Início

Questões de Concursos SESI SP

Resolva questões de SESI SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q472559 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

Para Carmo, a Educação Física Transformadora entende o aluno, o professor, a escola e o conteúdo como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q471819 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

A estruturação mental na criança que lhe permite saber que um elemento, por exemplo, um número, um bastão, uma bola, é menor que os seguintes e maior que os anteriores, ao mesmo tempo, é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q324936 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Após uma excursão com sua turma de crianças de idade de 4-5 anos a um museu da cidade, a professora propõe, em uma situação de rodinha, que as crianças relatem o passeio. De início, as crianças começam a falar desordenadamente e se remetem a fatos isolados. Tendo em vista uma concepção de ensino-aprendizagem pautada na noção de construção do conhecimento, os procedimentos mais adequados da professora são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q324343 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

(O melhor professor) é aquele que quer que o aluno aprenda, que se empenha pra que o aluno aprenda, não aquele professor que finge que ensina e o aluno finge que aprende.  (...)

O professor que saiba valorizar o nosso trabalho. (...) Que explica a matéria bem, devagar. Que quando eu não vou aprendendo, vai repetindo (...)

Para Júlio Groppa, estes depoimentos revelam que para que o professor possa fazer valer seu projeto moralizante, o aluno impõe as regras operacionais: é preciso parecer familiar, próximo, amigo. A senha para esta passagem será, então, a amizade ? o que traduz a tentativa de simetrização dos lugares instituídos, e que resultaria na simulação de uma parceria.

Estabelece-se, assim, para o Autor, uma espécie de barganha imaginária, em que cada qual, perante os riscos imanentes, requer que o outro abra mão do que lhe for mais caro:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q323613 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

O termo Metacognição é utilizado por alguns estudiosos para designar o conhecimento consciente do educando sobre o próprio processo de raciocínio. Sternberg em artigo publicado na revista Edutional Researcher, 1996, escreveu que metacognição

 .... se refere ao conhecimento sobre o próprio processo de raciocínio que, por ser consciente, guia e aprimora a eficiência do comportamento orientado para a solução de problemas.

Suponha a situação de um aluno que mostra ao professor a resolução de um problema pedindo que ele avalie se está ou não correta. O professor lê a resolução e percebe que ela está correta. Qual a resposta mais adequada do professor no sentido de estimular a metacognição do aluno?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q351614 | Artes, Arte Educação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Sandra Richter, a sociedade tecnológica de consumo está cada vez mais voltada para as crianças, mergulhando-as o mais possível em um mundo virtual de sonhos. Essas crianças estão mais contemplativas de um mundo adulto dominado por processos técnicos de racionalização, tais como a televisão, os jogos eletrônicos etc. Acerca desse tema e da imaginação criadora das crianças nas artes, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q325885 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

A mãe de um aluno de 6ª série do Ensino Fundamental recebeu, ao final do ano letivo, a notícia de que seu filho seria reprovado em Matemática, porque apresentava sérias dificuldades, algumas oriundas de séries anteriores. A professora da disciplina sugeriu à mãe que providenciasse aulas particulares como último recurso.

A resposta da mãe, humilde e surpresa, foi a seguinte:

Só não entendo, professora, como ele pode apresentar tantas dificuldades e de série anteriores só agora! Meu filho está neste colégio desde a pré-escola.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96-LDB, esta situação não deveria ter acontecido se a verificação do rendimento escolar observasse os critérios abaixo.

I. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos e dos resultados ao longo do período, sobre os de eventuais provas finais.

II. Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar.

III. Avaliação bimestral, a partir dos resultados da escola obtidos através do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico (SAEB).

IV. Elaboração de testes de múltiplas escolhas, a partir dos objetivos de habilidades e competências, definidos no projeto da escola para cada série.

Estão corretos APENAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q325928 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Em uma perspectiva construtivista, a alfabetização é entendida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q321139 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da compreensão do processo de desenvolvimento infantil na perspectiva construtivista.

 I Desenvolvimento e aprendizagem são processos indissociáveis e, em muitos momentos, é precisamente o desenvolvimento que permite a aprendizagem.

II A pessoa adulta tem importante papel na mediação entre o mundo cultural e a criança.

III As experiências vividas pelas crianças são a base para fazer novas construções e para a ampliação do campo de conhecimento.

 IV As mudanças no desenvolvimento começam sempre nas possibilidades que conduzem à capacidade de chegar a estágios mais avançados que integrem os conhecimentos anteriores.

 Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q482288 | Geografia, Espaço Geográfico, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação às investigações geográficas acerca da estrutura e da formação do espaço, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q324759 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação às diferentes formas de resolução apresentadas para o problema proposto na situação hipotética, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q321201 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Libâneo, o processo de organização escolar é constituído por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q326611 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

A definição de qualidade dos resultados obtidos nas organizações de trabalho, inclusive nas instituições de educação infantil, está vinculada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q325722 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

De acordo com Franco Frabboni, em texto publicado no livro de Miguel A. Zabalza, entre o início da industrialização e o momento atual, as escolas para a infância passaram/passam por dois períodos distintos. São eles, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q471659 | Educação Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Ainda a respeito dos princípios pedagógicos que devem integrar o projeto político-pedagógico da educação física escolar, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q546016 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Ao incidir na superfície de um prisma de vidro, a luz branca se refrata, produzindo um feixe colorido em que cada cor simples, denominada luz monocromática, sofre desvio diferente. A luz monocromática que sofre maior desvio é a correspondente à cor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q546900 | Física, Professor, SESI SP, FCC

Um corpo é lançado verticalmente para cima, com velocidade inicial de 20 m/s, em um local onde a aceleração da gravidade vale 10 m/s2. Desprezando a resistência do ar e tomando como referencial o ponto de lançamento, a altura em que a energia potencial gravitacional do corpo é o triplo da sua energia cinética, em metros, vale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q322436 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q327838 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à relação entre ensino e aprendizagem, durante muito tempo, na educação infantil, defendeu-se a tese de que a aprendizagem estaria subordinada ao desenvolvimento, no sentido de que, primeiro, deveria ser desenvolvida uma série de capacidades cognitivas para, depois, iniciar-se o ensino de conceitos. Tal concepção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q336588 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SESI SP, FCC

Imagine todas as adições possíveis de duas parcelas distintas que podemos efetuar com os divisores de 36. Dentre as somas obtidas, algumas serão números múltiplos de 5. Os possíveis múltiplos de 5, nesse caso, são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.