Questões de Concursos SESC SE

Resolva questões de SESC SE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q170698 | Informática, Windows, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

A Área de notificação (System Tray):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q170839 | Informática, Word, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

Para alterar orientação do papel (retrato ou paisagem) no Microsoft Word, devemos usar os seguintes comandos da Barra de Menu:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q169553 | Biblioteconomia, Catalogação, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

Assinale a afirmação correta, relativa à área de responsabilidade, de acordo com o Código de Catalogação Anglo-americano (AACR-2R) em vigor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q169250 | Biblioteconomia, Sistemas de Informação, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

Uma das preocupações de bibliotecários que gerenciam informações na Web é a quebra de vínculos de endereços de páginas que, embora organizadas e atualizadas, são removidas subitamente. Nessas circunstâncias, os bibliotecários recorrem a softwares específicos para o acompanhamento de alterações e notificação de mudanças. Tais procedimentos objetivam a qualidade das informações disponibilizadas para o usuário, fundamentada no critério da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q171511 | Biblioteconomia, Controle bibliográfico, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

Os sistemas de automação de Unidades de Informação objetivam a manutenção, o desenvolvimento e o controle do acervo. Nesse sentido, assinale a opção CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q171872 | Biblioteconomia, Código de Ética Profissional do Bibliotecário, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

O Código de Ética Profissional estabelece que o bibliotecário deve, em relação aos usuários e clientes, observar as seguintes condutas:

I. aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo.

II. tratar usuários e clientes com respeito e urbanidade.

III. orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.

IV. evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional.

Das condutas citadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q171460 | Biblioteconomia, Catalogação, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

Considere os seguintes cabeçalhos para entidades coletivas:

I. Brasil. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário.

II. Bahia. Liceu Salesiano de Salvador.

III. Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Sergipe.

IV. CNPq.

V. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

VI. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (Brasil).

VII. Instituto de Pesquisas da Marinha.

VIII. Instituto de Pesquisas da Marinha (Brasil).

IX. Liceu Salesiano de Salvador (Bahia).

X. Universidade Federal de Sergipe.

Estão corretos SOMENTE os cabeçalhos indicados em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q169558 | Biblioteconomia, Instrumento de gestão de informação e conhecimento nas organizações, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

Considerando que o objetivo de qualquer sistema de recuperação da informação(SRI) é o uso e que, nesse contexto, a usabilidade diz respeito ao "grau com que usuários específicos podem alcançar metas específicas em determinado ambiente, com eficácia, eficiência, comodidade e de maneira aceitável" (BOOTH, 1989), as categorias de usuários usadas como estereótipos para faixas de experiência com sistemas de acesso público são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q170870 | Biblioteconomia, MARC, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

O MARC é um registro catalográfico legível por computador e foi desenvolvido por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q170279 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

Na terminologia da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, linguagem natural é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.