Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q473918 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

?Até a década de 1970, a legislação brasileira proibia que mulheres praticassem lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo aquático, rugby e halterofilismo. Apenas em 1979 essa legislação deixou de existir.? (Altman, 2015).

Com base neste trecho, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q326194 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as características abaixo.

I. A importância do envolvimento ativo do aluno.
II. O respeito pelo aluno e por suas próprias idéias.
III. O entendimento da ciência enquanto criação humana.

Aplicam-se ao construtivismo educacional as características

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q323458 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo as teorias críticas, a aprendizagem de língua inglesa pode ampliar a consciência do aluno sobre o fenômeno lingüístico. Verifica-se esse processo quando o aluno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q321175 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere a entrevista abaixo.

Entrevistadora: Que tipo de atividade você acha que mais funciona em sua aula?
Professora: Eu acho, eu acho que é gramática, trabalhando em cima do verbo, né? Parece que não, é muito tradicional, muito velho e coisa e tal, tem crítica a esse respeito, mas dá um suporte para o aluno.

Essa visão de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na escola é criticada por especialistas porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q323220 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Discutir o desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis na agricultura, na diminuição do lixo e no controle da poluição requer um ensino que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q327588 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atualmente recomenda-se conhecer as características do letramento da comunidade a que pertence a escola.
Qual afirmação abaixo NÃO reflete essa orientação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q795031 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre.

O excerto acima corresponde a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q795101 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O homem é a medida de todas as coisas. Das coisas que são o que são e das coisas que não são o que não são.

A frase acima é atribuída a Protágoras, um dos mais celébres sofistas. A partir dela deve-se inferir que um dos traços distintivos de sua filosofia é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q795149 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O filósofo empirista David Hume celebrizou-se por sua crítica à concepção clássica da causalidade. Qual das afirmações abaixo resume a posição desse filósofo acerca da relação de causa e efeito?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q323174 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A promoção da crítica nas atividades de leitura deve ser preocupação do professor.
Qual ação abaixo opõe-se a esse procedimento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q328738 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmações abaixo.

I. A educação que estamos construindo almeja o desenvolvimento da auto-estima dos educandos, contribuindo para que se construa sua autoconfiança, sua afetividade e referenciais éticos orientadores da sua práxis.

II. A experiência educacional deve tomar as diferenças culturais, físicas, étnicas e de gênero como elementos enriquecedores das relações nas escolas e da vida em sociedade.

III. ...temos verificado orientações segundo às quais currículos e processos avaliativos se estabelecem a partir de referenciais externos aos alunos (...) O estabelecimento de parâmetros para os currículos nacionais, hoje orientadores da elaboração dos livros didáticos, tem se constituído em referencial para o Sistema de Avaliação Nacional (SAEB), de forma exterior ao processo do aluno e da unidade educacional, proporcionando inúmeras situações paradoxais e contraditórias...

As informações I, II e III contém elementos de análise sobre uma das diretrizes norteadoras da ação da educação da Prefeitura do Município de São Paulo, a saber:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q485238 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Milton Santos, em sua obra Pensando o Espaço do Homem, analisa o “período técnico científico e a universalização da sociedade”. Com relação a essa análise, analise as afirmativas a seguir.

I. A técnica é um objeto de elaboração científica sofisticada e a tecnologia e mass-media estão entre os pilares do atual período tecnológico.

II. O Estado torna-se internacionalizado por suas funções externas e internas, e para assegurar as condições do crescimento econômico ao nível mundial.

III. Os mecanismos de dominação são sistematicamente elaborados e os países subdesenvolvidos assistem à utilização intensiva da sua força de trabalho.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q473908 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Soares et al. (2012) destacam os princípios utilizados na seleção dos conteúdos a serem incluídos no currículo escolar.

As opções a seguir indicam princípios apresentados pelos autores, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q320473 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A expressão "cultura infantil" tem sido muito usada entre os profissionais da educação infantil. A utilização correta dessa expressão é feita quando o discurso se refere

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q794779 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

No trecho acima, Ernst Cassirer assinala a posição dos iluministas diante dos sistemas metafísicos do século XVII. Segundo sua interpretação, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q383328 | Biologia, Meio Ambiente, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Sobre as atividades produtivas realizadas no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. A produção de alumínio é feita majoritariamente no Pará, o que significa construir hidroelétricas de grande porte na região amazônica.

II. As pastagens são ecossistemas com pouca capacidade de absorver o CO2 da atmosfera, e não contribuem para a manutenção da água.

III. As plantações extensivas de soja e milho exigem quantidades muito grandes de defensivos agrícolas o que elimina maciçamente a fauna e contamina os lençóis freáticos.

Problemas ambientais graves são evidenciados em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q474374 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Leia o fragmento a seguir.

?... muitos docentes-educadores já desistiram da prova do silêncio em salas de aula onde corpos quebrados resistem a ser silenciados. Hoje em muitas salas de aula o silêncio está roto e até quando se tenta impô-lo os corpos falam, com suas marcas, toda a classe de linguagens e de expressões.? (Arroyo & Silva, 2012)

Segundo os autores, assinale a opção que melhor sintetiza o fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q324249 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo as concepções atuais de leitura, os textos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q327834 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ensino de língua inglesa, a noção de "tarefas" (tasks) constitui relevante orientação didático-pedagógica atualmente. As tarefas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q328118 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na aula de língua inglesa, como também em outras disciplinas, é importante proporcionar aos alunos contato com diferentes gêneros textuais em seus suportes originais. Essa orientação visa a permitir que os estudantes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.