Início Questões de Concursos SESI SP Resolva questões de SESI SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. SESI SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 121Q809275 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEConforme as DCNEI, as instituições de educação infantil devem promover, em suas propostas pedagógicas, práticas de educação e cuidados que possibilitem a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo-lingüísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível. Nessa concepção, as instituições de educação infantil são concebidas como ✂️ a) creches e pré-escolas. ✂️ b) maternal e jardim de infância. ✂️ c) instituições de ensino fundamental. ✂️ d) instituições de educação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 122Q352382 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPESegundo Freeman e Sanger, quando o leitor está apreciando uma imagem, se defronta com um quebra-cabeça: a imagem estabelece relações entre alguns elementos que formam uma rede de relações de intencionalidades. Com relação aos elementos que formam essa rede, assinale a opção correta. ✂️ a) Na relação imagem-leitor, o aluno gradativamente aceita que na leitura da imagem terá apenas uma interpretação válida. ✂️ b) O leitor (aluno) é a pessoa que intencionalmente busca a compreensão da imagem, valorizando o papel do artista. ✂️ c) A relação imagem-mundo é estabelecida quando o leitor (aluno) considera o mundo (tema) como algo sempre fora da realidade. ✂️ d) O artista (ou produtor) é o responsável em dar significado à obra ao lê-la de acordo com a sua subjetividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 123Q544691 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPECom relação aos princípios da óptica geométrica, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Em um meio homogêneo e isotrópico, a luz propaga-se em linha reta. ✂️ b) Quando dois ou mais raios de luz se cruzam, cada um deles segue a sua trajetória, como se os outros não existissem. ✂️ c) A luz incidente sobre uma superfície refletora plana e polida não muda de direção. ✂️ d) A trajetória da luz independe do sentido de percurso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 124Q328001 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPECom base no modelo IS/LM, assinale a opção correta. ✂️ a) nvestimentos realizados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) expandem a demanda agregada da economia brasileira e, portanto, geram um deslocamento ao longo da curva IS, resultando em níveis mais elevados de produção. ✂️ b) A inclinação da curva LM relaciona-se inversamente com as elasticidades renda e taxa de juros da demanda de moeda. ✂️ c) Quando a curva LM é horizontal, o uso de políticas monetárias restritivas é particularmente eficaz para debelar processos inflacionários mediante a redução dos níveis de atividade econômica. ✂️ d) Quando a curva LM é positivamente inclinada, aumentos nas expectativas inflacionárias reduzem as taxas de juros reais e deslocam a curva IS para cima e para a direita, conduzindo a aumentos da produção e das taxas de juros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 125Q320623 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEO fato de que certas orientações equivocadas presentes nos livros didáticos podem ser aceitas por professores e alunos, muitas vezes, de forma passiva, ocorre porque I os professores em geral não costumam duvidar dos autores, nem das editoras, e os alunos não costumam duvidar dos livros, nem dos professores. II a escola é um espaço de transmissão dos conhecimentos e não um espaço de questionamento. III há professores que não têm conhecimento sólido em sua área que lhes permita questionar os conteúdos dos livros e descobrir os erros conceituais neles contidos. VI os livros didáticos não deveriam ser utilizados no ensino de ciências. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 126Q545229 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEUm elétron é lançado em uma região extensa do espaço onde existe um campo magnético uniforme. Se as direções do campo magnético e da velocidade do elétron forem ortogonais, a trajetória do elétron nessa região será ✂️ a) parabólica. ✂️ b) retilínea. ✂️ c) circular. ✂️ d) elipsoidal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 127Q815850 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil devem ser criadas, coordenadas, supervisionadas e avaliadas por educadores. Da direção das instituições de educação infantil deve participar, necessariamente, um educador. Entende-se por educadores, nessa proposição, os ✂️ a) familiares das crianças. ✂️ b) portadores de diplomas das áreas de ciências humanas, sociais e exatas. ✂️ c) portadores do diploma de curso de formação de professores. ✂️ d) licenciados em qualquer área de conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 128Q592015 | Química, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes, relativos ao modelo aceito para a matéria no estado gasoso ou em transformação. I A matéria no estado gasoso é formada de partículas e espaços vazios. II As partículas são dotadas de movimento. III Durante uma mudança para o estado líquido, a massa se conserva e o volume se altera. IV Para uma massa fixa de gás em uma transformação isotérmica, a densidade do gás é diferente nos estados inicial e final. