Questões de Concursos SESAP RN

Resolva questões de SESAP RN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q213010 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

O modelo da História Natural da Doença define períodos sequenciados para o desenvolvimento de uma doença. Um deles é o período de pré-patogênese, que é caracterizado por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q213112 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Considerando a necessidade de classificação de risco para a organização do atendimento às urgências, estamos respeitando o princípio do SistemaÚnico de Saúde de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q213108 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

A troponina e mioglobina são enzimas dosadas nas síndromes coronarianas, logo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q213574 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Sociedade aspectos demográficos e populacionais, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Pela primeira vez na história da humanidade, a porção de população que vive em áreas urbanas ultrapassou, entre 2007 e 2008, a daquela que vive emzonas rurais.

Projeções da ONU apontam para um aumento significativo da taxa de urbanização nas próximas décadas, que deve atingir 59,7%em2030 e 69,6%em2050.

Essa transformação não vai ocorrer com a mesma intensidade no espaço mundial. As regiões onde o processo de urbanização deve ocorrer de formamais expressiva são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q213057 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Na abordagem clínica e investigação da hipertrofia prostática selecione a conduta correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q212956 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

38. Um indicador que pode ser classificado no grupo mortalidade por idade é o coeficiente de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q213286 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

O estado do Rio Grande do Norte destaca-se emdiversas atividades produtivas, mas, entre tantas, duas dessas atividades econômicas se impõemcomo asmais importantes do país. São elas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q213304 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

...deverá expressar o desenho final do processo de identificação e reconhecimento das regiões de saúde, em suas diferentes formas, em cada estado e no Distrito Federal, objetivando a garantia do acesso, a promoção da equidade, a garantia da integralidade da atenção, a qualificação do processo de descentralização e a racionalização de gastos e otimização de recursos.

De qual instrumento de planejamento do SistemaÚnico de Saúde estamos falando?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q213674 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Osetor de turismo é umdosmais importantes, e encontra- se em franco desenvolvimento no Rio Grande do Norte. Apesar de inúmeros aspectos favoráveis ao desenvolvimento desse setor, outros, de certa forma, limitam seu melhor aproveitamento. Um fator favorável e o outro limitante ao seu aproveitamento são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q213277 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Paciente maior de 75 anos com IAM, em tratamento com fibrinolítico, deve usar enoxparina. Seu clearance de creatinina é normal. Adose indicada deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q213697 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

O repasse direto e automático de recursos para a cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Estados, está condicionado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q213553 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Escolha a afirmativa correta sobre o caso clínico abaixo.

Homem de 56 anos procura o seu clínico geral com a queixa de hemoptise. Trata-se de um paciente não fumante, com passado de rinite alérgica, com quadro de tosse com raias de sangue de sete dias de evolução. Negava queixas de emagrecimento, digestivas ou urinárias.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q213330 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Mulheres no climatério com aterosclerose significativa devemtermeta terapêutica comhipolipemiante:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q213359 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB


Um pacote habitacional vem sendo anunciado como um dos elementos-chave da estratégia governamental para impulsionar o crescimento da economia brasileira.

O modo de produção de moradias populares para além dos limites da cidade tem consequências graves que acabam prejudicando a todos...

(Le Monde Diplomatique Brasil Março 2009. Pg 4)

Entre as consequências negativas desse tipo de ocupação, pode-se destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q213590 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Em relação às mudanças ocorridas no Código de Ética Médica, selecione a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q212926 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Ao afirmar que temos umsistema de saúde hierarquizado, queremos dizer que ele é organizado por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q212896 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Qual condição ocasiona o choque cardiogênico sem congestão pulmonar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q213287 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Adolescente de 18 anos, do sexo masculino, refere-se a lesões eritematosas na pele que surgiram após o uso de amoxacilina. No exame: bom estado geral, adenomegalia cervical posterior e anterior, bilateral, com gânglios de consistência normal, e pequenas máculas e pápulas dos membros superiores e troncos. O hemograma indica a presença de leucocitose e linfocitose.Oquadro clínico sugere a seguinte hipótese diagnóstica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q213095 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

O tratamento trombolítico no TEP é indicado na seguinte condição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q213619 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Qual a melhor indicação para intervenção percutânea precoce (até 48 horas) para paciente com SCA sem Supra ST?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.