Início

Questões de Concursos SESI SP

Resolva questões de SESI SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q351855 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Lev Vygotsky (1896-1934) considera que existem duas modalidades de impulsos na conduta humana: o impulso reprodutor e o impulso criador ou combinador; o primeiro está relacionado à memória e o segundo, à criatividade. Assinale a opção correta acerca da atividade criadora no ensino das artes cênicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q388490 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da história política tradicional, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q388572 | História, Teoria em História, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da história cultural, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q325533 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Nas diferentes turmas das escolas de educação infantil, é evidente a necessidade de se atender a diversidade das crianças, o que demonstra que, nesse nível, a prática pedagógica deve ser organizada a partir de uma pedagogia da diversidade. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

I Há grandes diferenças entre as crianças nesse nível de escolaridade, uma vez que as mudanças são evidentes no decorrer de um ano para o outro.

II A influência do meio escolar é mais evidente nessa faixa etária, fazendo que as capacidades e os comportamentos das crianças se apresentem de maneira diversificada.

III O fato de o acesso a esse nível de ensino não ser obrigatório provoca, em um grupo de crianças com a mesma idade, diferenças de adaptação ao ritmo escolar.

IV Existe, nessa fase, uma atitude mais positiva de aceitação às diferenças, tratadas como algo natural.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q320671 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 60 e 70 do século passado destacam a existência, nas escolas, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. Acerca dos níveis de currículo, abordados por Libâneo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q319130 | Pedagogia, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Marketing é uma atividade pela qual as pessoas obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação e troca de produtos, serviços e outras coisas de valor com outros. Portanto, os conceitos de marketing incluem necessidades, desejos, demandas e trocas.

Tendo essas informações como base, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q324096 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Para Piaget, o jogo de exercício, que, segundo o autor, não tem outra finalidade que não o próprio prazer do funcionamento, e não é uma conduta exclusiva deste ou daquele período da vida, mas é uma ação evidente e a única forma de jogo possível para as crianças do período

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q472970 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

O Esporte é um elemento constitutivo da Educação Física e a visão de sua prática tem sido modificada com o passar do tempo. Especialistas da área recomendam que, nos dias atuais, os seus objetivos principais determinem que seja ministrado como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q323583 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Experiências recentes mostraram as dificuldades que as reformas educacionais centralizadoras encontraram para produzir uma mudança em curto prazo, dificuldades estas que estão vinculadas à falta de seriedade na consideração às culturas escolares. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q322323 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho.

Segundo Telma Weisz, é preciso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q481655 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Milton Santos afirma que, com a globalização do mundo, as possibilidades de um trabalho interdisciplinar tornaram-se maiores e mais eficazes, na medida em que à análise fragmetadora das disciplinas particulares pode mais facilmente suceder um processo de reintegração ou reconstrução do todo.

A partir dessa afirmativa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q322440 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Na observância da interdisciplinaridade, as DCNEM propõem que as escolas devem considerar que

 I a interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, deve partir do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos.

II a característica do ensino escolar amplia significativamente a responsabilidade da escola para a constituição de identidades que integram conhecimentos, competências e valores que permitam o exercício pleno da cidadania e a inserção flexível no mundo do trabalho.

III as áreas de conhecimento carregam sempre um grau de arbitrariedade, não esgotando, isoladamente, a realidade dos fatos e, assim, no seu conjunto, levando a uma visão global confusa da realidade. A interdisciplinaridade deve, portanto, prescindir de interações que levem a uma compreensão mais ampla da realidade.

IV a aprendizagem é decisiva para o desenvolvimento dos alunos e, por essa razão, as disciplinas devem ser didaticamente isoladas para atingir esse objetivo, de modo que disciplinas diferentes estimulem competências diferenciadas, contribuindo para a constituição de diferentes capacidades.

 Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q819075 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei n.º 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) -, compete aos estados e municípios, em regime de colaboração, e com a assistência da União,

I organizar, manter e desenvolver órgãos e instituições oficiais do sistema federal.

 II recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental.

III zelar, junto aos pais e responsáveis, pela freqüência à escola.

 IV coordenar a política nacional de educação, exercendo função normativa em relação às demais instâncias educacionais.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q320871 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Planejar um sistema de distribuição eficaz envolve conhecer o consumidor, a missão, seus recursos, a natureza do programa, serviço ou produto a ser distribuído, considerando que a instituição precisa, ainda, levar em conta os objetivos de distribuição apropriados, selecionando os locais ou canais específicos para sua atuação. Entre os critérios que devem ser considerados para a escolha desses pontos de distribuição, não se inclui

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q380017 | Biologia, Metodologia Científica, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Após o período obscurantista, o maior desafio dos naturalistas era explicar a grande diversidade dos seres vivos, em um contexto onde o pensamento era fixista, dominado pelo essencialismo, com o conceito de kosmos perfeito, e pelo criacionismo, de influência religiosa. Nesse contexto, surgiram alguns naturalistas que romperam com esse pensamento, apresentando explicações com fundamentos de mudanças ou de inovações. Esses naturalistas incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q337267 | Matemática, Professor, SESI SP, FCC

Leia o problema, do livro Aplicações da Matemática escolar, trabalho conjunto da Associação Matemática da América, publicado pela Editora Atual:

Você está esperando uma balsa para a baía de Bonne, Terra Nova. Totalmente carregada, com seis automóveis à bordo, ela chega às 10 horas da manhã. À sua frente, na fila, estão um ônibus de turismo, uma viatura de campista, um carro com um trailer, um caminhão carregado de madeira e mais sete outros carros. Os veículos são embarcados na balsa em duas filas. A balsa tem capacidade para transportar veículos de qualquer peso e o tempo gasto por ela entre ida e volta, incluindo carga e descarga, é de 40 minutos. Faça uma estimativa da hora em que você chegará ao outro lado da baía.

Com relação a esse problema, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q324040 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Para Terezinha Azerêdo Rios, a idéia de liberdade se articula com a de autonomia, e ambas são fundamentais para o processo de democratização. Assinale a opção incorreta com relação a essas idéias.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q389523 | História, Teoria em História, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

No Brasil, a visão da ciência nos currículos escolares se modificou ao longo do tempo. Na década de 50, durante a guerra fria, a ciência era tida como uma atividade neutra, com ênfase apenas em seus produtos. Na década de 60, com a crise energética mundial, a visão de ciência propiciou um aporte histórico, valorizando o processo. Já nas décadas de 70 e 80, diante dos problemas ambientais, a ciência passou a ser considerada como produto do contexto socioeconômico e político. Sendo assim, é correto afirmar que, no Brasil, nas décadas de 70 e 80, o ensino de ciências

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q743339 | Economia, Inflação, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A análise da oferta agregada, da inflação e do desemprego constitui tópico importante da teoria macroeconômica. A esse respeito, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q324370 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Jussara Hoffman quando pondera sobre o uso equivocado dos testes, está preocupada em saber se os educadores pensam e definem a intencionalidade básica inerente à aplicação de testes ou solicitação de tarefas ao aluno. Afirma ela que, em função dos equívocos decorrentes de imprecisões da terminologia, o teste é entendido como instrumento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.