Questões de Concursos SESI DF Resolva questões de SESI DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SESI DF Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 81Q327880 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAO papel do coordenador no processo de implementação e execução de um projeto é muito importante. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Um aluno jamais poderá coordenar um projeto pedagógico. ✂️ b) Os projetos desenvolvidos em sala de aula geralmente contam com a coordenação do professor. ✂️ c) O projeto pedagógico exige que o coordenador seja sempre o diretor da escola. ✂️ d) Um membro da comunidade não deve ser coordenador de um projeto pedagógico, pois sua participação no conselho é apenas como observador. ✂️ e) A pedagogia de projetos propõe que os projetos pedagógicos de sala de aula não tenham coordenador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 82Q601923 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSAO controle bibliográfico incorpora dois conceitos de acesso aos documentos. A acessibilidade bibliográfica significa ✂️ a) o domínio completo sobre os materiais que registram o conhecimento, objetivando sua identificação. ✂️ b) que o sistema deve levar em conta a possibilidade de identificar a existência do documento. ✂️ c) a preparação dos registros oficiais e abrangentes para cada nova publicação editada. ✂️ d) que sistema deve levar em conta a possibilidade de obtenção física do documento. ✂️ e) a possibilidade de interligação eletrônica dos acervos de bibliotecas, por meio das tecnologias da informação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 83Q603167 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSANas bibliotecas, as atividades do setor de referência possuem uma ampla gama de ações, desde a provisão de documentos e informações, até a busca de dados virtuais. Nos serviços de alerta, são exemplos de atividades informais ✂️ a) circulação, bibliografias, promoção dos serviços. ✂️ b) exposições, murais, circulares. ✂️ c) consulta no local, comutação, sumários correntes. ✂️ d) fornecimento de cópias, preparação de traduções, lista de novos materiais. ✂️ e) cursos de orientação, acesso à base de dados, levantamentos bibliográficos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 84Q323495 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAA pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita chegou ao Brasil em meados dos anos 80 do século passado e causou grande impacto, revolucionando o ensino da língua nas séries iniciais e, ao mesmo tempo, provocando uma revisão do currículo escolar. Acerca desse tema, é correto afirmar que ✂️ a) essa proposta se pautava na ideia de que o currículo escolar desconsiderava a atividade construtiva do aluno sobre a língua escrita. ✂️ b) os conhecimentos específicos que a criança já tem sobre a escrita não são importantes para aquisição e domínio do conhecimento. ✂️ c) os conteúdos escolares que são ensinados devem estar em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico. ✂️ d) essa nova proposta curricular considera que não se devem corrigir os erros; assim, o professor é dispensável no processo de ensino. ✂️ e) nessa concepção de ensino, é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, por isso a reconstrução de conceitos não é aconselhável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 85Q602808 | Biblioteconomia, Bases de dados bibliográficas, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSAEm bases de dados, define-se arquivo como ✂️ a) uma coleção integrada de dados e sua descrição, gerenciada de forma a atender a diferentes necessidades de seus usuários. ✂️ b) informações contidas nas bases de dados e que dizem respeito a um item eletrônico. ✂️ c) uma coleção de registros similares, com relações definidas entre si. ✂️ d) informações orientadas a processos e objetos em aplicações especiais de dados. ✂️ e) regras segundo as quais os dados são estruturados, visando às operações correlatas permitidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 86Q322297 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAPor ser um trabalho complexo, a gestão da proposta pedagógica requer a adoção de alguns princípios básicos, cuja aplicação deve estar subordinada a condições concretas da escola. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A gestão democrática se restringe ao discurso da participação, em eleições, assembleias e reuniões. ✂️ b) A autonomia da escola é total e irrestrita, pois os sistemas de ensino não podem determinar as ações realizadas no ambiente escolar. ✂️ c) A gestão da proposta pedagógica independe da coleta de dados para a análise global dos problemas. ✂️ d) A formação continuada dos professores não deve ser princípio norteador da proposta pedagógica. ✂️ e) A participação implica os processos de gestão, os modos de fazer, a coordenação e a cobrança dos trabalhos no cumprimento das responsabilidades compartilhadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 87Q806471 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAA LDB concedeu à escola progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira. Ter autonomia significa construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar seu próprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder às demandas da sociedade. A respeito da autonomia na elaboração do projeto escolar, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O projeto pedagógico é uma exigência legal que precisa ser transformada em realidade por todas as escolas do país. Trata-se apenas de assegurar o cumprimento da legislação vigente, ou seja, é mais uma atividade burocrática e formal a ser cumprida. ✂️ b) A exigência de um projeto político-pedagógico já existia na antiga Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 5.692/1971), que detalhava aspectos pedagógicos da autonomia na organização escolar, o que mostra bem o valor atribuído a essa questão pela legislação educacional. ✂️ c) O projeto pedagógico reflete a autonomia que permite à escola a construção de sua identidade e à equipe escolar uma atuação que a torna sujeito histórico de sua própria prática. ✂️ d) O projeto político-pedagógico reduz-se à dimensão pedagógica, não englobando a gestão financeira e administrativa, ou seja, os recursos necessários à sua implementação e as formas de gerenciamento. ✂️ e) O projeto orienta a prática de produzir uma realidade. Por isso, não é preciso primeiro conhecer a realidade na qual se insere a escola para planejar as ações para a construção da realidade desejada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 88Q322173 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAAcerca do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), assinale a alternativa correta. ✂️ a) O IDEB foi criado em 1996 e, desde então, é consultado por cada cidadão que deseja verificar a qualidade do ensino escolar e de das redes de ensino. ✂️ b) O IDEB é medido anualmente. ✂️ c) Para que o IDEB de uma determinada escola ou rede aumente, é necessário, exclusivamente, que não haja reprovação. ✂️ d) O IDEB é um indicador que se baseia no desempenho do aluno em avaliações do INEP e em taxas de aprovação. ✂️ e) Os indicadores do IDEB são apresentados em uma escala de 0 a 100. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 89Q323279 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAAcerca do relacionamento interpessoal, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A eficiência dos educadores nada tem que ver com a eficiência dos gestores, que são responsáveis por criar uma boa equipe de trabalho, o que não interfere no trabalho de sala de aula. ✂️ b) Todo gestor deve se interessar pelo professor, criando condições favoráveis para o trabalho. O bom gestor é aquele que influencia as atitudes dos outros por suas ideias e ações, por meio da verificação e do controle da produtividade dos membros do grupo. ✂️ c) O psicólogo e o orientador educacional são os únicos responsáveis pela criação de equipes cooperativas de trabalho na escola, e isso independe das ações de gestão. ✂️ d) Na maioria das escolas, os gestores administram em um ambiente autocrático, onde os líderes e os coordenadores utilizam o poder coercitivo, decidindo o que o grupo deve fazer e como fazer. Nesse ambiente, surgem mais hostilidades, rivalidades e agressividades do que cooperação. ✂️ e) O orientador educacional não deve se preocupar com a gestão da escola, pois sua função está direcionada ao atendimento ao aluno, à família e ao professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 90Q323450 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAAcredita-se que a expressão currículo oculto tenha sido utilizada pela primeira vez por Philip Jackson, em 1968, em um livro intitulado Life in classrooms. Vários teóricos brasileiros, nos últimos tempos, discutem esse conceito e sua relação com a educação escolar. A esse respeito, é correto afirmar que ✂️ a) o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma nítida e transparente, para aprendizagens sociais relevantes. ✂️ b) o currículo oculto reproduz, por meio da cultura escolar, as estruturas sociais e a ideologia dominante do capitalismo. Por isso, o currículo oculto não interfere na subjetividade dos alunos. ✂️ c) a disposição das carteiras em filas indianas, em que cada aluno tem sua atenção voltada sempre para a frente, com o fim único de interromper toda e qualquer forma de comunicação entre os alunos, não pode ser considerada um exemplo de aspecto do currículo oculto. ✂️ d) o currículo oculto surge como forma de consolidação dos valores das classes economicamente