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Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q332052 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para representar um número natural qualquer podemos utilizar a letra n. Para representar um número natural ímpar qualquer podemos utilizar a notação 2n + 1. Sendo assim, o resultado de (2n + 1)2 sempre será, para qualquer n, um número

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122Q483327 | Geografia, Urbanização, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Na metade do século XX a ciência geográfica enfrentou debates sobre sua natureza e seu escopo. Este debate estava inserido em um conjunto mais amplo de discussões filosóficas sobre as diferentes abordagens válidas para a produção do conhecimento científico. No entanto, em cada disciplina, este debate é apresentado por abordagens metodológicas e teóricas específicas que representam diferentes posições filosóficas.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o par de diferentes abordagens filosóficas e um dos principais debates na ciência geográfica em meados do século XX.

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123Q545247 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Um carro estava trafegando em uma estrada, em um trecho retilíneo e em declive. Com o objetivo de poupar combustível, o motorista colocou o motor do carro em “ponto morto”. Assim, ele percorreu um trecho de 1,6 km de extensão em declive, descendo 30 m com o velocímetro do carro indicando que a velocidade se manteve constante.

Considerando a massa do carro e de seus ocupantes em 1,2 t e a aceleração da gravidade local em 10 m/s2, é possível estimar o módulo da resultante das diversas forças de atrito, que se opõem ao movimento do carro durante esse trecho, em

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124Q378858 | Biologia, Evolução, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A evolução biológica é um processo de

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125Q482032 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Vegetação do Círculo Polar Ártico que se desenvolve sobre o permafrost (...) apenas uma pequena camada com poucos centímetros de espessura de solo não se congela e sustenta essa vegetação. Sua ocorrência se dá em regiões de baixa precipitação e evaporação.

A vegetação a qual o texto se refere é:

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126Q336433 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, SME SP, FCC

Sabendo-se que densidade é a razão entre a massa e o volume, um professor de matemática pediu que seus alunos calculassem a densidade de uma cola de bastão cilíndrico. Para o cálculo, os alunos obtiveram as seguintes informações e medidas do bastão:

? raio da base do cilindro de cola mede 2 cm
? a altura do cilindro de cola mede 6 cm
? a embalagem indica haver 31 g de cola no cilindro

Adotando ? = 3,1 e com base nos dados coletados, a densidade da cola, em g/cm3, é de, aproximadamente,

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127Q545398 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Quando a temperatura ambiente torna-se suficientemente baixa, as águas dos lagos, dos rios e dos oceanos congelam a partir da superfície. Assim, abaixo dessa camada superficial de gelo, a água permanece na fase líquida. Isso permitiu, em uma era glacial primitiva, a sobrevivência, no seio dessa água líquida, de seres unicelulares que, evolutivamente, originaram todas as espécies vivas. São listadas, a seguir, três propriedades da água:

( ) tem uma dilatação anômala entre 0ºC e 4ºC;

( ) tem um calor específico muito elevado;

( ) é má condutora de calor.

Assinale R para a propriedade que é relevante para explicar esse comportamento da substância água descrito acima e N para a propriedade que não é relevante.

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128Q382801 | Biologia, Ecologia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Galhos retirados de uma mesma planta foram plantados em cinco locais, entre o nível no mar e 3.000 metros de altitude. Os galhos desenvolveram indivíduos adultos geneticamente idênticos, mas todos fenotipicamente diferentes no que se refere à altura das plantas, tamanho das raízes, número e densidade de folhas. Com relação a esse experimento e seu resultado, analise as afirmativas a seguir.

I. Os resultados se devem à norma de reação do genótipo, isto é, às diferentes manifestações do genótipo em relação ao meio ambiente.

II. Condições ambientais modificam o genótipo do indivíduo, resultando em novos fenótipos.

III. A maioria das características determinadas por genes apresenta pouca variação fenotípica, isto é, a plasticidade é limitada a poucos genes.

Assinale:

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129Q323954 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC

Estudos sobre Escola e Violência evidenciaram que a problemática das diferentes manifestações da violência no cotidiano escolar é complexa e multidimensional.

