Início

Questões de Concursos SME RJ

Resolva questões de SME RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q387691 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

Observe as concepções de representação teatral abaixo registradas:

"representar seu personagem e se posicionar em relação a essa representação."

"utilizar a sua experiência mais íntima para encontrar dentro de si mesmo uma emoção verdadeira."

Estas concepções de representação teatral registradas acima, referem-se, respectivamente, às teorias de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q351933 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

Lúcio Fontana modela grandes esferas e as fragmenta. Ao pintar, espalha tinta na tela e dá cortes na superfície. Esses gestos significam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q352042 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

Podemos identificar na Ilha de Marajó, cinco fases arqueológicas. A quarta fase é a "marajoara" cuja produção de cerâmica apresenta vasos com interessantes criações, que servem para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q387666 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

Segundo Viola Spolin, estimular alunos-atores a pesquisar e fazer um estudo consciente e cuidadoso do mundo físico a sua volta, como também levá-los a observar as coisas, seus sabores, aromas e texturas, pode ser uma ferramenta importante para a prática do teatro denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q387719 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

Sábato Magaldi destaca alguns autores que trouxeram as contribuições mais efetivas e continuadas à dramaturgia brasileira contemporânea. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q381348 | Biologia, Professor, SME RJ, FJG

A biodiversidade do Pantanal é enorme. Neste ecossistema, encontram-se animais típicos como o jacaré-do-pantanal, o cervo-do-pantanal, a arara- azul, a perereca e o peixe pacu. Comparando a anatomia e a fisiologia desses animais, fica evidente, do ponto de vista evolutivo, a maior eficiência alcançada pelo sistema circulatório nos animais homeotérmicos. Este fato é explicado pelas seguintes características:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q387457 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

Augusto Boal, em suas pesquisas metodológicas de trabalho com o teatro, afirma que "o ator, como todo ser humano, tem as suas ações e reações mecanizadas, por isso é necessário começar pela sua desmecanização".

Sendo assim, a proposta de Boal consiste no desenvolvimento dos seguintes exercícios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q387712 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

Espera-se que o aluno do 2º segmento do Ensino Fundamental (da 5ª à 8ª série) desenvolva seu conhecimento estético e competência artística nas diferentes linguagens da Arte. Segundo os PCN – Arte, as Artes Cênicas, como área de conhecimento, têm como um dos objetivos gerais estimular esse aluno a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q387811 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

"(...) nem toda espécie de verdade pode transferirse ao palco. O que lá usamos é a verdade transformada em equivalente poético, pela imaginação criadora. (...) transformar realidades humanas simples, quotidianas, em cristais de verdade artística."(Stanislavsky)

Nesse texto, o autor define, como fundamento de sua proposta de trabalho, o conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q387532 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte (PCN), a experiência das Artes Cênicas na escola possibilita a ampliação da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q472116 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

O jogo "bola sobre a corda", no qual a bola é lançada com as mãos sobre a rede e a marcação de pontos se dá quando a bola toca a quadra adversária, é sugerido como um procedimento que pode facilitar o aprendizado do voleibol. A proposta metodológica de aproximação aos jogos desportivos o classifica como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q472784 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

Um(a) professor(a), ao informar as regras de um novo jogo a seus(uas) alunos(as), está apresentando esses conteúdos de ensino em sua categoria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q352154 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte definem os conteúdos gerais do ensino fundamental em Arte. Dentre esses conteúdos, destacam-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q380135 | Biologia, Professor, SME RJ, FJG

Gêmeos siameses ou xifópagos são aqueles que se apresentam ligados por alguma parte do corpo, em virtude de não se terem separado completamente durante a embriogênese. Em 1910 foram realizados estudos com gêmeas siamesas, quando uma das gêmeas ficou grávida e ambas as mulheres produziram leite e amamentaram após o parto. Tais estudos puderam demonstrar a existência de uma ligação entre os sistemas circulatórios das gêmeas. O hormônio que estimula a produção de leite nas irmãs e o tipo de glândula endócrina responsável pela sua liberação são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q471626 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

Uma das características da concepção aberta de ensino em Educação Física é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q387767 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

Segundo Stanislavsky, todos os pensamentos imaginativos, sentimentos e ações do ator devem convergir para um único ponto de referência, denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q387770 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

Há uma "contradição entre literalidade e arte. A arte, invariavelmente, implica organização expressiva e forma significativa, alguma estilização e até mesmo alguma artificialidade." (John Gassner)

O autor constrói uma reflexão crítica acerca da tendência estética que dominou os palcos no final do século XIX, denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q351891 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

Brincadeira, experimentação e vivência são as relações da criança com o desenho que muitas vezes, são indecifráveis. Esses desenhos correspondem a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q387801 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

As teorias de Stanislavsky relativas ao ator propõem uma prática que resulta na transformação absoluta da relação do intérprete com a personagem e, conseqüentemente, com o texto. Essa transformação fica evidente quando, na representação e de modo sistemático, a figura do diretor revela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q380237 | Biologia, Professor, SME RJ, FJG

Uma mulher com dois úteros deu à luz um casal de gêmeos, no dia 7 de maio último, no município de Cariacica, no Espírito Santo. Essa mulher, portadora de um tipo raro de anomalia, chamada útero didelfo, (dividido em dois por um septo ou parede), gestou um bebê em cada um de seus úteros. A análise do DNA do casal de gêmeos apresentaria, como resultado, o seguinte grau de homologia entre as seqüências de bases nitrogenadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.