Questões de Concursos SESSE

Resolva questões de SESSE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q1001721 | História e Geografia de Estados e Municípios, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Desde a chegada dos colonos europeus na primeira metade do século XVI, as matas primárias que se distribuíam na faixa litorânea de Sergipe sofreram intensa exploração dos recursos naturais (adaptado de DIAS et al., 2019). Identifique os ciclos econômicos que contribuíram de forma intensa para a redução das florestas do litoral sergipano no século XVI, atribuindo valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Ciclo do Ouro

( ) Ciclo do Pau-Brasil

( ) Ciclo do Café

( ) Ciclo da Mamona

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q982312 | Direito Sanitário, Epidemiologista, SESSE, IBFC, 2025

De acordo com a Lei nº 8.080/90, o Sistema Único de saúde (SUS) estabelece no Capítulo II - Dos Princípios e Diretrizes Art. 7º as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o (SUS). Estes são desenvolvidos e apresentam as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda a alguns princípios. Assinale a alternativa incorreta em relação a estes princípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q997737 | Português, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Texto associado.

Analise o texto e responda à questão.


Cientistas identificam mecanismo do cérebro que pode nos ajudar a superar o medo


No futuro, descobertas como essa podem ajudar a desenvolver tratamentos para fobias, ansiedade e estresse pós-traumático. Entenda.



O coração acelera. Os músculos contraem. Você começa a sentir arrepios e a necessidade de respirar cada vez mais rápido. Não tem jeito: o medo se instaurou.

Tudo isso é cortesia, sobretudo, da adrenalina e do cortisol, hormônios liberados em doses cavalares ao menor sinal de ameaça. O medo é uma reação de sobrevivência que nos acompanha desde os primórdios. Quando nossos antepassados neandertais precisavam escapar de algum animal, era necessário que tivessem energia suficiente para se salvarem. No momento em que o pavor é sentido, o sangue, cheio de glicose, flui do coração para os membros para que seja possível lutar – ou fugir.

Apesar do benefício evolutivo, muitos medos acabam atrapalhando nosso dia a dia atualmente (a não ser que fugir de grandes felinos faça parte da sua rotina). Por exemplo, para quem vive no meio da cidade de São Paulo, medo de grandes estrondos impossibilita uma vida normal.

“Os humanos nascem com reações instintivas de medo, como respostas a ruídos altos ou objetos que se aproximam rapidamente”, escreve Sara Mederos, pesquisadora associada do Hofer Lab. “No entanto, podemos anular essas respostas instintivas por meio da experiência – como crianças aprendendo a gostar de fogos de artifício em vez de temer seus estrondos altos.” [...]

Desaprendendo a ter medo

Junto de pesquisadores da Sainsbury Wellcome Centre (SWC) da University College de Londres, Mederos analisou a resposta de camundongos quando apresentados a uma sombra em expansão em cima de suas cabeças, que simulava a aproximação de um predador aéreo.

Inicialmente, os bichinhos corriam para se esconder em um abrigo – mas, depois de algumas rodadas de teste que não apresentavam nenhum perigo, os ratos aprenderam a manter a calma em vez de fugir. Essa reação criou o modelo que os cientistas usaram para estudar as fases de supressão de medos.

A hipótese da equipe era que um cantinho do cérebro, chamado núcleo geniculado ventrolateral (vLGN), era responsável por essa superação. Estudos anteriores mostravam como essa área conseguia rastrear o conhecimento de experiências antigas de ameaça e suprimir reações de medo. Sabendo disso, os cientistas buscaram descobrir se essa via neural também tinha a função de desaprender o medo de uma ameaça.[...]



(Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/cientistasidentificam-mecanismo-do-cerebro-que-pode-nos-ajuda-asuperar-o-medo/. Acesso em 12/02/2025. Adaptado)

O emprego da forma verbal “faça”, no terceiro parágrafo, reforça, no comentário acessório entre parênteses, o sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q997741 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

A seguir está apresentada uma sequência numérica, na qual há uma regra que permite calcular o próximo elemento.

3,11,24, 42, 65, ...?


Após definir a regra que calcula o próximo elemento, assinale a alternativa que corresponde ao 7º elemento da sequência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q997745 | Biblioteconomia, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

No ambiente da saúde, o acesso rápido e preciso a informações confiáveis é essencial para a tomada de decisões clínicas e administrativas. Ferramentas de busca avançadas permitem que profissionais filtrem artigos científicos, protocolos de atendimento e diretrizes médicas, otimizando o processo de pesquisa. Em ferramentas de busca como o Google Acadêmico e a PubMed, assinale a alternativa que apresenta a técnica a ser utilizada para refinar a pesquisa e obter resultados mais relevantes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q997751 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Os corantes alimentares são amplamente utilizados para melhorar a aparência dos alimentos. Contudo, o uso excessivo de corantes artificiais pode trazer riscos à saúde, gerando efeitos adversos. Assinale a alternativa que apresenta os possíveis efeitos da utilização de corantes alimentares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q997762 | Nutrição, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa que apresenta um dos materiais mais utilizados em embalagens alimentícias devido à sua capacidade de bloquear luz, oxigênio e umidade, garantindo a conservação dos alimentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q982478 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Texto associado.
Analise o texto a seguir e responda à questão.


Texto II

"As dores são muito interessantes porque sabemos muito pouco sobre elas. Faz 30 anos que trabalho na área e ainda aprendo algo novo todo dia", diz a médica Anne MacGregor, pesquisadora especialista nos efeitos hormonais das cefaleias.
Ela explica que a dor funciona como um sistema de advertência: ela avisa que estamos fazendo algo prejudicial ao nosso corpo, e espera uma reação para solucionar o problema.
Nesse sentido, a dor de cabeça não é diferente das outras. Pode ser mais ou menos aguda, pode diminuir com um analgésico ou nos obrigar a ficar em um quarto escuro, no caso de uma enxaqueca, mas o mecanismo é o mesmo.
No entanto, embora o cérebro seja o órgão que recebe os sinais de dor captados pelo corpo, ele mesmo não tem terminações nervosas que captam a dor. [...]

(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral47333709. Acesso em 12/02/2025.Adaptado)
Considere a concordância que ocorre em “Faz 30 anos” (1º§). Assinale a alternativa que apresenta um exemplo desse mesmo tipo de concordância.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q1001728 | Direito Sanitário, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Analise a situação hipotética apresentada abaixo.

“A empresa ABC, francesa, pretende participar diretamente na assistência à saúde brasileira”.

Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q997740 | Matemática, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Embalagens com 30g de creme para as mãos manipulados em farmácia levam 20g de um creme hidratante simples e rendem 60 aplicações. Para que se tenha um rendimento de 90 aplicações será necessário que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q982496 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

“Sergipe ocupa o primeiro lugar entre os estados com maior crescimento em volume de serviços no Brasil na comparação dos resultados alcançados em agosto de 2023 e agosto de 2024. É o que mostra a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pela Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)” (GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE, 2024). No que se refere a exemplos de atividades econômicas voltadas ao setor terciário (serviços) em Sergipe, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q982498 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Em função do restrito dimensionamento espacial de Sergipe, os ambientes das bacias hidrográficas (BH) se apresentam demasiadamente antropizados. Quanto à caracterização física das áreas das BH sergipanas, somam-se ao total de oito distribuídas pelo território (adaptado de BARBOSA et al., 2019). Entre as bacias hidrográficas listadas abaixo, todas estão localizadas em Sergipe, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q982506 | Legislação Estadual, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Acerca da competência para o provimento dos cargos públicos no Estado de Sergipe previsto na Lei Estadual nº 2.148/1977, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q982511 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

A partir dos ______ de idade, pessoas portadoras de HIV não devem ser vacinadas com a BCG mesmo que assintomáticas e sem sinais de imunodeficiência. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q982516 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Qualquer um dos quatro sorotipos existentes da Dengue pode causar infecções consideradas tão graves a ponto de evoluir para óbito, principalmente após ______, o que revela um dos quadros fatais da doença. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q982517 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

O processamento dos produtos para a saúde (PPS) são classificados em duas classes distintas. Assinale a alternativa que melhor define a classe I.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q982520 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Homem, 28 anos, foi trazido ao pronto atendimento com história de afogamento em rio, apresenta dificuldade respiratória, FR 42 rpm, cianose labial, grande quantidade de espuma na cavidade oral e nasal, pulso palpável, normotenso. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta do afogamento do caso apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q982525 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

A Taxa de Filtração Glomerular (TFG) indica o volume de sangue que o rim consegue filtrar. Assinale a alternativa correta em relação à taxa de TFG de rins saudáveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q997733 | Português, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Texto associado.

Analise o texto e responda à questão.


Cientistas identificam mecanismo do cérebro que pode nos ajudar a superar o medo


No futuro, descobertas como essa podem ajudar a desenvolver tratamentos para fobias, ansiedade e estresse pós-traumático. Entenda.



O coração acelera. Os músculos contraem. Você começa a sentir arrepios e a necessidade de respirar cada vez mais rápido. Não tem jeito: o medo se instaurou.

Tudo isso é cortesia, sobretudo, da adrenalina e do cortisol, hormônios liberados em doses cavalares ao menor sinal de ameaça. O medo é uma reação de sobrevivência que nos acompanha desde os primórdios. Quando nossos antepassados neandertais precisavam escapar de algum animal, era necessário que tivessem energia suficiente para se salvarem. No momento em que o pavor é sentido, o sangue, cheio de glicose, flui do coração para os membros para que seja possível lutar – ou fugir.

Apesar do benefício evolutivo, muitos medos acabam atrapalhando nosso dia a dia atualmente (a não ser que fugir de grandes felinos faça parte da sua rotina). Por exemplo, para quem vive no meio da cidade de São Paulo, medo de grandes estrondos impossibilita uma vida normal.

“Os humanos nascem com reações instintivas de medo, como respostas a ruídos altos ou objetos que se aproximam rapidamente”, escreve Sara Mederos, pesquisadora associada do Hofer Lab. “No entanto, podemos anular essas respostas instintivas por meio da experiência – como crianças aprendendo a gostar de fogos de artifício em vez de temer seus estrondos altos.” [...]

Desaprendendo a ter medo

Junto de pesquisadores da Sainsbury Wellcome Centre (SWC) da University College de Londres, Mederos analisou a resposta de camundongos quando apresentados a uma sombra em expansão em cima de suas cabeças, que simulava a aproximação de um predador aéreo.

Inicialmente, os bichinhos corriam para se esconder em um abrigo – mas, depois de algumas rodadas de teste que não apresentavam nenhum perigo, os ratos aprenderam a manter a calma em vez de fugir. Essa reação criou o modelo que os cientistas usaram para estudar as fases de supressão de medos.

A hipótese da equipe era que um cantinho do cérebro, chamado núcleo geniculado ventrolateral (vLGN), era responsável por essa superação. Estudos anteriores mostravam como essa área conseguia rastrear o conhecimento de experiências antigas de ameaça e suprimir reações de medo. Sabendo disso, os cientistas buscaram descobrir se essa via neural também tinha a função de desaprender o medo de uma ameaça.[...]



(Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/cientistasidentificam-mecanismo-do-cerebro-que-pode-nos-ajuda-asuperar-o-medo/. Acesso em 12/02/2025. Adaptado)

Em “como resposta a ruídos altos ou objetos que se aproximam rapidamente” (4º§), não ocorre crase. Assinale a alternativa que apresenta a opção em que a crase é obrigatória.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q982486 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Na área da saúde, a tecnologia tem um papel essencial, permitindo que profissionais acessem prontuários eletrônicos, realizem consultas remotas e utilizem aplicativos para monitoramento de pacientes. Com o avanço da internet, muitos desses serviços podem ser acessados diretamente pelo computador ou dispositivos móveis. Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem do uso de aplicativos e da internet na área da saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.