Questões de Concursos: SES DF

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: SES DF. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q169799 | Patologia, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, SES DF, IADES

Os órgãos linfoides são formados por tecidos que possuem grandes quantidades de linfócitos entre células não linfoides. A esse respeito, é correto afirmar que os órgãos linfoides do corpo humano são o (a)

42 Q809294 | Legislação Federal, Lei 8142 1990, Médico, SES DF, FUNIVERSA

A Lei n.° 8.142/1990 dispõe sobre a participação da sociedade na gestão do Sistema Único de Saúde. A respeito disso, assinale a alternativa correta.

43 Q10718 | Radiologia, Técnico em Radiologia, SES DF, FUNIVERSA

Assinale a alternativa que não corresponde a fator de qualidade da imagem radiográfica.

44 Q366407 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Um jovem de 23 anos de idade, vitima de ferimentos por arma de fogo, foi internado na clínica cirúrgica de um hospital após drenagem de tórax. O frasco de drenagem continha 750 mL de liquido sanguinolento e, no tubo de extensão da drenagem, havia grande quantidade de coágulos.

A respeito dessa situação e de acordo com os cuidados de enfermagem adequados ao paciente com dreno tubular torácico, julgue os itens a seguir.

Ao transportar o paciente na maca, o enfermeiro deve clampear o dreno torácico, mantendo o techado até quando o paciente estiver no seu leito, momento em que o dreno poderá, então, ser aberto

45 Q846414 | Enfermagem, Doenças Cardiovasculares, Multiprofissional em Atenção Cardíaca, SES DF, IADES, 2020

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica das artérias, que ocorre principalmente mediante o processo contínuo de lesões da parede arterial. Em humanos, essas lesões geralmente podem ser encontradas na aorta na primeira década de vida, nas artérias coronárias na segunda década e nas artérias cerebrais na terceira ou na quarta décadas. A formação das placas pode se tornar cada vez mais complexa, com ulceração na superfície luminal e hemorragia de pequenos vasos que crescem na lesão a partir da parede média do vaso sanguíneo.

Acerca desse assunto e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Existe uma relação entre a prática de exercícios físicos e a aterosclerose, uma vez que predominará a participação do metabolismo aeróbico na realização de uma atividade prolongada que usa grandes grupos musculares, com o indivíduo permanecendo confortável e, assim, sincronizando o movimento do corpo e a ventilação pulmonar.

46 Q211324 | Farmácia, Especialista em Saúde Farmácia Bioquímica, SES DF, FUNIVERSA

A biofarmácia pode ser definida como o estudo do modo como as propriedades físico-químicas do fármaco, a forma farmacêutica e a via de administração afetam a velocidade e o grau de absorção dos fármacos. A relação entre o fármaco, a forma farmacêutica que o contém e a via pela qual é administrado determina quanto e com que velocidade esse fármaco entra na circulação sistêmica. Para que um fármaco seja eficaz, é necessário que uma quantidade suficiente dele chegue ao sítio ou aos sítios de ação e ali permaneça pelo tempo suficiente para exercer seu efeito farmacológico. Isso depende da via e da forma pelas quais o fármaco é administrado e da velocidade com que é liberado.

Michel E. Aulton. Delineamento de formas farmacêuticas. 2.a ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

47 Q479151 | Farmácia, Epidemiologia, Multiprofissional em Atenção Cardiopulmonar, SES DF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos estudos epidemiológicos, julgue os itens a seguir.

A revisão sistemática e a metanálise são estudos de evidência clínica, em que uma pergunta é claramente formulada e métodos explícitos são usados para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes.

48 Q11038 | Português, Agente de Vigilância Ambiental em Saúde, SES DF, IDECAN

Texto associado.
 De quem são os meninos de rua?

      Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou no meu braço, falou qualquer coisa que não entendi. Fui logo dizendo que não tinha. Certa de que ele estava pedindo dinheiro. Não estava. Queria saber a hora.
      Talvez não fosse um Menino De Família, mas também não era um Menino De Rua. É assim que a gente divide. Menino De Família é aquele bem-vestido com tênis da moda e camiseta de marca, que usa relógio e a mãe dá outro se o dele for roubado por um Menino De Rua. Menino De Rua é aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com força porque pensa que ele é pivete, trombadinha, ladrão.
      Ouvindo essas expressões tem-se a impressão de que as coisas se passam muito naturalmente, uns nascendo De Família, outros nascendo De Rua. Como se a rua, e não uma família, não um pai e uma mãe, ou mesmo apenas uma mãe os tivesse gerado, sendo eles filhos diretos dos paralelepípedos e das calçadas, diferentes, portanto, das outras crianças, e excluídos das preocupações que temos com elas. É por isso, talvez, que, se vemos uma criança bem-vestida chorando sozinha num shopping center ou num supermercado, logo nos acercamos protetores, perguntando se está perdida, ou precisando de alguma coisa. Mas se vemos uma criança maltrapilha chorando num sinal com uma caixa de chicletes na mão,engrenamos a primeira no carro e nos afastamos pensando vagamente no seu abandono.

(COLASANTI, Marina. A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2006. p. 40. Adaptado.)
Atentando  para  os  elementos  de  coesão  textual,  identifique  a  relação  corretamente  indicada  entre  o  termo  destacado e seu referente.

49 Q363455 | Enfermagem, Saúde da Criança, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

A enfermagem em uma unidade de pediatria que atende a uma população vulnerável e altamente dependente tem necessidade de medidas especificas de segurança física, emocional e ambiental. Acerca desse assunto, julgue os itens Subsequentes.

A contenção manual da criança, executada por uma ou mais pessoas, é comum para coleta de sangue, para evitar acidentes durante o procedimento.

50 Q366025 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Um paciente com 40 anos de idade, que é tabagista e bebe Socialmente, chegou à emergência de determinado hospital, queixando se de dor no peito (precordial) que irradiava para membro superior direito e mandíbula, apresentando sinais vitais FC = ll0 bpm, PA = 120 >< 80 mmHg, saturação de 02 90% e glicemia de l00 mg/dL,

A partir do caso clinico acima, julgue os seguintes itens.

A realização do ECG de doze derivações e a análise das enzimas cardíacas São fundamentais para O diagnóstico do IAM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.