Início

Questões de Concursos SF

Resolva questões de SF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q451169 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A propósito do contrato de trabalho e de seus contratos afins, julgue os itens a seguir.

A locação de serviços, que remonta ao direito romano, diferencia-se do contrato de trabalho, entre outros motivos, por admitir, na condição de locador, trabalhador autônomo ou pessoa jurídica.

  1. ✂️
  2. ✂️

982Q650856 | Ciências Políticas, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com relação às reformas políticas, julgue os itens em seguida.

Uma reforma introduzida no sistema de representação para as eleições de 1998 permite que deputados e senadores sejam responsabilizados pelo eleitorado, e seus mandatos podem ser retirados a partir de reforma chamada tecnicamente de recall ou substituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

983Q819567 | Legislação Federal, Lei 9601 1998, Advogado, SF, FGV

Em relação ao contrato de trabalho instituído pela Lei de Estímulo aos Novos Empregos – Lei 9.601/98, considere as seguintes assertivas:

I. As estabilidades da gestante, do dirigente sindical e do acidentado são garantidas durante o curso do contrato de trabalho.

II. A prorrogação por mais de uma vez é permitida, desde que respeitado o prazo máximo de dois anos previsto no caput do art. 445 da CLT.

III. A empresa terá alguns incentivos, entre eles, uma redução na ordem de 2% (dois por cento) na contribuição para o FGTS ao mês, tendo em vista a intenção social da lei.

IV. Ao término da duração do contrato será indevida a indenização sobre os depósitos do FGTS e aviso prévio.

V. O valor da indenização de rescisão antecipada devida pela parte que der causa imotivada a ela será previsto na norma coletiva.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

984Q651119 | Ciências Políticas, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Representação política é a existência de semelhança social entre os que representam e os que são representados nos partidos políticos, e retrata um dos grandes debates correntes na política brasileira. No Brasil, é visível a presença de empresários nos partidos conservadores e de centro. Na bancada dos partidos progressistas, é clara a presença de sindicalistas e de profissionais de classe média. Com relação aos modos de representação política, julgue os itens seguintes.

Essa distribuição de representantes e representados no Brasil é uma indicação clara da correspondência existente entre a estrutura social e a representação parlamentar.

  1. ✂️
  2. ✂️

985Q562804 | Informática, Word, Técnico legislativo, SF, FGV

Se quisermos gerar um documento em MS WORD de cinco páginas com as primeiras quatro páginas em coluna simples e a Página 5 em coluna dupla, a seguinte opção deve ser usada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

986Q424311 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Considerando o elemento pessoal do Estado brasileiro, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um cidadão português, domiciliado e residente no Estado brasileiro, em viagem de férias em Portugal, cometeu um crime comum neste país, após o que, retornou ao Brasil. Em seguida, as autoridades portuguesas requereram sua extradição. Nessa situação, com base apenas nos dados mencionados, as autoridades brasileiras não poderão conceder a extradição.
  1. ✂️
  2. ✂️

987Q425599 | Direito Constitucional, Família, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Sérgio propôs contra Vilma, em janeiro de 1997, ação de reconhecimento de união estável e partilha dos bens comuns, alegando que a convivência entre ambos iniciara-se em dezembro de 1988 — após a promulgação da Constituição da República, que instituiu proteção especial a tal espécie de união — perdurando até dezembro de 1993. Vilma contestou a ação, alegando que um dos bens fora adquirido quando ainda era casada com Antônio — pleiteando, quanto a ele, declaratória incidental de bem reservado — e que os outros bens, embora adquiridos durante a convivência das partes, o foram com recursos exclusivos seus, não havendo Sérgio em nada colaborado para a aquisição deles. Alegou que Sérgio esteve desempregado durante todo o tempo em que viveram juntos. Sérgio, em réplica, alegou a incidência, na hipótese, da Lei n.º 9.278/1996 — que regulamentou o § 3.o do art. 226 da Constituição, estipulando o condomínio em partes iguais dos bens adquiridos por um ou por ambos os conviventes durante a união.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Apesar da convivência entre as partes se haver iniciado após a promulgação da Constituição da República de 1988, não incidirá na espécie a Lei n.º 9.278/1996, que somente alcançará as uniões estabelecidas a partir da sua vigência.

  1. ✂️
  2. ✂️

988Q808071 | Legislação Federal, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Simão contratou com Soares o arrendamento de parcela de sua fazenda, por prazo indeterminado. Após um ano do contrato, concluída a primeira colheita e já iniciado o plantio da segunda semeadura, Soares, proprietário da fazenda, quis rescindir o contrato, com o que Simão não concordou.

Considerando a situação hipotética apresentada e a legislação pertinente, julgue os itens abaixo.

Presume-se, em regra, feito no prazo mínimo de três anos, o arrendamento que não mencione, de forma expressa, a sua duração.

  1. ✂️
  2. ✂️

989Q650897 | Ciências Políticas, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com referência à representação política, julgue os itens em seguida.

No sistema Hare — voto singular transferível (VST) —, o eleitor escreve a lista de sua preferência sem referência a partidos ou legendas. Qualquer sobra de votos é realocada de acordo com a segunda preferência. Os últimos candidatos são sucessivamente eliminados. Esse sistema é perfeitamente proporcional e foi concebido para enfraquecer os partidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

990Q650137 | Ciências Políticas, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Grupos sociais pobres, no mundo desenvolvido, receberam, a partir do keynesianismo, mecanismo de proteção e garantias de alívio para suas necessidades básicas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Na maioria dos países latino-americanos e no Brasil, em particular, sempre houve uma relação bem estruturada entre organizações políticas, atores sociais e o Estado, mesmo atualmente, quando novos atores apareceram, como novos sindicatos, tentando adaptar-se ao mundo globalizado, e novos partidos políticos com ilusionismo eleitoral e renovadas formas de caudilhismo tradicional.

  1. ✂️
  2. ✂️

991Q451750 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à reforma da previdência no Brasil e ao atual sistema previdenciário.

Com o intuito de flexibilizar o processo de demissão do trabalhador, foi instituído, em 1966, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que veio a substituir o sistema anterior, que garantia estabilidade para o trabalhador que permanecesse por mais de dez anos no mesmo emprego.

  1. ✂️
  2. ✂️

992Q819119 | Legislação Federal, Lei 9099 1995, Advogado, SF, FGV

Relativamente aos juizados especiais criminais, analise as afirmativas a seguir:

I. No rito processual previsto na Lei 9.099/95, oferecida a denúncia, o juiz deverá dar a palavra ao defensor para responder à acusação antes de decidir se recebe a inicial.

II. Da sentença que homologa a transação penal cabe apelação no prazo de dez dias.

III. Não se imporá prisão em flagrante nem se exigirá fiança ao autor de infração de menor potencial ofensivo, desde que após a lavratura do termo ele concorde em comparecer ao juizado especial.

IV. É possível a proposta de transação penal nas infrações de menor potencial ofensivo, mesmo quando o autor do fato já tiver sido condenado anteriormente, com sentença transitada em julgado, por contravenção penal.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

993Q650435 | Ciências Políticas, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Representação política é a existência de semelhança social entre os que representam e os que são representados nos partidos políticos, e retrata um dos grandes debates correntes na política brasileira. No Brasil, é visível a presença de empresários nos partidos conservadores e de centro. Na bancada dos partidos progressistas, é clara a presença de sindicalistas e de profissionais de classe média. Com relação aos modos de representação política, julgue os itens seguintes.

Vínculos com associações da sociedade civil são responsáveis pela eleição de parlamentares em nível estadual, mas não pelas eleições para a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

994Q784836 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista Legislativo, SF, FGV

Se um motor elétrico de indução de dois pólos opera a 3.400 rpm, produzindo torque de 2 kgfm, a potência desse motor em kW é aproximadamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

995Q423115 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com base na disciplina constitucional vigente relativa ao estado de sítio, julgue os itens subseqüentes.

Solicitada a autorização para decretação de estado de sítio durante o recesso parlamentar, o presidente do Senado Federal, de imediato, deverá convocar extraordinariamente o Congresso Nacional para se reunir dentro de dez dias, a fim de apreciar o ato.

  1. ✂️
  2. ✂️

996Q426958 | Direito Constitucional, Comissão Parlamentar de Inquérito e Outras Comissões, Analista Legislativo, SF, FGV

Em relação às Comissões Parlamentares de Inquérito, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

997Q725982 | Conhecimentos Bancários, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

No processo de universalização e democratização do ensino, especialmente no Brasil, em que os déficits educativos e as desigualdades regionais são tão elevadas, os desafios educacionais existentes podem ter, na educação a distância, um meio auxiliar de indiscutível eficácia. O país conta com ampla rede de televisão e rádio educativas no setor público. Paralelamente, no setor privado também existe significativa produção de programas educativos, especialmente para a televisão. É significativo, também, o crescimento das atividades de informática voltadas para a educação.

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Com a introdução das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) na escola — por exemplo, softwares interativos, Internet, hipermídia etc. —, como instrumentos de reforço da aprendizagem, pode-se concluir que foi rompido o paradigma da extensão para incorporar um paradigma de comunicação, conforme propunha Paulo Freire.

  1. ✂️
  2. ✂️

998Q819680 | Legislação Federal, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Segundo o Ministro Ronaldo Sardenberg, do MCT, o ano de 2001 foi especialmente proveitoso para o Brasil na área de cooperação internacional, tendo sido assinados importantes acordos. Com relação a esses acordos, julgue os itens que se seguem.

Segundo José Monserrat Filho, editor do Jornal da Ciência, o polêmico contrato a ser assinado pelo Brasil com os EUA, que abre a utilização da base de Alcântara para lançamentos de foguetes americanos, embora longe do ideal, não seria lesivo ao País. Ao contrário, representaria uma grande vitória.

  1. ✂️
  2. ✂️

999Q417256 | Direito Civil, Bens, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A firma Varejista Camargo, que costumeiramente vende bens, vendeu a Lima um computador da marca Mishiba, que vinha sendo exposto a intempéries cotidianamente. Lima convidou Júlio para jogarem juntos no novo computador. Procurou o manual de instruções de instalação do produto e verificou que este não havia sido fornecido pelo fabricante. Mesmo assim, ligou o computador, que explodiu. Júlio foi ferido e teve seu rosto totalmente queimado.

Considerando a situação hipotética apresentada à luz da legislação civil vigente relativa à responsabilidade civil, ao fato do produto e à defesa do consumidor, julgue os itens a seguir.

Nesse caso, entre Lima e a firma Varejista Camargo não há relação de consumo, sendo que Lima e Júlio não são consumidores perante a situação descrita.

  1. ✂️
  2. ✂️

1000Q465389 | Direito Previdenciário, Origem e Evolução da Previdência Social, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca da evolução das instituições do mercado de trabalho e da previdência social, julgue os itens subseqüentes.

Em 1946, foi estabelecido o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), reunindo, em um único órgão, todos os outros institutos então existentes, tanto os deficitários quanto os superavitários. Como resultado, logo após o seu estabelecimento, aproximadamente 50% do total da população economicamente ativa era contribuinte do INPS.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.