Início

Questões de Concursos SES DF

Resolva questões de SES DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1941Q367217 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes a respeito dos diagnósticos e cuidados de enfermagem em situações de atendimento a pacientes em neurocirurgia.

Alteração do volume hídrico relacionado à pressão intracraniana ou ao uso de diuréticos tem como intervenções de enfermagem arealização de balanço hídrico e o monitoramento diário do peso e dos níveis séricos, glicose e osmolidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1942Q801138 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Um paciente do gênero masculino, de 35 anos de idade, relatou que, ao fazer um sprint jogando futebol, sentiu uma ?fisgada? muito forte na região posterior da coxa direita, que o impossibilitou de continuar a jogar e limitava a deambulação. Ao exame físico, observou-se equimose em região distal da coxa e atrás do joelho, além de um gap palpável de aproximadamente 2 cm na junção miotendinosa dos isquiotibiais.

A respeito do caso clínico exposto, julgue os itens a seguir.

O ganho de flexibilidade da musculatura isquiotibial deve começar nas primeiras sessões de tratamento, e pode iniciar-se com o método de alongamento chamado ?3S? (contrai, contrai, relaxa), em que se aproveita a inibição neural após a contração para promover o relaxamento da musculatura abordada, assim tendo maior efetividade o ganho de amplitude.
  1. ✂️
  2. ✂️

1943Q478838 | Farmácia, Profissional de Saúde Mental Infantojuvenil, SES DF, CESPE CEBRASPE

Na bula da insulina glargina, medicamento utilizado por diabéticos e por pacientes pediátricos consta as seguintes informações:

Apresentação: solução injetável de pH 4,0; cada 3,638 mg de insulina glargina equivale a 100 UI de insulina humana.

Excipientes: metacresol, polissorbato 20, cloreto de zinco, glicerol, hidróxido de sódio, ácido clorídrico e água para injetáveis. Propriedades farmacodinâmicas: insulina de baixa solubilidade em pH neutro. Posologia: administração injetável subcutânea.

Considerando essas informações, julgue os próximos itens.

Caso, em uma emergência, seja necessário acelerar o efeito desse medicamento no organismo, é recomendável sua administração por via intravenosa.
  1. ✂️
  2. ✂️

1944Q209536 | Direito Administrativo, Especialista em Saúde Terapia Ocupacional, SES DF, FUNIVERSA

A Lei n.º 8.112/1990, adotada pelo Distrito Federal por meio da Lei n.º 197/1991, dispõe acerca das vantagens devidas aos servidores públicos. A esse respeito e considerando o que versa a lei relativa a esse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1945Q801157 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Helena, uma menina com um ano e dois meses de idade, foi encaminhada para a fisioterapia com o diagnóstico clínico de paralisia cerebral (PC). A queixa principal dos pais era a de que a criança não conseguia se sentar, além de não conseguir realizar atividades da vida diária, como comer ou brincar. Na avaliação funcional, foi possível observar que existia o controle da cabeça, mas a criança não conseguia atingir a postura sentada. Além disso, constatou-se que existia leve hipertonia extensora de membros inferiores.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

A fisioterapia pode incluir exercícios que promovam o desenvolvimento de reações posturais normais e a normalização do tônus.
  1. ✂️
  2. ✂️

1946Q208009 | Fonoaudiologia, Especialista em Saúde Fonoaudiologia, SES DF, FUNIVERSA

Marina, doze anos de idade, foi encaminhada pelo ortodontista para terapia fonoaudiológica. Na avaliação realizada, foram evidenciados os seguintes sinais e sintomas: hipotonia, hipotrofia e hipofunção dos músculos elevadores da mandíbula; hipofunção com alteração de tônus muscular dos lábios e bochechas; tensão do músculo constritor da faringe; hipotonia facial generalizada; palato ogival/alto; alteração na posição de cabeça e pescoço, com alteração compensatória na coluna vertebral; olheiras com assimetria de posicionamento dos olhos, olhar cansado. Com base nessas informações, é possível concluir que se trata de um quadro típico de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1947Q846268 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Farmacêutico, SES DF, IADES, 2020

A vigilância epidemiológica tem, como propósito, fornecer orientação técnica permanente para os responsáveis pela decisão e execução de ações de controle de doenças e agravos.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir
As orientações técnicas e operacionais, emanadas dos órgãos centrais do sistema, não precisam obrigatoriamente estar adaptadas à realidade de cada área.
  1. ✂️
  2. ✂️

1948Q797397 | Fisioterapia, Programas de Residência em Fisioterapia, SES DF, CESPE CEBRASPE

A alta mortalidade e a persistente intolerância ao esforço físico em pacientes com insuficiência cardíaca crônica (ICC), apesar da terapêutica farmacológica otimizada, evidencia a necessidade de novas estratégias de tratamento, como, por exemplo, o treinamento físico regular e contínuo. Com base na III Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica (ICC), julgue os itens a seguir acerca desse assunto.