Segundo Vera Maria Candau, os professores, em geral,

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130Q328795 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Em uma situação de alimentação, a professora estabelece com crianças de 4 anos uma rotina com uma seqüência de fatos (lavar as mãos, nomear um ajudante dentre as crianças, dispor pratos e talheres na mesa, ajudar as crianças a se servirem e se alimentarem...) e de falas (Agora, vamos lavar as mãos, Hoje, temos arroz, feijão, salada e bolinhos de carne para o almoço...) que acabam ficando bastante conhecidas das crianças. Sobre situações desse tipo na rotina da instituição de Educação Infantil, pode-se dizer que:

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131Q387452 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Abigail Housen, há cinco tipos de leitores de imagens cujos estágios de desenvolvimento estético são:

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132Q327174 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao desenvolver a produção oral em língua inglesa, o professor deverá levar em conta uma questão relacionada à pronúncia:

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133Q474393 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito do que Arroyo e Silva (2012) denominam de ?Pedagogia da Infância?, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A expressão ?ajustamentos primários? refere-se aos ajustes que a criança realiza no seu entorno durante a prática pedagógica a fim de satisfazer suas necessidades.

( ) A Pedagogia da Infância tem os conteúdos escolares como base do seu projeto educacional pedagógico.

( ) A dimensão que os conteúdos assumem na educação das crianças está vinculada aos processos gerais dessas crianças.

As afirmativas são, respectivamente,

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134Q378907 | Biologia, Evolução, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere os seguintes eventos: origem da agricultura, formação do planeta Terra, origem dos primeiros mamíferos e origem dos primeiros tetrápodes. Em número de anos, as ordens de grandeza respectivamente usadas para os eventos são

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135Q483016 | Geografia, Geopolítica, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Na Geografia Política clássica, o território é concebido como o espaço concreto em si, que é apropriado, ocupado por um grupo social. Esse tipo de território foi associado, em primeiro lugar, ao recorte do Estado-Nação.”

(Adaptado de: SOUZA, Marcelo Lopes. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

As opções a seguir apresentam características associadas à concepção de território da Geografia Política clássica, à exceção de uma. Assinale-a.

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136Q325514 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Leia abaixo a fala de duas professoras com relação a aprendizagem de seus alunos.

Professora 1: "É, as coisas caminham... Mas, o Pedro não tem jeito! Todas as crianças da turma, mesmo as mais novas, são capazes de contar histórias sozinhas e fazer classificações básicas com os objetos da sala, menos ele."

Professora 2: "Em geral, as crianças vão indo bem. Caio já consegue contar histórias a partir das perguntas que faço. João, com a ajuda dos colegas, já participa das brincadeiras no pátio. Algumas crianças já conseguem sozinhas fazer conjuntos classificando objetos da sala."

Tendo em vista uma compreensão da aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma perspectiva vygotskyana, pode-se dizer que:

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137Q484500 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Em seu trabalho Espaço: um conceito-chave da Geografia, Roberto Lobato Corrêa apresenta fragmentos de obras de geógrafos, que de diferentes correntes do pensamento geográfico.

Fragmento 1

“... o espaço organizado pelo homem é como as demais estruturas sociais, uma estrutura subordinada-subordinante. E como as outras instâncias, o espaço, embora submetido à lei da totalidade, dispõe de uma certa autonomia”.

Fragmento 2.

“O espaço mítico é também uma resposta do sentimento e da imaginação às necessidades humanas fundamentais. Difere dos espaços concebidos pragmática e cientificamente no sentido que ignora a lógica da exclusão e da contradição”.

No fragmento 1, o espaço, para o geógrafo, é um fator social e não apenas um reflexo social. No fragmento 2, o geógrafo enfatiza os sentimentos espaciais e as ideias de um grupo ou povo sobre o espaço a partir da experiência. Os fragmentos 1 e 2 foram escritos, respectivamente, por

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138Q325945 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A atividade lúdica está presente e exerce importante papel no desenvolvimento humano. No planejamento pedagógico para a educação infantil esta atividade deve

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139Q321655 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SME SP, FCC

Em relação à avaliação formativa, Jussara Hoffman vai nos alertar que o entendimento de muitos acerca da denominação "formativa" se reduz à questão processual dessa concepção ? acompanhar o aluno durante o processo "em formação" (...) resultavam novas práticas que não significavam mudanças de concepção. Aplicar vários testes ao longo de um bimestre, mas corrigir todos eles ao final, por exemplo, é um procedimento classificatório.

A essência da concepção formativa está no envolvimento do professor com seus alunos e na tomada de consciência acerca do seu comprometimento com o progresso deles em termos de aprendizagem, ou seja, na

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140Q333062 | Matemática, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O problema: "Quantos quilos de semente de grama são necessários para semear um terreno de forma retangular com 15 m de largura por 32 m de comprimento, observando a recomendação de aplicar 1 quilo de semente por 16 m2 de terreno?"

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