Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q483280 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Segundo Renato E. dos Santos, em Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação, a forma como ensinamos Cartografia Escolar transforma os mapas oficiais em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q474010 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Soares et al. (2012) contrapõem duas perspectivas de Educação Física escolar, diferenciadas pelo desenvolvimento da aptidão física e pela reflexão sobre a cultura do movimento. Dentro dessa diferenciação, analise as afirmativas a seguir.

I. A perspectiva de desenvolvimento da aptidão física procura adaptar o homem à sociedade, valorizando o respeito a normas, recorrendo à filosofia liberal para a formação do caráter.

II. A perspectiva da reflexão sobre a cultura do movimento busca uma reflexão pedagógica sobre as formas de representação do mundo que o homem tem produzido, exteriorizadas na expressão corporal.

III. A dimensão corpórea do homem, na perspectiva da reflexão sobre a cultura corporal, se materializa nas três atividades produtivas da história da humanidade: linguagem, trabalho e poder.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q473890 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito da relação entre Educação Física escolar e esporte, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A Educação Física escolar encontra no esporte um importante conteúdo para suas aulas.

( ) As aulas de Educação Física escolar não devem ser restritas ao esporte.

( ) O esporte deve ser conteúdo privilegiado, levando ao desenvolvimento de atletas.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q482356 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A maior parte do continente sul-americano é amplamente dominada por climas quentes, subquentes e temperados, bastante chuvosos e ricos em recursos hídricos. Há algumas áreas de exceções, dentre as quais figuram os sertões do Nordeste brasileiro. As razões da existência de um grande espaço semi-árido são relativamente complexas, mas destacam-se os seguintes fatores que contribuem para sua existência:

I. A massa EC (Equatorial Continental) não rega as depressões interplanálticas.
II. A presença de células de alta pressão atmosférica.
III. A massa de ar Tropical Atlântica tem baixa condição de penetrar de oeste para leste.
IV. A massa de ar Polar Atlântica não apresenta pressão suficiente para atingir o Nordeste.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q388446 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O historiador Boris Fausto considera que as bandeiras foram a grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII. Dentre os efeitos provocados por essas expedições, destaca-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q545202 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Leia com atenção as informações a seguir.

A aceleração da gravidade na superfície da Terra é da ordem de 10 m/s2; a constante de gravitação universal vale 6,67.10–11 N.m2/kg2; e o raio médio da Terra é 6400 km.

De posse dessas informações, é possível estimar a massa da Terra em, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q388697 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O filme Carlota Joaquina mostra uma versão sobre o contexto histórico que culminou com a independência do Brasil. Nesse contexto, o filme destaca

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q481013 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs), de Geografia apresentam uma discussão sobre os métodos e as teorias das diferentes concepções de Geografia. Segundo este documento, a Geografia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q481792 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Almeida (2001), determinados desenhos de representações do espaço, feitos por alunos de 4a e 5a séries, podem ser considerados como �mapas de crianças�. Porém, esses desenhos apresentam importantes diferenças em relação ao mapa, que é uma representação de outra ordem, na qual

I. usam-se simbologias com convenções ou da semiologia gráfica.

II. os objetos são reduzidos por comparação e situados uns em relação aos outros.

III. prevalece a representação pictórica, com predomínio de equivalentes analógicas.

IV. a superfície terrestre é projetada sobre um plano usando-se projeção cartográfica.

Estão corretos SOMENTE

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q338554 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor, SME SP, FCC

Ao discutir a ampliação do estudo da potenciação envolvendo expoentes naturais para o estudo da potenciação com expoente inteiro negativo, os PCN ? Matemática sugerem um contexto que envolva

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q387728 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmativas abaixo.

I. A partir do momento em que as pessoas pensam que tudo o que faziam era arte, porque quando estavam na escola tudo o que faziam era considerado adorável por seus professores, até então, não se tem mais uma teoria da arte. Não há tendência, não há objetivos, e não havendo objetivo não há como saber contra o que se opor.
II. A arte e sua aprendizagem têm como finalidade essencial tornar alguém mais criativo; fazê-lo perceber seu contexto físico ou social mais objetivamente e ajudá-lo a resolver inadequações emocionais.
III. A criança aprende a formar seus próprios signos configuracionais principalmente por meio da observação do comportamento-de-fazer-signos-configuracionais de outras pessoas. Sem modelos para serem seguidos, haveria pequenos ou nenhum comportamento de realização de signos visuais nas crianças.
IV. O estudo da arte é elitista, porque pressupõe uma compreensão disciplinada e uma sensibilidade cultivada, que permitam a apreciação.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q388911 | História, Educação em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A realidade social dos alunos pode transformar-se numa temática importante para ser trabalhada em sala de aula. O interesse dos alunos por explicações sobre as razões pelas quais faltam empregos para alguns de seus familiares é um campo fértil para a reflexão e produção do conhecimento histórico. Um professor de História, sintonizado com as idéias de Eric Hobsbawm, poderia trabalhar a idéia de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q474447 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Sobre o ensino do futebol na escola como conteúdo da Educação Física, analise as afirmativas a seguir.

I. O professor pode e deve levar o aluno a perceber o ?jogo? que existe entre poder econômico e poder esportivo.

II. O professor deve demonstrar o poder do esporte enquanto fenômeno cultural que inebria as massas.

III. O professor deve apresentar, como um dos conteúdos principais, o futebol enquanto jogo, com suas normas, regras, táticas e fundamentos.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q481445 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Uma análise comparativa do ambiente de grandes cidades de países desenvolvidos e subdesenvolvidos permite concluir que, nesses últimos, os problemas ambientais urbanos são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q386471 | Biologia, Evolução, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Darwin considerava as interações entre os seres vivos como um aspecto importante para a transformação dos indivíduos e das espécies.

Assinale a opção que indica, respectivamente, as interações que acarretam o maior e o menor prejuízo para as espécies envolvidas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q388546 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao trabalhar em sala de aula o filme Carlota Joaquina – a princesa do Brasil, dirigido por Carla Camurati, o professor deve explicitar aos seus alunos que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q352061 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em seu livro O sentido da arte, Herbert Read faz algumas conexões entre diversos artistas, pois acredita que os valores extremos da arte transcendem do indivíduo, da época e da circunstância. Identifique as conexões propostas entre:

I. Hyeronimus Bosch

II. Sesshu

III. Salvador Dali

IV. Jackson Pollock

V. Pierre Soulages

VI. Turner

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q542323 | Probabilidade e Estatística, Informações Tabuladas, Professor, SME SP, FCC

Além da leitura e interpretação de tabelas, a coleta de dados e sua organização, pelos alunos, favorecem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q326258 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil compreendem a avaliação como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q381905 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A epistemologia é a área da filosofia que estuda a questão do conhecimento. Analise os pontos de vista apresentados abaixo.

I. O pensamento é a fonte principal do conhecimento humano.

II. Existem idéias que são inatas, independentes de qualquer experiência anterior.

III. O conhecimento válido é aquele proveniente da experiência sensível.

As concepções epistemológicas presentes, respectivamente, em I, II e III são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.