Início

Questões de Concursos SF

Resolva questões de SF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q753266 | Engenharia Ambiental, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo conhecido como engenharia simultânea.

Consiste em uma abordagem sistêmica, interativa e iterativa, incluindo a participação de clientes, fornecedores, pessoal de marketing e vendas, engenheiros e administradores, nos processos de concepção, manufatura e produção de novos bens e serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

282Q746957 | Economia, Inflação, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca da economia brasileira, julgue os itens seguintes.

Após 1994, a queda da inflação, decorrente da implementação do Plano Real, deveu-se, entre outros fatores, à adoção da chamada âncora cambial e às baixas taxas de juros praticadas durante o período.

  1. ✂️
  2. ✂️

283Q628945 | Informática, Filosofia do SGBD, Analista de Informática Legislativa, SF, FGV

Considere as seguintes afirmativas a respeito das propriedades ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento, Durabilidade) de uma transação T de banco de dados:

I. A atomicidade garante que todos os efeitos da transação T sejam integralmente refletidos no banco de dados ou que, em caso de falha, nenhum deles seja aceito.

II. A consistência garante que, se o banco de dados estiver inicialmente em estado inconsistente, a execução da transação T, por si só, é capaz de deixar o banco de dados em um estado consistente.

III. O isolamento garante que a execução da transação T seja isolada da execução de quaisquer outras transações simultâneas, de modo a evitar que o banco de dados venha a assumir um estado inconsistente.

IV. A durabilidade garante que as atualizações promovidas pela transação T no estado do banco de dados sejam sempre mantidas, mesmo que ocorra uma falha no sistema durante a sua execução.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q458220 | Direito Empresarial e Comercial, Registro, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

No que se refere às regras disciplinadoras da proteção ao nome empresarial, julgue os itens subseqüentes.

A proteção jurídica conferida aos nomes empresariais decorre automaticamente do registro dos atos constitutivos de sociedades comerciais e de firmas individuais em juntas comerciais.

  1. ✂️
  2. ✂️

285Q639748 | Informática, Linguagens, Técnico legislativo, SF, FGV

Em relação ao JavaScript, não é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q739083 | Economia, Consultor de Orçamento, SF, CESPE CEBRASPE

Um dos modelos econômicos tradicionais que representa de forma simplificada a combinação das ações de política monetária e política fiscal é o denominado modelo IS/LM. Com relação a esse modelo, julgue os itens a seguir.

Um aumento no componente autônomo do investimento provoca um deslocamento ao longo da curva IS, elevando o nível de Y.

  1. ✂️
  2. ✂️

287Q737119 | Direito Processual Penal, Disposições Preliminares, Advogado, SF, FGV

Relativamente ao princípio da presunção de inocência, analise as afirmativas a seguir:

I. O indiciado em inquérito policial ou acusado em processo criminal deve ser tratado como inocente, salvo quando preso em flagrante por crime hediondo, caso em que será vedada a concessão de liberdade provisória.

II. Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e a nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do estado.

III. Milita em favor do indivíduo o benefício da dúvida no momento da prolação da sentença criminal: in dubio pro réu.

IV. A presunção de inocência é incompatível com as prisões cautelares antes de transitada em julgado a sentença penal condenatória.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q729301 | Direito Internacional, Normas internacionais, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Considerando o ato jurídico internacional, julgue os itens abaixo.

Segundo Celso D. de Albuquerque Mello, "o ato jurídico pode ser definido como a manifestação de vontade de um ou mais sujeitos do direito internacional destinada a criar direitos e obrigações no direito internacional público." Diante dessa definição, é correto afirmar, segundo a concepção do citado autor, que todo ato jurídico internacional é uma fonte primária de direito internacional público.

  1. ✂️
  2. ✂️

289Q458465 | Direito Empresarial e Comercial, Direito de Propriedade Industrial, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Considerando as regras relativas à proteção conferida às marcas no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Caso determinada marca estrangeira, internacionalmente conhecida em sua área, não estivesse registrada no Brasil, qualquer empresa nacional poderia requerer seu registro para proteger qualquer produto ou serviço.

  1. ✂️
  2. ✂️

290Q441591 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Advogado, SF, FGV

A respeito do regime constitucional de organização dos partidos políticos, analise as afirmativas a seguir:

I. A norma constitucional que assegura autonomia aos partidos políticos para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, por ter sido instituída por emenda constitucional, só passou a ser aplicada decorrido um ano da data de sua vigência.

II. É assegurado aos partidos políticos o recebimento de financiamento por parte de entidades estrangeiras, desde que tais recursos sejam declarados anualmente perante o Tribunal Superior Eleitoral.

III. Os partidos políticos que não obtiverem em cada eleição para a Câmara dos Deputados no mínimo cinco por cento de votos apurados, distribuídos em pelo menos um terço dos Estados, não terão direito a receber recursos do fundo partidário.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q396806 | Direito Administrativo, Administração Pública, Consultor de Orçamento, SF, FGV

Os objetivos de uma política reguladora de Estado tradicionalmente, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q740123 | Economia, O "Milagre Econômico", Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A partir do final dos anos 60 do século XX, o discurso da crise do Estado entra em cena motivado por sinais de limitações, tanto da ordem democrática, no sentido de sua crescente incapacidade em fazer representar interesses cada vez mais plurais e contundentes, quanto da ordem econômica, no sentido de manter um modelo de desenvolvimento keynesiano fundamentado no endividamento sem estrangular ou afetar a competitividade das economias. A respeito da crise do Estado no Brasil, julgue os itens a seguir.

A hipertrofia burocrática do setor produtivo estatal nos anos 70 do século passado pode ser considerada uma causa primordial da exaustão do modelo de substituições de importações.

  1. ✂️
  2. ✂️

293Q449674 | Direito do Consumidor, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Joaquim adquiriu da empresa Delta um forno de microondas fabricado pela empresa MW. Após a instalação do equipamento, devido a um defeito de fabricação, sofreu curtocircuito que provocou incêndio nas casas de Joaquim e de seu vizinho Luís.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A empresa Delta está obrigada a indenizar, independentemente de comprovação de culpa, os prejuízos sofridos por Joaquim em decorrência do incêndio em sua casa.

  1. ✂️
  2. ✂️

295Q318199 | Administração Geral, Administração de Estoques, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

No Brasil, até a década de 80 do século passado, o Estado era o responsável pela formação dos estoques e pela construção dos armazéns. No sistema capitalista, as empresas podem se encarregar dessas atividades. A respeito desse contexto, julgue os itens abaixo.

No caso de várias empresas cuidarem do armazenamento dos alimentos, existe o perigo de elas controlarem a oferta de mercadorias.

  1. ✂️
  2. ✂️

296Q807697 | Legislação Federal, Lei 8974 1995, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A legislação de competência do governo federal tem garantido os direitos relacionados à saúde em diversos setores e âmbitos. A respeito dessa legislação, julgue os itens a seguir.

A ética dos procedimentos de manipulação genética é um problema contemporâneo de grande importância. A legislação vigente (art. 13 da Lei n.o 8.974/1995), que estabelece normas para o uso de técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente, de organismos geneticamente modificados, determina que é permitida a manipulação genética de células germinais humanas, desde que se respeitem os princípios de autonomia e beneficência, bem como a aprovação da CTN-Bio.

  1. ✂️
  2. ✂️

297Q753257 | Engenharia Ambiental, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo conhecido como engenharia simultânea.

Requer a utilização da tecnologia da informação para viabilizar a comunicação tempestiva e sistematizada, envolvendo um grande número de atores de diversos setores internos e externos à organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

298Q748690 | Economia, O Setor Externo, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca do modelo de Hecksher-Ohlin-Samuelson e dos efeitos da liberalização comercial, julgue os itens subseqüentes.

Com a liberalização do comércio internacional, os salários dos trabalhadores qualificados tendem a ser reduzidos nos países desenvolvidos, enquanto os salários dos trabalhadores nãoqualificados são reduzidos nos países em desenvolvimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

299Q729514 | Direito Internacional, Tratado Internacional Tratado em vigor, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Considerando o ato jurídico internacional, julgue os itens abaixo.

Considere a seguinte situação hipotética.

O Estado A pactuou com o Estado B, em 1990, um tratado bilateral de comércio, estabelecendo favores mútuos, no sentido de gravar os produtos originários dos Estados-partes com alíquotas privilegiadas de imposto de importação. Estabeleceu-se, ainda, uma cláusula de nação mais favorecida. Em 1998, o Estado B celebrou acordo semelhante com o Estado C, sendo que o tratamento tarifário dispensado aos produtos originários do Estado C foi mais privilegiado que aquele conferido ao Estado A, no acordo firmado em 1990. Assim, nessa situação, mesmo que o Estado A não seja parte do tratado entre os Estados B e C, é correto afirmar que, na condição de nação mais favorecida, o Estado A sofre os efeitos jurídicos do acordo entre os Estados B e C.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.