Início

Questões de Concursos SGA DF

Resolva questões de SGA DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q474708 | Espanhol, Gramática, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

A partir del texto, juzgue los ítems siguientes.

Las formas verbales “reveló” (l.43) y “publica” (l.45) tienen el mismo sujeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

302Q360926 | Enfermagem, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Uma mulher, com 69 anos de idade, encontra-se internada em uma unidade de clínica médica. Há um ano, ela recebera o diagnóstico de hipertensão arterial, após ter apresentado episódios de cefaléia holocraniana de moderada intensidade e fraqueza que a fizeram procurar o serviço médico. Há três meses recebeu o diagnóstico de diabetes melito, tendo sido detectado pé neuropático. Tem apresentado perda progressiva da acuidade visual, o que a limita a enxergar de perto. Refere episódios de eliminação de fezes líquidas com muco, de duas a três evacuações por dia, associada ao tipo de dieta. Refere ainda nictúria e incontinência urinária funcional. Queixa-se de dificuldades para dormir devido a preocupações e períodos de sono durante o dia. A paciente, que trabalhava em serviço rural no plantio de alimentos para consumo próprio, sente falta da vida na fazenda e dos netos que moravam com ela. Ao exame físico, apresenta-se corada, hidratada e acianótica, com pulsos simétricos e rítmicos. Apresenta também abdome globoso e ruídos hidroaéreos aumentados. Seus pés apresentam hipotrofia dos músculos dorsais, observa-se proeminência dos metatarsos e a pele encontra-se seca e com rachaduras. Há uma lesão ulcerada no pé esquerdo em região maleolar, com cerca de 6 cm no diâmetro maior e 1 cm de profundidade, bordas bem delimitadas, presença de fibrina e tecido de granulação, drenando secreção purulenta. A pressão arterial é de 130 mmHg / 80 mmHg (em uso de hidroclorotiazida), a freqüência cardíaca é de 96 batimentos por minuto e a freqüência respiratória, de 20 movimentos por minuto. O seu peso é de 53 kg e sua altura, 1,55 m.

Diante da situação hipotética apresentada no texto acima e considerando as teorias de enfermagem e a aplicação do processo de enfermagem ao caso em tela, julgue os itens que se seguem.

As recomendações nutricionais para a paciente são: adoção de dieta com moderada restrição calórica associada a exercícios físicos, a fim de reduzir o seu peso; diminuição do consumo de alimentos ricos em sódio e potássio; e adoção de três refeições ao dia.

  1. ✂️
  2. ✂️

303Q538915 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Analista de Apoio às Atividade Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que o conhecimento de hidráulica e hidrologia é importante na compreensão dos impactos originados pela água no meio urbano, julgue os itens que se seguem.

Em um escoamento permanente, a carga piezométrica não leva em conta a carga cinética.

  1. ✂️
  2. ✂️

304Q794482 | Filosofia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

À luz da filosofia moderna dos séculos XVI e XVII, julgue os seguintes itens.

O pensamento filosófico, encantado com o progresso científico, volta-se exclusivamente para problemas epistemológicos, não se ocupando mais com questões políticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

305Q401538 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que a Fundação Universidade de Brasília (FUB) é uma fundação pública federal, julgue os itens que se seguem.

Disposições legais acerca da administração federal indireta não abrangem a FUB, pois ela integra a administração fundacional da União.

  1. ✂️
  2. ✂️

306Q321185 | Pedagogia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.

A corrente reprodutivista está embasada no aporte liberal e considera a escola um aparelho ideológico do Estado.

  1. ✂️
  2. ✂️

307Q485819 | Inglês, Vocabulário, Professor Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Judge if each of the following items is correctly written.

Food from different geographic locations and of several ethnic groups often help distinguish specific cultural aspects.

  1. ✂️
  2. ✂️

308Q363214 | Enfermagem, Epidemiologia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação aos métodos e estudos epidemiológicos, julgue os itens que se seguem.

O estudo de coorte é um tipo de estudo analítico, no qual se parte da causa em direção ao efeito, seguindo-se o curso natural dos acontecimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

309Q819462 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

A padronização das atividades de contabilidade e finanças no setor público ocorreu a partir da edição da Lei n.º 4.320/1964. Considerando essa norma legal, julgue os itens a seguir.

São atos ou fatos de natureza orçamentária: previsão da receita, arrecadação da receita, cancelamento de créditos e descentralização de créditos.

  1. ✂️
  2. ✂️

310Q351274 | Arquivologia, Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considere que a Procuradoria Geral do Distrito Federal (PRG-DF) adote o processo de microfilmagem para os documentos do acervo arquivístico. Nesse caso, julgue os itens a seguir.

É indicada a microfilmagem na íntegra dos fundos arquivísticos existentes a fim de subsidiar o acesso aos pesquisadores e como medida preventiva ao acervo.

  1. ✂️
  2. ✂️

311Q749958 | Engenharia Agronômica, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No DF, o agronegócio vem apresentando crescimento em vários segmentos produtivos e envolvendo diferentes espécies de interesse econômico. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A criação de avestruzes vem crescendo nos últimos anos no DF. Um dos fatores que estimula essa atividade é a expectativa de alta renda por ave comercializada. Um animal abatido com idade entre 12 e 14 meses pode render, em média, 30 kg de carne, 1,2 m2 de couro semiprocessado e 1,3 kg de plumas.

  1. ✂️
  2. ✂️

312Q807566 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando as peculiaridades da Lei n.º 6.404/1976 e da destinação do resultado, julgue os itens que se seguem.

Após o registro da reserva de reavaliação, a empresa considerará esse valor como acréscimo ao resultado e realizará a distribuição proporcional.

  1. ✂️
  2. ✂️

313Q730645 | Direito Processual do Trabalho, Atos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa ao direito processual do trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Determinado empregador tomou conhecimento de auto de infração lavrado por auditor fiscal do trabalho no dia 3/11/2004. Nessa situação, o prazo para apresentação de defesa expirou no dia 8/11/2004.

  1. ✂️
  2. ✂️

314Q351783 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere à história da arte, julgue os próximos itens.

A arte plumária e a pintura corporal dos índios que habitavam o Brasil quando os portugueses chegaram eram bastante simples em termos de cor e desenhos, utilizavam penas e pigmentos vegetais como matéria-prima.

  1. ✂️
  2. ✂️

315Q793648 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca da ética no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Tadeu, funcionário de um órgão de atendimento ao público, exerce suas atribuições com agilidade e correção e procura prioritariamente atender aqueles usuários mais necessitados, conforme sua avaliação. Nessa situação, Tadeu apresenta comportamento antiético, pois privilegia o atendimento de uns em detrimento de outros.

  1. ✂️
  2. ✂️

316Q787272 | Engenharia Elétrica, Circuitos, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes acerca de componentes simétricos em um sistema trifásico.

Três fasores desequilibrados podem ser decompostos em três conjuntos de fasores, caracterizando as seqüências de fase positiva, negativa e zero.

  1. ✂️
  2. ✂️

317Q605305 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere a produção, armazenamento, conservação e disseminação de documentos eletrônicos, serviços de provisão e acesso em tecnologia da informação e redes de informação eletrônicas e(ou) não-eletrônicas, julgue os itens subseqüentes.

Os sistemas de gerenciamento de documentos são cada vez mais utilizados tanto para confeccionar publicações de instituições, como para distribuir e armazenar documentos. Na área jurídica, eles são utilizados no suporte às questões judiciais, na análise de controle, na preparação de petições, no cumprimento de exigências legais e na localização de leis.

  1. ✂️
  2. ✂️

318Q353742 | Contabilidade Geral, Operações com Pessoal, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando o cálculo do imposto de renda de pessoa jurídica (IRPJ) e da contribuição social sobre o lucro, julgue os itens seguintes.

Ao obter resultado positivo de equivalência patrimonial, a investidora realizará a exclusão desse valor no cálculo do IRPJ, para que não ocorra tributação duplicada.

  1. ✂️
  2. ✂️

319Q442578 | Direito Constitucional, Competência Privativa da União, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito constitucional, julgue os itens a seguir.

Se uma emenda constitucional revogasse o inciso da Constituição da República que atribui à União a competência privativa para legislar sobre sistemas de consórcios e sorteios, essa matéria passaria a ser de competência concorrente da União, dos estados e do DF.

  1. ✂️
  2. ✂️

320Q365835 | Enfermagem, Epidemiologia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação aos métodos e estudos epidemiológicos, julgue os itens que se seguem.

A avaliação da tendência do coeficiente de mortalidade por tuberculose nos últimos 10 anos, em um município, é considerada exemplo de estudo analítico.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.