Início

Questões de Concursos SESSE

Resolva questões de SESSE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q982441 | Enfermagem, Intensivista, SESSE, IBFC, 2025

A gerência do cuidado é um dos principais eixos da atuação profissional dos enfermeiros nos serviços de saúde. Assinale a alternativa incorreta sobre estratégias de gerência de cuidados utilizadas pelos enfermeiros para a governança da prática de enfermagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q982444 | Enfermagem, Intensivista, SESSE, IBFC, 2025

Sobre o sistema endócrino, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q982485 | Matemática, Regra de Três, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Caminhando em intensidade leve, você dá 80 passos por minuto e chega ao seu local de trabalho em 20 minutos. Hoje você se atrasou para sair, e tem só 16 minutos para chegar ao local de trabalho. Você terá que dar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q982309 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, SESSE, IBFC, 2025

Ao analisar os acidentes de trabalhos e doenças ocupacionais deve-se considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q982316 | Enfermagem, Epidemiologista, SESSE, IBFC, 2025

Dentre as práticas de enfermagem em saúde pública fazem parte as etapas da consulta de enfermagem. Assinale a alternativa que apresenta a 1ª etapa a ser estabelecida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q997739 | Raciocínio Lógico, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Analise as proposições conjuntas abaixo.

I. Zorro não é um cachorro.

II. Se Tica é uma gata então Diva não é uma calopsita.

III. Tica não é uma gata e Dori é uma tartaruga.

IV. Ou Zorro é um cachorro ou Diva é uma calopsita.

Considerando que todas as proposições conjuntas são verdadeiras, podemos concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q982433 | Enfermagem, Intensivista, SESSE, IBFC, 2025

O processo doação transplante é um procedimento médico composto por uma sequência de etapas que transforma os órgãos de uma pessoa falecida em órgãos transplantáveis. Assinale a alternativa que apresenta a nomenclatura proposta pela Organização Mundial de Saúde para “possível doador”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q982435 | Enfermagem, Intensivista, SESSE, IBFC, 2025

O exame sorológico é usado para identificar a presença ou revelar a ausência de anticorpos relacionados a um patógeno no sangue do paciente, bem como a presença do próprio patógeno. Assinale a alternativa sobre o status do hospedeiro que apresenta infecção recente por determinado vírus.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q982437 | Enfermagem, Intensivista, SESSE, IBFC, 2025

Sobre cuidados de enfermagem em pacientes com diagnóstico de pênfigo (fogo selvagem), assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q982456 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Obstétrico, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa que apresenta as orientações corretas para coleta de material para rastreio de colonização materna por estreptococo do grupo B.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q982470 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Texto associado.
Analise o texto e responda à questão.

Texto I
Bordado em branco (fragmento)

Querida tia Liduína,

Hoje é um dia péssimo, como a senhora sabe. Setembro é, invariavelmente, um mês em que sinto meu corpo doer. Em meus pés, tenho dores que, imagino, parecem dores de quando pregos são martelados contra a carne. Minha cabeça lateja e, se o seu interior pudesse ser visto, certamente pareceria com o asfalto quente que se mexe e dança em contato com as altas temperaturas. Esse mês é tão ruim.
Estou sentada no alpendre, esperando pelo vento.
Mamãe diz que é perda de tempo esse meu sentimentalismo com as cartas, mas não há outra maneira de falar com a senhora, então eu trouxe a mesa do meu quarto para fora e também um tamborete que papai arranjou.
Todos andam afastados de mim nos últimos meses. Ando pela casa com meu caderno muito junto ao corpo, protegendo suas folhas, porque sei que me julgam. Querem ler o que lhe conto ou querem que eu pare de uma vez por todas, mas não posso. A senhora é a única que compreende, o que é a maior ironia de todas. [...]

(ARRAES, Jarid. Redemoinho em dia quente. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2019, p. 49)
No primeiro parágrafo, para representar como se sente, a emissora da carta faz uso de uma linguagem predominantemente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q982479 | Português, Uso da Vírgula, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Texto associado.
Analise o texto a seguir e responda à questão.


Texto II

"As dores são muito interessantes porque sabemos muito pouco sobre elas. Faz 30 anos que trabalho na área e ainda aprendo algo novo todo dia", diz a médica Anne MacGregor, pesquisadora especialista nos efeitos hormonais das cefaleias.
Ela explica que a dor funciona como um sistema de advertência: ela avisa que estamos fazendo algo prejudicial ao nosso corpo, e espera uma reação para solucionar o problema.
Nesse sentido, a dor de cabeça não é diferente das outras. Pode ser mais ou menos aguda, pode diminuir com um analgésico ou nos obrigar a ficar em um quarto escuro, no caso de uma enxaqueca, mas o mecanismo é o mesmo.
No entanto, embora o cérebro seja o órgão que recebe os sinais de dor captados pelo corpo, ele mesmo não tem terminações nervosas que captam a dor. [...]

(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral47333709. Acesso em 12/02/2025.Adaptado)
No último parágrafo, a oração entre vírgulas possui um valor semântico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q982301 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, SESSE, IBFC, 2025

Sobre acidente de trabalho considerados graves, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Deve-se acompanhar e articular a assistência na rede de referência para a prevenção das seqüelas.

