia, SES DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O início rápido ou a alteração clínica dos sinais e sintomas de
insuficiência cardíaca, com necessidade de tratamento urgente,
caracteriza a insuficiência cardíaca aguda. Acerca desse tema,
julgue os itens a seguir.

Ingestão excessiva de sal e água, fibrilação atrial aguda, tromboembolia pulmonar, infecção pulmonar, anemia, consumo excessivo de álcool e uso de cocaína são exemplos de fatores precipitantes de insuficiência cardíaca aguda.

  1. ✂️
  2. ✂️

1940Q798813 | Fisioterapia, Residência em Área Profissional da Saúde, SES DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere à atuação da fisioterapia e ao exercício físico em pacientes oncológicos, julgue os seguintes itens. Os exercícios miolinfocinéticos são de extrema importância no tratamento do linfedema em pacientes oncológicos, pois favorecem não só a ativação do sistema linfático por meio da estimulação da atividade muscular, mas também a recuperação da amplitude articular.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.