Início

Questões de Concursos SESI SP

Resolva questões de SESI SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q809275 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Conforme as DCNEI, as instituições de educação infantil devem promover, em suas propostas pedagógicas, práticas de educação e cuidados que possibilitem a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo-lingüísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível. Nessa concepção, as instituições de educação infantil são concebidas como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q352382 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Freeman e Sanger, quando o leitor está apreciando uma imagem, se defronta com um quebra-cabeça: a imagem estabelece relações entre alguns elementos que formam uma rede de relações de intencionalidades. Com relação aos elementos que formam essa rede, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q544691 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios da óptica geométrica, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q328001 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com base no modelo IS/LM, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q320623 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O fato de que certas orientações equivocadas presentes nos livros didáticos podem ser aceitas por professores e alunos, muitas vezes, de forma passiva, ocorre porque

I os professores em geral não costumam duvidar dos autores, nem das editoras, e os alunos não costumam duvidar dos livros, nem dos professores.

II a escola é um espaço de transmissão dos conhecimentos e não um espaço de questionamento.

III há professores que não têm conhecimento sólido em sua área que lhes permita questionar os conteúdos dos livros e descobrir os erros conceituais neles contidos.

VI os livros didáticos não deveriam ser utilizados no ensino de ciências.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q545229 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Um elétron é lançado em uma região extensa do espaço onde existe um campo magnético uniforme. Se as direções do campo magnético e da velocidade do elétron forem ortogonais, a trajetória do elétron nessa região será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q815850 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil devem ser criadas, coordenadas, supervisionadas e avaliadas por educadores. Da direção das instituições de educação infantil deve participar, necessariamente, um educador. Entende-se por educadores, nessa proposição, os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q592015 | Química, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao modelo aceito para a matéria no estado gasoso ou em transformação.

I A matéria no estado gasoso é formada de partículas e espaços vazios.

II As partículas são dotadas de movimento.

 III Durante uma mudança para o estado líquido, a massa se conserva e o volume se altera.

 IV Para uma massa fixa de gás em uma transformação isotérmica, a densidade do gás é diferente nos estados inicial e final.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q328352 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Os itens abaixo apresentam idéias da autora Terezinha Azerêdo Rios a respeito da atividade docente.

I A ação docente envolve a sensibilidade orientada por determinados princípios, pois a imaginação e a sensibilidade são elementos constituintes da humanidade.

II A ação docente diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres e é fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.

III Para que haja uma práxis docente competente não bastam o domínio de alguns conhecimentos e o uso de algumas técnicas, é preciso que a prática seja fertilizada pela determinação autônoma e consciente dos objetivos e finalidades.

Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, às dimensões

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q328119 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Dentre os métodos de ensino, que podem ser utilizados pelos professores, existe um no qual é apresentada uma situação aos alunos e os mesmos deverão encontrar uma ou mais respostas, explorando estratégias independentes. Esse método é conhecido como ensino

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q630005 | Informática, Programação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Logo é uma linguagem de programação que foi desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Boston – EUA, por Seymour Papert. Essa linguagem tem uma raiz

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q323178 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Uma instituição de ensino necessita formular estratégias de marketing que a posicione de forma adequada no mercado e a mantenha em vantagem competitiva perante outras organizações. Para isso, suas decisões estratégicas devem incorporar a maneira pela qual ela atuará e selecionará seu mercado-alvo. Acerca dessa situação, assinale a opção que não demonstre as referidas decisões.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q473592 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

A Educação Física brasileira encontra na Capoeira uma atividade rica em movimentos e ritmos. Considerando o seu passado histórico, especialistas recomendam que essa atividade deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q473191 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

A atitude de reflexão sobre a realidade, modificando a percepção que o indivíduo tem de suas experiências e do mundo que o cerca, reflete a prática da Educação Física desenvolvida sob o enfoque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q813772 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com o ECA, os dirigentes de estabelecimento de ensino fundamental devem comunicar ao órgão responsável os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos; reiteração de faltas injustificadas; elevados níveis de repetência. Para esses casos, entende-se por órgão responsável o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q319099 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Considerando a teoria psicogenética, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q816313 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A LDB enquadra as instituições de ensino em categorias compreendidas como: particulares, comunitárias, confessionais ou filantrópicas. Acerca dessa classificação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q327665 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Mônica G. Thuler, é importante distinguir projeto educativo de projeto de estabelecimento escolar. Tal distinção se faz necessária pelo fato de um estar entrelaçado ao outro. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.

I O projeto educativo corresponde, no contexto escolar, a uma orientação global.

II O projeto educativo serve apenas para clarificar os valores em comum do grupo de atores.

III O projeto de estabelecimento escolar deve estar em sintonia com um programa de ação que envolva o ator coletivo.

IV Um projeto educativo sempre resulta na definição de um projeto de estabelecimento escolar.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q338889 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SESI SP, FCC

No conjunto dos números reais a inequação a x 0 x b ? ? + tem por conjunto-solução { x? R / ? 3 ? x < 4} . Os valores de a e b são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q320503 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O autor Vasco Pedro Moreto apresenta várias características marcantes de provas que sinalizam a visão pedagógica da escola. Entre essas características, o autor classifica como característica das provas, na perspectiva construtivista, a

I contextualização.

II exploração exagerada da memorização.

III exploração da capacidade de leitura e escrita do aluno.

IV proposição de questões operatórias e não apenas transcritórias.

V falta de parâmetros para a correção.

VI utilização de palavra de comando sem precisão de sentido no contexto.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.