desprivilegiadas da sociedade. ✂️ e) o conceito de currículo oculto ignora as teorias reprodutivistas e suas explicações a respeito de a escola ser um espaço de transmissão da doutrina capitalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 91Q603554 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSAO tipo de documento que contém, principalmente, novas informações ou novas interpretações de ideias ou fatos acontecidos; ou podem ter o aspecto de registro de observações ou ser descritivos, chama-se documento ✂️ a) secundário. ✂️ b) ativo. ✂️ c) terciário. ✂️ d) heterógrafo. ✂️ e) primário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 92Q603504 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSANa gestão de sistemas de informação, o processo que propicia aos dirigentes de uma organização a possibilidade de definir sua evolução futura, facilitando a tomada de decisões, aproveitando as oportunidades existentes e eliminando os pontos fracos da organização para a consecução de sua missão, denomina-se planejamento ✂️ a) interativo. ✂️ b) quantificativo. ✂️ c) de produtos e serviços. ✂️ d) estratégico. ✂️ e) tipológico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 93Q560517 | Informática, PowerPoint, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSAO Microsoft Office Powerpoint 2003, versão em português, permite uniformizar a aparência de uma apresentação de forma rápida, por meio de um recurso que armazena informações acerca do posicionamento do texto e de objetos em um slide, tamanhos dos espaços reservados, estilos de texto, plano de fundo, temas de cores, efeitos e animação. Esse recurso está indicado corretamente em ✂️ a) Slide Mestre. ✂️ b) Layout do slide. ✂️ c) Design do slide. ✂️ d) Apresentação de slides. ✂️ e) Configurar apresentação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 94Q605935 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSAO processo de organização de documentos para disponibilização aos usuários consiste ✂️ a) na identificação dos pontos fortes e dos fracos de uma coleção de materiais de bibliotecas, em termos de necessidades dos usuários e recursos da comunidade. ✂️ b) no diagnóstico, apresentando um perfil dos usuários, suas principais características, desejos e necessidades informacionais e hábitos de leitura. ✂️ c) no estabelecimento de diretrizes para preservação e conservação do acervo, incluindo informações sobre condições ambientais ideais para cada tipo de documento. ✂️ d) na análise temática e descritiva de cada unidade documental adquirida, com o propósito de facilitar seu acesso, sua localização e sua utilização. ✂️ e) em todas aquelas atividades engajadas no propósito final da biblioteca, ou seja, no atendimento aos usuários potenciais e na dinamização do uso das coleções. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 95Q321377 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSADe acordo com as novas teorias de currículo escolar, pode-se dizer que, na era da tecnologia, o currículo escolar forma-se a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno. Nesse sentido, o currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno em seu cotidiano, ao longo de sua existência. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O currículo escolar não pode ser entendido como um processo de socialização das crianças, pois visa enquadrá-las ou ajustá-las às estruturas da sociedade. Nesse sentido, acredita-se que as relações sociais, as trocas de experiência e o cotidiano formam um conjunto de fatores que não afetam o currículo escolar. ✂️ b) É importante dizer que, para a formação do currículo escolar individual de cada aluno, a organização da vida particular de cada um constitui-se no principal instrumento de trabalho a ser explorado pelo professor, no desenvolvimento de suas atividades. ✂️ c) A escola deve ignorar a história de vida dos alunos. Eles recebem frequentemente influências fora da escola, apresentam um comportamento individual social e uma vivência sociocultural específicos ao ambiente de origem de cada um deles. Se a escola considerar todas essas características individuais dos alunos, não conseguirá integralizar o currículo escolar. ✂️ d) O currículo ideal para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao desempenho educacional dos alunos deve privilegiar exclusivamente as atividades de cunho educativo que venham a ser exploradas pela escola, constituindo-se em elementos essenciais na formação do currículo escolar, pois este é o único elemento que interferirá na formação do caráter e da personalidade dos alunos. ✂️ e) Sendo o currículo uma construção social, ele não deve ser entendido como construção cultural. São entendidas como construção cultural as práticas educativas assimiladas e repassadas às futuras gerações, com a perpetuação da cultura