Início

Questões de Concursos SES DF

Resolva questões de SES DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q843307 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Multiprofissional em Saúde da Família Odontologia, SES DF, IADES, 2020

Um adulto de 55 anos de idade sofreu um traumatismo ao cair de uma construção em que presta serviços como operário. Ao procurar a unidade de Saúde da Família (USF), relatou que, a cerca de 20 minutos, caiu do andaime da obra a dois metros do solo. Imediatamente, procurou a unidade mais próxima do local do acidente, pois apresentava sangramento na região dos dentes anteriores e perdeu fragmento dentário no acidente. O cirurgião-dentista (CD) da unidade, ao realizar a anamnese, descobriu que esse usuário não comparecia ao serviço odontológico há 20 anos e que era etilista e tabagista há 15 anos. Ao exame físico, observaram-se fratura em esmalte e dentina no dente 11.  

Com base no caso apresentado e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Esse paciente, ao adentrar à unidade básica de saúde, pode ser acolhido por qualquer profissional do estabelecimento. Um profissional de saúde com ensino superior realiza a classificação de risco e identifica que o indivíduo necessita apenas de atendimento odontológico, pois o impacto que sofreu foi leve, não tendo alterações sistêmicas. Após tal classificação de risco, o usuário poderá ser encaminhado ao atendimento odontológico.

  1. ✂️
  2. ✂️

982Q170051 | Patologia, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, SES DF, IADES

O auxiliar operacional de serviços diretos (AOSD) é um dos profissionais que trabalha em um ambiente laboratorial repleto de outros profissionais. No que se refere à conduta adequada desse profissional, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

983Q171108 | Farmácia, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, SES DF, IADES

O controle de estoque pode ser definido como o conjunto de artigos armazenados à espera de utilização mais ou menos próxima, que permita fornecimento quando necessário, sem que seja imposto atraso de fornecimento por déficit de produção ou entrega. Em relação ao controle de estoque em farmácia hospitalar, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

984Q207239 | Nutrição, Especialista em Saúde Nutrição, SES DF, FUNIVERSA

A resolução do CFN n.º 334/2004 dispõe sobre o Código de Ética do Nutricionista e regulamenta, em seu artigo 4.º, os direitos do nutricionista. Assinale a alternativa que apresenta um direito do nutricionista.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

985Q843935 | Fisioterapia, Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Uma mulher de 45 anos de idade foi encaminhada à fisioterapia para fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico (MAP). Apresenta incontinência urinária de esforço e tem sensação de períneo caído. Sua história clínica conta com três partos vaginais e uma histerectomia total por um câncer de colo de útero há três anos. Paciente fisicamente ativa, ela quer retomar as atividades físicas de musculação e pilates. À avaliação, notam-se fraqueza significativa da MAP, resistência muscular diminuída, falta de consciência corporal para contração da MAP e postura em retroversão pélvica com retificação da lordose lombar e abdome protruso.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Exercícios dinâmicos de grande amplitude de movimento e com resistência poderiam ser realizados no “trapézio” do pilates, para reeducação postural dessa paciente na fase inicial do tratamento fisioterapêutico.
  1. ✂️
  2. ✂️

986Q844987 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Estrutura Organizacional Hospitalar, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

   Os recursos financeiros federais administrados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) destinam-se a financiar as ações e os serviços públicos em saúde das entidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Parte desse recurso é transferido para os estados, o Distrito Federal e os municípios, a fim de que realizem, de forma descentralizada, ações e serviços de saúde. A partir de janeiro de 2018, os recursos do Ministério da Saúde, destinados a despesas com ações e serviços públicos de saúde (...) serão organizados e transferidos na forma dos seguintes blocos de financiamento: Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde; e Bloco de Investimento na Rede de Serviços Públicos de Saúde.

Disponível em: <https://www.conasems.org.br>. Acesso em: 2 dez. 2020, com adaptações.


Com base no texto, no que se refere à gestão de recursos financeiros, julgue o item a seguir.

A comprovação da aplicação dos recursos repassados pelo FNS aos fundos de saúde dos estados, do Distrito Federal e dos municípios será realizada por meio do Relatório de Gestão, que deve ser elaborado anualmente e submetido também ao respectivo Conselho de Saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

987Q851899 | Psicologia, Psicoterapias, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

Considere um paciente de 52 anos de idade, diabético e hipertenso crônico, que está internado em razão de um infarto. Essa é a terceira internação dele que possui histórico de descompensação das doenças. Em entrevista, a equipe multiprofissional evidencia a dificuldade do paciente em adotar certos comportamentos e mudar hábitos que possam favorecer a respectiva condição de saúde, mesmo após inúmeras orientações fornecidas pela equipe que o acompanha.  

No que se refere a esse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A técnica grupal indicada no caso clínico desse paciente, visando à adesão e ao engajamento ao seu tratamento, seria o grupo reflexivo, que se caracteriza por ser uma abordagem de fundo cognitiva, cujo objetivo é modificar pensamentos e comportamentos automáticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

988Q845525 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 88 anos de idade foi diagnosticada com incapacidade cognitiva caracterizada por quadro de demência.

Acerca desse assunto, julgue o item a seguir:

É recomendado o uso de normas padronizadas para a detecção das alterações na funcionalidade dos idosos pelo desempenho nas respectivas atividades básicas ou instrumentais de vida diária, por intermédio das escalas de Katz e de Lawton-Brody.

  1. ✂️
  2. ✂️

989Q846575 | Odontologia, Anestesiologia em Odontologia, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Odontologia, SES DF, IADES, 2020

Considere um paciente encaminhado pela médica da equipe de cuidados paliativos, referindo dor em dente 34. Ao exame físico bucal, o dente se apresenta como resto radicular, sem possibilidades de aproveitamento, e, em discussão multiprofissional, opta-se pela respectiva exodontia em ambiente ambulatorial, com anestesia local.  

Quanto aos anestésicos locais utilizados em odontologia, julgue o item a seguir.

A prilocaína possui potência inferior à da lidocaína, mas é 40% mais tóxica.

  1. ✂️
  2. ✂️

990Q207887 | Terapia Ocupacional, Especialista em Saúde Terapia Ocupacional, SES DF, FUNIVERSA

Com relação às características de um grupo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

991Q844569 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Serviço Social, SES DF, IADES, 2020

Acerca dos direitos e da organização do atendimento no Distrito Federal na área de Saúde Mental para a população adulta, julgue o item a seguir.

No Distrito Federal existe uma organização do fluxo das urgências e emergências em saúde mental que exclui os transtornos mentais decorrentes do consumo de crack, álcool e outras drogas.

  1. ✂️
  2. ✂️

992Q843626 | Enfermagem, Cuidados Paliativos na Enfermagem, Multiprofissional em Terapia Intensiva Odontologia, SES DF, IADES, 2020

O cuidado com os que estão morrendo revela que o medo de morrer é um sentimento extensamente compartilhado na sociedade atual e que, quando se fala em cuidados paliativos, associa-se à morte. No entanto, a criação e a evolução das UTIs marcaram de modo importante a história da utilização de tecnologias avançadas em saúde e a redução da mortalidade de pacientes graves. Dessa forma, identifica-se uma parcela crescente de indivíduos que sobrevivem à etapa inicial do tratamento, mas não apresentam boa evolução e recuperação da fase aguda, permanecendo com dependência funcional, quadro inflamatório persistente e falência orgânica por período prolongado. Os cuidados paliativos (CP), segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são definidos como uma abordagem que valoriza a qualidade de vida, dos doentes e das respectivas famílias, no enfrentamento dos problemas ocasionados por doenças ameaçadoras de vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, da identificação precoce, da avaliação correta e do tratamento da dor e de outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual. 

Quanto ao exposto, julgue o item a seguir.

O perfil mais recorrente de doente crítico crônico costuma envolver idade mais avançada, escores de gravidade mais baixos e comorbidades simples, porém com alta taxa de mortalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

993Q841353 | Enfermagem, Urgência e emergência, Multiprofissional em Nefrologia Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 30 anos de idade, fumante há 10 anos, com peso de 120 kg, chegou a uma unidade básica de saúde (UBS) com queixa de cefaleia na região da nuca. Ao se verificar a pressão arterial dele, essa medida correspondeu a 168 mmHg x 135 mmHg. O paciente informou também que não faz nenhum controle da própria saúde.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
Albuminúria > 30 mg/24 horas ou relação albuminúria creatininúria (RAC) > 30 mg/g, bem como hematúria de origem glomerular, definida pela presença de cilindros hemáticos ou dismorfismo eritrocitário no exame de urina (EAS), são indicados como marcadores de dano renal parenquimatoso.
  1. ✂️
  2. ✂️

994Q364718 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Com relação as doenças neurológicas e seus tratamentos, julgue os itens de 36 a 41.

Suponha que Cristiane, com 45 anos de idade, tenha sido submetida a craniotomia para clipagem de aneurisma cerebelar esquerdo. Apos a cirurgia, os sinais vitais se encontravam estáveis e ela se recuperava bem da anestesia geral. No quarto dia pós operatório, Cristiane apresentou um quadro de cefaleia, confusão e perda de força na mão direita. Seu nível de consciência deteriorou de forma acentuada e ela foi intubada e encaminhada à unidade de cuidados intensivos. No momento, a paciente encontra se em ventilação mecânica, emj ej um, com SNG aberta, sonda vesical e cateter central. Nesse caso, entre as possíveis intewenções de enfermagem, a limpeza da incis?o cirúrgica com clorexidina é indicada.

  1. ✂️
  2. ✂️

995Q839868 | Odontologia, Odontologia Hospitalar, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Odontologia, SES DF, IADES, 2020

Paciente de 82 anos de idade, em cuidados paliativos, apresenta CA de laringe e submeteu-se à radioterapia de pescoço, visando a reduzir a progressão da doença, uma vez que ela não é mais operável. A situação tem causado incômodo ao paciente em virtude da redução do fluxo salivar, e foi solicitado parecer da odontologia. 

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Substitutos salivares são utilizados no tratamento paliativo de pacientes com parênquima glandular não funcional, como os com síndrome de Sjögren, para os quais a terapia sialogógica não é funcional.

  1. ✂️
  2. ✂️

996Q797190 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Simone, de 55 anos de idade, foi submetida à amputação no terço médio da perna esquerda por complicações do diabetes melito e realizou fisioterapia dois meses antes e quatro meses após a colocação das próteses.

A respeito de amputação e colocação de próteses, julgue os itens a seguir.

No enfaixamento do coto, utilizam-se faixas elásticas, de acordo com técnica específica, em formato de oito, de distal para proximal, com maior pressão proximal.
  1. ✂️
  2. ✂️

997Q365118 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Em relação aos procedimentos de investigação e avaliação neurológica e terapêutica instituídos no cuidado ao paciente em neurocirurgia, julgue os itens subsequentes.

A triade de Virchow esta relacionada com a fisiopatologia de trombose venosa profunda e da embolia pulmonar, possuindo como medidas profiláticas o uso de meias antiembolicas, a terapia anticoagulante e a mobilização precoce.

  1. ✂️
  2. ✂️

998Q840258 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

   Os sistemas de informações em saúde (SIS) têm basicamente o objetivo de aquisição do conhecimento que deve fundamentar a gestão. A informação a respeito de nascidos vivos é indispensável para a gestão dos serviços de saúde, sendo utilizada nas atividades de planejamento da assistência ao parto e ao nascituro, assim como na construção de indicadores de saúde e demográficos. O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados acerca dos nascimentos informados em todo o território nacional e fornecer dados quanto à natalidade para todos os níveis do sistema de saúde.

Disponível em: <http://svs.aids.gov.br/> . Acesso em: 2 dez. 2020, com adaptações.


Considerando as informações apresentadas no texto, julgue o item a seguir. 

É correto afirmar que a cobertura das informações a respeito de nascidos vivos é alta e homogênea na maioria das unidades da federação.
  1. ✂️
  2. ✂️

999Q801872 | Fonoaudiologia, Profissional da Saude, SES DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à anatomia e à fisiologia em fonoaudiologia, julgue os itens que se seguem. O tronco encefálico contém núcleos que formam os centros de integração para as funções sensoriais e motoras e núcleos para a maior parte dos nervos cranianos que inervam a cabeça.
  1. ✂️
  2. ✂️

1000Q477277 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Farmacêutico, SES DF, FUNIVERSA

Os quelantes são substâncias usadas em algumas preparações farmacêuticas como estabilizante, por formarem complexos estáveis hidrossolúveis (quelatos) com metais pesados. Os metais pesados podem promover a instabilidade da formulação. O adjuvante que é utilizado como quelante em formulações farmacêuticas é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.