A intolerância ao exercício físico em portadores de ICC se deve à hipóxia tecidual secundária causada por essa doença, com predominância nas fibras musculares do tipo I.

  1. ✂️
  2. ✂️

1949Q839893 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Nutricionista, SES DF, IADES, 2020

Apesar de ter sido criado em 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) somente foi regulamentado por meio da Lei Orgânica da Saúde (Lei no 8.080/1990), que trata das condições para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, além da organização e do funcionamento dos serviços de saúde. Desde então, o SUS tem sido reconhecido como um modelo integral, nacional e mobilizador do acesso à saúde pública.


Acerca dessa temática, com base na Lei Orgânica da Saúde, julgue os itens a seguir.  
À direção estadual compete avaliar as redes hierarquizadas do SUS, assim como estabelecer normas, em caráter permanente, para avaliação de ações e de serviços de saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

1950Q845551 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

Embora a maioria dos pais sejam amorosos e afetuosos, alguns não podem ou não querem prestar os devidos cuidados aos próprios filhos, e outros, deliberadamente, causam danos a eles . Os maus-tratos, sejam eles perpetrados pelos pais ou por outras pessoas, consistem em expor a criança a risco intencionalmente ou quando isso poderia ser evitado. Os maus-tratos assumem diversas formas específicas, e a mesma criança pode ser vítima de mais de um tipo.

 No que tange aos maus-tratos na infância e à assistência de enfermagem, julgue os itens a seguir:

As crianças são vítimas de abuso e de negligência em todas as idades, mas os índices mais altos de vitimização e de morte por maus-tratos referem-se a adolescentes e pré-adolescentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1951Q798218 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Adriano, um neonato de 15 dias de vida, com idade gestacional de 34 semanas, peso de 2.600 gramas ao nascimento e Apgar 5 no 1 o e 5 o minutos, está internado em uma unidade de terapia intensiva para suporte ventilatório desde o nascimento.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens que se seguem.

As informações descritas no caso clínico indicam que o paciente apresentou asfixia moderada e baixo peso.
  1. ✂️
  2. ✂️

1952Q800026 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere hipoteticamente que determinada paciente de 66 anos de idade, obesa, passeava em uma exposição de arte quando sofreu entorse de tornozelo direito em inversão.

Diagnóstico: lesão ligamentar lateral parcial e fratura da base do V metatarso.

Conduta médica: fixação cruenta da fratura.

A paciente chega à clínica de fisioterapia duas semanas após o procedimento cirúrgico e imobilizada com robofoot. Durante a anamnese fisioterapêutica, a paciente relatou que, pouco antes do trauma de entorse, sentiu uma dor lombar com irradiação para o membro inferior direito e parestesia na região lateral da perna direita, trazendo dificuldade para deambular, pois o pé arrastava no chão.

Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

A inervação do músculo tibial anterior é feita pelo nervo tibial nos níveis L4-L5 e L5-S1.
  1. ✂️
  2. ✂️

1953Q360750 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Enfermagem períoperatoria refere se aos cuidados de enfermagem prestados ao paciente nas fases pré operatória, intraoperatoria e pós operatória. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

A antissepsia cinïrgica ou preparo pré operatório de mãos, antebraços e cotovelos constitui medida impoitante para a prevenção da infecção de sitio cirúrgico. O procedimento deve durar de três a cinco minutos para a primeira cimrgia e de dois a três minutos para as cirurgias subsequentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1954Q213315 | Medicina, Médico Cardiologia, SES DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Durante uma consulta ambulatorial, uma mulher de
56 anos de idade informou que há 4 meses tem apresentado
ardência e dor na boca, dificuldade de mastigar e deglutir, ardência
ocular bilateral (com sensação de areia nos olhos) e ressecamento
da boca, do nariz e da mucosa vaginal. Ela negou uso de
medicamentos e outras doenças prévias. Em seu exame físico foi
observado ressecamento da pele da face, dos lábios e dos olhos.
Havia ressecamento de toda a mucosa oral, língua avermelhada com
atrofia das papilas e ausência de acúmulo de saliva no assoalho
bucal. Entre os exames complementares realizados destacam-se:
hemograma normal, fator reumatóide positivo, anticorpos anti-Ro
(SSA) e anti-La (SSB) positivos, anticorpos antinucleares positivos,
anticorpo anti-Sm negativo e testes de Schirmer e rosa-bengala com
resultados anormais (positivos).