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 1. ✂️ b) 2. ✂️ c) 3. ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 129Q328352 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEOs itens abaixo apresentam idéias da autora Terezinha Azerêdo Rios a respeito da atividade docente. I A ação docente envolve a sensibilidade orientada por determinados princípios, pois a imaginação e a sensibilidade são elementos constituintes da humanidade. II A ação docente diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres e é fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo. III Para que haja uma práxis docente competente não bastam o domínio de alguns conhecimentos e o uso de algumas técnicas, é preciso que a prática seja fertilizada pela determinação autônoma e consciente dos objetivos e finalidades. Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, às dimensões ✂️ a) técnica; política e ética; estética. ✂️ b) política e ética; estética; técnica. ✂️ c) estética; política e ética; técnica. ✂️ d) estética; técnica; política e ética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 130Q328119 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCDentre os métodos de ensino, que podem ser utilizados pelos professores, existe um no qual é apresentada uma situação aos alunos e os mesmos deverão encontrar uma ou mais respostas, explorando estratégias independentes. Esse método é conhecido como ensino ✂️ a) científico. ✂️ b) globalizado. ✂️ c) do descobrimento guiado. ✂️ d) por solução de problemas. ✂️ e) por tentativa, erro e acertos casuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 131Q630005 | Informática, Programação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPELogo é uma linguagem de programação que foi desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Boston – EUA, por Seymour Papert. Essa linguagem tem uma raiz ✂️ a) de hardware e outra de software. ✂️ b) particular e outra pública. ✂️ c) computacional e outra operacional. ✂️ d) computacional e outra pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 132Q323178 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPEUma instituição de ensino necessita formular estratégias de marketing que a posicione de forma adequada no mercado e a mantenha em vantagem competitiva perante outras organizações. Para isso, suas decisões estratégicas devem incorporar a maneira pela qual ela atuará e selecionará seu mercado-alvo. Acerca dessa situação, assinale a opção que não demonstre as referidas decisões. ✂️ a) Analisar a concorrência, para obter melhor posicionamento no mercado. ✂️ b) Manter os programas e mercados atuais da instituição, sem eliminar propostas já implementadas. ✂️ c) Planejar o composto de marketing, incluindo a seleção de mercados-alvos. ✂️ d) Criar novos programas, abrindo novas oportunidades de mercado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 133Q473592 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCA Educação Física brasileira encontra na Capoeira uma atividade rica em movimentos e ritmos. Considerando o seu passado histórico, especialistas recomendam que essa atividade deve ser ✂️ a) ignorada como memória dos tempos da escravidão. ✂️ b) sistematizada como modalidade esportiva. ✂️ c) resgatada como manifestação cultural. ✂️ d) desenvolvida apenas para adultos como atividade de lazer. ✂️ e) ensinada separadamente para ambos os sexos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 134Q473191 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCA atitude de reflexão sobre a realidade, modificando a percepção que o indivíduo tem de suas experiências e do mundo que o cerca, reflete a prática da Educação Física desenvolvida sob o enfoque ✂️ a) da perspectiva da transformação. ✂️ b) desenvolvimentista. ✂️ c) de transmissão cultural. ✂️ d) mecanicista. ✂️ e) comportamentalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 135Q813772 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com o ECA, os dirigentes de estabelecimento de ensino fundamental devem comunicar ao órgão responsável os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos; reiteração de faltas injustificadas; elevados níveis de repetência. Para esses casos, entende-se por órgão responsável o(a) ✂️ a) delegacia da criança e do adolescente. ✂️ b) juizado de menores. ✂️ c) poder público. ✂️ d) conselho tutelar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 136Q319099 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEConsiderando a teoria psicogenética, assinale a opção correta. ✂️ a) O método é responsável pela aquisição da aprendizagem. ✂️ b) A obtenção do conhecimento é resultado da própria atividade do sujeito. ✂️ c) O ponto de partida para a aprendizagem é o conhecimento transmitido pelos adultos e assimilado pelas crianças. ✂️ d) A linguagem oral, a escrita e a leitura se