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Questões de Concursos SESI SP

Resolva questões de SESI SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q643289 | Informática, Programação, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Como auxiliar do processo de construção do conhecimento, o computador deve ser usado como uma máquina para ser ensinada. Nesse caso, é o aluno quem deve passar as informações para o computador. Assinale a opção em que as linguagens apresentadas permitem esse tipo de atividade.

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242Q321844 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Escolha a alternativa que completa com coerência o seguinte pensamento de Daniel Martins da Costa, em seu livro Por que ensinar língua estrangeira na escola de 1o grau (p. 45).

O que se conclui, neste momento, é que a interação comunicativa e a negociação do significado são "a própria" aprendizagem. Em outras palavras, é essencialmente a capacidade de resolver problemas, e não a facilidade em produzir enunciados ensaiados, que se constitui no que deveria ser desenvolvido nos alunos [nas aulas de língua estrangeira]. Isto quer dizer igualmente...

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243Q324194 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A prática de gestão e da direção participativas converge para a elaboração e execução do projeto pedagógico-curricular e a assunção de responsabilidades de forma cooperativa e solidária. Acerca desse tema, assinale o opção correta.

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244Q472303 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

O aspecto cooperativo na competição, aliado ao prazer da atividade realizada com consciência, deverá, segundo Wey Moreira, nesse início de século ser privilégio

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245Q594935 | Química, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos às habilidades que se pretende desenvolver nos alunos com uma proposta de ensino de ciências na abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade).

 I Entender a ciência como forma de conhecimento verdadeiro, que possibilita resolver os diferentes problemas da atualidade.

II Compreender de forma integrada o mundo natural, o mundo construído pelo homem e o mundo social do dia-a-dia.

III Participar democraticamente na sociedade por meio da expressão de suas opiniões.

IV Compreender a tecnologia como uma aplicação das diferentes formas de conhecimento para atender as necessidades atuais.

A quantidade de itens certos é igual a

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246Q319361 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

O processo de aprendizagem, segundo Vygotsky, é marcado, principalmente, pela compreensão de que este acontece

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247Q320016 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Uma criança de um ano e meio insiste em subir e descer alguns degraus existentes próximo ao local que você está com o grupo. Diante dessa situação, a conduta mais adequada do professor deve

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248Q380819 | Biologia, Professor, SESI SP, FCC

Numa aula de Ciências, os alunos construíram um terrário. Sobre terra úmida colocaram pedaços de xaxim umedecidos e, com um estilete, rasparam sobre eles soros de uma folha de samambaia. Cobriram o terrário com uma placa de vidro, colocaram-no em local iluminado e, regularmente, pulverizaram água sobre o xaxim, para manter a umidade. Usando microscópio quando necessário, puderam observar a seguinte seqüência de etapas do ciclo de vida das samambaias:

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249Q324761 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Os fatores orgânicos são os responsáveis pela seqüência fixa que se verifica entre os estágios do desenvolvimento, todavia não garantem uma homogeneidade no seu tempo de duração. Podem ter seus efeitos amplamente transformados pelas circunstâncias sociais nas quais se insere cada existência individual e mesmo por deliberação voluntárias do sujeito.

Segundo Wallon, a duração de cada estágio e as idades a que correspondem, são referências relativas e variáveis, em dependência de características

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250Q546178 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Considere que seja possível transformar toda a energia de um quilograma de açúcar - 3.850 cal - em energia potencial gravitacional. Nessa situação, considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s 2 e 1 cal = 4 joules, assinale a opção correspondente à altura, em metros, à qual seria possível elevar um objeto de 1 kg com a energia de 1 kg de açúcar.

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251Q471997 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

Um programa, adequadamente estruturado para crianças de 10 a 14 anos, deve conter atividades que busquem atingir objetivos de

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252Q320796 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

A função social atual da educação infantil é:

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253Q325173 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) organizam as áreas do conhecimento em

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254Q327583 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Dizer que as escolas de educação infantil precisam superar a dicotomia criada entre a educação e o cuidado significa que elas precisam

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255Q321124 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Segundo Rose Neubauer, é na LDB, que se encontra a proposta de aprendizagem em progressão continuada, na forma de ciclos. Nesta Lei estão apontadas, também, as formas de concretizar esta proposta, onde estão previstas:

I. Ampliação da jornada escolar.

II. Recuperação paralela e contínua dos alunos com dificuldades de aprendizagem.

III. Horas de trabalho remunerado do professor, para estudos, planejamento e avaliação.

IV. Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

Estão corretas,

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256Q324504 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Hoje em dia, vários pesquisadores enfatizam a necessidade de se tratar a leitura em aula de língua estrangeira não apenas da perspectiva interacional, mas sobretudo como resultante de procedimentos sociointeracionais. Na perspectiva sociointeracional, um dos aspectos enfatizados em relação à aula de leitura é

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257Q322833 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Considere as afirmações abaixo.

I. É fundamental que a escola assuma a valorização da cultura de seu próprio grupo e, ao mesmo tempo, busque ultrapassar seus limites, propiciando às crianças e aos jovens pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber...

II. Para estar em consonância com as demandas atuais da sociedade, é necessário que a escola trate de questões que interferem na vida dos alunos e com as quais se vêem confrontados no seu dia-a-dia.

III. As problemáticas sociais em relação à ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual e trabalho são integradas na proposta educacional como Temas Transversais.

IV. Os temas transversais deverão se constituir em novas áreas do conhecimento, exigindo a criação de novas disciplinas curriculares, por parte da escola.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, estão corretas APENAS:

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258Q594784 | Química, Professor, SESI SP, FCC

Um professor propôs a seus alunos que confeccionassem um cartaz ilustrativo sobre os usos das frações da destilação do petróleo. Um grupo de alunos fez o seguinte: desenhou um esquema de torre de fracionamento e selecionou as fotografias indicadas a seguir para ilustrá-lo:

Foto I - um avião a jato sendo abastecido de combustível;

Foto II - asfalto e piche sendo utilizados para pavimentar uma estrada;

Foto III - um botijão de gás doméstico;

Foto IV - uma lata de óleo lubrificante.

A ordem em que essas fotos devem ser coladas no cartaz, da região de maior temperatura (parte inferior da torre) para a de menor temperatura é

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259Q332172 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SESI SP, FCC

H. O. Pollack, no livro Aplicações da matemática escolar, trabalho conjunto da Associação Matemática da América, publicado pela Editora Atual, diz, sobre a utilização de modelos matemáticos: Deve-se lembrar também que os modelos matemáticos têm uma multiplicidade de propósitos. Estes vão desde uma compreensão melhor da situação original até a ação decorrente de um resultado da análise. O grau de precisão que se espera de um modelo matemático também varia consideravelmente. As situações da engenharia e da física podem freqüentemente ser modeladas com muita precisão; as situações das ciências sociais podem não se prestar à mesma precisão matemática Não obstante, tais modelos matemáticos não são necessariamente menos importantes ou decisivos enquanto instrumento que proporciona a compreensão e serve de base para a ação.

Com base no texto, é correto o que se afirma em:

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260Q323571 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Ainda com relação ao livro didático, assinale a opção que aponta a atitude mais adequada a ser tomada por um professor ao lidar com um livro que apresenta informações equivocadas no ensino de ciências.

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