como marca da presença do homem em sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 96Q557558 | Informática, PowerPoint, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSAO Microsoft Office PowerPoint 2003 permite inserir arquivos de som em uma apresentação. Entre os formatos de arquivos existentes, assinale a alternativa que apresenta apenas extensões de arquivos de áudio que podem ser inseridos no PowerPoint 2003. ✂️ a) WAV e MIDI ✂️ b) WAV e GIF ✂️ c) MIDI e JPG ✂️ d) MIDI e GIF ✂️ e) WAV e PNG Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 97Q604780 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSAA indexação de assuntos envolve duas etapas principais: análise conceitual e tradução. A tradução ✂️ a) serve como ponto de acesso, mediante os quais um item é localizado e recuperado, durante uma busca por assunto. ✂️ b) serve para controlar sinônimos, optando por uma única forma padronizada, com remissivas para todas as outras. ✂️ c) envolve a conversão da análise conceitual de um documento, em um determinado conjunto de termos de indexação. ✂️ d) corresponde, a grosso modo, ao número de termos atribuídos em média em cada documento. ✂️ e) indica a extensão com que os termos unem itens afins e como são discriminados, entre esses conjuntos, na base de dados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 98Q321951 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAPesquisadores têm mostrado a importância de ajudar os alunos no que diz respeito a um comportamento positivo. Durante o planejamento da gestão da sala de aula, os professores devem considerar o uso de um estilo assertivo de comunicação e de comportamento. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A gestão da conduta é essencial na criação de uma base para uma abordagem ordenada e centrada no processo de ensino e aprendizagem, garantindo maior independência e autonomia dos alunos. ✂️ b) A criação de regras explicitamente determinadas no âmbito da escola e da sala de aula se traduz em uma cultura da obediência, sem possibilidade de incentivo à autonomia de pensamento e ação. ✂️ c) Corrigindo o comportamento impróprio e irresponsável, ignorando o controle de proximidade entre o professor e os alunos não se torna possível realizar a gestão da conduta. ✂️ d) A gestão da conduta só é aplicada em regimes tradicionais que visam à formação de aluno obediente e sem autonomia de pensamento. ✂️ e) A gestão da conduta é função específica da direção da escola que tem poder para reprimir as ações que contradizem os estatutos da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 99Q323523 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAQuando se fala em orientação educacional, inúmeros conceitos vêm à tona. Acredita-se que houve duas fases: inicialmente, uma fase romântica, em que se achava que a orientação resolvia todos os problemas dos alunos. Outra fase foi chamada objetiva; nesta, a orientação seria uma prestadora de serviços, de várias ordens e que não permitiria que os alunos tivessem problemas. Acerca do papel do orientado na atualidade, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O passado nos mostra a orientação educacional com um conceito terapêutico psicologizante, que não se aplica na perspectiva sócio-histórica. ✂️ b) Não é papel do orientador educacional voltar-se para o indivíduo e chegar a uma orientação coletiva, participativa e contextualizada. ✂️ c) O foco da orientação educacional é o ajuste do aluno à escola, a família ou a sociedade e não a formação do cidadão. ✂️ d) O orientador educacional, para compreender e ajudar o aluno, não precisa levar em consideração seu próprio contexto, sua cultura e seus valores. ✂️ e) A orientação está sempre a favor da escola, aconselhando o aluno no cumprimento das regras de procedimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 100Q327820 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAQuanto à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração não está explicitada na Constituição Federal de 1988. ✂️ b) O Ensino Fundamental de nove anos é uma opção que pode ser implantada ou não, de acordo com o desejo das políticas estaduais ou municipais. ✂️ c) O Plano Nacional de Educação (PNE), ao tratar dos objetivos e metas relativos ao Ensino Fundamental, propõe ampliar para nove anos a duração do Ensino Fundamental obrigatório, com início aos seis anos de idade, à medida que for sendo universalizado o atendimento na faixa etária de 7 a 14 anos. ✂️ d) A LDB, Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional não explicita a ampliação do ensino fundamental de nove anos. ✂️ e) O PNE propõe opções, entre as quais a ampliação da duração do Ensino Fundamental para nove anos. Evidencia-se, entretanto, que essa é, ao lado de outras, alternativa válida a ser implantada isoladamente ou em conjunto com outras formulações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
