Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q795153 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

Finalmente [...] será feito um esforço gigantesco para colocar a alétheia no lugar da doxa. Será o momento em que a filosofia em vez de ocupar-se com a origem do mundo e as causas de sua transformação, se interessará exclusivamente pelos homens, pela vida social e política.

Nesse excerto Chauí se refere a dois filósofos responsáveis por uma ruptura que mudou a orientação do pensamento filosófico grego. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q326214 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SME SP, FCC

A consciência se reflete na palavra como o sol em uma gota de água. A palavra está para a consciência como o pequeno mundo está para o grande mundo, como a célula viva está para o organismo, como o átomo para o cosmo. Ela é o pequeno mundo da consciência. A palavra consciente é o microcosmo da consciência humana.

Segundo Vygotsky,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q483016 | Geografia, Geopolítica, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Na Geografia Política clássica, o território é concebido como o espaço concreto em si, que é apropriado, ocupado por um grupo social. Esse tipo de território foi associado, em primeiro lugar, ao recorte do Estado-Nação.”

(Adaptado de: SOUZA, Marcelo Lopes. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

As opções a seguir apresentam características associadas à concepção de território da Geografia Política clássica, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q484500 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Em seu trabalho Espaço: um conceito-chave da Geografia, Roberto Lobato Corrêa apresenta fragmentos de obras de geógrafos, que de diferentes correntes do pensamento geográfico.

Fragmento 1

“... o espaço organizado pelo homem é como as demais estruturas sociais, uma estrutura subordinada-subordinante. E como as outras instâncias, o espaço, embora submetido à lei da totalidade, dispõe de uma certa autonomia”.

Fragmento 2.

“O espaço mítico é também uma resposta do sentimento e da imaginação às necessidades humanas fundamentais. Difere dos espaços concebidos pragmática e cientificamente no sentido que ignora a lógica da exclusão e da contradição”.

No fragmento 1, o espaço, para o geógrafo, é um fator social e não apenas um reflexo social. No fragmento 2, o geógrafo enfatiza os sentimentos espaciais e as ideias de um grupo ou povo sobre o espaço a partir da experiência. Os fragmentos 1 e 2 foram escritos, respectivamente, por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q379927 | Biologia, Zoologia Vertebrados, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Algumas salamandras apresentam um fenômeno chamado neotenia no qual animais sexualmente maduros

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q481544 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Cavalcanti (1998), com base em Raffestin (1993), entende que o conceito de território, na Geografia atual, deva ir além da visão predominante na Geografia Tradicional, que o considera um atributo do Estado-Nação. Em um nova perspectiva, o território deve ser entendido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q484200 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Em qualquer estudo fitogeográfico de matas tropicais de posição azonal marcante, como é o caso das florestas atlânticas brasileiras, torna-se indispensável compreender a forma pela qual elas transicionam para diferentes domínios situados a oeste e ao sul do grande contínuo norte-sul das chamadas matas atlânticas. A identificação pioneira das faixas de transição e contato existentes entre os diferentes domínios de natureza no Brasil deveu-se a uma iniciativa terminológica, intuitiva e pragmática popular nordestina.”

(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012.)

Desde tempos imemoriais, reconheceu-se a faixa de transição e contato entre a Zona da Mata nordestina e os sertões secos com o termo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q351712 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A Semiótica, ou a ciência dos signos, considera todos os fenômenos culturais como fenômenos de comunicação e como processo de significação que requerem uma interpretação por parte do destinatário.

Pode-se afirmar que:

I. A arte é uma linguagem com códigos específicos.

II. A arte é linguagem somente quando o objeto artístico possui qualidades estéticas que geram a comunicação com o público.

III. O processo comunicativo da arte se dá a partir das ressonâncias do efeito estético no espectador apenas quando conjugado com as analogias construídas.

É correto APENAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q352228 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em Jogos Teatrais, o estudo de Ingrid Dormien Koudela focaliza aspectos epistemológicos do ensino do teatro, enfatizando as relações entre a metodologia de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q381100 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao se analisar um livro didático para o ensino de Ciências, um critério importante a ser considerado para sua seleção é que ele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q546816 | Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Se um mesmo objeto cair de uma altura de 10 m nos diferentes planetas do sistema solar, ele atingirá o solo mais rapidamente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q337241 | Matemática, Geometria, Professor, SME SP, FCC

Segundo os PCN ? Matemática, a composição e decomposição de figuras geométricas são conteúdos procedimentais importantes na aprendizagem da Matemática, para o desenvolvimento da habilidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q321655 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SME SP, FCC

Em relação à avaliação formativa, Jussara Hoffman vai nos alertar que o entendimento de muitos acerca da denominação "formativa" se reduz à questão processual dessa concepção ? acompanhar o aluno durante o processo "em formação" (...) resultavam novas práticas que não significavam mudanças de concepção. Aplicar vários testes ao longo de um bimestre, mas corrigir todos eles ao final, por exemplo, é um procedimento classificatório.

A essência da concepção formativa está no envolvimento do professor com seus alunos e na tomada de consciência acerca do seu comprometimento com o progresso deles em termos de aprendizagem, ou seja, na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q387474 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo os PCNs, no critério de avaliação em Música criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros, pretende-se avaliar, EXCETO, se o aluno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q480959 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O espaço vital para a sobrevivência humana é claramente delimitado. Grigoriev, em 1968, denominou-o estrato geográfico terrestre e o definiu como espaço limitado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q325298 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem.

II. A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola.

III. O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino.

Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q484978 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Sobre a importância da Geografia no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.

I. Permite ao aluno compreender o papel do espaço nas práticas sociais e destas na configuração do espaço.

II. Auxilia o aluno a desenvolver o raciocínio necessário à sua participação ativa na sociedade e no espaço em que vive.

III. Contextualiza o aluno como cidadão do mundo em que vive desde a escala local à mundial.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q473263 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A função social da Educação Física escolar é propiciar aos estudantes, dos diferentes anos do ensino fundamental e médio, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q483280 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Segundo Renato E. dos Santos, em Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação, a forma como ensinamos Cartografia Escolar transforma os mapas oficiais em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q388911 | História, Educação em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A realidade social dos alunos pode transformar-se numa temática importante para ser trabalhada em sala de aula. O interesse dos alunos por explicações sobre as razões pelas quais faltam empregos para alguns de seus familiares é um campo fértil para a reflexão e produção do conhecimento histórico. Um professor de História, sintonizado com as idéias de Eric Hobsbawm, poderia trabalhar a idéia de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.