Início

Questões de Concursos SESSE

Resolva questões de SESSE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q997766 | Nutrição, Administração de Serviços de Alimentação, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

A higienização adequada de alimentos frescos é essencial para reduzir a carga microbiana e garantir a segurança alimentar antes do consumo. Existem diferentes práticas que podem ser adotadas para esse processo. Assinale a alternativa correta quanto ao procedimento mais eficaz para a higienização de vegetais frescos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q982490 | Informática, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

O correio eletrônico (e-mail) é uma ferramenta importante para a comunicação entre profissionais de saúde. No entanto, o envio de dados sensíveis, como exames, deve ser feito de maneira segura e em conformidade com as leis de privacidade e proteção de dados. Assinale a alternativa que apresenta uma boa prática ao usar o correio eletrônico na área da saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q982495 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Sergipe tem como limites o Oceano Atlântico e outras duas Unidades Federativas (UF) brasileiras (adaptado de IBGE, 2025). Identifique as duas UF que fazem divisa com Sergipe, e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Alagoas.
( ) Rio Grande do Norte.
( ) Bahia.
( ) Ceará.
( ) Paraíba.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q982498 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Em função do restrito dimensionamento espacial de Sergipe, os ambientes das bacias hidrográficas (BH) se apresentam demasiadamente antropizados. Quanto à caracterização física das áreas das BH sergipanas, somam-se ao total de oito distribuídas pelo território (adaptado de BARBOSA et al., 2019). Entre as bacias hidrográficas listadas abaixo, todas estão localizadas em Sergipe, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q982499 | Saúde Pública, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

A participação social na gestão do sistema de saúde foi marcadamente democratizada com a Constituição Federal de 1988. A população, por meio dos Conselhos de Saúde, atua no planejamento de políticas públicas e fiscalizações no gerenciamento da saúde, sem a responsabilidade direta sobre a prestação dos serviços de saúde. Assinale a alternativa que apresenta como essa atuação é denominada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q982514 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

A oxigenioterapia pode ser definida como administração de oxigênio a concentrações superiores a ______ com a intenção de tratar ou prevenir os sintomas e manifestações da hipoxemia. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q982517 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

O processamento dos produtos para a saúde (PPS) são classificados em duas classes distintas. Assinale a alternativa que melhor define a classe I.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q982525 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

A Taxa de Filtração Glomerular (TFG) indica o volume de sangue que o rim consegue filtrar. Assinale a alternativa correta em relação à taxa de TFG de rins saudáveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q1001728 | Direito Sanitário, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Analise a situação hipotética apresentada abaixo.

“A empresa ABC, francesa, pretende participar diretamente na assistência à saúde brasileira”.

Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q997733 | Português, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Texto associado.

Analise o texto e responda à questão.


Cientistas identificam mecanismo do cérebro que pode nos ajudar a superar o medo


No futuro, descobertas como essa podem ajudar a desenvolver tratamentos para fobias, ansiedade e estresse pós-traumático. Entenda.



O coração acelera. Os músculos contraem. Você começa a sentir arrepios e a necessidade de respirar cada vez mais rápido. Não tem jeito: o medo se instaurou.

Tudo isso é cortesia, sobretudo, da adrenalina e do cortisol, hormônios liberados em doses cavalares ao menor sinal de ameaça. O medo é uma reação de sobrevivência que nos acompanha desde os primórdios. Quando nossos antepassados neandertais precisavam escapar de algum animal, era necessário que tivessem energia suficiente para se salvarem. No momento em que o pavor é sentido, o sangue, cheio de glicose, flui do coração para os membros para que seja possível lutar – ou fugir.

Apesar do benefício evolutivo, muitos medos acabam atrapalhando nosso dia a dia atualmente (a não ser que fugir de grandes felinos faça parte da sua rotina). Por exemplo, para quem vive no meio da cidade de São Paulo, medo de grandes estrondos impossibilita uma vida normal.

“Os humanos nascem com reações instintivas de medo, como respostas a ruídos altos ou objetos que se aproximam rapidamente”, escreve Sara Mederos, pesquisadora associada do Hofer Lab. “No entanto, podemos anular essas respostas instintivas por meio da experiência – como crianças aprendendo a gostar de fogos de artifício em vez de temer seus estrondos altos.” [...]

Desaprendendo a ter medo

Junto de pesquisadores da Sainsbury Wellcome Centre (SWC) da University College de Londres, Mederos analisou a resposta de camundongos quando apresentados a uma sombra em expansão em cima de suas cabeças, que simulava a aproximação de um predador aéreo.

Inicialmente, os bichinhos corriam para se esconder em um abrigo – mas, depois de algumas rodadas de teste que não apresentavam nenhum perigo, os ratos aprenderam a manter a calma em vez de fugir. Essa reação criou o modelo que os cientistas usaram para estudar as fases de supressão de medos.

A hipótese da equipe era que um cantinho do cérebro, chamado núcleo geniculado ventrolateral (vLGN), era responsável por essa superação. Estudos anteriores mostravam como essa área conseguia rastrear o conhecimento de experiências antigas de ameaça e suprimir reações de medo. Sabendo disso, os cientistas buscaram descobrir se essa via neural também tinha a função de desaprender o medo de uma ameaça.[...]



(Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/cientistasidentificam-mecanismo-do-cerebro-que-pode-nos-ajuda-asuperar-o-medo/. Acesso em 12/02/2025. Adaptado)

Em “como resposta a ruídos altos ou objetos que se aproximam rapidamente” (4º§), não ocorre crase. Assinale a alternativa que apresenta a opção em que a crase é obrigatória.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q997740 | Matemática, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Embalagens com 30g de creme para as mãos manipulados em farmácia levam 20g de um creme hidratante simples e rendem 60 aplicações. Para que se tenha um rendimento de 90 aplicações será necessário que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q997752 | Nutrição, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

As fibras alimentares desempenham um papel importante na modulação dos níveis de colesterol sanguíneo. As fibras solúveis, como a pectina, ajudam a diminuir o colesterol ao interagir com os processos de digestão no organismo. Em relação ao efeito das fibras solúveis, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q982649 | Enfermagem, Sanitarista, SESSE, IBFC, 2025

Intoxicação exógena é definida como a presença de uma substância tóxica no organismo que resulta em um conjunto de perturbações e danos, sendo desencadeada por alguma ação, voluntária ou não. O enfermeiro(a) diante de uma situação de intoxicação analise as afirmativas abaixo sobre o que deve realizar.

I. Avaliação clínica inicial.

II. Estabilização (suporte vital e monitoração não invasiva).

III. Reconhecimento da toxíndrome e identificação do agente causal.

IV. Aguardar resultados de exames para tomar as medidas necessárias.

V. Administração de antídotos.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q997762 | Nutrição, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa que apresenta um dos materiais mais utilizados em embalagens alimentícias devido à sua capacidade de bloquear luz, oxigênio e umidade, garantindo a conservação dos alimentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q982486 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Na área da saúde, a tecnologia tem um papel essencial, permitindo que profissionais acessem prontuários eletrônicos, realizem consultas remotas e utilizem aplicativos para monitoramento de pacientes. Com o avanço da internet, muitos desses serviços podem ser acessados diretamente pelo computador ou dispositivos móveis. Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem do uso de aplicativos e da internet na área da saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q982506 | Legislação Estadual, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Acerca da competência para o provimento dos cargos públicos no Estado de Sergipe previsto na Lei Estadual nº 2.148/1977, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q982516 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Qualquer um dos quatro sorotipos existentes da Dengue pode causar infecções consideradas tão graves a ponto de evoluir para óbito, principalmente após ______, o que revela um dos quadros fatais da doença. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q982518 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa que apresenta a temperatura que deve ser mantida na sala de cirurgia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q1001727 | Direito Sanitário, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

A Resolução nº 453/2012 dispõe sobre as diretrizes para instituição, reformulação, reestruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde. Segundo esse diploma, o Conselho de Saúde será composto por representantes de entidades, instituições e movimentos representativos de usuários, de entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, do governo e de entidades representativas de prestadores de serviços de saúde, sendo que as vagas deverão ser distribuídas entre tais representantes.

“As vagas para a composição do Conselho de Saúde deverão ser distribuídas da seguinte forma:

(______) de entidades e movimentos representativos de usuários.

(______) de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde.

(______) de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos”.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q997730 | Português, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Texto associado.

Analise o texto e responda à questão.


Cientistas identificam mecanismo do cérebro que pode nos ajudar a superar o medo


No futuro, descobertas como essa podem ajudar a desenvolver tratamentos para fobias, ansiedade e estresse pós-traumático. Entenda.



O coração acelera. Os músculos contraem. Você começa a sentir arrepios e a necessidade de respirar cada vez mais rápido. Não tem jeito: o medo se instaurou.

Tudo isso é cortesia, sobretudo, da adrenalina e do cortisol, hormônios liberados em doses cavalares ao menor sinal de ameaça. O medo é uma reação de sobrevivência que nos acompanha desde os primórdios. Quando nossos antepassados neandertais precisavam escapar de algum animal, era necessário que tivessem energia suficiente para se salvarem. No momento em que o pavor é sentido, o sangue, cheio de glicose, flui do coração para os membros para que seja possível lutar – ou fugir.

Apesar do benefício evolutivo, muitos medos acabam atrapalhando nosso dia a dia atualmente (a não ser que fugir de grandes felinos faça parte da sua rotina). Por exemplo, para quem vive no meio da cidade de São Paulo, medo de grandes estrondos impossibilita uma vida normal.

“Os humanos nascem com reações instintivas de medo, como respostas a ruídos altos ou objetos que se aproximam rapidamente”, escreve Sara Mederos, pesquisadora associada do Hofer Lab. “No entanto, podemos anular essas respostas instintivas por meio da experiência – como crianças aprendendo a gostar de fogos de artifício em vez de temer seus estrondos altos.” [...]

Desaprendendo a ter medo

Junto de pesquisadores da Sainsbury Wellcome Centre (SWC) da University College de Londres, Mederos analisou a resposta de camundongos quando apresentados a uma sombra em expansão em cima de suas cabeças, que simulava a aproximação de um predador aéreo.

Inicialmente, os bichinhos corriam para se esconder em um abrigo – mas, depois de algumas rodadas de teste que não apresentavam nenhum perigo, os ratos aprenderam a manter a calma em vez de fugir. Essa reação criou o modelo que os cientistas usaram para estudar as fases de supressão de medos.

A hipótese da equipe era que um cantinho do cérebro, chamado núcleo geniculado ventrolateral (vLGN), era responsável por essa superação. Estudos anteriores mostravam como essa área conseguia rastrear o conhecimento de experiências antigas de ameaça e suprimir reações de medo. Sabendo disso, os cientistas buscaram descobrir se essa via neural também tinha a função de desaprender o medo de uma ameaça.[...]



(Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/cientistasidentificam-mecanismo-do-cerebro-que-pode-nos-ajuda-asuperar-o-medo/. Acesso em 12/02/2025. Adaptado)

Um texto pode apresentar mais de uma sequência tipológica. Nesse sentido, tem-se um exemplo de sequência argumentativa no trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.