Início

Questões de Concursos SESI SP

Resolva questões de SESI SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q473541 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

A Educação Física Escolar nos dias atuais, para não ser vazia de conteúdo, deverá contribuir para que os alunos aprendam os seus temas específicos,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q471570 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

Segundo Libâneo (1985) ... os conteúdos são realidades exteriores ao aluno, que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são fechados e refratários às realidades sociais...

O autor, em sua afirmação destaca que os conteúdos devem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q320079 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta de acordo com os saberes necessários à prática educativa segundo Paulo Freire.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q331987 | Matemática, Geometria, Professor, SESI SP, FCC

Uma balança registra 1 115 g quando sobre seu prato é colocada uma jarra cheia de água. Retirando-se 3 1 da água da jarra, a balança passa a registrar 930 g. A massa da jarra vazia é, em gramas, igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q818842 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) — Lei n.º 8.069/1990 —, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente

 I ensino fundamental, obrigatório e gratuito.

II atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente em escolas de ensino especial.

III atendimento em creches e pré-escolas para crianças de zero a seis anos de idade.

IV oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.

A quantidade de itens certos é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q481182 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Milton Santos, o processo de aprendizagem deve, em primeiro lugar, partir da consciência da época em que se vive. Isso significa saber o que o mundo é e como ele se define e funciona, de modo a reconhecer o lugar de cada país no conjunto do planeta e de cada pessoa no conjunto das sociedades humanas. Dessa maneira, é possível formar cidadãos conscientes, capazes de atuar no presente e ajudar a construir o futuro.

Considerando as informações acima, assinale a opção que indica o que é necessário para o bom desenvolvimento do processo de ensino da geografia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q324893 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Todas as instituições educacionais comunicam suas realizações por meio de programas, alunos e ex-alunos, utilizando, para isso, da comunicação, que é um dos compostos de marketing. Entre as atividades de comunicação utilizadas com freqüência e que podem ser destacadas como ferramentas de relações públicas, incluem-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q473699 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

Ao propormos um exercício de corrida com pontos de referência, como a corrida em ziguezague, estamos prioritariamente educando o aluno pelo movimento com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q482418 | Geografia, Teoria em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Antonio Carlos R. Moraes, a geografia tradicional fundamenta-se em concepções filosóficas e metodológicas de base positivista. Acerca das especificidades da geografia tradicional, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q388897 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

No Brasil, a história empresarial ampliou-se a partir dos anos 70 do século passado. Com relação aos estudos sobre empresas particulares, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q635604 | Informática, Software, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta o projeto que resultou do interesse da Secretaria Especial de Informática (SEI) de promover, nas universidades brasileiras, pesquisas sobre o uso do computador como instrumento do processo de aprendizagem escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q388484 | História, História Geral, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da ofensiva dos defensores do ultraliberalismo econômico, do livre mercado irrestrito, após a crise econômica mundial de 1973 (chamada crise do petróleo), assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q545521 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A chama de uma vela tem várias regiões com diversas temperaturas e apresenta cores diferentes para temperaturas diferentes. Na região mais quente, a cor da chama de uma vela é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q742490 | Economia, Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O funcionamento do setor público bem como os diferentes aspectos da teoria do crescimento são temas relevantes da análise econômica. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q473579 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

A competição nos programas de Educação Física NÃO deve ser tratada como um monstro da conduta humana, ensina Freire. Assim sendo, esse autor conclui que procedimentos corretos devem conduzir o aspecto competitivo como elemento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q325956 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

No livro A resolução de problemas na Matemática escolar, Krulik e Reys, Editora Atual, discute-se uma das interpretações mais comuns de resolução de problemas, a ser considerada como um processo. Um dos artigos, escrito por Nicholas A. Branca, diz: O que é considerado importante nesta interpretação são os métodos, os procedimentos, as estratégias, e os heurísticos – aqui usados para indicar estratégia geral, independente do problema em particular – que os alunos usam na resolução de problemas. Essas partes do processo são a sua essência, e como tal, tornam-se um foco do currículo matemático.

A partir dessa afirmação, NÃO é correto dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q743837 | Economia, MACROECONOMIA, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com referência à análise das questões relativas à macroeconomia aberta, que é crucial para se entender o funcionamento das economias de mercado, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q808516 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Conforme as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, as escolas da rede regular de ensino devem prever e prover, na organização de suas classes comuns,

I professores das classes comuns e da educação especial capacitados e especializados, respectivamente, para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos.

 II flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.

III serviços de apoio pedagógico especializado, realizados nas classes comuns.

 IV sustentabilidade do processo inclusivo, mediante aprendizagem cooperativa em sala de aula, trabalho de equipe na escola e constituição de redes de apoio, com a participação da família no processo educativo, bem como de outros agentes e recursos da comunidade.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q472774 | Educação Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Moreira, ao discorrer sobre as perspectivas da educação física para o século XXI, analisou a problemática do ensino do ritmo sob uma perspectiva sistêmica. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

I A marcação de um ritmo padronizado é um recurso metodológico que contribui para se fixar a intensidade do esforço físico exigido na aula.

 II O ensino dos modelos rítmicos permite que o indivíduo expresse sua subjetividade, por meio da descoberta do ritmo próprio.

III O caráter métrico do ritmo sugere que se inicie o ensino pelos componentes cognitivos e, depois, se introduzam as dimensões perceptivas.

IV O ritmo faz parte de toda manifestação humana, não apenas no sentido individual, mas também na comunicação com o outro.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q388577 | História, História Geral, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O Acordo de Munique de 29 de setembro de 1938, firmado entre Alemanha, Grã-Bretanha, França e Itália, inscreve-se no âmbito da chamada política de apaziguamento. A respeito desse acordo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.