Questões de Concursos SESSE

Resolva questões de SESSE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q982637 | Enfermagem, Gestão em Saúde, Sanitarista, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa incorreta quanto ao principal objetivo da gestão de serviços de saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q997750 | Nutrição, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

A relação entre o nutricionista e o paciente deve ser fundamentada em princípios éticos, com respeito e confiança. Considerando o código de ética profissional, assinale a alternativa correta quanto à atitude profissional do nutricionista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q997754 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

A avaliação bioquímica do estado nutricional de um indivíduo pode ser realizada por meio de exames laboratoriais. A concentração de uma substância bioquímica específica é frequentemente utilizada como indicador de deficiências de ferro no organismo. Assinale a alternativa que apresenta essa substância.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q982448 | Enfermagem, Intensivista, SESSE, IBFC, 2025

Sobre o sistema linfático, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Os vasos linfáticos começam como capilares abertos, que se alimentam em vasos linfáticos cada vez maiores.

( ) O sistema nervoso central, a medula óssea, os ossos, os dentes e a córnea do olho não contêm vasos linfáticos.

( ) A principal distinção entre os sistemas linfático e cardiovascular em humanos é que a linfa não é bombeada ativamente pelo coração, mas é forçada através dos vasos.

( ) A linfa flui dos capilares linfáticos, através dos vasos linfáticos, e então é despejada no sistema circulatório através dos ductos linfáticos localizados na junção das veias jugular e subclávia.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q982502 | Saúde Pública, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

Analise a notícia publicada pelo Ministério da Saúde em 10/07/2023.

“Ministério da Saúde lançou a publicação Dados para Vigilância, que apresenta as características históricas, operacionais e possibilidades analíticas dos sistemas de informação sob gestão do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Esses sistemas possuem bases de dados sobre nascimentos, morbidade, mortalidade e fatores de risco para doenças crônicas, que permitem a obtenção de números com recortes por municípios, faixa etária ou sexo”.

Disponível em: https://www.gov.br/saude/ptbr/assuntos/noticias/2023/julho/entenda-as-principaiscaracteristicas-dos-sistemas-de-informacao-do-ministerio-dasaude. Acesso em 15/02/2025.

Nesse contexto, podemos afirmar que o e-SUS Notifica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q982305 | Enfermagem, Urgência e emergência, Enfermeiro do Trabalho, SESSE, IBFC, 2025

São preditivos de complicações nos profissionais vítimas de intoxicação por formulações à base de glifosato, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q982326 | Direito Sanitário, Sistema Nacional e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Epidemiologista, SESSE, IBFC, 2025

A Vigilância Sanitária no território brasileiro é de responsabilidade por uma determinada instituição da União. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q997734 | Português, Nutricionista, SESSE, IBFC, 2025

Texto associado.

Analise o texto e responda à questão.


Cientistas identificam mecanismo do cérebro que pode nos ajudar a superar o medo


No futuro, descobertas como essa podem ajudar a desenvolver tratamentos para fobias, ansiedade e estresse pós-traumático. Entenda.



O coração acelera. Os músculos contraem. Você começa a sentir arrepios e a necessidade de respirar cada vez mais rápido. Não tem jeito: o medo se instaurou.

Tudo isso é cortesia, sobretudo, da adrenalina e do cortisol, hormônios liberados em doses cavalares ao menor sinal de ameaça. O medo é uma reação de sobrevivência que nos acompanha desde os primórdios. Quando nossos antepassados neandertais precisavam escapar de algum animal, era necessário que tivessem energia suficiente para se salvarem. No momento em que o pavor é sentido, o sangue, cheio de glicose, flui do coração para os membros para que seja possível lutar – ou fugir.

Apesar do benefício evolutivo, muitos medos acabam atrapalhando nosso dia a dia atualmente (a não ser que fugir de grandes felinos faça parte da sua rotina). Por exemplo, para quem vive no meio da cidade de São Paulo, medo de grandes estrondos impossibilita uma vida normal.

“Os humanos nascem com reações instintivas de medo, como respostas a ruídos altos ou objetos que se aproximam rapidamente”, escreve Sara Mederos, pesquisadora associada do Hofer Lab. “No entanto, podemos anular essas respostas instintivas por meio da experiência – como crianças aprendendo a gostar de fogos de artifício em vez de temer seus estrondos altos.” [...]

Desaprendendo a ter medo

Junto de pesquisadores da Sainsbury Wellcome Centre (SWC) da University College de Londres, Mederos analisou a resposta de camundongos quando apresentados a uma sombra em expansão em cima de suas cabeças, que simulava a aproximação de um predador aéreo.

Inicialmente, os bichinhos corriam para se esconder em um abrigo – mas, depois de algumas rodadas de teste que não apresentavam nenhum perigo, os ratos aprenderam a manter a calma em vez de fugir. Essa reação criou o modelo que os cientistas usaram para estudar as fases de supressão de medos.

A hipótese da equipe era que um cantinho do cérebro, chamado núcleo geniculado ventrolateral (vLGN), era responsável por essa superação. Estudos anteriores mostravam como essa área conseguia rastrear o conhecimento de experiências antigas de ameaça e suprimir reações de medo. Sabendo disso, os cientistas buscaram descobrir se essa via neural também tinha a função de desaprender o medo de uma ameaça.[...]



(Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/cientistasidentificam-mecanismo-do-cerebro-que-pode-nos-ajuda-asuperar-o-medo/. Acesso em 12/02/2025. Adaptado)

Assinale a alternativa em que se destaca uma preposição cuja ocorrência é justificada por uma exigência de regência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q982635 | Enfermagem, COREN, Sanitarista, SESSE, IBFC, 2025

De acordo com a Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, assinale a alternativa incorreta quando às competências do Conselho Regional de Enfermagem (COREN).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q982665 | Enfermagem, Urgência e Emergência, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa incorreta quanto às indicações de cardioversão elétrica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q982412 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Generalista, SESSE, IBFC, 2025

São direitos de todos os usuários do SUS, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q982416 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Generalista, SESSE, IBFC, 2025

Analise as afirmativas abaixo sobre gerenciamento de recursos materiais e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A provisão de materiais e equipamentos favorece a garantia de um cuidado seguro.

( ) As dificuldades de recursos materiais não interferem na oferta adequada dos serviços.

( ) Não compete ao enfermeiro a provisão de materiais e equipamentos para a garantia de assistência segura.

( ) A indisponibilidade de materiais/equipamentos constituem uma das maiores causas para a omissão do cuidado de enfermagem em unidades de internação hospitalar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q982423 | Enfermagem, Generalista, SESSE, IBFC, 2025

Mulher, 36 anos, com queixa de cefaléia intensa de início súbito com piora na última hora, apresenta turvação visual e dislalia, passou pelo acolhimento e avaliada e triada pelo enfermeiro. Assinale a alternativa que apresenta a classificação de risco do protocolo de Manchester em relação a este caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q982431 | Enfermagem, Intensivista, SESSE, IBFC, 2025

Paciente apresenta dificuldade súbita de falar, perda de força motora à esquerda e desvio de rima labial ao sorrir. Assinale a alternativa que apresenta a escala de avaliação neurológica correta em que esses achados são observados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q982464 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PartoAborto, Obstétrico, SESSE, IBFC, 2025

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o número de exames vaginais durante o trabalho de parto deve ser limitado àquele estritamente necessário e que uma vez a cada ______ horas é suficiente. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q982293 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, SESSE, IBFC, 2025

O exame clínico admissional é um processo objetivo e simples, que visa fazer uma análise básica em relação à saúde do trabalhador. Caso necessário, exames complementares podem ser solicitados, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q982295 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, SESSE, IBFC, 2025

Sobre a consulta de Enfermagem é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q982638 | Enfermagem, Sanitarista, SESSE, IBFC, 2025

A Vigilância em Saúde tem como objetivo analisar a situação de saúde da população. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q982639 | Enfermagem, Sanitarista, SESSE, IBFC, 2025

Assinale a alternativa incorreta quanto aos profissionais que compõem o Programa Saúde da Família (PSF).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.