Início

Questões de Concursos SESA ES

Resolva questões de SESA ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q750894 | Engenharia Agronômica, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

As medidas profiláticas, como vacinas e vermífugos, entre outros, e o controle de doenças são importantes medidas do manejo sanitário dos bovinos que exercem importância fundamental em todo sistema de produção do bovino de corte e leite, impedindo que as enfermidades se disseminem dentro do rebanho e causem prejuízos econômicos ao sistema produtivo. Julgue os itens de 85 a 88, relativos ao manejo sanitário em criações de animais.

No Brasil, a tuberculose bovina possui ampla distribuição geográfica; acarreta consideráveis perdas econômicas; afeta as fêmeas prenhas, causando aborto e redução na produção de leite; é endêmica e pode ser transmitida ao homem pelo consumo ou manipulação de carne contaminada, contato direto com animal doente ou com o feto abortado e manipulação incorreta da vacina, feita em bezerras com três a oito meses de idade.

  1. ✂️
  2. ✂️

542Q803646 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de desvio fonológico, que se manifesta pela ininteligibilidade da fala em graus variáveis, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q651843 | Códigos de Ética, Código de Ética do Assistente Social, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Com base na atual legislação que rege a profissão de assistente social, julgue os itens seguintes.

Conforme estabelecido no código de ética profissional do assistente social e regulamentado por resolução do CFESS, o desagravo público constitui instrumento que pode ser utilizado pelo assistente social que se sentir ofendido, por qualquer pessoa, em sua honra profissional.

  1. ✂️
  2. ✂️

544Q543044 | Probabilidade e Estatística, Estimação e Intervalo de Confiança, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

As lâmpadas fabricadas por A têm durabilidade média de 1.400 horas com desvio padrão de 200 horas; as do fabricante B têm durabilidade média de 1.200 horas com desvio padrão de 100 horas. Considerando a retirada de uma amostra aleatória simples de 125 lâmpadas de cada um dos fabricantes A e B, julgue os itens a seguir.

É praticamente impossível que a durabilidade média amostral das lâmpadas do fabricante B seja superior à durabilidade média amostral das lâmpadas produzidas pelo fabricante A.

  1. ✂️
  2. ✂️

545Q751943 | Engenharia Agronômica, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à legislação brasileira sobre agrotóxicos e ao Código de Defesa do Consumidor, julgue os itens a seguir.

Limite máximo de resíduo é a quantidade máxima de resíduo de agrotóxico legalmente aceita no alimento, em decorrência da aplicação adequada em uma fase específica, desde sua produção até o consumo, expressa em partes (em peso) do agrotóxico ou seus derivados por um milhão de partes de alimento, em peso, ppm ou mg/kg.

  1. ✂️
  2. ✂️

546Q791137 | Engenharia Química, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

O poder calorífico superior (PCS) de um combustível gasoso é definido como a quantidade de energia liberada, na forma de calor, na combustão completa de uma quantidade definida de gás, a pressão constante e com todos os produtos de combustão retornando à temperatura inicial dos reagentes, estando a água formada na combustão no estado líquido.

Considerando que a massa molar do CO2 seja igual a 44,0 g/mol e que, à temperatura T e pressão p, a entalpia de vaporização da água líquida seja igual a –44,0 kJ/mol e, ainda, que o PCS do metano seja igual a 890 kJ/mol, julgue os próximos itens.

O poder calorífico inferior do metano, à temperatura T e pressão p, é inferior a 840 kJ/mol.

  1. ✂️
  2. ✂️

547Q801430 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Para o tratamento de paciente com síndrome do desconforto respiratório agudo mediante a utilização de ventilação mecânica, o fisioterapeuta deve considerar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q342236 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Médico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que seja falsa a proposição: “Se os manifestantes interromperem a manifestação e repararem os danos cometidos, os ingressos voltarão a ser distribuídos.”, assinale a opção que apresenta uma proposição verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q592096 | Química, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Em 2009, foram vendidas 725,6 mil toneladas dessas substâncias em todo o país, o que movimentou US$ 6,62 bilhões, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (SINDAG). Considerado o motor do agronegócio brasileiro, o agrotóxico impacta os ecossistemas e a saúde da população. No país, as plantações de soja, milho e algodão estão entre as que mais recebem essas substâncias. Em geral, calcula-se que cada hectare de lavoura consuma quatro quilos de princípio ativo de agrotóxico por ano.

Considerando essas informações e os múltiplos aspectos por elas suscitados, julgue os itens a seguir, relativos à legislação brasileira sobre agrotóxicos.

O programa de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos (PARA), desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem por objetivo realizar a avaliação, de forma continuada, dos níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos in natura que chegam à mesa do consumidor, bem como fortalecer a capacidade do governo para proteger a segurança alimentar e, consequentemente, para evitar possíveis agravos à saúde da população.

  1. ✂️
  2. ✂️

550Q386042 | Biologia, Ecologia, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

A respeito de ecologia, julgue os itens subsequentes.

Biogeografia é o estudo da distribuição dos animais nas diferentes regiões geográficas do planeta.

  1. ✂️
  2. ✂️

551Q401925 | Direito Administrativo, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

A administração pública brasileira se desenvolveu de forma acelerada, indo do patrimonialismo ao gerencialismo em menos de um século. Esse avanço refletiu-se no cenário socioeconômico de forma positiva, tal como se percebe na melhoria de diversos índices de desenvolvimento. Em relação à organização administrativa do Estado brasileiro, julgue os itens seguintes.

O modelo de descentralização administrativa por outorga preconiza a transferência da titularidade do serviço a determinada entidade por prazo definido, que deve ser de, no máximo, trinta anos.

  1. ✂️
  2. ✂️

552Q593168 | Química, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Um químico que atua na área de vigilância sanitária recebeu em seu laboratório um lote de amostras de ostras comercializadas em determinada praia do litoral brasileiro. Objetivando determinar os níveis de metais pesados (Hg, Mn, Zn, Cu e Fe) nesses organismos marinhos, o químico realizou a análise do material por meio da técnica de espectrofotometria de absorção atômica (EAA) com calibração externa embasada em padrões monoelementares.

Com base nessa situação hipotética e nas técnicas espectroscópicas, julgue os itens de 74 a 79.

Em relação à espectroscopia de absorção atômica, a técnica de fluorescência atômica oferece grandes vantagens no que se refere à linearidade e a níveis de detecção para a análise de alguns metais pesados; nessa técnica, a emissão de radiação com comprimento de onda diferente do utilizado na excitação do elemento caracteriza fluorescência não ressonante.

  1. ✂️
  2. ✂️

553Q477716 | Farmácia, Farmacodinâmica, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Suplemento de Saúde da PNAD 2008, a prevalência de hipertensão na população idosa está em torno de 54%. O idoso pode apresentar diversas doenças que afetam o sistema cardiovascular e ainda outras doenças crônicas associadas. Julgue os itens a seguir, em relação ao tratamento dessas doenças e a aspectos farmacocinéticos, farmacodinâmicos e interação medicamentosa.

A metildopa é um anti-hipertensivo de ação central e um pró-fármaco que exerce sua ação anti-hipertensiva por meio de um metabólito ativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

554Q556822 | Informática, Cópia de Segurança, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

A respeito de organização e segurança de informações em ambiente eletrônico, julgue os seguintes itens.

É imprescindível que, antes de se fazer um backup do tipo diferencial, seja feito um backup normal, uma vez que o diferencial copia apenas o que haja de diferente entre ele e o último backup normal.

  1. ✂️
  2. ✂️

555Q560154 | Informática, Linux Unix, Médico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de noções dos sistemas operacionais Linux e Windows, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q750641 | Engenharia Agronômica, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Embora em outros países a armazenagem de grãos em nível de fazenda represente considerável porcentagem da safra, no Brasil essa prática não é tão difundida, porque a tecnologia de alimentos e a tecnologia pós-colheita de grãos e sementes-secagem, beneficiamento e armazenamento precisam ser mais pesquisadas e aprimoradas, em razão dos vários problemas que vêm ocorrendo, especialmente no tocante às perdas durante e depois da colheita. Acerca da tecnologia de alimentos e tecnologia pós-colheita de grãos e sementes, julgue os itens seguintes.

No caso de frutos destinados às indústrias de processamento, como o tomate industrial e a goiaba, pode haver perdas, devido a arremesso de frutos, compressão, queda de caixas etc., o que pode levar à perda de qualidade dos frutos com a diminuição no teor de ácidos orgânicos e licopeno.

  1. ✂️
  2. ✂️

557Q593251 | Química, Médico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Considere que uma solução de soro glicosado contenha 5,4 g de glicose (C6H12O6) a cada 100 mL da solução e que sua densidade seja igual a 1,0 g/mL. Com relação a esse soro, julgue as seguintes afirmações.

I A molalidade é igual a 0,30 mol/kg.

II A concentração comum é igual a 5,4 g/L.

III A concentração molar é igual a 0,30 mol/L.

IV A quantidade de água, em 200 mL de solução, é igual a 200 g.

V A quantidade de glicose, em 200 mL de solução, é igual a 0,060 mol.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q791913 | Engenharia Química, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne à ação da vigilância sanitária, julgue o item abaixo.

Cabe à vigilância sanitária intervir tanto no processo quanto no resultado da produção industrial e agrícola.

  1. ✂️
  2. ✂️

559Q477295 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere à neurotransmissão colinérgica e adrenérgica, julgue os itens seguintes.

Quando um usuário de cocaína utiliza fármacos como antidepressivos inibidores de receptação de serotonina, anorexígenos e broncodilatadores ocorre sinergismo de efeito adverso, podendo ocasionar taquicardia, aumento da pressão intraocular e pressão arterial.

  1. ✂️
  2. ✂️

560Q479113 | Farmácia, Farmacêutico, SESA ES, CESPE CEBRASPE

A prescrição de metformina a um homem de cinquenta e oito anos de idade, que acaba de ser diagnosticado como portador do diabetes tipo 2, pode provocar, como principal efeito,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.