Início

Questões de Concursos SME RJ

Resolva questões de SME RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q472492 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

Apoiando-se na tendência crítico-emancipatória, o(a) professor(a) de Educação Física, ao iniciar o ano letivo, deve apresentar aos(às) alunos(as):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q378790 | Biologia, Professor, SME RJ, FJG

As células-tronco embrionárias têm atraído a atenção dos médicos, em virtude de sua capacidade de originar vários tipos de células humanas.Uma vez que seja tecnicamente possível a sua diferenciação e reprodução em laboratório, seria viável a regeneração de lesões no útero, cérebro, ossos e pele, utilizando, respectivamente os seguintes tipos celulares:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q387520 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

A utilização da música na obra de Bertold Brecht tem a função de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q594352 | Química, Professor, SME RJ, FJG

O SO2 é um dos principais poluentes do ar atmosférico. Esta substância é produzida tanto na queima dos combustíveis derivados de petróleo, que contêm compostos de enxofre, quanto no processo da fabricação de H2SO4. Uma vez na atmosfera, parte do SO2 oxida-se a SO3. Este último dissolve-se na água da chuva, produzindo a chuva ácida, que contém H2SO4. Em relação às substâncias químicas responsáveis pelo fenômeno da chuva ácida, pode-se afirmar que o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q387805 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

Em "4 de outubro de 1838, estreava O Juiz de Paz na Roça, sem alarde publicitário e pretensão histórica. Poucos, talvez, na ocasião, assinalassem o significado do acontecimento." (Sábato Magaldi)

Era o primeiro texto escrito por Martins Pena, autor reconhecido historicamente como o fundador, no Brasil, da comédia denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q482345 | Geografia, Professor, SME RJ, FJG

Pesquisadores do Rio Grande do Sul encontraram, em Santa Maria, distante cerca de 200 quilômetros de Porto Alegre, um fragmento vegetal petrificado, de forma circular, com cerca de 5 centímetros de diâmetro: uma pinha fossilizada. (Revista Pesquisa FAPESP - fevereiro de 2003)

A pinha, um órgão no qual se produzem as sementes da planta, é exclusivo das gimnospermas, vegetais que apresentam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q473735 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

Em aulas muito motivantes de Educação Física, ministradas a turmas da 1ª série do ensino fundamental, realizadas ao ar livre e em dias muito quentes e secos, visando a garantir o equilíbrio hídrico e eletrolítico de seus(uas) alunos(as), o(a) professor(a) de Educação Física, idealmente, deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q472018 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

Considere a descrição abaixo de uma aula de Educação Física ministrada para uma turma da 8a série do ensino fundamental e responda às questões de números 18 e 19.

OBJETIVO DA AULA: realizar corretamente a técnica da corrida de velocidade. Exercício de aquecimento (5 minutos); estafetas de corrida (10 minutos); tiros de 100m a 90% da velocidade máxima (20 minutos); educativos de corrida (coordenação) (10 minutos); debate sobre as atividades realizadas (5 minutos).

O sistema de produção de energia que prepondera nessa aula é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q351885 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

Além dos conteúdos formais, os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte definem conteúdos relativos a valores, normas e atitudes. Nessa perspectiva, é fundamental que o aluno:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q387627 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

As sessões de Orientação propostas por Viola Spolin, devem ser ministradas a todos os alunos novos. Dentre outros, essas sessões têm como objetivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q471869 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

Um grupo de alunos(as), iniciantes em voleibol, apresenta dificuldade na execução do saque por baixo, pois a bola não chega à quadra adversária. Para ajudar os(as) alunos(as) na realização do movimento, o(a) professor(a) deve pedir-lhes que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q472790 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

Como parte do processo de avaliação da aptidão física de uma turma de Educação Física, o(a) professor(a) aplica um teste de Cooper e compara a distância percorrida por cada aluno(a) com a distância média percorrida pela turma. Nesse caso, o(a) professor(a) orienta a avaliação segundo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q351981 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

Além de ter criado a ilusão de profundidade numa superfície lisa, Giotto di Bondone tem grande importância pelo método utilizado, que se caracteriza por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q381244 | Biologia, Professor, SME RJ, FJG

A atividade fotossintética é um dos fenômenos biológicos que mantém a biodiversidade nos diferentes ecossistemas. Nesse processo, os seres clorofilados realizam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q352291 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

Maria Heloísa C. de T. Ferraz e Maria F. de Rezende e Fusari afirmam: "Brincar na infância é o meio pelo qual a criança vai organizando suas experiências, descobrindo e recriando seus sentimentos e pensamento a respeito do mundo, das coisas e das pessoas". Assim, a atividade lúdica é uma opção metodológica fundamental nas aulas de arte. Segundo Vygotsky, na infância, a ação de brincar é fundamental, porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q351682 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

Miriam Celeste diz: "A velocidade e superficialidade à qual o nosso olhar é exposto no cotidiano pede, de certa forma, o aprendizado de um olhar em outro ritmo e profundidade."

A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento desse "outro olhar", mais atento e crítico. É necessário, portanto, que o professor possibilite aos alunos a prática:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q380862 | Biologia, Professor, SME RJ, FJG

Todos já ouvimos dizer que a natureza se vinga de quem a mutila. Supertições à parte, descobriu-se que sobras de floresta, como as deixadas da construção de uma casa ou de uma fábrica, podem tornar-se verdadeiros depósitos de doenças. Animais maiores evitam habitar pequenas porções de florestas, por não encontrar ali os alimentos de que necessitam. Sorte dos pequenos roedores, que, livres de seus predadores, se multiplicam nestas áreas. Os roedores atraem hóspedes, como os carrapatos, que, por sua vez, transmitem doenças ao homem. Quanto menores as áreas de florestas remanescentes, maior o número de carrapatos. Sobre a avaliação quantitativa do ecossistema apresentado no texto, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q352045 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

A "ênfase no fazer técnico e científico a partir de conteúdos reprodutivistas e a preocupação fundamental com o produto do trabalho escolar" (Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari), caracterizam uma concepção de ensino da arte identificada com a pedagogia denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q352210 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

"Combine-paintings" é o nome dado por um artista para as suas pinturas, em que são reutilizados materiais, numa combinação de objetos reais, como cadeiras, pneus de carro, animais empalhados, fotografias, reproduções de obras de arte e muitas outras coisas. É, sem dúvida, uma provocação para uma sociedade que só conhece o presente e despreza o passado. O artista que desenvolve esse tipo de trabalho é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q473250 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

Considere a descrição abaixo de uma aula de Educação Física ministrada para uma turma da 8a série do ensino fundamental e responda às questões de números 18 e 19.

OBJETIVO DA AULA: realizar corretamente a técnica da corrida de velocidade. Exercício de aquecimento (5 minutos); estafetas de corrida (10 minutos); tiros de 100m a 90% da velocidade máxima (20 minutos); educativos de corrida (coordenação) (10 minutos); debate sobre as atividades realizadas (5 minutos).

Tomando como referência o processo de aprendizagem motora, o alcance do objetivo da aula seria facilitado se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.