Questões de Concursos: SME Recife

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12 Q861561 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos aos estágios de desenvolvimento intelectual da criança propostos por Piaget.

Considere-se que uma professora apresente a uma criança uma imagem em que estejam representadas duas fileiras com o mesmo número de objetos idênticos, de mesmo tamanho, dispostos de tal forma que o comprimento de uma das fileiras seja maior que o da outra. Nessa situação, uma criança cujo pensamento esteja no estágio pré-operatório tenderá a afirmar que há mais elementos representados na figura de comprimento maior.

13 Q861563 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item que se segue, relacionados ao desenvolvimento infantil na primeira infância. 

Promover contextos favorecedores de interações sociais NÃO é responsabilidade das instituições de educação infantil, cuja função primordial é preparar cognitivamente a criança para o seu ingresso no ensino fundamental.

14 Q861553 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

A transição da educação infantil para o ensino fundamental realizada de forma abrupta é mais producente que a realizada de forma gradual, pois garante o amadurecimento dos estudantes de forma rápida e eficiente.

15 Q861547 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

De modo geral, as crianças que participam desde cedo de práticas sociais de leitura e escrita iniciam-se nesse conhecimento antes mesmo de seu ingresso na escola. 

16 Q861550 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

Segundo a concepção de letramento, os estudantes não precisam mais ser alfabetizados.

17 Q861554 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

A transição da educação infantil para o ensino fundamental deve ser realizada por meio de mudanças rigorosas estabelecidas pela escola, de modo a disciplinar as crianças e ajustá-las ao processo de aquisição do conhecimento.  

18 Q861555 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

Ao ingressar no ensino fundamental, a criança deverá ser avaliada pelo professor, sendo os conhecimentos adquiridos na educação infantil condições ou pré-requisitos para o acesso ao ensino fundamental.

19 Q861551 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

  Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

De acordo com a concepção de letramento, não basta saber ler e escrever, sendo também necessário que o indivíduo utilize o ler e o escrever conforme as exigências do mundo social.

20 Q861548 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor, SME Recife, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

A concepção de letramento permite considerar que um indivíduo analfabeto tenha um nível de letramento que possibilite sua inserção no contexto social. 

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