Início

Questões de Concursos SESI SP

Resolva questões de SESI SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q322234 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação à aquisição da linguagem na concepção de Roxane Rojo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q325732 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Observe as programações para crianças bem pequenas, abaixo descritas.Sobre essas programações, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q544574 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A energia de 100 kWh equivale a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q473022 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

No ensino de habilidades psicomotoras, alguns fatores podem dificultar a aprendizagem. Dois desses fatores são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q819614 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apresentando as regras de proteção integral da criança e do adolescente. Ela parte do princípio de que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral no intuito de promover o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. De acordo com o ECA, as faixas etárias em que se classificam as crianças e os adolescentes são, respectivamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q324352 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

A Resolução CEB nº 2/98 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, afirma que as escolas utilizarão a parte diversificada de suas propostas curriculares para enriquecer e complementar a base nacional comum, propiciando, de maneira específica, a introdução de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q319512 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Tanto os pedagogos especialistas quanto os professores precisam estar aptos para dirigir e coordenar em alguma instancia de seu exercício profissional. O exercício de coordenação depende de alguns fatores tais como: autoridade, responsabilidade, decisão e disciplina. À luz desse tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q472581 | Educação Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios pedagógicos que devem integrar o projeto político-pedagógico da educação física escolar, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q328758 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da dimensão social do letramento, abordada por Magda Soares, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q545698 | Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O filamento de uma lâmpada incandescente ligada a uma bateria de 12 V é percorrido por uma corrente de 2 A. Nessa situação, o valor da resistência elétrica do filamento da lâmpada, em ohms, é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q338904 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SESI SP, FCC

Os pitagóricos, na primeira metade do século VI a.C., segundo Boyer, em seu livro História da Matemática, estudaram os números e os classificaram de acordo com propriedades bem definidas. Assim, denominaram como perfeito o número natural cuja soma de seus divisores, distintos dele mesmo, é igual a ele.

 28 é perfeito porque 28 = 1 + 2 + 4 + 7 + 14

Nicómano, no século II a.C enunciou a seguinte propriedade, relativa aos números perfeitos: se a soma 20+2 +22 +23 +...+ 2n = p é um número primo, então 2n x p é perfeito. Baseado nesta fórmula, o número perfeito e o valor correspondente de p são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q325197 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento escolar, na concepção de Libâneo, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q379196 | Biologia, Professor, SESI SP, FCC

Um professor colocou protozoários de água doce em um meio hipertônico, rico em partículas alimentares. Em seguida, perguntando aos alunos o que poderia ser observado nesses protozoários, obteve as seguintes respostas:

I. Intensificação da atividade dos vacúolos pulsáteis.

II. Intensificação da formação de fagossomos.

III. Intensificação da ação dos lisossomos.

IV. Diminuição da atividade dos vacúolos pulsáteis.

V. Diminuição da formação de fagossomos.

São compatíveis com o experimento APENAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q325811 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Quando no artigo 13 da LDB (Lei 9394/96) é definido que: "Os docentes incumbir-se-ão de: ... IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ..." o professor de educação infantil entende que deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q327949 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica, expressos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientam as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. De acordo com as DCN, são áreas do conhecimento para o ensino fundamental

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q328717 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Ao abordar a questão da qualidade na educação, Terezinha Azerêdo Rios discute o termo competência, afirmando que o mesmo se revela na ação, ou seja, na prática profissional docente. De acordo com a concepção que subjaz a essa concepção, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q320342 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Na teoria piagetiana, a criança, no primeiro ano de vida, aprende, principalmente, por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q320930 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correspondente aos elementos que envolvem a função semiótica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q325993 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Na relação formador-formando, é preciso que haja espaço para que ambos se posicionem como pessoa. A partir do diálogo, as vivências são retomadas e ressignificadas. Nesse sentido, assinale a opção correta relativa à formação docente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q321441 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Segundo Libâneo, a organização e gestão escolar denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.