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Questões de Concursos SME RJ

Resolva questões de SME RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q472835 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

Em respeito aos processos de crescimento e desenvolvimento, a Educação Física para crianças pré-púberes deve enfatizar:

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23Q338743 | Matemática, Geometria, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Considere um trapézio ABCD retângulo em A, cuja medida do lado BC é o dobro da medida do lado AB, sendo esta a base menor do trapézio. Seja ainda M o ponto médio do lado BC e 114º a medida do ângulo D Mˆ B . Nestas condições, a medida do menor ângulo do trapézio é:

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24Q352020 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

A Igreja Católica descobriu, no final do século XVII e no século XVIII, que a arte poderia servir para persuadir e converter. Convocaram-se artistas para grandiosas construções. Nesse período, os arquitetos usavam:

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25Q591225 | Química, Professor, SME RJ, FJG

O chumbo é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como um dos elementos químicos mais perigosos para a saúde humana. No Brasil não existem parâmetros que limitem a concentração do chumbo no ar, assim como não existem normas específicas para o seu controle na atmosfera. Um átomo de chumbo tem 82 prótons e 127 nêutrons. O símbolo desse átomo e seu respectivo número atômico são:

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26Q387711 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

A linguagem e as atitudes autoritárias devem ser combatidas para que possa fluir a personalidade total, que dá unidade ao trabalho de teatro. Essa idéia, baseada nos fundamentos de teatroeducação de Viola Spolin, pode ser referendada no princípio de:

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27Q334422 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Considerem-se duas ligas de ouro e cobre, a primeira com 88,5% de ouro puro e a segunda com 92%. Com a fusão de parte de ambas, deseja-se obter uma nova liga, com 90% de ouro puro. Se forem tomados 200 g da primeira, devem ser tomados, em gramas, da segunda:

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28Q352318 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

Uma professora de Artes Plásticas distribuiu bombons entre seus alunos, fazendo uma exigência: os alunos deveriam desembrulhar o bombom e observar os detalhes relacionados à sua forma e à composição visual da embalagem, como cor, textura, letras, desenho e sonoridade do papel. A partir das observações dos alunos, a professora trabalhou vários conceitos das artes visuais - como cor, textura, ponto e linha.

O professor pode trabalhar qualquer conceito estético a partir do cotidiano: embalagens, rótulos, fotografias, pedras, folhas. Nesta perspectiva, na organização do planejamento das aulas de Artes Plásticas, é indispensável que o professor valorize:

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29Q352278 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

O planejamento de um professor de Artes Plásticas, define, como objetivo geral, "desenvolver a criatividade dos alunos a partir da espontaneidade e autoliberação". Pode-se identificar nesse professor a concepção de ensino da arte como:

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30Q351498 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

Segundo Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari (Arte na Educação Escolar), conhecer as artes visuais significa:

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31Q335557 | Matemática, Geometria, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Geraldo comprou um terreno para construção e um campo para o cultivo de soja que têm, juntos, uma superfície de 1ha e 56a. O terreno custou R$ 19 200,00, e o campo R$ 14 000,00. O metro quadrado do terreno custa R$ 11,00 a mais que o do campo. Os preços dos metros quadrados do terreno e do campo são, respectivamente:

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32Q472031 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

Suponha uma situação em que um(a) aluno(a), saudável, numa das primeiras aulas do dia, reclame de tonteira extrema e enjôo por não ter tomado café da manhã, caracterizando um quadro de hipoglicemia,. Nesse caso, o(a) professor(a) de Educação Física, atento à integridade física de seus(uas) alunos(as), idealmente, deve:

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33Q473521 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

A divisão de turmas de Educação Física em grupos homogêneos, por níveis de aptidão física, favorece o ensino de habilidades motoras e contribui para criar uma atmosfera social muito mais desejável para as aulas, o que facilita a superação dos alunos no aprendizado de movimentos. Tal organização didático-pedagógica coaduna-se com a concepção de Educação Física denominada:

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34Q546121 | Física, Professor, SME RJ, FJG

A escala Kelvin, usada nos trabalhos científicos, é a unidade de temperatura do sistema internacional de unidades. Nessa escala, o zero corresponde ao zero absoluto, ou seja, a - 273o C.

Na escala Kelvin, a temperatura da água em ebulição e a temperatura de fusão do gelo, respectivamente, são:

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35Q335285 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Uma fração tem, como numerador, um número de dois algarismos, em que o algarismo das unidades é 9. O denominador da mesma fração é um número também de dois algarismos, em que o algarismo das dezenas é 9. Um aluno simplificou esta fração, cancelando os noves e obtendo uma fração cujo numerador é o algarismo das dezenas do numerador da fração inicial e cujo denominador é o algarismo das unidades do denominador da fração inicial. Com este erro, o aluno acertou a simplificação. Sabendo-se que a fração em questão é a menor possível, a soma de seus termos, quando escrita na forma irredutível, é:

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36Q352372 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

Miriam Celeste Martins, quando diz que "...cor não existe para ser fria ou quente, primária ou secundária, mas para expressar estados da alma, para construir sutis mutações ou explodir com a sua materialidade...Linha não existe para ser sinuosa, reta ou quebrada, mas para expressar tensão, fluência, devaneio, rigor." , torna claro que, no ensino das artes visuais, a técnica além de ser experimentada, existe também para:

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37Q387743 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

"As três últimas décadas do século XIX constituem os primeiros 30 anos de uma nova época para a arte do teatro. Época nova em função da transformação das técnicas, da formulação dos problemas, da invenção de soluções..." (Jean Jaques Roubine)

Do ponto de vista histórico e a partir desse período, a encenação firma-se como:

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38Q337649 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Ao arrumar seus livros de Matemática, um professor percebe que tem mais de 300 livros e menos de 400. Quando os amarra em pacotes de 13 livros, sobram 9. Se os amarra em pacotes de 15 livros, sobram 4. O professor tem, portanto, o seguinte número de livros:

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39Q472511 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

A atividade em que as habilidades de um(a) aluno(a) são comparadas com as de outros (as); a iniciativa individual é reduzida; as táticas e as estratégias não têm lugar; e a ação direta entre os opositores (as) é inexistente, é do tipo:

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40Q473714 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

Um exemplo de manifestação de sexismo nas aulas de Educação Física está em:

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