( ) Deve-se orientar sobre direitos trabalhistas e previdenciários.

( ) Deve-se acompanhar a emissão da CAT pelo empregador.

( ) Deve-se analisar o grau de gravidade, mesmo em trabalhadores abaixo de 18 anos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q997732 | Português, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Texto associado.

Analise o texto e responda à questão.


Cientistas identificam mecanismo do cérebro que pode nos ajudar a superar o medo


No futuro, descobertas como essa podem ajudar a desenvolver tratamentos para fobias, ansiedade e estresse pós-traumático. Entenda.



O coração acelera. Os músculos contraem. Você começa a sentir arrepios e a necessidade de respirar cada vez mais rápido. Não tem jeito: o medo se instaurou.

Tudo isso é cortesia, sobretudo, da adrenalina e do cortisol, hormônios liberados em doses cavalares ao menor sinal de ameaça. O medo é uma reação de sobrevivência que nos acompanha desde os primórdios. Quando nossos antepassados neandertais precisavam escapar de algum animal, era necessário que tivessem energia suficiente para se salvarem. No momento em que o pavor é sentido, o sangue, cheio de glicose, flui do coração para os membros para que seja possível lutar – ou fugir.

Apesar do benefício evolutivo, muitos medos acabam atrapalhando nosso dia a dia atualmente (a não ser que fugir de grandes felinos faça parte da sua rotina). Por exemplo, para quem vive no meio da cidade de São Paulo, medo de grandes estrondos impossibilita uma vida normal.

“Os humanos nascem com reações instintivas de medo, como respostas a ruídos altos ou objetos que se aproximam rapidamente”, escreve Sara Mederos, pesquisadora associada do Hofer Lab. “No entanto, podemos anular essas respostas instintivas por meio da experiência – como crianças aprendendo a gostar de fogos de artifício em vez de temer seus estrondos altos.” [...]

Desaprendendo a ter medo

Junto de pesquisadores da Sainsbury Wellcome Centre (SWC) da University College de Londres, Mederos analisou a resposta de camundongos quando apresentados a uma sombra em expansão em cima de suas cabeças, que simulava a aproximação de um predador aéreo.

Inicialmente, os bichinhos corriam para se esconder em um abrigo – mas, depois de algumas rodadas de teste que não apresentavam nenhum perigo, os ratos aprenderam a manter a calma em vez de fugir. Essa reação criou o modelo que os cientistas usaram para estudar as fases de supressão de medos.

A hipótese da equipe era que um cantinho do cérebro, chamado núcleo geniculado ventrolateral (vLGN), era responsável por essa superação. Estudos anteriores mostravam como essa área conseguia rastrear o conhecimento de experiências antigas de ameaça e suprimir reações de medo. Sabendo disso, os cientistas buscaram descobrir se essa via neural também tinha a função de desaprender o medo de uma ameaça.[...]



(Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/cientistasidentificam-mecanismo-do-cerebro-que-pode-nos-ajuda-asuperar-o-medo/. Acesso em 12/02/2025. Adaptado)

No segundo parágrafo, a referência aos “neandertais” corresponde a uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q982636 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Sanitarista, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa incorreta quanto à participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS) pode estabelecer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q997758 | Saúde Pública, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

A obesidade infantil tem se tornado uma das principais preocupações para a saúde pública global devido às suas consequências a longo prazo. Assinale a alternativa que apresenta a principal implicação da obesidade infantil para a saúde pública no futuro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q997767 | Nutrição, Métodos de Análises de Alimentos, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

A análise microbiológica dos alimentos é fundamental para garantir a segurança alimentar e prevenir a ocorrência de doenças. Em relação à análise microbiológica de alimentos, assinale a alternativa que apresenta o método mais adequado para identificar a presença de Salmonella em alimentos de origem animal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q982451 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Obstétrico, SESSE, IBFC, 2025

Considerada quando há comprometimento hepato-hematológico da pré-eclâmpsia, caracterizado por hemólise, elevação das enzimas hepáticas e plaquetopenia. Assinale a alternativa correspondente a esta doença.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q982462 | Enfermagem, Obstétrico, SESSE, IBFC, 2025

Ao avaliar o recém-nascido notou-se: glândula mamária menor que 0,5cm, mamilo nítido, aréola lisa, diâmetro menor que 0,75cm, textura da pele fina e lisa, forma da orelha com pavilhão parcialmente encurvado no bordo, sulcos plantares com marcas mal definidas na metade anterior da planta. Baseado nestes achados, obteve-se a somatória de 28 pontos. Assinale a alternativa que apresenta a idade gestacional correspondente a estes achados pelo método de Capurro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q982481 | Raciocínio Lógico, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Uma refeição é composta por uma unidade de proteína, uma unidade de carboidrato, uma unidade de salada e uma unidade de sobremesa. As proteínas disponíveis são bife de alcatra, filé de frango grelhado ou filé de tilápia grelhado. Os carboidratos, arroz ou macarrão. As saladas podem ser de folhas ou de tomate. E para a sobremesa tem banana, laranja ou gelatina. Assinale a alternativa que apresenta o número de refeições distintas que podem ser montadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.