Questões de Concursos SESSE

Resolva questões de SESSE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q982446 | Enfermagem, Intensivista, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa correta sobre o regulamento que dispõe sobre detergentes enzimáticos de uso restrito em estabelecimento de assistência à saúde com indicação para limpeza de dispositivos médicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q982462 | Enfermagem, Obstétrico, SESSE, IBFC, 2025

Ao avaliar o recém-nascido notou-se: glândula mamária menor que 0,5cm, mamilo nítido, aréola lisa, diâmetro menor que 0,75cm, textura da pele fina e lisa, forma da orelha com pavilhão parcialmente encurvado no bordo, sulcos plantares com marcas mal definidas na metade anterior da planta. Baseado nestes achados, obteve-se a somatória de 28 pontos. Assinale a alternativa que apresenta a idade gestacional correspondente a estes achados pelo método de Capurro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q982497 | Geografia, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

O Censo Demográfico realizado no Brasil no ano de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe informações atualizadas sobre a distribuição populacional em Sergipe. Com base nos resultados do Censo Demográfico de 2022 para Sergipe, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O município mais populoso do estado é Aracaju.
( ) O município menos populoso do estado é Nossa Senhora do Socorro.
( ) Maior parte da população do estado se concentra na Região Metropolitana de Aracaju.
( ) É o segundo maior estado brasileiro em tamanho populacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q982507 | Legislação Estadual, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

A remuneração a ser paga aos servidores integrantes deste Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos/SAÚDE deve ser composta pelo vencimento básico definido nos Anexos II e IV, podendo ser acrescida de vantagens, cuja percepção depende do cumprimento dos requisitos legalmente fixados. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta no tocante às vantagens previstas na Lei Estadual nº 7.821/2014.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q997749 | Nutrição, Dietas Vegetarianas, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Em uma dieta vegana, conhecida por eliminar o consumo de todos os produtos de origem animal, uma das principais preocupações para os indivíduos que se mantêm nesta dieta por períodos muito longos é a ingestão adequada de _____. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q982655 | Enfermagem, Urgência e Emergência, SESSE, IBFC, 2025

Paciente admitido na Unidade de Pronto Atendimento com queixa de perda da sensibilidade e fraqueza motora à direita há 36 horas. Assinale a alternativa que apresenta a cor em que deverá ser classificado de acordo com o Protocolo de Manchester.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q982410 | Enfermagem, Generalista, SESSE, IBFC, 2025

Mulher, 56 anos, foi diagnosticada com Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC), classificada como ISC incisional profunda. Assinale a alternativa que apresenta as estruturas acometidas neste tipo de ISC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q982414 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Generalista, SESSE, IBFC, 2025

Analise as afirmativas abaixo sobre Atenção Domiciliar (AD) e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A atenção domiciliar (AD) é indicada para pessoas que estão em estabilidade clínica.

( ) A visita domiciliar pautada pela vulnerabilidade familiar pode não ser determinante para o entendimento sobre as condições de vida e saúde, e ser o ponto de partida para uma abordagem mais adequada.

( ) A falta de infraestrutura no domicílio é um critério de exclusão absoluta para assistência domiciliar.

( ) No processo do diagnóstico populacional, deve ser realizada a identificação das pessoas neste território e de suas necessidades.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q982447 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Intensivista, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa incorreta sobre o período embrionário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q982526 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

As queimaduras são classificadas quanto à sua profundidade. Assinale a alternativa que define corretamente queimadura de primeiro grau.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q1001730 | Direito Sanitário, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

De acordo com a Resolução - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, não compete à ANVISA, em articulação com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q982308 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, SESSE, IBFC, 2025

Os trabalhos em atividades permanentes no subsolo de minerações subterrâneas em frente de produção são classificados como associações de agentes de efetiva exposição. Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao acesso à faixa de aposentadoria especial a partir de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q982328 | Saúde Pública, Epidemiologista, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa incorreta em relação aos objetivos dos sistemas de informação em saúde e de análise de situação de saúde tem como objetivos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q997732 | Português, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Texto associado.

Analise o texto e responda à questão.


Cientistas identificam mecanismo do cérebro que pode nos ajudar a superar o medo


No futuro, descobertas como essa podem ajudar a desenvolver tratamentos para fobias, ansiedade e estresse pós-traumático. Entenda.



O coração acelera. Os músculos contraem. Você começa a sentir arrepios e a necessidade de respirar cada vez mais rápido. Não tem jeito: o medo se instaurou.

Tudo isso é cortesia, sobretudo, da adrenalina e do cortisol, hormônios liberados em doses cavalares ao menor sinal de ameaça. O medo é uma reação de sobrevivência que nos acompanha desde os primórdios. Quando nossos antepassados neandertais precisavam escapar de algum animal, era necessário que tivessem energia suficiente para se salvarem. No momento em que o pavor é sentido, o sangue, cheio de glicose, flui do coração para os membros para que seja possível lutar – ou fugir.

Apesar do benefício evolutivo, muitos medos acabam atrapalhando nosso dia a dia atualmente (a não ser que fugir de grandes felinos faça parte da sua rotina). Por exemplo, para quem vive no meio da cidade de São Paulo, medo de grandes estrondos impossibilita uma vida normal.

“Os humanos nascem com reações instintivas de medo, como respostas a ruídos altos ou objetos que se aproximam rapidamente”, escreve Sara Mederos, pesquisadora associada do Hofer Lab. “No entanto, podemos anular essas respostas instintivas por meio da experiência – como crianças aprendendo a gostar de fogos de artifício em vez de temer seus estrondos altos.” [...]

Desaprendendo a ter medo

Junto de pesquisadores da Sainsbury Wellcome Centre (SWC) da University College de Londres, Mederos analisou a resposta de camundongos quando apresentados a uma sombra em expansão em cima de suas cabeças, que simulava a aproximação de um predador aéreo.

Inicialmente, os bichinhos corriam para se esconder em um abrigo – mas, depois de algumas rodadas de teste que não apresentavam nenhum perigo, os ratos aprenderam a manter a calma em vez de fugir. Essa reação criou o modelo que os cientistas usaram para estudar as fases de supressão de medos.

A hipótese da equipe era que um cantinho do cérebro, chamado núcleo geniculado ventrolateral (vLGN), era responsável por essa superação. Estudos anteriores mostravam como essa área conseguia rastrear o conhecimento de experiências antigas de ameaça e suprimir reações de medo. Sabendo disso, os cientistas buscaram descobrir se essa via neural também tinha a função de desaprender o medo de uma ameaça.[...]



(Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/cientistasidentificam-mecanismo-do-cerebro-que-pode-nos-ajuda-asuperar-o-medo/. Acesso em 12/02/2025. Adaptado)

No segundo parágrafo, a referência aos “neandertais” corresponde a uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q982641 | Enfermagem, Sanitarista, SESSE, IBFC, 2025

A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vidas microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. Assinale a alternativa que apresenta o método de esterilização considerando como o melhor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q997756 | Nutrição, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

O escore de risco nutricional (NRS) é frequentemente utilizado para identificar pacientes em risco de desnutrição. De acordo com a versão mais recente do NRS, assinale a alternativa que apresenta um dos fatores mais importantes para prever o risco de desnutrição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q997759 | Nutrição, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

A transferência de calor desempenha um papel fundamental nos processos de pasteurização de líquidos, que visam destruir micro-organismos patogênicos, garantindo a segurança alimentar. Assinale a alternativa que apresenta o método mais eficiente de transferência de calor utilizado na pasteurização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q997764 | Nutrição, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Durante o desenvolvimento de atividades educativas sobre nutrição, o uso de abordagens que envolvem os indivíduos é essencial para garantir resultados eficazes. Assinale a alternativa que apresenta uma abordagem participativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q982662 | Enfermagem, Urgência e Emergência, SESSE, IBFC, 2025

A onda P é a primeira onda registrada em qualquer derivação do eletrocardiograma. Assinale a alternativa que apresenta o que a onda P representa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q982420 | Enfermagem, Generalista, SESSE, IBFC, 2025

Idoso, 67 anos, diabético, hipertenso, dislipidêmico, chega ao Pronto atendimento, com queixa de dor abdominal intensa, com cólica, com alívio em alguns momentos. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a classificação da dor conforme foi descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.