desenvolvem separadamente, atuando de maneira interdependente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 137Q816313 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPEA LDB enquadra as instituições de ensino em categorias compreendidas como: particulares, comunitárias, confessionais ou filantrópicas. Acerca dessa classificação, assinale a opção correta. ✂️ a) Filantrópicas são as instituições mantidas por entidades com fins lucrativos. ✂️ b) Confessionais são as escolas instituídas por grupos de pessoas que se organizam em sistemas de cooperativas. ✂️ c) Comunitárias são entendidas como as instituições que atendem a uma orientação confessional e ideológica específica. ✂️ d) Particulares são aquelas instituições mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 138Q327665 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com Mônica G. Thuler, é importante distinguir projeto educativo de projeto de estabelecimento escolar. Tal distinção se faz necessária pelo fato de um estar entrelaçado ao outro. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens. I O projeto educativo corresponde, no contexto escolar, a uma orientação global. II O projeto educativo serve apenas para clarificar os valores em comum do grupo de atores. III O projeto de estabelecimento escolar deve estar em sintonia com um programa de ação que envolva o ator coletivo. IV Um projeto educativo sempre resulta na definição de um projeto de estabelecimento escolar. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 139Q338889 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SESI SP, FCCNo conjunto dos números reais a inequação a x 0 x b ? ? + tem por conjunto-solução { x? R / ? 3 ? x < 4} . Os valores de a e b são, respectivamente, ✂️ a) ? 3 e ? 4 ✂️ b) ? 3 e 4 ✂️ c) 3 e 4 ✂️ d) 3 e ? 4 ✂️ e) 3 e ? 3 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 140Q320503 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEO autor Vasco Pedro Moreto apresenta várias características marcantes de provas que sinalizam a visão pedagógica da escola. Entre essas características, o autor classifica como característica das provas, na perspectiva construtivista, a I contextualização. II exploração exagerada da memorização. III exploração da capacidade de leitura e escrita do aluno. IV proposição de questões operatórias e não apenas transcritórias. V falta de parâmetros para a correção. VI utilização de palavra de comando sem precisão de sentido no contexto. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I, II e V. ✂️ b) I, III e IV. ✂️ c) II, IV e VI. ✂️ d) III, V e VI. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
121Q809275 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEConforme as DCNEI, as instituições de educação infantil devem promover, em suas propostas pedagógicas, práticas de educação e cuidados que possibilitem a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo-lingüísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível. Nessa concepção, as instituições de educação infantil são concebidas como ✂️ a) creches e pré-escolas. ✂️ b) maternal e jardim de infância. ✂️ c) instituições de ensino fundamental. ✂️ d) instituições de educação básica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
122Q352382 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPESegundo Freeman e Sanger, quando o leitor está apreciando uma imagem, se defronta com um quebra-cabeça: a imagem estabelece relações entre alguns elementos que formam uma rede de relações de intencionalidades. Com relação aos elementos que formam essa rede, assinale a opção correta. ✂️ a) Na relação imagem-leitor, o aluno gradativamente aceita que na leitura da imagem terá apenas uma interpretação válida. ✂️ b) O leitor (aluno) é a pessoa que intencionalmente busca a compreensão da imagem, valorizando o papel do artista. ✂️ c) A relação imagem-mundo é estabelecida quando o leitor (aluno) considera o mundo (tema) como algo sempre fora da realidade. ✂️ d) O artista (ou produtor) é o responsável em dar significado à obra ao lê-la de acordo com a sua subjetividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
123Q544691 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPECom relação aos princípios da óptica geométrica, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Em um meio homogêneo e isotrópico, a luz propaga-se em linha reta. ✂️ b) Quando dois ou mais raios de luz se cruzam, cada um deles segue a sua trajetória, como se os outros não existissem. ✂️ c) A luz incidente sobre uma superfície refletora plana e polida não muda de direção. ✂️ d) A trajetória da luz independe do sentido de percurso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
124Q328001 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPECom base no modelo IS/LM, assinale a opção correta. ✂️ a) nvestimentos realizados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) expandem a demanda agregada da economia brasileira e, portanto, geram um deslocamento ao longo da curva IS, resultando em níveis mais elevados de produção. ✂️ b) A inclinação da curva LM relaciona-se inversamente com as elasticidades renda e taxa de juros da demanda de moeda. ✂️ c) Quando a curva LM é horizontal, o uso de políticas monetárias restritivas é particularmente eficaz para debelar processos inflacionários mediante a redução dos níveis de atividade econômica. ✂️ d) Quando a curva LM é positivamente inclinada, aumentos nas expectativas inflacionárias reduzem as taxas de juros reais e deslocam a curva IS para cima e para a direita, conduzindo a aumentos da produção e das taxas de juros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
125Q320623 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEO fato de que certas orientações equivocadas presentes nos livros didáticos podem ser aceitas por professores e alunos, muitas vezes, de forma passiva, ocorre porque I os professores em geral não costumam duvidar dos autores, nem das editoras, e os alunos não costumam duvidar dos livros, nem dos professores. II a escola é um espaço de transmissão dos conhecimentos e não um espaço de questionamento. III há professores que não têm conhecimento sólido em sua área que lhes permita questionar os conteúdos dos livros e descobrir os erros conceituais neles contidos. VI os livros didáticos não deveriam ser utilizados no ensino de ciências. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
126Q545229 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEUm elétron é lançado em uma região extensa do espaço onde existe um campo magnético uniforme. Se as direções do campo magnético e da velocidade do elétron forem ortogonais, a trajetória do elétron nessa região será ✂️ a) parabólica. ✂️ b) retilínea. ✂️ c) circular. ✂️ d) elipsoidal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
127Q815850 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil devem ser criadas, coordenadas, supervisionadas e avaliadas por educadores. Da direção das instituições de educação infantil deve participar, necessariamente, um educador. Entende-se por educadores, nessa proposição, os ✂️ a) familiares das crianças. ✂️ b) portadores de diplomas das áreas de ciências humanas, sociais e exatas. ✂️ c) portadores do diploma de curso de formação de professores. ✂️ d) licenciados em qualquer área de conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
128Q592015 | Química, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subseqüentes, relativos ao modelo aceito para a matéria no estado gasoso ou em transformação. I A matéria no estado gasoso é formada de partículas e espaços vazios. II As partículas são dotadas de movimento. III Durante uma mudança para o estado líquido, a massa se conserva e o volume se altera. IV Para uma massa fixa de gás em uma transformação isotérmica, a densidade do gás é diferente nos estados inicial e final. A quantidade de itens certos é igual a ✂️ a) 1. ✂️ b) 2. ✂️ c) 3. ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
129Q328352 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEOs itens abaixo apresentam idéias da autora Terezinha Azerêdo Rios a respeito da atividade docente. I A ação docente envolve a sensibilidade orientada por determinados princípios, pois a imaginação e a sensibilidade são elementos constituintes da humanidade. II A ação docente diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres e é fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo. III Para que haja uma práxis docente competente não bastam o domínio de alguns conhecimentos e o uso de algumas técnicas, é preciso que a prática seja fertilizada pela determinação autônoma e consciente dos objetivos e finalidades. Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, às dimensões ✂️ a) técnica; política e ética; estética. ✂️ b) política e ética; estética; técnica. ✂️ c) estética; política e ética; técnica. ✂️ d) estética; técnica; política e ética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
130Q328119 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCDentre os métodos de ensino, que podem ser utilizados pelos professores, existe um no qual é apresentada uma situação aos alunos e os mesmos deverão encontrar uma ou mais respostas, explorando estratégias independentes. Esse método é conhecido como ensino ✂️ a) científico. ✂️ b) globalizado. ✂️ c) do descobrimento guiado. ✂️ d) por solução de problemas. ✂️ e) por tentativa, erro e acertos casuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
131Q630005 | Informática, Programação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPELogo é uma linguagem de programação que foi desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Boston – EUA, por Seymour Papert. Essa linguagem tem uma raiz ✂️ a) de hardware e outra de software. ✂️ b) particular e outra pública. ✂️ c) computacional e outra operacional. ✂️ d) computacional e outra pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
132Q323178 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPEUma instituição de ensino necessita formular estratégias de marketing que a posicione de forma adequada no mercado e a mantenha em vantagem competitiva perante outras organizações. Para isso, suas decisões estratégicas devem incorporar a maneira pela qual ela atuará e selecionará seu mercado-alvo. Acerca dessa situação, assinale a opção que não demonstre as referidas decisões. ✂️ a) Analisar a concorrência, para obter melhor posicionamento no mercado. ✂️ b) Manter os programas e mercados atuais da instituição, sem eliminar propostas já implementadas. ✂️ c) Planejar o composto de marketing, incluindo a seleção de mercados-alvos. ✂️ d) Criar novos programas, abrindo novas oportunidades de mercado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
133Q473592 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCA Educação Física brasileira encontra na Capoeira uma atividade rica em movimentos e ritmos. Considerando o seu passado histórico, especialistas recomendam que essa atividade deve ser ✂️ a) ignorada como memória dos tempos da escravidão. ✂️ b) sistematizada como modalidade esportiva. ✂️ c) resgatada como manifestação cultural. ✂️ d) desenvolvida apenas para adultos como atividade de lazer. ✂️ e) ensinada separadamente para ambos os sexos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
134Q473191 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCA atitude de reflexão sobre a realidade, modificando a percepção que o indivíduo tem de suas experiências e do mundo que o cerca, reflete a prática da Educação Física desenvolvida sob o enfoque ✂️ a) da perspectiva da transformação. ✂️ b) desenvolvimentista. ✂️ c) de transmissão cultural. ✂️ d) mecanicista. ✂️ e) comportamentalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
135Q813772 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com o ECA, os dirigentes de estabelecimento de ensino fundamental devem comunicar ao órgão responsável os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos; reiteração de faltas injustificadas; elevados níveis de repetência. Para esses casos, entende-se por órgão responsável o(a) ✂️ a) delegacia da criança e do adolescente. ✂️ b) juizado de menores. ✂️ c) poder público. ✂️ d) conselho tutelar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
136Q319099 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEConsiderando a teoria psicogenética, assinale a opção correta. ✂️ a) O método é responsável pela aquisição da aprendizagem. ✂️ b) A obtenção do conhecimento é resultado da própria atividade do sujeito. ✂️ c) O ponto de partida para a aprendizagem é o conhecimento transmitido pelos adultos e assimilado pelas crianças. ✂️ d) A linguagem oral, a escrita e a leitura se desenvolvem separadamente, atuando de maneira interdependente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
137Q816313 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPEA LDB enquadra as instituições de ensino em categorias compreendidas como: particulares, comunitárias, confessionais ou filantrópicas. Acerca dessa classificação, assinale a opção correta. ✂️ a) Filantrópicas são as instituições mantidas por entidades com fins lucrativos. ✂️ b) Confessionais são as escolas instituídas por grupos de pessoas que se organizam em sistemas de cooperativas. ✂️ c) Comunitárias são entendidas como as instituições que atendem a uma orientação confessional e ideológica específica. ✂️ d) Particulares são aquelas instituições mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
138Q327665 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com Mônica G. Thuler, é importante distinguir projeto educativo de projeto de estabelecimento escolar. Tal distinção se faz necessária pelo fato de um estar entrelaçado ao outro. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens. I O projeto educativo corresponde, no contexto escolar, a uma orientação global. II O projeto educativo serve apenas para clarificar os valores em comum do grupo de atores. III O projeto de estabelecimento escolar deve estar em sintonia com um programa de ação que envolva o ator coletivo. IV Um projeto educativo sempre resulta na definição de um projeto de estabelecimento escolar. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
139Q338889 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SESI SP, FCCNo conjunto dos números reais a inequação a x 0 x b ? ? + tem por conjunto-solução { x? R / ? 3 ? x < 4} . Os valores de a e b são, respectivamente, ✂️ a) ? 3 e ? 4 ✂️ b) ? 3 e 4 ✂️ c) 3 e 4 ✂️ d) 3 e ? 4 ✂️ e) 3 e ? 3 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
140Q320503 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEO autor Vasco Pedro Moreto apresenta várias características marcantes de provas que sinalizam a visão pedagógica da escola. Entre essas características, o autor classifica como característica das provas, na perspectiva construtivista, a I contextualização. II exploração exagerada da memorização. III exploração da capacidade de leitura e escrita do aluno. IV proposição de questões operatórias e não apenas transcritórias. V falta de parâmetros para a correção. VI utilização de palavra de comando sem precisão de sentido no contexto. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I, II e V. ✂️ b) I, III e IV. ✂️ c) II, IV e VI. ✂️ d) III, V e VI. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro