Início

Questões de Concursos SESI SP

Resolva questões de SESI SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q388051 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da situação econômica do Brasil nos anos 80 do século XX, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q634005 | Informática, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta a seqüência ordenada correta de execução de atividades para que haja a interação com o computador por meio da programação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q320723 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A respeito do modelo keynesiano, que constitui um importante instrumental para a análise macroeconômica, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q325614 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Na educação infantil, aprender matemática por meio de brincadeiras é uma ação que se fundamenta no reconhecimento de que as atividades corporais podem contribuir para aquisição dos conceitos matemáticos. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir.

I Piaget realça a importância dos aspectos corporais na formação da imagem mental.

II Freinet incluía os aspectos corporais, no processo de ensino e aprendizagem da matemática, por meio das aulas-passeios.

III Para Wallon, antes do aparecimento da fala, a criança se comunica com a linguagem corporal.

IV Brincar é uma oportunidade para perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, tempo, força e altura, entre outras grandezas.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q471847 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

A motricidade humana rejeita a idéia de simplificação, afirma Freire. Assim sendo, nos procedimentos metodológicos o profissional, segundo esse autor, deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q331491 | Matemática, Professor, SESI SP, FCC

Na construção de gráficos de funções, Shilov, em seu livro Construindo gráficos sugere o método" traçado por operações". Segundo esse método, o gráfico de uma função polinomial pode ser traçado, por exemplo, fatorando-a em expressões de grau menor e estudando o crescimento e o sinal de cada uma das funções associadas à expressão. Assim, o gráfico da função h(x) = x2 %u2013 6x + 8 pode ser traçado a partir do produto das seguintes funções f(x) e g(x)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q325709 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Os autores de séculos passados que produziram bases para um sistema de ensino, as quais influenciam a pedagogia atual, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q380058 | Biologia, Professor, SESI SP, FCC

As afirmações abaixo referem-se à fisiologia da respiração humana.

I. A acidez do sangue aumenta quando há liberação de gás carbônico e leva à diminuição da freqüência respiratória.

II. Os centros nervosos que controlam a respiração pulmonar localizam-se na medula oblonga.

III. Na espécie humana e nos outros mamíferos, a ventilação pulmonar depende da ação conjunta dos músculos localizados entre as costelas e do diafragma.

Dessas afirmações, APENAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q328561 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Vygotsky define a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial...

A zona de desenvolvimento proximal refere-se, assim, ao caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no nível de desenvolvimento real.

É como se o processo de desenvolvimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q321430 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Escolas e faculdades procuram matricular alunos que se beneficiem do que a instituição tem a oferecer, sejam elas públicas ou privadas. Os alunos devem ser recrutados e retidos, sendo, para isso, necessário conhecer seu comportamento, desejos e necessidades. Sabe-se que a pesquisa de marketing ajuda na tomada de decisão, respondendo algumas dúvidas da área de planejamento. Assinale a opção que apresenta as formas pelas quais a pesquisa de mercado ou marketing pode ajudar nas tomadas de decisões.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q324583 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista de Planejamento de Recursos Educacionais, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Sabe-se da importância do planejamento para as instituições que se dedicam à educação, em um momento de forte concorrência no mercado. Assinale a opção que apresenta, de acordo com Kotler e Fox, as etapas principais na formatação do conteúdo de um plano de marketing para uma organização que atue na área educacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q321393 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Na concepção democrático-participativa, os profissionais que trabalham na escola precisam desenvolver e pôr em ação competências profissionais específicas para participar das práticas de gestão. Acerca dessa concepção, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q327720 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

As dimensões política, científica e artística do fazer do professor, no trabalho junto às crianças, referem-se, respectivamente, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q320563 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

A tarefa fundamental da escola é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q320868 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo o modelo cognitivo do conhecimento,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q321005 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Na maioria das escolas, a ação do professor é limitada a transmitir e corrigir. O processo educativo se desenvolve através de momentos estanques, sem elos de continuidade, desconectados em termos de progressão na construção do conhecimento. Não se trata de considerar a avaliação como uma fórmula mágica, ou seja, de se imaginar a possibilidade de uma avaliação mediadora, por si só, impulsionadora de saltos mecânicos de um nível de conhecimento a outro.

Segundo Jussara Hoffmann, é preciso partir da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q546803 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A velocidade de um objeto em queda livre aumenta continuamente enquanto cai de pequenas alturas com relação ao solo. Segundo Galileu, a aceleração é igual para todos os objetos e tem intensidade aproximada de 9,8 m/s 2 , desconsiderada a resistência do ar. Com base nessas afirmativas, assinale a opção correspondente ao valor da velocidade de um objeto, em m/s, após 5 segundos de queda livre.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q321055 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho.

Segundo Telma Weisz, é preciso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q544847 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Uma fonte de energia cuja origem não é necessariamente o Sol é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q326738 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O conselho de classe é a instância que permite o acompanhamento dos alunos visando um conhecimento mais minucioso da turma e do desempenho do professor. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.