Início

Questões de Concursos SF

Resolva questões de SF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1741Q399632 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, relativos à Lei n.o 8.666/1993, que dispõe acerca de licitações, e à Lei n.o 9.504/1997, que estabelece normas para as eleições.

Sabendo que a imprensa noticiou recentemente a calamidade causada pelas fortes chuvas na cidade histórica de Goiás, esse fato, por si só, não torna dispensável a exigência de licitação para a realização de obras e serviços de recuperação de bens culturais afetados pela enchente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1742Q738577 | Economia, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

No que concerne à evolução do pessoal empregado na economia brasileira ao longo das décadas de 80 e 90 do século passado, julgue os itens que se seguem.

Houve elevação relativa acentuada na participação dos trabalhadores sem registro em carteira, em relação ao restante do pessoal ocupado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1743Q415761 | Direito Civil, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao instituto do usucapião especial, julgue os itens que se seguem.

O usucapião especial está regulado no Código Civil brasileiro juntamente com o usucapião ordinário e extraordinário.

  1. ✂️
  2. ✂️

1744Q747046 | Economia, Estruturas de Mercado, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Um pequeno produtor levou sua produção de tomates para vender à central de abastecimento Alfa. Ele havia sido informado que o mercado funcionava em concorrência perfeita. Como não possuía experiência no comércio, preferiu vender pela melhor oferta à vista, e mesmo assim perdeu dinheiro.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens abaixo.

A assimetria de informações sobre o funcionamento do mercado existente entre os negociantes da Alfa e o produtor explica o prejuízo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1745Q818473 | Legislação Federal, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Programa ProspeCTar, implementado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), julgue os itens seguintes.

Foi aprovado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), criado no início da gestão do ministro Ronaldo Sardenberg.

  1. ✂️
  2. ✂️

1746Q739658 | Economia, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com referência aos determinantes do crescimento, julgue os itens abaixo.

Para fomentar o progresso tecnológico, torna-se fundamental examinar seus determinantes, principalmente a questão da apropriabilidade de novas tecnologias pelas empresas, fenômeno cujos determinantes são: a taxa de juros, a taxa nominal de câmbio e a expectativa em relação ao comportamento da inflação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1747Q469837 | Direito Tributário, Disposições gerais, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, acerca das limitações do poder de tributar.

Em virtude da autonomia de que gozam as entidades federativas, é vedado à União conceder isenção de tributos da competência dos estados, do DF ou dos municípios.

  1. ✂️
  2. ✂️

1748Q806501 | Legislação Federal, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

As aplicações dos recursos do Fundo Verde e Amarelo (FVA) incluem

o apoio a investimentos de risco de empresas privadas, que dispõem de outras fontes de financiamento, como, por exemplo, os programas da FINEP e do BNDES.

  1. ✂️
  2. ✂️

1749Q449639 | Direito do Consumidor, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes à proteção do consumidor.

O Ministério Público não detém competência exclusiva para defender em juízo os interesses e direitos dos consumidores, a título coletivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1750Q605033 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Legislativo, SF, FGV

Com referência ao sistema de ordenação de referências numérico, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1751Q423791 | Direito Constitucional, Processo legislativo, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Tramitam pela Câmara e pelo Senado cerca de 300 projetos de lei versando sobre os mais variados temas - da Lei de Imprensa à regulamentação do comércio eletrônico, passando por todos os tipos de mídia e, é claro, pela propaganda - que afetam, em maior ou menor grau, agências, anunciantes e veículos. Essa fúria legislativa não é nova, garante quem acompanha há mais tempo o trabalho dos parlamentares em Brasília, mas tem aumentado nos últimos anos, a partir da redemocratização do País e do aumento do número de deputados e senadores.

Considerando o texto acima e as mudanças que atingem todo o setor de comunicação no Brasil, julgue os itens seguintes.

O projeto de Lei Postal que está tramitando no Congresso Nacional propõe a criação de uma Agência Nacional de Serviços de Correios, de uma empresa de economia mista, a Correios do Brasil S.A., e a manutenção da ECT, na condição de empresa pública que deterá a exclusividade dos serviços de correios utilizados pelo setor público.

  1. ✂️
  2. ✂️

1752Q468600 | Direito Tributário, Impostos, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes.

Sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), sob a forma de convênio, os estados não podem conceder isenção de ICMS em seus territórios.

  1. ✂️
  2. ✂️

1753Q394107 | Direito Administrativo, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes com relação a contratos e seus princípios.

Em contratos de consumo, as cláusulas abusivas não são anuláveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

1754Q376187 | Administração Pública, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao controle da administração pública, julgue os itens a seguir.

Na ruptura unilateral de contrato de locação celebrado entre a União e particular, tendo como objeto determinado bem dominical, é obrigatório o pagamento de indenização por parte da administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

1755Q465541 | Direito Previdenciário, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos benefícios da previdência social, julgue os itens subseqüentes.

Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. A doença degenerativa cujo agravamento decorra do exercício de determinada atividade profissional é equiparada ao acidente do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

1756Q396432 | Direito Administrativo, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Decreto-Lei n.o 200/1967 (DL 200), julgue os itens subseqüentes.

Órgãos e entidades da administração indireta gozavam, sob os auspícios do DL 200, de variado grau de autonomia gerencial, podendo, em alguns casos, aprovar seus próprios planos de cargos e regras de contratação de pessoal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1758Q375957 | Administração Pública, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Considerando o controle da administração pública, a Constituição da República e a legislação pertinente, julgue os itens que se seguem.

As ações de defesa ou reintegração de posse, as ações ordinárias de indenização e as ações cautelares em geral constituem medidas judiciais de controle de correção da conduta administrativa pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

1759Q425634 | Direito Constitucional, Congresso Nacional, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A respeito do Poder Legislativo, do sistema tributário nacional e das atribuições do Senado Federal, julgue os itens que se seguem.

Para que o número de suplentes de cada senador da República fosse aumentado para três, seria necessário emenda constitucional de iniciativa exclusiva do Senado Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1760Q320942 | Pedagogia, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Mudanças ocorridas na contemporaneidade, sobretudo no mundo ocidental, como a participação social da mulher e sua inserção no mundo de trabalho, constituem-se em fatores centrais para a ampliação da oferta de educação infantil. Todavia, essa modalidade educativa no Brasil ainda é incipiente. A respeito desse assunto e considerando a realidade brasileira, julgue os seguintes itens.

A maioria dos estudiosos da educação infantil recomenda que seja dada ênfase à aprendizagem dos conteúdos, tendo em vista a redução das taxas de repetência nas primeiras séries do ensino fundamental.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.