Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q473847 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Segundo Soares et al. (2012), diversos jogos apresentam gestos e estruturas semelhantes à dos jogos desportivos.

Com base nesse ponto, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q474043 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito da capoeira nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação Física escolar deve focar principalmente nos aspectos técnicos da capoeira, como foi feito com o judô, favorecendo o aparecimento de atletas de alto desempenho.

II. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a ?voz? do oprimido em sua relação com o opressor.

III. A transformação da capoeira em mais uma modalidade esportiva é benéfica para a disseminação de seu conteúdo e o aumento do número de praticantes.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q384002 | Biologia, Microbiologia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Considerando que mitocôndrias e cloroplastos são bactérias que vivem em simbiose nas células dos organismos eucariotos; que as associações simbióticas entre espécies diferentes (reinos diferentes) são o que chamamos de liquens; e que 90% das células do ser humano são bactérias fundamentais para o desenvolvimento adequado dos seus sistemas imunológico e nervoso, analise as afirmativas a seguir.

I. Um organismo é caracterizado por um único genoma que determina tanto a morfologia como o comportamento.

II. O que se chama de indivíduo é um conjunto de diferentes genomas que interagem simbioticamente durante a ontogenia, determinando as características morfológicas e comportamentais desse conjunto.

III. O indivíduo é um pequeno ecossistema de genomas e não pode ser caracterizado por um genoma único que determina tanto a morfologia como o comportamento.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q482425 | Geografia, Meio Rural, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

As transformações verificadas na agricultura brasileira, nas últimas décadas, devem ser analisadas em conjunto com o desenvolvimento do modo capitalista de produção em nosso país e, nessa perspectiva, nota-se que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q546763 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Baterias de íon-lítio equipam alguns aparelhos eletrônicos portáteis como laptops, máquinas fotográficas e celulares. As baterias desses aparelhos são capazes de fornecer 1000 mAh (mili Ampère hora) de carga.

Sabendo que o módulo da carga do elétron é de 1,60 . 10–19C, assinale a opção que indica o número de elétrons que fluirá entre os eletrodos até que uma bateria, com essa capacidade de carga, descarregue totalmente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q378845 | Biologia, Anatomia Vegetal, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em uma feira livre pode-se encontrar um excelente material para aulas de botânica. Assim, batata, goiaba, cenoura e pimentão são exemplos, respectivamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q381536 | Biologia, Biofísica, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A concentração total de solutos em uma hemácia é 2%. A sacarose não pode passar pela membrana mas água e uréia podem. Esta célula teria o menor volume quando colocada em uma solução

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q351750 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ela envolve um tipo de conhecer, que é um apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido. Tudo se passa ao mesmo tempo.

O texto acima de Fayga Ostrower refere-se a alguns aspectos da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q323157 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SME SP, FCC

Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita...

Delia Lener afirma que para além do papel do professor na formação do aluno leitor, o desafio de dar sentido à leitura tem uma dimensão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q474619 | Espanhol, Língua Espanhola e Educação, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A continuación leerá algunas características específicas de los enfoques de enseñanza de lengua extranjera.

I. Gramática y Traducción: enseñanza de la gramática como práctica de traducción.

II. Método Audiolingual: expresión oral, aprendizaje por hábito, diálogos creados originalmente por los aprendices.

III. Enfoque Comunicativo: distintas competencias lingüísticas, énfasis sobre funciones para comunicarse en contextos específicos.

Señale la opción que contiene la(s) caracterización(es) correcta(s).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q485888 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

New critical literacy assessment is discussed by Duboc (2016). The only statement that does not reflect this view of assessment is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q378785 | Biologia, Anatomia Vegetal, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Robert Hooke, que construiu o primeiro microscópio composto, descreveu as células de plantas como caixinhas microscópicas preenchidas por um material gelatinoso. As caixinhas descritas por Hooke correspondem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q326376 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos. Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos.

II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.

III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q542235 | Probabilidade e Estatística, Gráficos, Professor, SME SP, FCC

A leitura e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos e a compreensão do significado da média aritmética são ações que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q338824 | Matemática, Professor, SME SP, FCC

Delia Lerner de Zunino, em seu livro Matemática na escola: aqui e agora, constata que muitas crianças de 5ª série não conseguem formular situações-problema. Ela atribui essa deficiência ao fato de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q482964 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“No que tange à lógica instrumental da acumulação, criam-se condições para a internacionalização da economia em um mercado unificado, e um espaço de fluxos financeiros, mercantis e informacionais tende a superar os Estados e as fronteiras, delineando uma nova divisão territorial do trabalho e uma nova geopolítica.”

(BECKER, Bertha. A geopolítica na virada do milênio: logística e desenvolvimento sustentável. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org..). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Em relação à dimensão política do espaço, Berta Becker afirma que a globalização significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q383325 | Biologia, Genética, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Em 2005, a Coreia do Sul produziu um cãozinho clonado chamado Snuppy. Ele era o resultado da união de núcleos de células adultas, retiradas da pele da orelha de um cão da raça afghan hound macho e transferidos para óvulos previamente desnucleados. Os embriões resultantes foram implantados em fêmeas da raça labrador.

A partir dos dados acima, é correto afirmar que o patrimônio genético de Snuppy é constituído

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q544224 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Há evidencias de que a microcefalia é uma patologia neurológica relacionada à contaminação da gestante pelo zika vírus, transmitido pela picada do mosquito aedes aegypt. Normalmente, a microcefalia era diagnosticada após o nascimento do bebê, mas o aumento significativo de casos tem feito com que os profissionais da saúde façam investigações do cérebro do feto, ainda no período da gestação. Um dos exames utilizados é a ultrassonografia que, com a obtenção de imagens de estruturas internas, permite detectar a patologia. Numa ultrassonografia, ondas de ultrassom são transmitidas através da barriga da gestante, ao interior do corpo da mãe e do bebê. As ondas que retornam ao aparelho são transformadas em sinais elétricos, amplificadas, processadas por computadores e visualizadas no monitor de vídeo.

O fenômeno físico, característico a qualquer tipo de onda, em que se baseia esse diagnóstico por imagem é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q795192 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

No plano do humano [...] o filósofo é o condutor. O mantenedor da justiça que deve reinar. E não tanto o que mantém a justiça quanto aquele que conduz os homens à justiça [...] à autonomia espiritual que é a consciência da relatividade do mundo sensível.

É correto afirmar que, nesse excerto, Franklin L. e Silva tem como referência a visão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q383425 | Biologia, Ecologia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Nos ecossistemas terrestres, a produtividade primária média, por m2 e por ano, é cerca de três vezes maior que a dos ecossistemas marinhos. Contudo, a produtividade primária total dos ecossistemas terrestres e marinhos é aproximadamente igual. Considerando esses dados, analise as afirmativas a seguir.

I. A área dos oceanos e cerca de três vezes maior que a área da terra firme, o que compensa a maior produtividade dos ecossistemas terrestres, igualando a produtividade total nos dois ambientes.

II. Nos oceanos existem algumas áreas de ressurgência nas quais a produtividade primária é muito alta em função da ascensão da água profunda carregada de nutrientes.

III. A maior parte da produtividade primária dos oceanos se origina de plantas herbáceas cujas sementes se fixam nas zonas de pouca profundidade.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.