Questões de Concursos SESSE

Resolva questões de SESSE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q982324 | Direito Sanitário, Sistema Nacional e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Epidemiologista, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa incorreta em relação aos objetivos da vigilância sanitária de serviços de saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q997739 | Raciocínio Lógico, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Analise as proposições conjuntas abaixo.

I. Zorro não é um cachorro.

II. Se Tica é uma gata então Diva não é uma calopsita.

III. Tica não é uma gata e Dori é uma tartaruga.

IV. Ou Zorro é um cachorro ou Diva é uma calopsita.

Considerando que todas as proposições conjuntas são verdadeiras, podemos concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q982645 | Enfermagem, Aleitamento Materno, Sanitarista, SESSE, IBFC, 2025

O aleitamento materno é um processo que envolve uma interação profunda entre mãe e filho. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q982646 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Sanitarista, SESSE, IBFC, 2025

A gestante apresenta profundas transformações durante a fases da gestação. Em relação às fases da gestação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q982452 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Obstétrico, SESSE, IBFC, 2025

A esteatose hepática aguda da gravidez é uma emergência obstétrica, potencialmente fatal para mãe e bebê e requer planejamento multidisciplinar para suporte de vida materna e neonatal. Assinale a alternativa incorreta sobre as causas de morbidade e mortalidade materna na esteatose hepática aguda da gravidez.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q982465 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Obstétrico, SESSE, IBFC, 2025

Gestante, 27 semanas, comparece ao pronto atendimento com queixa de redução da mobilidade fetal há 15 horas, mantendo pressão arterial sistólica 145 mmHg e pressão arterial diastólica 95 mmHg. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta de risco desta gestante.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q982468 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PartoAborto, Obstétrico, SESSE, IBFC, 2025

Sobre o procedimento de cesárea perimortem, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q982469 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Obstétrico, SESSE, IBFC, 2025

No puerpério imediato e mediato, a puérpera com dengue, demanda evolução cuidadosa neste período. Assinale a alternativa que apresenta as recomendações para este momento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q982493 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Tal revolta, ocorrida em 1836, durante o período regencial, marcou a história política de Sergipe. Os Corcundas se viram encurralados e temendo perder as eleições adulteraram documentos e fraudaram as atas da eleição para deputado da província. Durante esse episódio, foram registrados alguns assassinatos, roubos e perseguições aos moradores. Em decorrência desse fato, os partidos políticos ganharam a alcunha de Rapina (Conservadores) e Camundongos (Liberais) (adaptado de PINTO, 2018). Assinale a alternativa que apresenta a revolta ocorrida em Sergipe no ano de 1836.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q997729 | Português, Sintaxe, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Texto associado.

Analise o texto e responda à questão.


Cientistas identificam mecanismo do cérebro que pode nos ajudar a superar o medo


No futuro, descobertas como essa podem ajudar a desenvolver tratamentos para fobias, ansiedade e estresse pós-traumático. Entenda.



O coração acelera. Os músculos contraem. Você começa a sentir arrepios e a necessidade de respirar cada vez mais rápido. Não tem jeito: o medo se instaurou.

Tudo isso é cortesia, sobretudo, da adrenalina e do cortisol, hormônios liberados em doses cavalares ao menor sinal de ameaça. O medo é uma reação de sobrevivência que nos acompanha desde os primórdios. Quando nossos antepassados neandertais precisavam escapar de algum animal, era necessário que tivessem energia suficiente para se salvarem. No momento em que o pavor é sentido, o sangue, cheio de glicose, flui do coração para os membros para que seja possível lutar – ou fugir.

Apesar do benefício evolutivo, muitos medos acabam atrapalhando nosso dia a dia atualmente (a não ser que fugir de grandes felinos faça parte da sua rotina). Por exemplo, para quem vive no meio da cidade de São Paulo, medo de grandes estrondos impossibilita uma vida normal.

“Os humanos nascem com reações instintivas de medo, como respostas a ruídos altos ou objetos que se aproximam rapidamente”, escreve Sara Mederos, pesquisadora associada do Hofer Lab. “No entanto, podemos anular essas respostas instintivas por meio da experiência – como crianças aprendendo a gostar de fogos de artifício em vez de temer seus estrondos altos.” [...]

Desaprendendo a ter medo

Junto de pesquisadores da Sainsbury Wellcome Centre (SWC) da University College de Londres, Mederos analisou a resposta de camundongos quando apresentados a uma sombra em expansão em cima de suas cabeças, que simulava a aproximação de um predador aéreo.

Inicialmente, os bichinhos corriam para se esconder em um abrigo – mas, depois de algumas rodadas de teste que não apresentavam nenhum perigo, os ratos aprenderam a manter a calma em vez de fugir. Essa reação criou o modelo que os cientistas usaram para estudar as fases de supressão de medos.

A hipótese da equipe era que um cantinho do cérebro, chamado núcleo geniculado ventrolateral (vLGN), era responsável por essa superação. Estudos anteriores mostravam como essa área conseguia rastrear o conhecimento de experiências antigas de ameaça e suprimir reações de medo. Sabendo disso, os cientistas buscaram descobrir se essa via neural também tinha a função de desaprender o medo de uma ameaça.[...]



(Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/cientistasidentificam-mecanismo-do-cerebro-que-pode-nos-ajuda-asuperar-o-medo/. Acesso em 12/02/2025. Adaptado)

Ao considerar a oração “o medo se instaurou” (1º§), nota-se que o vocábulo “se” confere à ação verbal um sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q997753 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Durante a menopausa, as mulheres estão em risco elevado de osteoporose devido à queda nos níveis de estrogênio. O melhor tratamento dietético para mitigar essa condição envolve estratégias alimentares que ajudem na manutenção da saúde óssea. Considerando isso, assinale a alternativa que apresenta o melhor tratamento dietético para evitar este evento adverso e uma fonte alimentar do mesmo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q982661 | Enfermagem, Urgência e Emergência, SESSE, IBFC, 2025

O manejo inicial do choque hemorrágico em paciente adulto com trauma é realizado com ______ mL de cristaloides. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q997767 | Nutrição, Métodos de Análises de Alimentos, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

A análise microbiológica dos alimentos é fundamental para garantir a segurança alimentar e prevenir a ocorrência de doenças. Em relação à análise microbiológica de alimentos, assinale a alternativa que apresenta o método mais adequado para identificar a presença de Salmonella em alimentos de origem animal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q982425 | Enfermagem, Generalista, SESSE, IBFC, 2025

São características definidoras do Diagnostico de Enfermagem de Volume de Líquidos Excessivo (VLE), exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q982438 | Enfermagem, Intensivista, SESSE, IBFC, 2025

De acordo com Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP) Brasil, sobre as recomendações de segurança para prevenção de erros de medicação envolvendo medicamentos potencialmente perigosos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q982445 | Enfermagem, Intensivista, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre o nome da principal síndrome em infecções sexualmente transmissíveis e o respectivo agente etiológico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q982457 | Enfermagem, Obstétrico, SESSE, IBFC, 2025

Analise as afirmativas abaixo sobre as atribuições do enfermeiro durante rastreamento de câncer de colo de útero e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Prescrever tratamento para outras doenças detectadas, conforme protocolo de Infecções Sexualmente Transmissíveis ou normas técnicas estabelecidas em protocolos.

( ) Realizar a coleta do exame citopatológico do colo pelo método de Papanicolau.

( ) Solicitar exames de acordo com os protocolos e diretrizes do Ministério da Saúde/Inca.

( ) Realizar cuidado paliativo, na Unidade Básica de Saúde ou no domicílio, de acordo com as necessidades da usuária.

( ) Monitorar as coberturas de vacinação contra o HPV na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q982458 | Enfermagem, Obstétrico, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa correta sobre a recomendação da faixa etária inicial para coleta do exame citopatológico de acordo com o quadro clínico da usuária para o rastreamento do câncer de colo de útero e das lesões precursoras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q982459 | Enfermagem, Planejamento Familiar, Obstétrico, SESSE, IBFC, 2025

O planejamento familiar é parte integrante do conjunto de ações de atenção à mulher, ao homem ou ao casal, dentro de uma visão de atendimento global e integral à saúde. Assinale a alternativa incorreta sobre os requisitos para esterilização voluntária no âmbito do planejamento familiar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q982470 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Texto associado.
Analise o texto e responda à questão.

Texto I
Bordado em branco (fragmento)

Querida tia Liduína,

Hoje é um dia péssimo, como a senhora sabe. Setembro é, invariavelmente, um mês em que sinto meu corpo doer. Em meus pés, tenho dores que, imagino, parecem dores de quando pregos são martelados contra a carne. Minha cabeça lateja e, se o seu interior pudesse ser visto, certamente pareceria com o asfalto quente que se mexe e dança em contato com as altas temperaturas. Esse mês é tão ruim.
Estou sentada no alpendre, esperando pelo vento.
Mamãe diz que é perda de tempo esse meu sentimentalismo com as cartas, mas não há outra maneira de falar com a senhora, então eu trouxe a mesa do meu quarto para fora e também um tamborete que papai arranjou.
Todos andam afastados de mim nos últimos meses. Ando pela casa com meu caderno muito junto ao corpo, protegendo suas folhas, porque sei que me julgam. Querem ler o que lhe conto ou querem que eu pare de uma vez por todas, mas não posso. A senhora é a única que compreende, o que é a maior ironia de todas. [...]

(ARRAES, Jarid. Redemoinho em dia quente. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2019, p. 49)
No primeiro parágrafo, para representar como se sente, a emissora da carta faz uso de uma linguagem predominantemente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.