Início Questões de Concursos SESI SP Resolva questões de SESI SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. SESI SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 261Q326758 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCAtualmente espera-se que o currículo da escola de educação infantil expresse uma identidade própria da escola ✂️ a) sem, para tanto, estabelecer relações com outras instituições sociais. ✂️ b) permitindo que as famílias desenvolvam o currículo, sem interferências, de forma a respeitar sua cultura. ✂️ c) mas relacionado ao trabalho educacional que é feito pela família, pela escola de ensino fundamental e por outras instituições culturais. ✂️ d) orientado para preparar as crianças para ingressarem no ensino fundamental, ensinando as famílias como educar as crianças em casa. ✂️ e) através de projetos exclusivos, originais, sem se deixar influenciar pela cultura do local onde está inserida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 262Q320311 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCA tendência predominante na educação contemporânea caracteriza como função do professor ✂️ a) ensinar a sua matéria, sem intervir no desenvolvimento do currículo da escola. ✂️ b) elaborar seus projetos, integrados à proposta pedagógica da escola. ✂️ c) desenvolver a sua programação de acordo com o currículo elaborado pelo MEC. ✂️ d) especificar os conteúdos de sua matéria conforme o roteiro de avaliação que deverá aplicar no final do período. ✂️ e) permitir que as crianças elaborem o próprio currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 263Q326344 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCDiante da proposta de escrever um texto explicativo de como fazer massa de serragem de madeira, um aluno produz o texto abaixo.Sobre as sínteses, é correto o que se afirma em: ✂️ a) As professoras 1 e 2 consideram apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais. ✂️ b) A professora 1 considera apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais, enquanto que a professora 2 considera somente aspectos relativos aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de textos. ✂️ c) A professora 1 considera apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais, enquanto que a professora 2 considera esses aspectos e também aspectos relativos aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de texto. ✂️ d) A professora 2 considera apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais, enquanto que a professora 1 considera somente aspectos relativos aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de textos. ✂️ e) Tanto a professora 1 quanto a professora 2 consideram aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais e também aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de textos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 264Q473594 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCSegundo Bramante, a Educação para o Lazer deve ser um tema de ✂️ a) utilização no tempo livre e ocioso dos atletas profissionais. ✂️ b) agrado apenas aos menos habilidosos. ✂️ c) experimentação em todos os níveis de escolaridade. ✂️ d) contraposição à ênfase esportivista da escola. ✂️ e) necessidade imposta pelas dificuldades econômicas da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 265Q325868 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCEm seu grupo existe uma criança, por volta de 3 anos de idade, muito ativa, esperta e que requer constantemente a sua atenção. Um certo dia, quando você passava com o grupo próximo a um telefone, essa criança diz: "Quero telefonar para a minha mãe!". Do ponto de vista do desenvolvimento infantil, você interpreta que nesse momento ela: ✂️ a) inventou uma nova maneira de chamar a sua atenção. ✂️ b) está carente, alguma coisa ruim aconteceu em casa. ✂️ c) está testando limites, já que é proibido as crianças falarem ao telefone. ✂️ d) está se apropriando de conhecimentos e formas sociais das pessoas se comunicarem quando estão distantes. ✂️ e) é uma criança que se distrai por qualquer coisa, não conseguindo manter a concentração no que é proposto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 266Q379678 | Biologia, Professor, SESI SP, FCCA homeotermia depende, em grande parte, da energia obtida do próprio metabolismo. Contribui para essa capacidade, por distribuir O2 mais eficientemente, a circulação ✂️ a) dupla e incompleta. ✂️ b) dupla e completa. ✂️ c) aberta e completa. ✂️ d) simples e completa. ✂️ e) fechada e incompleta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 267Q472160 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCSegundo Santin, a corporeidade deve alcançar ✂️ a) suas finalidades na prática dos esportes radicais. ✂️ b) a plenitude do seu desenvolvimento no estado estético. ✂️ c) a disciplina dentro dos padrões de rendimento impostos pela ciência e técnica das atividades esportivas. ✂️ d) o equilíbrio entre o esforço físico e a automatização. ✂️ e) o entendimento do corpo a partir de elementos externos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 268Q319076 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCÉ comum nas instituições de Educação Infantil observarmos as crianças, ao brincarem, utilizarem um objeto qualquer para representar outro (por exemplo, um toco de madeira transforma-se em um pente). Indique como este jogo é designado e uma de suas funções. ✂️ a) Jogo simbólico e construção de novas possibilidades de ação pela criança em seu meio. ✂️ b) Jogo de regras e conhecimento de regras e o trabalho com limites sociais. ✂️ c) Jogo de aquisição e aumento da criatividade infantil. ✂️ d) Jogo verbal e desenvolvimento da linguagem verbal na criança em idade pré-escolar. ✂️ e) Jogo de construção e possibilitar o desenvolvimento global da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 269Q328339 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCConsiderar a comunidade como co-responsável pela educação das crianças, desde o seu nascimento, significa: ✂️ a) que a família deve consultar a comunidade a respeito das questões educacionais de seus filhos. ✂️ b) a superação da concepção de que a educação de crianças pequenas é uma questão de ordem privada, exclusiva da família. ✂️ c) a divisão igual das responsabilidades pela educação infantil entre a família e o poder público. ✂️ d) que as creches e pré-escolas passam a assumir uma responsabilidade maior do que a das famílias na educação das crianças. ✂️ e) que as entidades sociais passam a se encarregar da educação das crianças enquanto a família se ocupa com os cuidados de saúde. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 270Q472375 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCA Educação Física Escolar deve ser vista e compreendida como disciplina cujo objeto de estudo é ✂️ a) a expressão corporal como linguagem. ✂️ b) o caráter positivista da atividade. ✂️ c) o conhecimento integral das modalidades esportivas. ✂️ d) o movimento ideológico de assimilação social e política. ✂️ e) a ênfase na descoberta de talentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 271Q593550 | Química, Professor, SESI SP, FCCSuponha que os alunos de determinada série estejam iniciando seus estudos sobre o átomo e que tenham conhecimento sobre a teoria atômica de Dalton. Com isso, já podem explicar, no nível microscópico, diversos fatos experimentais como, por exemplo: ✂️ a) Soluções aquosas iônicas são boas condutoras de eletricidade." ✂️ b) Quando sal de cozinha cai em um queimador de fogão aceso, a chama fica amarela." ✂️ c) A emulsão de um filme fotográfico sofre transformação quando atingido pela luz." ✂️ d) "Minérios de urânio emitem espontaneamente radiações." ✂️ e) Nas transformações químicas há conservação de massa." Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 272Q594396 | Química, Professor, SESI SP, FCCDentre os seguintes poluentes do ar, o que está mais diretamente relacionado à formação de chuva ácida é o ✂️ a) metano ✂️ b) monóxido de carbono. ✂️ c) diclorodiflúormetano. ✂️ d) isooctano. ✂️ e) dióxido de nitrogênio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 273Q321006 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCAs relações de poder entre adultos e crianças podem ser caracterizadas como: ✂️ a) desiguais. ✂️ b) recíprocas. ✂️ c) iguais. ✂️ d) justapostas. ✂️ e) racionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 274Q323682 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPEAcerca da avaliação emancipatória, assinale a opção correta. ✂️ a) É uma avaliação na qual os resultados servem para excluir algumas pessoas do processo de gestão. ✂️ b) É uma avaliação compreensiva e global do processo de ensino e aprendizagem. ✂️ c) Busca levantar os dados com fins de classificar por méritos os indivíduos avaliados. ✂️ d) Avalia o professor e a aprendizagem dos alunos com o intuito de promover ou reter os educandos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 275Q809620 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPEObedecido o disposto na LDB e na Resolução CNE/CEB N.º 1/2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos, assinale a opção correta quanto à realização de exames supletivos. ✂️ a) Tais exames poderão ser aplicados a indivíduos que provem conhecimentos adquiridos por meios informais, independentemente de suas idades. ✂️ b) No nível de conclusão do ensino fundamental, referidos exames serão aplicados para maiores de quinze anos e, no ensino médio, para maiores de dezoito anos. ✂️ c) Os exames de conclusão do ensino fundamental só poderão ser prestados por maiores de dezoito anos. ✂️ d) Os adolescentes que ainda não concluíram o ensino médio só poderão fazê-lo por meio de exames supletivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 276Q327480 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCNo seu grupo, quase todas as crianças conseguem produzir uma garatuja que representa uma figura humana. Mas tem uma delas que não consegue e quando você propõe um registro que envolve esse tipo de representação, ela não aceita a proposta e começa a perturbar os colegas. A ação do professor mais adequada, nesse caso, é ✂️ a) não intervir, vai chegar o momento em que ela vai conseguir desenhar como os colegas. ✂️ b) sentar-se individualmente com ela e ensinar-lhe como desenhar uma figura humana. ✂️ c) oferecer-lhe uma outra proposta para que ela não se sinta frustrada, já que não consegue fazer o mesmo que os colegas. ✂️ d) colocá-la junto a um parceiro com que se dá muito bem e incentivá-la a tentar fazer um desenho. ✂️ e) impedir que atrapalhe os colegas, explicando-lhe como está sendo inconveniente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 277Q321799 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCVocê está provendo uma refeição a dois bebês. Eles estão sentados em cadeirões, cada um deles com o prato e a colher à sua frente. Um deles joga a colher no chão. Você a pega, limpa-a e a devolve ao prato. Ele joga-a novamente e olha para você, que repete as mesmas ações da primeira vez. Depois do bebê jogar a colher algumas vezes, você ✂️ a) impede que ele tenha acesso à colher, ou a qualquer outro objeto, para continuar alimentando-o. ✂️ b) oferece uma outra colher para ele jogar e a recolhe, devolvendo-a ao bebê quando possível e continua alimentando-o. ✂️ c) interrompe a sua refeição até terminar a do outro bebê. ✂️ d) procura chamar a sua atenção para outra coisa, por exemplo, fazendo aviãozinho com a colher. ✂️ e) pede ajuda de outra pessoa, já que esse bebê precisa da atenção exclusiva de alguém para alimentá-lo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 278Q323887 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCO exercício metodológico sistematizado do professor de educação infantil deve contemplar: ✂️ a) observar, refletir, avaliar e planejar. ✂️ b) explicitar sua hipótese e defendê-la. ✂️ c) estudar, aplicar e divulgar os resultados. ✂️ d) definir sujeitos, fazer uma experiência, coletar os dados e publicá-los. ✂️ e) desenvolver uma monografia baseada em suas memórias após um grande período de experiência prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 279Q324305 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCA direção da escola mudou você de turma, o que lhe desagradou, alegando alguns aspectos do seu trabalho que não estão adequados ao desempenho esperado. Você ✂️ a) reage emocionalmente, demonstrando o afeto que tem pelas crianças do grupo com que vinha trabalhando. ✂️ b) envolve as famílias na questão para que elas convençam a direção a mudar sua decisão. ✂️ c) cura argumentar objetivamente porque não concorda com a decisão, procurando chegar a um consenso. ✂️ d) acata a decisão, já que a direção tem o poder e maior visão do seu trabalho. ✂️ e) pede aos colegas para ajudarem você a convencer a direção a mudar de decisão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 280Q807984 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com as DCN para a Educação Especial, assinale a opção incorreta quanto a essa modalidade de educação. ✂️ a) Essa é uma modalidade da educação escolar compreendida por um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, para, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns. ✂️ b) O atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, realizado em classes comuns do ensino regular, em qualquer etapa ou modalidade da educação básica, não pode ser considerado educação especial por se configurar como inclusão. ✂️ c) A educação especial deve garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, em todas as etapas e modalidades da educação básica. ✂️ d) Essa modalidade de educação deve proporcionar atividades que favoreçam, ao aluno que apresente altas habilidades/ superdotação, o aprofundamento e enriquecimento de aspectos curriculares, mediante desafios suplementares em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
261Q326758 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCAtualmente espera-se que o currículo da escola de educação infantil expresse uma identidade própria da escola ✂️ a) sem, para tanto, estabelecer relações com outras instituições sociais. ✂️ b) permitindo que as famílias desenvolvam o currículo, sem interferências, de forma a respeitar sua cultura. ✂️ c) mas relacionado ao trabalho educacional que é feito pela família, pela escola de ensino fundamental e por outras instituições culturais. ✂️ d) orientado para preparar as crianças para ingressarem no ensino fundamental, ensinando as famílias como educar as crianças em casa. ✂️ e) através de projetos exclusivos, originais, sem se deixar influenciar pela cultura do local onde está inserida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
262Q320311 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCA tendência predominante na educação contemporânea caracteriza como função do professor ✂️ a) ensinar a sua matéria, sem intervir no desenvolvimento do currículo da escola. ✂️ b) elaborar seus projetos, integrados à proposta pedagógica da escola. ✂️ c) desenvolver a sua programação de acordo com o currículo elaborado pelo MEC. ✂️ d) especificar os conteúdos de sua matéria conforme o roteiro de avaliação que deverá aplicar no final do período. ✂️ e) permitir que as crianças elaborem o próprio currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
263Q326344 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCDiante da proposta de escrever um texto explicativo de como fazer massa de serragem de madeira, um aluno produz o texto abaixo.Sobre as sínteses, é correto o que se afirma em: ✂️ a) As professoras 1 e 2 consideram apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais. ✂️ b) A professora 1 considera apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais, enquanto que a professora 2 considera somente aspectos relativos aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de textos. ✂️ c) A professora 1 considera apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais, enquanto que a professora 2 considera esses aspectos e também aspectos relativos aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de texto. ✂️ d) A professora 2 considera apenas aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais, enquanto que a professora 1 considera somente aspectos relativos aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de textos. ✂️ e) Tanto a professora 1 quanto a professora 2 consideram aspectos relativos ao código escrito e às regras gramaticais e também aos demais conhecimentos e capacidades necessários para a produção de textos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
264Q473594 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCSegundo Bramante, a Educação para o Lazer deve ser um tema de ✂️ a) utilização no tempo livre e ocioso dos atletas profissionais. ✂️ b) agrado apenas aos menos habilidosos. ✂️ c) experimentação em todos os níveis de escolaridade. ✂️ d) contraposição à ênfase esportivista da escola. ✂️ e) necessidade imposta pelas dificuldades econômicas da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
265Q325868 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCEm seu grupo existe uma criança, por volta de 3 anos de idade, muito ativa, esperta e que requer constantemente a sua atenção. Um certo dia, quando você passava com o grupo próximo a um telefone, essa criança diz: "Quero telefonar para a minha mãe!". Do ponto de vista do desenvolvimento infantil, você interpreta que nesse momento ela: ✂️ a) inventou uma nova maneira de chamar a sua atenção. ✂️ b) está carente, alguma coisa ruim aconteceu em casa. ✂️ c) está testando limites, já que é proibido as crianças falarem ao telefone. ✂️ d) está se apropriando de conhecimentos e formas sociais das pessoas se comunicarem quando estão distantes. ✂️ e) é uma criança que se distrai por qualquer coisa, não conseguindo manter a concentração no que é proposto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
266Q379678 | Biologia, Professor, SESI SP, FCCA homeotermia depende, em grande parte, da energia obtida do próprio metabolismo. Contribui para essa capacidade, por distribuir O2 mais eficientemente, a circulação ✂️ a) dupla e incompleta. ✂️ b) dupla e completa. ✂️ c) aberta e completa. ✂️ d) simples e completa. ✂️ e) fechada e incompleta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
267Q472160 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCSegundo Santin, a corporeidade deve alcançar ✂️ a) suas finalidades na prática dos esportes radicais. ✂️ b) a plenitude do seu desenvolvimento no estado estético. ✂️ c) a disciplina dentro dos padrões de rendimento impostos pela ciência e técnica das atividades esportivas. ✂️ d) o equilíbrio entre o esforço físico e a automatização. ✂️ e) o entendimento do corpo a partir de elementos externos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
268Q319076 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCÉ comum nas instituições de Educação Infantil observarmos as crianças, ao brincarem, utilizarem um objeto qualquer para representar outro (por exemplo, um toco de madeira transforma-se em um pente). Indique como este jogo é designado e uma de suas funções. ✂️ a) Jogo simbólico e construção de novas possibilidades de ação pela criança em seu meio. ✂️ b) Jogo de regras e conhecimento de regras e o trabalho com limites sociais. ✂️ c) Jogo de aquisição e aumento da criatividade infantil. ✂️ d) Jogo verbal e desenvolvimento da linguagem verbal na criança em idade pré-escolar. ✂️ e) Jogo de construção e possibilitar o desenvolvimento global da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
269Q328339 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCConsiderar a comunidade como co-responsável pela educação das crianças, desde o seu nascimento, significa: ✂️ a) que a família deve consultar a comunidade a respeito das questões educacionais de seus filhos. ✂️ b) a superação da concepção de que a educação de crianças pequenas é uma questão de ordem privada, exclusiva da família. ✂️ c) a divisão igual das responsabilidades pela educação infantil entre a família e o poder público. ✂️ d) que as creches e pré-escolas passam a assumir uma responsabilidade maior do que a das famílias na educação das crianças. ✂️ e) que as entidades sociais passam a se encarregar da educação das crianças enquanto a família se ocupa com os cuidados de saúde. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
270Q472375 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCCA Educação Física Escolar deve ser vista e compreendida como disciplina cujo objeto de estudo é ✂️ a) a expressão corporal como linguagem. ✂️ b) o caráter positivista da atividade. ✂️ c) o conhecimento integral das modalidades esportivas. ✂️ d) o movimento ideológico de assimilação social e política. ✂️ e) a ênfase na descoberta de talentos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
271Q593550 | Química, Professor, SESI SP, FCCSuponha que os alunos de determinada série estejam iniciando seus estudos sobre o átomo e que tenham conhecimento sobre a teoria atômica de Dalton. Com isso, já podem explicar, no nível microscópico, diversos fatos experimentais como, por exemplo: ✂️ a) Soluções aquosas iônicas são boas condutoras de eletricidade." ✂️ b) Quando sal de cozinha cai em um queimador de fogão aceso, a chama fica amarela." ✂️ c) A emulsão de um filme fotográfico sofre transformação quando atingido pela luz." ✂️ d) "Minérios de urânio emitem espontaneamente radiações." ✂️ e) Nas transformações químicas há conservação de massa." Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
272Q594396 | Química, Professor, SESI SP, FCCDentre os seguintes poluentes do ar, o que está mais diretamente relacionado à formação de chuva ácida é o ✂️ a) metano ✂️ b) monóxido de carbono. ✂️ c) diclorodiflúormetano. ✂️ d) isooctano. ✂️ e) dióxido de nitrogênio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
273Q321006 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCAs relações de poder entre adultos e crianças podem ser caracterizadas como: ✂️ a) desiguais. ✂️ b) recíprocas. ✂️ c) iguais. ✂️ d) justapostas. ✂️ e) racionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
274Q323682 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPEAcerca da avaliação emancipatória, assinale a opção correta. ✂️ a) É uma avaliação na qual os resultados servem para excluir algumas pessoas do processo de gestão. ✂️ b) É uma avaliação compreensiva e global do processo de ensino e aprendizagem. ✂️ c) Busca levantar os dados com fins de classificar por méritos os indivíduos avaliados. ✂️ d) Avalia o professor e a aprendizagem dos alunos com o intuito de promover ou reter os educandos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
275Q809620 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPEObedecido o disposto na LDB e na Resolução CNE/CEB N.º 1/2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos, assinale a opção correta quanto à realização de exames supletivos. ✂️ a) Tais exames poderão ser aplicados a indivíduos que provem conhecimentos adquiridos por meios informais, independentemente de suas idades. ✂️ b) No nível de conclusão do ensino fundamental, referidos exames serão aplicados para maiores de quinze anos e, no ensino médio, para maiores de dezoito anos. ✂️ c) Os exames de conclusão do ensino fundamental só poderão ser prestados por maiores de dezoito anos. ✂️ d) Os adolescentes que ainda não concluíram o ensino médio só poderão fazê-lo por meio de exames supletivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
276Q327480 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCNo seu grupo, quase todas as crianças conseguem produzir uma garatuja que representa uma figura humana. Mas tem uma delas que não consegue e quando você propõe um registro que envolve esse tipo de representação, ela não aceita a proposta e começa a perturbar os colegas. A ação do professor mais adequada, nesse caso, é ✂️ a) não intervir, vai chegar o momento em que ela vai conseguir desenhar como os colegas. ✂️ b) sentar-se individualmente com ela e ensinar-lhe como desenhar uma figura humana. ✂️ c) oferecer-lhe uma outra proposta para que ela não se sinta frustrada, já que não consegue fazer o mesmo que os colegas. ✂️ d) colocá-la junto a um parceiro com que se dá muito bem e incentivá-la a tentar fazer um desenho. ✂️ e) impedir que atrapalhe os colegas, explicando-lhe como está sendo inconveniente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
277Q321799 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCVocê está provendo uma refeição a dois bebês. Eles estão sentados em cadeirões, cada um deles com o prato e a colher à sua frente. Um deles joga a colher no chão. Você a pega, limpa-a e a devolve ao prato. Ele joga-a novamente e olha para você, que repete as mesmas ações da primeira vez. Depois do bebê jogar a colher algumas vezes, você ✂️ a) impede que ele tenha acesso à colher, ou a qualquer outro objeto, para continuar alimentando-o. ✂️ b) oferece uma outra colher para ele jogar e a recolhe, devolvendo-a ao bebê quando possível e continua alimentando-o. ✂️ c) interrompe a sua refeição até terminar a do outro bebê. ✂️ d) procura chamar a sua atenção para outra coisa, por exemplo, fazendo aviãozinho com a colher. ✂️ e) pede ajuda de outra pessoa, já que esse bebê precisa da atenção exclusiva de alguém para alimentá-lo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
278Q323887 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCO exercício metodológico sistematizado do professor de educação infantil deve contemplar: ✂️ a) observar, refletir, avaliar e planejar. ✂️ b) explicitar sua hipótese e defendê-la. ✂️ c) estudar, aplicar e divulgar os resultados. ✂️ d) definir sujeitos, fazer uma experiência, coletar os dados e publicá-los. ✂️ e) desenvolver uma monografia baseada em suas memórias após um grande período de experiência prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
279Q324305 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCCA direção da escola mudou você de turma, o que lhe desagradou, alegando alguns aspectos do seu trabalho que não estão adequados ao desempenho esperado. Você ✂️ a) reage emocionalmente, demonstrando o afeto que tem pelas crianças do grupo com que vinha trabalhando. ✂️ b) envolve as famílias na questão para que elas convençam a direção a mudar sua decisão. ✂️ c) cura argumentar objetivamente porque não concorda com a decisão, procurando chegar a um consenso. ✂️ d) acata a decisão, já que a direção tem o poder e maior visão do seu trabalho. ✂️ e) pede aos colegas para ajudarem você a convencer a direção a mudar de decisão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
280Q807984 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com as DCN para a Educação Especial, assinale a opção incorreta quanto a essa modalidade de educação. ✂️ a) Essa é uma modalidade da educação escolar compreendida por um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, para, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns. ✂️ b) O atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, realizado em classes comuns do ensino regular, em qualquer etapa ou modalidade da educação básica, não pode ser considerado educação especial por se configurar como inclusão. ✂️ c) A educação especial deve garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, em todas as etapas e modalidades da educação básica. ✂️ d) Essa modalidade de educação deve proporcionar atividades que favoreçam, ao aluno que apresente altas habilidades/ superdotação, o aprofundamento e enriquecimento de aspectos curriculares, mediante desafios suplementares em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro