Início

Questões de Concursos SESA ES

Resolva questões de SESA ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q386724 | Biologia, Fisiologia Animal, Biólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

As enzimas secretadas no estômago têm importante papel na digestão dos alimentos que ingerimos. As células parietais da parede do estômago secretam ácido clorídrico, o qual atua na conversão de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q551267 | Informática, Internet, Médico Assistencial, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos conceitos e aplicações de Internet e intranet, organização e segurança de informações, julgue os itens a seguir.

O Internet Explorer oferece a opção de acesso aos arquivos locais do computador do usuário para que possam ser enviados, por meio de FTP, a outros destinos da rede, incluindo-se destinatários de email, e permite também outras formas de transferência de dados, como o SNMP.

  1. ✂️
  2. ✂️

183Q480004 | Farmácia, Farmacêutico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao tratamento farmacológico da asma, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q751361 | Engenharia Agronômica, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Um citricultor plantou uma área de 500 ha, cuja declividade é de 20%, com laranjeiras enxertadas em limoeiro cravo, preparada seguindo um modelo de conservação de solo constituído de terraços de base larga. A análise de solo revelou que o solo possui textura média, baixa fertilidade natural, baixo teor de matéria orgânica e pH original 4,0, que foi corrigido para 6,0. O plantio foi realizado em nível com mudas certificadas e, para evitar tombamento das mudas, em razão dos ventos fortes na região, o agricultor optou por fazer covas mais profundas e previamente adubadas e plantar as mudas com a parte superior do torrão a cerca de 5 cm abaixo do nível do solo. O pomar tem sido mantido limpo, ou seja, sem a presença de plantas daninhas, que podem competir com as laranjeiras e ainda servir como hospedeiras de doenças e pragas. O manejo cultural tem sido feito sem o uso de cultura intercalar e o manejo fitossanitário, com aplicações periódicas de agrotóxicos. Entretanto, logo nos primeiros doze meses, cerca de 20% de mudas desse produtor morreram, e as plantas remanescentes têm apresentado brotações novas com sintoma de enrolamento foliar e presença de pulgões. Além disso, tem-se observado a ocorrência constante e intensa de erosão laminar nesse pomar.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens de 67 a 71.

O controle dos pulgões, com aplicação de inseticidas específicos, e o uso de cerca viva em volta do pomar com espécies florestais devem solucionar parte do problema de mortalidade das mudas cítricas, pois esses insetos são potentes transmissores de doenças viróticas que podem levar as mudas desse pomar à morte no primeiro ano.

  1. ✂️
  2. ✂️

185Q558126 | Informática, Cópia de Segurança, Médico Assistencial, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos conceitos e aplicações de Internet e intranet, organização e segurança de informações, julgue os itens a seguir.

Uma das formas de se aplicar o conceito de disponibilidade da informação é por meio da realização de cópias de segurança, que contribuem para a restauração dos dados ao seu ponto original (de quando foi feita a cópia), o que reduz as chances de perda de informação em situações de panes, roubos, queda de energia, entre outras.

  1. ✂️
  2. ✂️

186Q651912 | Códigos de Ética, Código de Ética do Nutricionista, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao exercício da profissão de nutricionista, de acordo com o Código de Ética do Nutricionista (CEN).

Ao nutricionista, no exercício da profissão, não é permitido manifestar preferência ou endossar determinada marca de produto alimentício por meio de objetos ou peças de vestuário, ainda que sua atividade profissional esteja relacionada ao marketing.

  1. ✂️
  2. ✂️

187Q651667 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Enfermeiro, SESA ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com as disposições do Código de Ética do Profissional de Enfermagem, é dever do profissional de enfermagem,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q557834 | Informática, Internet Explorer, Médico Assistencial, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos conceitos e aplicações de Internet e intranet, organização e segurança de informações, julgue os itens a seguir.

Salvar páginas acessadas da Web na opção Favoritos do Internet Explorer constitui forma de acesso direto a essas páginas, sem que seja necessário estar conectado novamente à rede para acessar o conteúdo delas.