Considerando as informações desse quadro clínico, julgue os itens
de 39 a 42.

A realização dos testes de Schirmer e de rosa-bengala na paciente em questão, visa medir de forma direta a produção de lágrimas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1955Q361809 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clinica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas, Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses, Durante a coleta de dados, o paciente mostrou se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg >< 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 °C. Observou se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e purpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, Sono prejudicado e apetite diminuído; queixou se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clinico apresentado, julgue os itens de 26 a 35,

Na realização da hepatimetria, a borda superior do fígado foi definida por percussão na altura da linha hemiclavicular direita, no nível do 5 .° espaço intercostal, tendo se identificado som submaciço, resultado que indica hepatomegalia.

  1. ✂️
  2. ✂️

1956Q360552 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

A gravidez modifica anatõmica e tisiologicamente os sistemas orgânicos, e muitas alterações são percebidas pela mulher no decorrer da gestação. Com relação a essas modificações, julgue os próximos itens.

Durante a gestação, o coração da paciente dilata se discretamente, o volume sanguíneo e o debito cardíaco aumentam, e o diafragma eleva se cerca de 4 cm, aumentando o volume corrente de ar na gravidez

  1. ✂️
  2. ✂️

1957Q797366 | Fisioterapia, Fisioterapeuta MULTIPROFISSIONAL, SES DF, CESPE CEBRASPE

Uma paciente com setenta e dois anos de idade, previamente hígida, realizou cirurgia eletiva de prótese total de quadril. No relato cirúrgico, constou sangramento expressivo, sendo necessário hemotransfusão. A paciente apresentou hipoxemia, PaO2 = 65 mmHg na gasometria em ar ambiente e, após a instalação da oxigenoterapia, observou-se SpO2 > 94%. Tendo o caso clínico acima como referência, julgue os próximos itens, relativos à oxigenoterapia. Existe risco de luxação da prótese quadril com movimento extremo de adução e extensão, ao passo que para flexão não há limitação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1958Q801216 | Fisioterapia, Fisioterapeuta MULTIPROFISSIONAL, SES DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere à intervenção fisioterapêutica na mulher submetida à mastectomia por câncer de mama, julgue os itens subsequentes. Se não houver complicações pós-cirúrgicas, a partir do quinto dia de pós-operatório, devem ser iniciados exercícios ativos para a articulação do ombro, drenagem linfática manual e massoterapia no tecido cicatricial.
  1. ✂️
  2. ✂️

1959Q798146 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SES DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, no que se refere à monitorização respiratória. A interpretação da curva pressão-volume permite o cálculo da complacência do sistema respiratório.
  1. ✂️
  2. ✂️

1960Q797125 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SES DF, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de setenta e seis anos de idade, portadora de DPOC e de neoplasia pulmonar, deu entrada no pronto-socorro de um hospital queixando-se de tosse e dispneia intensa desde 4/12/2014. Ela apresentou piora do quadro, sendo necessária a intubação orotraqueal (IOT) em 8/12/2014. Quinze dias depois da IOT, foi necessária a realização de traqueostomia, pois a paciente não tinha condições clínicas para a evolução do desmame ventilatório. Ela permanece internada na UTI com ventilação mecânica no modo assistido-controlado por ventilação mandatória contínua por pressão controlada (A/C - PCV), FiO2 = 50%; PEEP = 8 cmH2O; pressão inspiratória = 25 cmH2O; gasometria arterial (pH = 7,26; PaCO2 = 58 mmHg; PaO2 = 68 mmHg; HCO3 = 31 mmol/L; BE = 5 mmol/L e SpO2 = 92%) e mecânica ventilatória (Cest = 88 mL/cmH2O; Pplatô = 26 cmH2O e RAW = 18 cmH2O/L/s).

Considerando o caso clínico acima, julgue os itens seguintes.

A gasometria arterial, no caso clínico em questão, tem como laudo uma acidose respiratória compensada com hipoxemia.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.