81Q327880 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAO papel do coordenador no processo de implementação e execução de um projeto é muito importante. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) Um aluno jamais poderá coordenar um projeto pedagógico. ✂️ b) Os projetos desenvolvidos em sala de aula geralmente contam com a coordenação do professor. ✂️ c) O projeto pedagógico exige que o coordenador seja sempre o diretor da escola. ✂️ d) Um membro da comunidade não deve ser coordenador de um projeto pedagógico, pois sua participação no conselho é apenas como observador. ✂️ e) A pedagogia de projetos propõe que os projetos pedagógicos de sala de aula não tenham coordenador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
82Q601923 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSAO controle bibliográfico incorpora dois conceitos de acesso aos documentos. A acessibilidade bibliográfica significa ✂️ a) o domínio completo sobre os materiais que registram o conhecimento, objetivando sua identificação. ✂️ b) que o sistema deve levar em conta a possibilidade de identificar a existência do documento. ✂️ c) a preparação dos registros oficiais e abrangentes para cada nova publicação editada. ✂️ d) que sistema deve levar em conta a possibilidade de obtenção física do documento. ✂️ e) a possibilidade de interligação eletrônica dos acervos de bibliotecas, por meio das tecnologias da informação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
83Q603167 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSANas bibliotecas, as atividades do setor de referência possuem uma ampla gama de ações, desde a provisão de documentos e informações, até a busca de dados virtuais. Nos serviços de alerta, são exemplos de atividades informais ✂️ a) circulação, bibliografias, promoção dos serviços. ✂️ b) exposições, murais, circulares. ✂️ c) consulta no local, comutação, sumários correntes. ✂️ d) fornecimento de cópias, preparação de traduções, lista de novos materiais. ✂️ e) cursos de orientação, acesso à base de dados, levantamentos bibliográficos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
84Q323495 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAA pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita chegou ao Brasil em meados dos anos 80 do século passado e causou grande impacto, revolucionando o ensino da língua nas séries iniciais e, ao mesmo tempo, provocando uma revisão do currículo escolar. Acerca desse tema, é correto afirmar que ✂️ a) essa proposta se pautava na ideia de que o currículo escolar desconsiderava a atividade construtiva do aluno sobre a língua escrita. ✂️ b) os conhecimentos específicos que a criança já tem sobre a escrita não são importantes para aquisição e domínio do conhecimento. ✂️ c) os conteúdos escolares que são ensinados devem estar em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico. ✂️ d) essa nova proposta curricular considera que não se devem corrigir os erros; assim, o professor é dispensável no processo de ensino. ✂️ e) nessa concepção de ensino, é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, por isso a reconstrução de conceitos não é aconselhável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
85Q602808 | Biblioteconomia, Bases de dados bibliográficas, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSAEm bases de dados, define-se arquivo como ✂️ a) uma coleção integrada de dados e sua descrição, gerenciada de forma a atender a diferentes necessidades de seus usuários. ✂️ b) informações contidas nas bases de dados e que dizem respeito a um item eletrônico. ✂️ c) uma coleção de registros similares, com relações definidas entre si. ✂️ d) informações orientadas a processos e objetos em aplicações especiais de dados. ✂️ e) regras segundo as quais os dados são estruturados, visando às operações correlatas permitidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
86Q322297 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAPor ser um trabalho complexo, a gestão da proposta pedagógica requer a adoção de alguns princípios básicos, cuja aplicação deve estar subordinada a condições concretas da escola. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A gestão democrática se restringe ao discurso da participação, em eleições, assembleias e reuniões. ✂️ b) A autonomia da escola é total e irrestrita, pois os sistemas de ensino não podem determinar as ações realizadas no ambiente escolar. ✂️ c) A gestão da proposta pedagógica independe da coleta de dados para a análise global dos problemas. ✂️ d) A formação continuada dos professores não deve ser princípio norteador da proposta pedagógica. ✂️ e) A participação implica os processos de gestão, os modos de fazer, a coordenação e a cobrança dos trabalhos no cumprimento das responsabilidades compartilhadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
