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Questões de Concursos SETEPS PA

Resolva questões de SETEPS PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q353435 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Administrador, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Relativamente aos elementos patrimoniais e de resultado (ativos, passivos, receita, despesa), bem como à leitura prática das demonstrações contábeis, com fundamento na legislação brasileira e nos ensinamentos dos autores de contabilidade, julgue os itens seguintes.

De acordo com a teoria contábil, a empresa só pode ativar determinado bem se ela detiver sua propriedade definitiva e incontestável e se ele tiver, para ela, potencial para geração de fluxos de caixa futuros.

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322Q354223 | Contabilidade Geral, Administrador, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Entre as causas que podem ocasionar a escassez de recursos financeiros em uma empresa incluem

as diferenças acentuadas na velocidade dos ciclos de recebimento e de pagamento, em função de prazos de venda e de compra.

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323Q321992 | Pedagogia, Monitor, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Acerca das formas de desenvolver a educação popular, julgue os itens seguintes.

No processo de ensino-aprendizagem, o educador deve partir sempre de um contexto teórico fornecido pela coordenação do sistema educacional.

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324Q327398 | Pedagogia, Pedagogo, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.

Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.

A atitude da professora transfere para o plano individual (o aluno) a culpa pelo fracasso escolar.

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325Q355063 | Contabilidade Geral, Contador, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Com referência ao setor público, conforme as disposições legais e doutrinárias, julgue os itens que se seguem.

Os preços de transferência, apurados pelos processos de privatização, podem propiciar ganhos para o patrimônio público, desde que este incorpore recursos públicos anteriormente bem investidos e geridos.

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326Q400069 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Administrador, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Considerando que Benjamin foi aprovado em concurso para provimento de vaga em cargo efetivo na administração direta federal, julgue os itens a seguir.

Ao entrar em exercício, Benjamim passará a exercer uma função pública.

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327Q417482 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Consultor Jurídico, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Considerando o disposto na Lei de Introdução ao Código Civil (Decreto-Lei n.º 4.675/1942), julgue os itens subseqüentes.

A doutrina denomina vacatio legis o intervalo temporal existente entre a data de revogação de uma lei e a entrada em vigor da lei que a substituirá.

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328Q401941 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Consultor Jurídico, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Considerando que a Secretaria Executiva de Administração do estado do Pará (SEAD) é um órgão da administração estadual paraense, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

A SEAD decidiu realizar um contrato de aquisição de bens comuns que poderia ser licitado mediante convite do tipo menor preço.

Nessa situação, a SEAD poderia optar por utilizar a modalidade pregão, em vez da modalidade convite.

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330Q355141 | Contabilidade Geral, Contabilidade Aplicada à Administração Pública, Contador, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições legais em vigor, bem como nos ensinamentos contidos na literatura de contabilidade pública acerca do regime de adiantamento de numerário, do inventário e da escrituração de operações típicas da contabilidade pública, julgue os itens que se seguem.

Os valores concedidos na programação financeira, por meio de cota, de repasse ou de sub-repasse, serão registrados apenas nas contas de compensação, em subgrupo próprio, cuja função é controlar, por fonte de recursos, a movimentação de tais valores em função dos recebimentos e pagamentos ocorridos.

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331Q719179 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Na vida profissional do arquiteto, o conhecimento das normas e legislação, bem como de termos e definições a elas relacionados, é de fundamental importância. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A área destinada a eventual estacionamento de veículos, situada entre o alinhamento de um lote e o local de estacionamento propriamente dito, é denominada área de acumulação.

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333Q325880 | Pedagogia, Pedagogo, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Considere a seguinte fala de uma professora: “Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa”.

Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.

O papel da avaliação, para alguns estudiosos, consiste em determinar em que medida os objetivos educacionais definidos nas propostas curriculares e nos planos de ensino estão sendo alcançados.

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334Q795482 | Finanças, Economista, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos a procedimentos diversos de análise financeira.

No caso de uma empresa industrial, o ciclo de caixa — intervalo de tempo que vai desde o desembolso inicial de despesas até o recebimento do produto da venda — é sempre maior que o ciclo operacional.

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335Q610702 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Sistemas, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Um dos principais processos na construção de sistemas de informação, o desenvolvimento de software exige metodologias, técnicas e ferramentas específicas para levar à produção de aplicações, bancos de dados e sistemas de comunicação que atendam às necessidades dos usuários e das organizações. No que se refere às técnicas, processos de trabalho, ferramentas e recursos humanos para a engenharia de software e o desenvolvimento de aplicações, julgue os seguintes itens.

O nível de maturidade 2 (capacidade de repetição) do sistema de avaliação CMM (capability maturity model) caracteriza um conjunto de práticas de engenharia de software de uma organização em que os processos básicos de gerência de projetos de software encontram-se estabelecidos para rastrear custos, prazos e funcionalidades do desenvolvimento de software.

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336Q396276 | Direito Administrativo, Modalidades, Administrador, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Acerca de licitações e contratos, julgue os itens subseqüentes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Diante da ocorrência de hipótese de inexigibilidade de licitação, uma autarquia federal convidou um determinado profissional para celebrar contrato de prestação de serviço.

Nesse caso, a situação descreve a ocorrência de uma licitação na modalidade convite.

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337Q323086 | Pedagogia, Pedagogo, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Em relação à violência social, à educação e à escolarização, julgue os itens a seguir.

Quando se trata de crimes envolvendo adolescentes, a sociedade brasileira reflete a estrutura de classe. Se um jovem de maior poder aquisitivo comete atos de violência, estes são analisados como fatos isolados. No entanto, se esses atos são praticados por adolescentes pobres, a comunidade os vê como perigosos e os associa à sua coletividade. Diante dessa questão, cabe à escola, como instância formadora, criar estratégias de reflexão e promover discussões com o objetivo de eliminar os preconceitos sociais.

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339Q321350 | Pedagogia, Pedagogo, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de organizar o projeto político-pedagógico da escola com base na orientação dos PCN. Na semana pedagógica, ela e os professores definiram a construção desse projeto em quatro momentos: primeiramente, fariam uma reflexão sobre o papel, a função da educação escolar, sua finalidade e seus valores, envolvendo toda a comunidade escolar. No segundo momento, fariam o levantamento dos dados necessários: conhecimento da realidade, anseios, necessidades e motivações dos alunos, da família e da comunidade local e da sociedade em que a escola se insere. Já o terceiro momento ficou destinado à mobilização dos alunos, dos demais professores, dos funcionários da escola, da família e da comunidade local e à organização dos espaços educativos disponíveis na sociedade para a discussão do projeto. Por fim, seria o momento da aprovação do projeto por todos os participantes. Durante dois meses, a equipe escolar ficou por conta do trabalho no projeto.

Considerando a situação hipotética descrita e o papel do pedadogo na construção e no desenvolvimento do projeto político pedagógico, julgue os itens que se seguem.

Os PCN orientam a construção do projeto políticopedagógico em um tempo menor para que seja mantida a motivação dos participantes.
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