  1. ✂️
  2. ✂️

189Q782339 | Engenharia de Alimentos, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Considere que um estabelecimento assistencial de saúde (EAS), inaugurado em 1986, prestador de atendimento a pacientes externos em situações de sofrimento, sem risco de vida (urgência) e com risco de vida (emergência), bem como de atendimento a pacientes que necessitam de assistência direta programada por período superior a 24 horas (pacientes internos), deve passar, neste ano, por reforma estrutural para ampliação de capacidade de atendimento à comunidade. A reforma será executada sem paralisação total das atividades. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O projeto físico de ampliação desse EAS deve obrigatoriamente ser elaborado em conformidade com as disposições legais previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), não sendo necessária a avaliação do projeto físico pela vigilância sanitária local, por se tratar de ampliação de uma unidade já existente.

  1. ✂️
  2. ✂️

190Q475921 | Farmácia, Farmacoepidemiologia, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à farmacovigilância.

Se houver suspeita de interação medicamentosa grave em um paciente, o farmacêutico deve substituir o medicamento e notificar o caso ao Conselho Regional de Farmácia.

  1. ✂️
  2. ✂️

191Q796516 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à terapia com infravermelho, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q479822 | Farmácia, Farmacêutico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Em geral, os resultados dos diagnósticos laboratoriais variam de um laboratório para outro. Essa variação é decorrente de alguns fatores, como a falta de padronização de rotinas de controle de qualidade dos procedimentos realizados. Acerca dos procedimentos que visam garantir a reprodutibilidade dos métodos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q475583 | Farmácia, Parasitologia, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Embora atualmente as principais causas de morbimortalidade no Brasil sejam as doenças cardiovasculares, doenças parasitárias representam ainda importante problema de saúde pública em diversas regiões do país. Em relação ao diagnóstico das parasitoses, julgue os próximos itens.

Testes sorológicos para Entamoeba histolytica representam um importante método para o diagnóstico das formas extraintestinais da amebíase, em contraste com a forma intestinal, caso em que a sorologia é frequentemente negativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

194Q339405 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Em determinado concurso público, os 400 candidatos inscritos para um dos cargos foram listados em ordem alfabética. Seguindo-se essa ordem, tais candidatos foram numerados de 1 a 400 e divididos em grupos de 20 candidatos cada um, da seguinte forma: os candidatos numerados de 1 a 20 fariam as provas na sala 1; os de 21 a 40, na sala 2; e assim sucessivamente, de modo que todos os 400 candidatos a esse cargo fizessem as provas em 20 salas, numeradas de 1 a 20.

Com base nessas informações, julgue os itens seguintes acerca da distribuição desses 400 candidatos.

Suponha que os números de dois candidatos fossem p e q, com p < q, e que um deles fizesse as provas na sala 11, e o outro, na sala 14. Então na lista, entre as posições p e q existiriam, no máximo, 78 candidatos.

  1. ✂️
  2. ✂️

195Q799466 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SESA ES, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 6.316/1975, considerada de grande importância para a consolidação da profissão de fisioterapeuta, se refere à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q553844 | Informática, Virus e Anti Vírus, Técnico de Enfermagem, SESA ES, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito a vírus, worms e pragas virtuais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q793860 | Ética na Administração Pública, Teoria em Ética, Médico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 68 a 70

O conceito de ética, segundo Aurélio Buarque de Holanda, consiste no estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.

Ainda com relação à ética no serviço público, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q369464 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Um exame físico completo no recém-nascido deve ser realizado na primeira consulta de puericultura. É consenso que o exame físico e seus achados devem ser descritos e compartilhados com os pais, como forma de facilitar-lhes a percepção das necessidades do bebê. A respeito do exame físico no recém-nascido, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q341986 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Em determinado concurso público, os 400 candidatos inscritos para um dos cargos foram listados em ordem alfabética. Seguindo-se essa ordem, tais candidatos foram numerados de 1 a 400 e divididos em grupos de 20 candidatos cada um, da seguinte forma: os candidatos numerados de 1 a 20 fariam as provas na sala 1; os de 21 a 40, na sala 2; e assim sucessivamente, de modo que todos os 400 candidatos a esse cargo fizessem as provas em 20 salas, numeradas de 1 a 20.

Com base nessas informações, julgue os itens seguintes acerca da distribuição desses 400 candidatos.

Os candidatos de números 319 e 321 fariam a prova na mesma sala.

  1. ✂️
  2. ✂️

200Q480058 | Farmácia, Farmacêutico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

A respeito do processo de secagem de granulados, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.