87Q806471 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAA LDB concedeu à escola progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira. Ter autonomia significa construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar seu próprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder às demandas da sociedade. A respeito da autonomia na elaboração do projeto escolar, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O projeto pedagógico é uma exigência legal que precisa ser transformada em realidade por todas as escolas do país. Trata-se apenas de assegurar o cumprimento da legislação vigente, ou seja, é mais uma atividade burocrática e formal a ser cumprida. ✂️ b) A exigência de um projeto político-pedagógico já existia na antiga Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 5.692/1971), que detalhava aspectos pedagógicos da autonomia na organização escolar, o que mostra bem o valor atribuído a essa questão pela legislação educacional. ✂️ c) O projeto pedagógico reflete a autonomia que permite à escola a construção de sua identidade e à equipe escolar uma atuação que a torna sujeito histórico de sua própria prática. ✂️ d) O projeto político-pedagógico reduz-se à dimensão pedagógica, não englobando a gestão financeira e administrativa, ou seja, os recursos necessários à sua implementação e as formas de gerenciamento. ✂️ e) O projeto orienta a prática de produzir uma realidade. Por isso, não é preciso primeiro conhecer a realidade na qual se insere a escola para planejar as ações para a construção da realidade desejada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
88Q322173 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAAcerca do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), assinale a alternativa correta. ✂️ a) O IDEB foi criado em 1996 e, desde então, é consultado por cada cidadão que deseja verificar a qualidade do ensino escolar e de das redes de ensino. ✂️ b) O IDEB é medido anualmente. ✂️ c) Para que o IDEB de uma determinada escola ou rede aumente, é necessário, exclusivamente, que não haja reprovação. ✂️ d) O IDEB é um indicador que se baseia no desempenho do aluno em avaliações do INEP e em taxas de aprovação. ✂️ e) Os indicadores do IDEB são apresentados em uma escala de 0 a 100. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
89Q323279 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAAcerca do relacionamento interpessoal, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A eficiência dos educadores nada tem que ver com a eficiência dos gestores, que são responsáveis por criar uma boa equipe de trabalho, o que não interfere no trabalho de sala de aula. ✂️ b) Todo gestor deve se interessar pelo professor, criando condições favoráveis para o trabalho. O bom gestor é aquele que influencia as atitudes dos outros por suas ideias e ações, por meio da verificação e do controle da produtividade dos membros do grupo. ✂️ c) O psicólogo e o orientador educacional são os únicos responsáveis pela criação de equipes cooperativas de trabalho na escola, e isso independe das ações de gestão. ✂️ d) Na maioria das escolas, os gestores administram em um ambiente autocrático, onde os líderes e os coordenadores utilizam o poder coercitivo, decidindo o que o grupo deve fazer e como fazer. Nesse ambiente, surgem mais hostilidades, rivalidades e agressividades do que cooperação. ✂️ e) O orientador educacional não deve se preocupar com a gestão da escola, pois sua função está direcionada ao atendimento ao aluno, à família e ao professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
90Q323450 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAAcredita-se que a expressão currículo oculto tenha sido utilizada pela primeira vez por Philip Jackson, em 1968, em um livro intitulado Life in classrooms. Vários teóricos brasileiros, nos últimos tempos, discutem esse conceito e sua relação com a educação escolar. A esse respeito, é correto afirmar que ✂️ a) o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma nítida e transparente, para aprendizagens sociais relevantes. ✂️ b) o currículo oculto reproduz, por meio da cultura escolar, as estruturas sociais e a ideologia dominante do capitalismo. Por isso, o currículo oculto não interfere na subjetividade dos alunos. ✂️ c) a disposição das carteiras em filas indianas, em que cada aluno tem sua atenção voltada sempre para a frente, com o fim único de interromper toda e qualquer forma de comunicação entre os alunos, não pode ser considerada um exemplo de aspecto do currículo oculto. ✂️ d) o currículo oculto surge como forma de consolidação dos valores das classes economicamente desprivilegiadas da sociedade. ✂️ e) o conceito de currículo oculto ignora as teorias reprodutivistas e suas explicações a respeito de a escola ser um espaço de transmissão da doutrina capitalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
91Q603554 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSAO tipo de documento que contém, principalmente, novas informações ou novas interpretações de ideias ou fatos acontecidos; ou podem ter o aspecto de registro de observações ou ser descritivos, chama-se documento ✂️ a) secundário. ✂️ b) ativo. ✂️ c) terciário. ✂️ d) heterógrafo. ✂️ e) primário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
92Q603504 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSANa gestão de sistemas de informação, o processo que propicia aos dirigentes de uma organização a possibilidade de definir sua evolução futura, facilitando a tomada de decisões, aproveitando as oportunidades existentes e eliminando os pontos fracos da organização para a consecução de sua missão, denomina-se planejamento ✂️ a) interativo. ✂️ b) quantificativo. ✂️ c) de produtos e serviços. ✂️ d) estratégico. ✂️ e) tipológico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
93Q560517 | Informática, PowerPoint, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSAO Microsoft Office Powerpoint 2003, versão em português, permite uniformizar a aparência de uma apresentação de forma rápida, por meio de um recurso que armazena informações acerca do posicionamento do texto e de objetos em um slide, tamanhos dos espaços reservados, estilos de texto, plano de fundo, temas de cores, efeitos e animação. Esse recurso está indicado corretamente em ✂️ a) Slide Mestre. ✂️ b) Layout do slide. ✂️ c) Design do slide. ✂️ d) Apresentação de slides. ✂️ e) Configurar apresentação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
94Q605935 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSAO processo de organização de documentos para disponibilização aos usuários consiste ✂️ a) na identificação dos pontos fortes e dos fracos de uma coleção de materiais de bibliotecas, em termos de necessidades dos usuários e recursos da comunidade. ✂️ b) no diagnóstico, apresentando um perfil dos usuários, suas principais características, desejos e necessidades informacionais e hábitos de leitura. ✂️ c) no estabelecimento de diretrizes para preservação e conservação do acervo, incluindo informações sobre condições ambientais ideais para cada tipo de documento. ✂️ d) na análise temática e descritiva de cada unidade documental adquirida, com o propósito de facilitar seu acesso, sua localização e sua utilização. ✂️ e) em todas aquelas atividades engajadas no propósito final da biblioteca, ou seja, no atendimento aos usuários potenciais e na dinamização do uso das coleções. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
95Q321377 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSADe acordo com as novas teorias de currículo escolar, pode-se dizer que, na era da tecnologia, o currículo escolar forma-se a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno. Nesse sentido, o currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno em seu cotidiano, ao longo de sua existência. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O currículo escolar não pode ser entendido como um processo de socialização das crianças, pois visa enquadrá-las ou ajustá-las às estruturas da sociedade. Nesse sentido, acredita-se que as relações sociais, as trocas de experiência e o cotidiano formam um conjunto de fatores que não afetam o currículo escolar. ✂️ b) É importante dizer que, para a formação do currículo escolar individual de cada aluno, a organização da vida particular de cada um constitui-se no principal instrumento de trabalho a ser explorado pelo professor, no desenvolvimento de suas atividades. ✂️ c) A escola deve ignorar a história de vida dos alunos. Eles recebem frequentemente influências fora da escola, apresentam um comportamento individual social e uma vivência sociocultural específicos ao ambiente de origem de cada um deles. Se a escola considerar todas essas características individuais dos alunos, não conseguirá integralizar o currículo escolar. ✂️ d) O currículo ideal para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao desempenho educacional dos alunos deve privilegiar exclusivamente as atividades de cunho educativo que venham a ser exploradas pela escola, constituindo-se em elementos essenciais na formação do currículo escolar, pois este é o único elemento que interferirá na formação do caráter e da personalidade dos alunos. ✂️ e) Sendo o currículo uma construção social, ele não deve ser entendido como construção cultural. São entendidas como construção cultural as práticas educativas assimiladas e repassadas às futuras gerações, com a perpetuação da cultura como marca da presença do homem em sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
96Q557558 | Informática, PowerPoint, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSAO Microsoft Office PowerPoint 2003 permite inserir arquivos de som em uma apresentação. Entre os formatos de arquivos existentes, assinale a alternativa que apresenta apenas extensões de arquivos de áudio que podem ser inseridos no PowerPoint 2003. ✂️ a) WAV e MIDI ✂️ b) WAV e GIF ✂️ c) MIDI e JPG ✂️ d) MIDI e GIF ✂️ e) WAV e PNG Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
97Q604780 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSAA indexação de assuntos envolve duas etapas principais: análise conceitual e tradução. A tradução ✂️ a) serve como ponto de acesso, mediante os quais um item é localizado e recuperado, durante uma busca por assunto. ✂️ b) serve para controlar sinônimos, optando por uma única forma padronizada, com remissivas para todas as outras. ✂️ c) envolve a conversão da análise conceitual de um documento, em um determinado conjunto de termos de indexação. ✂️ d) corresponde, a grosso modo, ao número de termos atribuídos em média em cada documento. ✂️ e) indica a extensão com que os termos unem itens afins e como são discriminados, entre esses conjuntos, na base de dados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
98Q321951 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSAPesquisadores têm mostrado a importância de ajudar os alunos no que diz respeito a um comportamento positivo. Durante o planejamento da gestão da sala de aula, os professores devem considerar o uso de um estilo assertivo de comunicação e de comportamento. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A gestão da conduta é essencial na criação de uma base para uma abordagem ordenada e centrada no processo de ensino e aprendizagem, garantindo maior independência e autonomia dos alunos. ✂️ b) A criação de regras explicitamente determinadas no âmbito da escola e da sala de aula se traduz em uma cultura da obediência, sem possibilidade de incentivo à autonomia de pensamento e ação. ✂️ c) Corrigindo o comportamento impróprio e irresponsável, ignorando o controle de proximidade entre o professor e os alunos não se torna possível realizar a gestão da conduta. ✂️ d) A gestão da conduta só é aplicada em regimes tradicionais que visam à formação de aluno obediente e sem autonomia de pensamento. ✂️ e) A gestão da conduta é função específica da direção da escola que tem poder para reprimir as ações que contradizem os estatutos da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
99Q323523 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAQuando se fala em orientação educacional, inúmeros conceitos vêm à tona. Acredita-se que houve duas fases: inicialmente, uma fase romântica, em que se achava que a orientação resolvia todos os problemas dos alunos. Outra fase foi chamada objetiva; nesta, a orientação seria uma prestadora de serviços, de várias ordens e que não permitiria que os alunos tivessem problemas. Acerca do papel do orientado na atualidade, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O passado nos mostra a orientação educacional com um conceito terapêutico psicologizante, que não se aplica na perspectiva sócio-histórica. ✂️ b) Não é papel do orientador educacional voltar-se para o indivíduo e chegar a uma orientação coletiva, participativa e contextualizada. ✂️ c) O foco da orientação educacional é o ajuste do aluno à escola, a família ou a sociedade e não a formação do cidadão. ✂️ d) O orientador educacional, para compreender e ajudar o aluno, não precisa levar em consideração seu próprio contexto, sua cultura e seus valores. ✂️ e) A orientação está sempre a favor da escola, aconselhando o aluno no cumprimento das regras de procedimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
100Q327820 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSAQuanto à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração não está explicitada na Constituição Federal de 1988. ✂️ b) O Ensino Fundamental de nove anos é uma opção que pode ser implantada ou não, de acordo com o desejo das políticas estaduais ou municipais. ✂️ c) O Plano Nacional de Educação (PNE), ao tratar dos objetivos e metas relativos ao Ensino Fundamental, propõe ampliar para nove anos a duração do Ensino Fundamental obrigatório, com início aos seis anos de idade, à medida que for sendo universalizado o atendimento na faixa etária de 7 a 14 anos. ✂️ d) A LDB, Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional não explicita a ampliação do ensino fundamental de nove anos. ✂️ e) O PNE propõe opções, entre as quais a ampliação da duração do Ensino Fundamental para nove anos. Evidencia-se, entretanto, que essa é, ao lado de outras, alternativa válida a ser implantada isoladamente ou em conjunto com outras formulações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro