Início Questões de Concursos SESI SP Resolva questões de SESI SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. SESI SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q473374 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCO jogo é um dos elementos principais de um programa de Educação Física, principalmente se estiver satisfazendo as crianças na sua necessidade de ação e movimento. Para tanto, o profissional deve conhecer essas crianças e entender ✂️ a) as motivações, tendências e incentivos que as colocam em ação. ✂️ b) seu lado competitivo e estimulá-la para o rendimento. ✂️ c) que as mais habilidosas devem ser elogiadas. ✂️ d) que as menos habilidosas devem ser dispensadas da atividade. ✂️ e) que a ação pedagógica deve ser disciplinada e reguladora. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q320250 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com Emília Ferreiro, a escrita infantil evolui de forma regular, podendo sinalizar-se a distinção entre três períodos. Para a autora, nesse processo de evolução da escrita, não se inclui ✂️ a) a distinção entre o modo de representação icônico e o nãoicônico. ✂️ b) a construção de formas de diferenciação, ou seja, não há controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo. ✂️ c) a fonetização da escrita, que se inicia com o período silábico e culmina no período alfabético. ✂️ d) a produção inicial de traços ondulados, que culminarão no domínio das regras ortográficas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q472574 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCEm um planejamento de Educação Física Escolar o objetivo específico caracteriza-se pela determinação ✂️ a) da estratégia que será utilizada pelo professor. ✂️ b) da ação do professor no processo. ✂️ c) do comportamento do aluno ao final do processo. ✂️ d) do comportamento de entrada do aluno no processo. ✂️ e) dos meios utilizados pelo professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q482430 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEA geografia é a ciência que investiga, analisa e tenta explicar o espaço produzido pelo homem e, como matéria de ensino, permite que o aluno se perceba como participante do espaço que estuda. Com base nessa afirmativa, assinale a opção correta. ✂️ a) No âmbito da educação ambiental, um dos papéis da geografia é fornecer instrumentos para que os cidadãos possam localizar e compreender os significados dos ambientes produzidos pelo homem. ✂️ b) No ensino tradicional de geografia, as atividades se concentram na explicação dos significados dos lugares e na determinação das localizações. ✂️ c) Os temas relativos às cidades são conteúdos complexos e pouco eficazes no ensino da geografia, pois induzem os alunos a uma visão linear das imagens do urbano. ✂️ d) O objeto do estudo geográfico na escola é o cotidiano geográfico concebido como espaço estático, com aspectos geométricos definidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q331155 | Matemática, Geometria, Professor, SESI SP, FCCNuma prateleira de 2,2 m de comprimento serão colocados livros de várias espessuras. O livro com menor quantidade de páginas tem 1,6 cm de espessura, enquanto o livro com a maior quantidade de páginas tem 3,4 cm de espessura. Os números máximo e mínimo de livros que poderão ser colocados lado a lado, e em pé, nessa prateleira são, respectivamente, iguais a ✂️ a) 1375 e 647 ✂️ b) 137 e 64 ✂️ c) 102 e 34 ✂️ d) 16 e 7 ✂️ e) 13 e 6 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q325641 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAcerca da idéia de Cecília Parra sobre cálculo mental, assinale a opção correta. ✂️ a) As situações matemáticas se aproximam da vida cotidiana, no entanto, com relação ao cálculo mental, isso não acontece. ✂️ b) A rapidez é uma característica do cálculo mental. Nesse sentido, os alunos considerados rápidos costumam apresentar melhores resultados. ✂️ c) Os procedimentos de cálculo mental se apóiam nas propriedades do sistema de numeração decimal e nas propriedades das operações. ✂️ d) Por meio do cálculo mental, o aluno ganha agilidade de pensamento, porém pesquisas demonstram que esse ganho não ajuda na resolução de problemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q319416 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPESegundo Parra, a contagem tem sido objeto de revalorização, considerando seu papel nas aprendizagens numéricas, inclusive como meio de favorecimento da passagem para o cálculo. À luz dessa afirmação, assinale a opção correta. ✂️ a) As crianças sabem contar, por esse motivo é dispensada a utilização de situações para que a contagem aconteça. ✂️ b) A contagem pode ser trabalhada por meio de situações cotidianas, realizadas a partir de jogos e múltiplas atividades. ✂️ c) Os procedimentos mentais costumam ocorrer de forma padronizada para as crianças da mesma faixa etária, por conta de sua fase de desenvolvimento. ✂️ d) A contagem realizada pelos alunos não deve receber intervenção imediata do professor, a fim de que seja respeitado o processo de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q319160 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEPiaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento: conhecimento físico, conhecimento lógicomatemático e conhecimento social ou convencional. Com relação a esses tipos de conhecimentos, assinale a opção correta. ✂️ a) O conhecimento físico refere-se ao processo de abstração. ✂️ b) A coordenação de relações de igualdade e de adição é irrelevante para o conhecimento lógico-matemático. ✂️ c) A fonte do conhecimento físico e do conhecimento social é parcialmente externa ao indivíduo. ✂️ d) A razão do conhecimento lógico-matemático restringe-se à realidade externa ao indivíduo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q818983 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.º 9.394/1996 —, a formação dos profissionais da educação deve ter como fundamentos a associação entre teoria e prática e o aprimoramento da formação em experiências anteriores. Com relação à LDB, assinale a opção incorreta. ✂️ a) A formação mínima admissível para atuar na educação infantil e nas quatro primeiras series do ensino fundamental é a oferecida em nível médio. ✂️ b) A formação para o magistério de nível superior deve ser realizada nos mesmos moldes daquela oferecida ao magistério da educação básica. ✂️ c) Os institutos superiores de educação devem manter cursos de formação para os profissionais da educação básica destinados à formação docente inicial e continuada. ✂️ d) A formação de docentes para atuar na educação básica deve ser feita em nível superior em cursos de licenciatura, em graduação plena, em faculdades e institutos superiores de educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q319727 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEEntre os diferentes usos do computador na educação, a modalidade computador como máquina de ensinar pode ser caracterizada como uma versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino. As categorias mais comuns dessa modalidade são ✂️ a) a elaboração de textos, pesquisa de banco de dados e simulação. ✂️ b) as planilhas, a manipulação de banco de dados, a construção e transformação de gráficos. ✂️ c) os tutoriais, o exercício-e-prática, os jogos e a simulação. ✂️ d) os jogos, as planilhas e os gráficos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q481524 | Geografia, Espaço Geográfico, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEConsiderando que, em geografia, uma das questões mais significativas diz respeito à escala de análise que será enfocada, assinale a opção correta. ✂️ a) Nos estudos geográficos, a escala social de análise enfatiza os procedimentos que elegem a extensão do território como o principal nível de estudo. ✂️ b) Estudar e compreender o lugar significa entender o que acontece no espaço onde se vive para além das suas condições naturais ou humanas. ✂️ c) Em termos geográficos, o lugar é neutro, e essa propriedade permite ao sujeito se situar e entender o espaço construído. ✂️ d) Nos estudos de geografia, a escala da natureza diz respeito à observação dos fatores estáticos representados pela estrutura geológica e as formas de relevo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q324663 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEA alfabetização científica ✂️ a) permite que cidadãos comuns possam entender a ciência e compreender melhor as manifestações do universo. ✂️ b) tem como única finalidade possibilitar que os alunos compreendam os erros nos meios de comunicação. ✂️ c) deve ser uma atividade praticada, exclusivamente, fora do currículo escolar, constituindo-se em um projeto científico amplo para a sociedade. ✂️ d) não permite aos alunos a compreensão da evolução da ciência, já que ela não tem abordagem histórica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q323218 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEOs quatro ingredientes básicos para a implantação do computador na educação são o ✂️ a) software educativo, o laboratório, o professor de informática e o material didático. ✂️ b) computador, o software educativo, o professor capacitado para usar o computador como meio educacional e o aluno. ✂️ c) software educativo, os aplicativos, o sistema operacional e as planilhas. ✂️ d) hardware educativo, o software educativo, o aluno e os sistemas aplicativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q473507 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCO jogo conhecido como amarelinha, exige da criança coordenação espacial. Essa noção espacial está, entre outras, na base da formação de noções lógicas como: ✂️ a) adaptação e coordenação. ✂️ b) coordenação neuromotora. ✂️ c) força e flexibilidade. ✂️ d) raciocínio operatório. ✂️ e) classificação e seriação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q319913 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAssinale a opção incorreta quanto aos princípios norteadores para o ensino da ortografia segundo Artur Gomes de Morais. ✂️ a) Para aprender a escrever, a criança necessita conviver com modelos nos quais apareça a norma ortográfica, devendo ter um grande convívio com materiais impressos. ✂️ b) O professor precisa promover situações de ensinoaprendizagem que levem à explicitação dos conhecimentos infantis sobre ortografia. ✂️ c) Durante o aprendizado da ortografia, o uso de nomenclatura gramatical é um requisito a ser exigido do aluno na aprendizagem de regras contextuais e morfológicogramaticais. ✂️ d) O professor precisa definir metas ou expectativas para o rendimento ortográfico de seus alunos ao longo da escolaridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q322781 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEMuito freqüentemente os professores ensinam as crianças a contar, ler e escrever numerais, por acreditarem que, assim, estão ensinando conceitos numéricos. A esse respeito, assinale a opção correta. ✂️ a) A criança, no início da escolarização, deve aprender a contar, a ler e a escrever numerais e, não, a construir a estrutura mental de número, visto que esta é muito abstrata e complexa. ✂️ b) Os conceitos numéricos estão diretamente ligados a cada cultura; nesse sentido, não podem ser identificados como conceitos universais pelo fato de estarem contextualizados na realidade vivida pelas crianças. ✂️ c) Cabe ao professor ensinar os conceitos numéricos, cuja compreensão exige abstração e muitos exercícios de fixação. Nesse sentido, a criança depende diretamente da ação do professor, que a ajudará a passar do nível de percepção concreto para o abstrato. ✂️ d) A tarefa do professor é a de encorajar o pensamento espontâneo da criança em todos os tipos de situações, inclusive nas que incluem quantidades, para que ela possa construir, à sua maneira, a estrutura mental correspondente a número. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q328159 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEEducar o ser humano diante de sua crescente interação com a máquina implica encarar a tecnologia como um meio e não como um fim a ser alcançado. Acerca dessa temática, assinale a opção correta. ✂️ a) A educação tecnológica visa preencher um espaço entre a escola e a indústria, suprindo as necessidades imediatas do mercado de trabalho. ✂️ b) O processo de aprendizagem se vincula diretamente ao manuseio da máquina e não ao seu entendimento e razão social. ✂️ c) A educação tem sido pouco valorizada na atualidade, pois o foco da tecnologia está na máquina e no seu domínio e não na humanização. ✂️ d) Desenvolver a capacidade adaptativa, mas também criadora, parece ser o caminho mais adequado para a educação na atualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q328948 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEUma brincadeira, considerada comportamento que não se origina de nenhuma obrigação, senão do que é livremente consentido, busca somente o prazer que a atividade proporciona. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) O conceito de brinquedo equivale ao de brincadeiras. Nesse sentido, brinquedo ou brincadeiras são apenas diferentes formas de manifestação lúdica. ✂️ b) Brinquedos consistem, apenas, nos objetos manufaturados utilizados como suportes nas brincadeiras, sendo a materialização de um projeto adulto destinado às crianças. ✂️ c) Tudo pode se tornar brinquedo, e o sentido de objeto lúdico é dado por aquele que brinca enquanto a brincadeira perdura. ✂️ d) O objetivo primeiro do brinquedo é fazer com que as crianças possam se apropriar do processo de socialização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q324921 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDurante muito tempo, a brincadeira foi considerada futilidade, cuja única finalidade seria a distração, o recreio, concepção que se associava à de criança. Foi preciso que houvesse uma mudança profunda no conceito de criança para que se pudesse associar uma visão positiva às atividades espontâneas. Com relação a esse tema, assinale a opção correta. ✂️ a) A brincadeira na infância deve ser vista como um processo natural. ✂️ b) A brincadeira é um processo de relações inter-individuais, portanto de cultura. ✂️ c) A brincadeira humana deve ser interpretada como inata. ✂️ d) A criança pequena não precisa ser iniciada na brincadeira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q550138 | Informática, Memória, Professor, SESI SP, FCCA quantidade de informações que um computador é capaz de armazenar, isto é, sua memória, pode ser expressa por uma determinada quantidade de bytes. Como essa memória geralmente é grande, utilizam-se prefixos para auxiliar a notação de suas quantidades de bytes. Os prefixos mais utilizados são os quilo, os mega e os giga. 1 quilobyte ? 1000 bytes 1 megabyte ? 1000 000 bytes 1 gigabyte ? 1 000 000 000 bytes Quantos milhões de bytes de memória tem, aproximadamente, um computador de 3,2 gigabytes? ✂️ a) 3200 ✂️ b) 320 ✂️ c) 3,2 ✂️ d) 0,32 ✂️ e) 0,032 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q473374 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCO jogo é um dos elementos principais de um programa de Educação Física, principalmente se estiver satisfazendo as crianças na sua necessidade de ação e movimento. Para tanto, o profissional deve conhecer essas crianças e entender ✂️ a) as motivações, tendências e incentivos que as colocam em ação. ✂️ b) seu lado competitivo e estimulá-la para o rendimento. ✂️ c) que as mais habilidosas devem ser elogiadas. ✂️ d) que as menos habilidosas devem ser dispensadas da atividade. ✂️ e) que a ação pedagógica deve ser disciplinada e reguladora. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q320250 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com Emília Ferreiro, a escrita infantil evolui de forma regular, podendo sinalizar-se a distinção entre três períodos. Para a autora, nesse processo de evolução da escrita, não se inclui ✂️ a) a distinção entre o modo de representação icônico e o nãoicônico. ✂️ b) a construção de formas de diferenciação, ou seja, não há controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo. ✂️ c) a fonetização da escrita, que se inicia com o período silábico e culmina no período alfabético. ✂️ d) a produção inicial de traços ondulados, que culminarão no domínio das regras ortográficas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q472574 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCEm um planejamento de Educação Física Escolar o objetivo específico caracteriza-se pela determinação ✂️ a) da estratégia que será utilizada pelo professor. ✂️ b) da ação do professor no processo. ✂️ c) do comportamento do aluno ao final do processo. ✂️ d) do comportamento de entrada do aluno no processo. ✂️ e) dos meios utilizados pelo professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q482430 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEA geografia é a ciência que investiga, analisa e tenta explicar o espaço produzido pelo homem e, como matéria de ensino, permite que o aluno se perceba como participante do espaço que estuda. Com base nessa afirmativa, assinale a opção correta. ✂️ a) No âmbito da educação ambiental, um dos papéis da geografia é fornecer instrumentos para que os cidadãos possam localizar e compreender os significados dos ambientes produzidos pelo homem. ✂️ b) No ensino tradicional de geografia, as atividades se concentram na explicação dos significados dos lugares e na determinação das localizações. ✂️ c) Os temas relativos às cidades são conteúdos complexos e pouco eficazes no ensino da geografia, pois induzem os alunos a uma visão linear das imagens do urbano. ✂️ d) O objeto do estudo geográfico na escola é o cotidiano geográfico concebido como espaço estático, com aspectos geométricos definidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q331155 | Matemática, Geometria, Professor, SESI SP, FCCNuma prateleira de 2,2 m de comprimento serão colocados livros de várias espessuras. O livro com menor quantidade de páginas tem 1,6 cm de espessura, enquanto o livro com a maior quantidade de páginas tem 3,4 cm de espessura. Os números máximo e mínimo de livros que poderão ser colocados lado a lado, e em pé, nessa prateleira são, respectivamente, iguais a ✂️ a) 1375 e 647 ✂️ b) 137 e 64 ✂️ c) 102 e 34 ✂️ d) 16 e 7 ✂️ e) 13 e 6 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q325641 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAcerca da idéia de Cecília Parra sobre cálculo mental, assinale a opção correta. ✂️ a) As situações matemáticas se aproximam da vida cotidiana, no entanto, com relação ao cálculo mental, isso não acontece. ✂️ b) A rapidez é uma característica do cálculo mental. Nesse sentido, os alunos considerados rápidos costumam apresentar melhores resultados. ✂️ c) Os procedimentos de cálculo mental se apóiam nas propriedades do sistema de numeração decimal e nas propriedades das operações. ✂️ d) Por meio do cálculo mental, o aluno ganha agilidade de pensamento, porém pesquisas demonstram que esse ganho não ajuda na resolução de problemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q319416 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPESegundo Parra, a contagem tem sido objeto de revalorização, considerando seu papel nas aprendizagens numéricas, inclusive como meio de favorecimento da passagem para o cálculo. À luz dessa afirmação, assinale a opção correta. ✂️ a) As crianças sabem contar, por esse motivo é dispensada a utilização de situações para que a contagem aconteça. ✂️ b) A contagem pode ser trabalhada por meio de situações cotidianas, realizadas a partir de jogos e múltiplas atividades. ✂️ c) Os procedimentos mentais costumam ocorrer de forma padronizada para as crianças da mesma faixa etária, por conta de sua fase de desenvolvimento. ✂️ d) A contagem realizada pelos alunos não deve receber intervenção imediata do professor, a fim de que seja respeitado o processo de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q319160 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEPiaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento: conhecimento físico, conhecimento lógicomatemático e conhecimento social ou convencional. Com relação a esses tipos de conhecimentos, assinale a opção correta. ✂️ a) O conhecimento físico refere-se ao processo de abstração. ✂️ b) A coordenação de relações de igualdade e de adição é irrelevante para o conhecimento lógico-matemático. ✂️ c) A fonte do conhecimento físico e do conhecimento social é parcialmente externa ao indivíduo. ✂️ d) A razão do conhecimento lógico-matemático restringe-se à realidade externa ao indivíduo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q818983 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.º 9.394/1996 —, a formação dos profissionais da educação deve ter como fundamentos a associação entre teoria e prática e o aprimoramento da formação em experiências anteriores. Com relação à LDB, assinale a opção incorreta. ✂️ a) A formação mínima admissível para atuar na educação infantil e nas quatro primeiras series do ensino fundamental é a oferecida em nível médio. ✂️ b) A formação para o magistério de nível superior deve ser realizada nos mesmos moldes daquela oferecida ao magistério da educação básica. ✂️ c) Os institutos superiores de educação devem manter cursos de formação para os profissionais da educação básica destinados à formação docente inicial e continuada. ✂️ d) A formação de docentes para atuar na educação básica deve ser feita em nível superior em cursos de licenciatura, em graduação plena, em faculdades e institutos superiores de educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q319727 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEEntre os diferentes usos do computador na educação, a modalidade computador como máquina de ensinar pode ser caracterizada como uma versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino. As categorias mais comuns dessa modalidade são ✂️ a) a elaboração de textos, pesquisa de banco de dados e simulação. ✂️ b) as planilhas, a manipulação de banco de dados, a construção e transformação de gráficos. ✂️ c) os tutoriais, o exercício-e-prática, os jogos e a simulação. ✂️ d) os jogos, as planilhas e os gráficos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q481524 | Geografia, Espaço Geográfico, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEConsiderando que, em geografia, uma das questões mais significativas diz respeito à escala de análise que será enfocada, assinale a opção correta. ✂️ a) Nos estudos geográficos, a escala social de análise enfatiza os procedimentos que elegem a extensão do território como o principal nível de estudo. ✂️ b) Estudar e compreender o lugar significa entender o que acontece no espaço onde se vive para além das suas condições naturais ou humanas. ✂️ c) Em termos geográficos, o lugar é neutro, e essa propriedade permite ao sujeito se situar e entender o espaço construído. ✂️ d) Nos estudos de geografia, a escala da natureza diz respeito à observação dos fatores estáticos representados pela estrutura geológica e as formas de relevo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q324663 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEA alfabetização científica ✂️ a) permite que cidadãos comuns possam entender a ciência e compreender melhor as manifestações do universo. ✂️ b) tem como única finalidade possibilitar que os alunos compreendam os erros nos meios de comunicação. ✂️ c) deve ser uma atividade praticada, exclusivamente, fora do currículo escolar, constituindo-se em um projeto científico amplo para a sociedade. ✂️ d) não permite aos alunos a compreensão da evolução da ciência, já que ela não tem abordagem histórica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q323218 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEOs quatro ingredientes básicos para a implantação do computador na educação são o ✂️ a) software educativo, o laboratório, o professor de informática e o material didático. ✂️ b) computador, o software educativo, o professor capacitado para usar o computador como meio educacional e o aluno. ✂️ c) software educativo, os aplicativos, o sistema operacional e as planilhas. ✂️ d) hardware educativo, o software educativo, o aluno e os sistemas aplicativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q473507 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCO jogo conhecido como amarelinha, exige da criança coordenação espacial. Essa noção espacial está, entre outras, na base da formação de noções lógicas como: ✂️ a) adaptação e coordenação. ✂️ b) coordenação neuromotora. ✂️ c) força e flexibilidade. ✂️ d) raciocínio operatório. ✂️ e) classificação e seriação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q319913 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEAssinale a opção incorreta quanto aos princípios norteadores para o ensino da ortografia segundo Artur Gomes de Morais. ✂️ a) Para aprender a escrever, a criança necessita conviver com modelos nos quais apareça a norma ortográfica, devendo ter um grande convívio com materiais impressos. ✂️ b) O professor precisa promover situações de ensinoaprendizagem que levem à explicitação dos conhecimentos infantis sobre ortografia. ✂️ c) Durante o aprendizado da ortografia, o uso de nomenclatura gramatical é um requisito a ser exigido do aluno na aprendizagem de regras contextuais e morfológicogramaticais. ✂️ d) O professor precisa definir metas ou expectativas para o rendimento ortográfico de seus alunos ao longo da escolaridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q322781 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEMuito freqüentemente os professores ensinam as crianças a contar, ler e escrever numerais, por acreditarem que, assim, estão ensinando conceitos numéricos. A esse respeito, assinale a opção correta. ✂️ a) A criança, no início da escolarização, deve aprender a contar, a ler e a escrever numerais e, não, a construir a estrutura mental de número, visto que esta é muito abstrata e complexa. ✂️ b) Os conceitos numéricos estão diretamente ligados a cada cultura; nesse sentido, não podem ser identificados como conceitos universais pelo fato de estarem contextualizados na realidade vivida pelas crianças. ✂️ c) Cabe ao professor ensinar os conceitos numéricos, cuja compreensão exige abstração e muitos exercícios de fixação. Nesse sentido, a criança depende diretamente da ação do professor, que a ajudará a passar do nível de percepção concreto para o abstrato. ✂️ d) A tarefa do professor é a de encorajar o pensamento espontâneo da criança em todos os tipos de situações, inclusive nas que incluem quantidades, para que ela possa construir, à sua maneira, a estrutura mental correspondente a número. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q328159 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEEducar o ser humano diante de sua crescente interação com a máquina implica encarar a tecnologia como um meio e não como um fim a ser alcançado. Acerca dessa temática, assinale a opção correta. ✂️ a) A educação tecnológica visa preencher um espaço entre a escola e a indústria, suprindo as necessidades imediatas do mercado de trabalho. ✂️ b) O processo de aprendizagem se vincula diretamente ao manuseio da máquina e não ao seu entendimento e razão social. ✂️ c) A educação tem sido pouco valorizada na atualidade, pois o foco da tecnologia está na máquina e no seu domínio e não na humanização. ✂️ d) Desenvolver a capacidade adaptativa, mas também criadora, parece ser o caminho mais adequado para a educação na atualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q328948 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEUma brincadeira, considerada comportamento que não se origina de nenhuma obrigação, senão do que é livremente consentido, busca somente o prazer que a atividade proporciona. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) O conceito de brinquedo equivale ao de brincadeiras. Nesse sentido, brinquedo ou brincadeiras são apenas diferentes formas de manifestação lúdica. ✂️ b) Brinquedos consistem, apenas, nos objetos manufaturados utilizados como suportes nas brincadeiras, sendo a materialização de um projeto adulto destinado às crianças. ✂️ c) Tudo pode se tornar brinquedo, e o sentido de objeto lúdico é dado por aquele que brinca enquanto a brincadeira perdura. ✂️ d) O objetivo primeiro do brinquedo é fazer com que as crianças possam se apropriar do processo de socialização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q324921 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDurante muito tempo, a brincadeira foi considerada futilidade, cuja única finalidade seria a distração, o recreio, concepção que se associava à de criança. Foi preciso que houvesse uma mudança profunda no conceito de criança para que se pudesse associar uma visão positiva às atividades espontâneas. Com relação a esse tema, assinale a opção correta. ✂️ a) A brincadeira na infância deve ser vista como um processo natural. ✂️ b) A brincadeira é um processo de relações inter-individuais, portanto de cultura. ✂️ c) A brincadeira humana deve ser interpretada como inata. ✂️ d) A criança pequena não precisa ser iniciada na brincadeira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q550138 | Informática, Memória, Professor, SESI SP, FCCA quantidade de informações que um computador é capaz de armazenar, isto é, sua memória, pode ser expressa por uma determinada quantidade de bytes. Como essa memória geralmente é grande, utilizam-se prefixos para auxiliar a notação de suas quantidades de bytes. Os prefixos mais utilizados são os quilo, os mega e os giga. 1 quilobyte ? 1000 bytes 1 megabyte ? 1000 000 bytes 1 gigabyte ? 1 000 000 000 bytes Quantos milhões de bytes de memória tem, aproximadamente, um computador de 3,2 gigabytes? ✂️ a) 3200 ✂️ b) 320 ✂️ c) 3,2 ✂️ d) 0,32 ✂️ e) 0,032 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro