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Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q810775 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SME SP, FCC

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96), os docentes estão incumbidos de:

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202Q389400 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A população indígena existente na época da chegada dos portugueses, no território que viria a ser o Brasil,

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203Q794658 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O que vemos aí é uma completa mudança de todos os valores anteriores. O mito, que estava relegado às posições inferiores, foi subitamente elevado à suprema dignidade.

Essa afirmação, retirada de O Mito do Estado (Cassirer), descreve uma forma de conceber o mito que é representativa da transição do pensamento

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204Q473247 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Castellani Filho, a eugenia da raça preconizada na era Getúlio Vargas, é percebida na Educação Física através da

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205Q321547 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC

Vários autores evidenciam a inevitável flexibilidade das fronteiras entre os dois campos de conhecimentos e práticas: o currículo e a formação do professor.

Antônio Flávio Moreira afirma que o currículo só se materializa no ensino, no momento em que

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206Q474510 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

?O esporte é uma construção histórico-cultural que está subordinada aos códigos e significados impostos pela sociedade. Assim, o esporte pode ser considerado como uma forma de controle social pela adaptação do praticante aos valores e normas dominantes, defendidos para a funcionalidade e o desenvolvimento da sociedade.? (Soares et al. 2012)

Algumas características do processo que indicam essa reprodução estão listadas nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

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207Q339652 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Uma multiplicação pode ser efetuada para resolver um problema que envolva raciocínio combinatório. Qual dentre as alternativas seguintes mostra uma multiplicação que resolve o problema "Dois automóveis diferentes chegam a um estacionamento que possui 6 vagas individuais livres. De quantas maneiras diferentes os automóveis poderão ocupar duas dessas vagas?"

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208Q381389 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em 1992, o Brasil sediou a segunda conferência da ONU sobre o ambiente, a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. O principal tema da conferência foi o Desenvolvimento Sustentável. A partir daí essa expressão, vem sendo, paulatinamente, incorporada ao vocabulário. Seu significado é

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209Q794632 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

No século XVIII, para o ateísmo dos filósofos, suprimese a noção de Deus, mas não a idéia de que a essência precede a existência. O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente. Declara ele que há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, e que este ser é o homem (...).

É sabido que Sartre considerava seu ateísmo mais completo que o de seus antecessores. A partir do texto supracitado é correto afirmar:

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210Q485682 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Uma diferença entre metodologias tradicionais e abordagens atuais para o ensino de línguas estrangeiras é

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211Q483895 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.”

(Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003.) As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma.

Assinale-a. (A) As relações entre conhecimento, poder e currículo.

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212Q482908 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A mais recente classificação do relevo brasileiro, proposta por Ross (1989), apresenta três tipos de unidades geomorfológicas: os planaltos, as depressões e as planícies, cada uma delas subdividida em unidades menores. Trata-se de uma classificação que introduz um critério que, nas classificações anteriores, não havia sido considerado ou não tinha um papel relevante. Esse critério é

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213Q335742 | Matemática, Números reais e complexos, Professor, SME SP, FCC

Um professor propôs a seus alunos de 5a série o seguinte problema:

Paulo e Luana, professores das 5as séries de uma escola resolveram elaborar as questões de uma prova para todas essas séries, de modo que Paulo se incumbiu das questões de número ímpar e Luana as de número par, em igual quantidade. Assim, pode-se concluir que o número que identificou a última questão dessa prova é, com certeza,

I. múltiplo de 3.
II. um número primo diferente de 2.
III. um número par.
IV. um número fracionário.

Com tal problema, é possível que esse professor tenha tido a intenção de levar seus alunos a

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214Q324777 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião.

I. Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo.

II. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional.

III. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções.

Está correto o que se afirma em

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215Q484643 | Geografia, Meio Ambiente, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Sobre a paisagem natural do domínio dos “mares de morros” florestados do Brasil Tropical Atlântico, analise as afirmativas a seguir.

I. Caracteriza-se pela presença de redes hidrográficas altamente dendritificadas e muito densas.

II. Caracteriza-se pelo lençol d’água subterrâneo alimentando permanentemente a correnteza dos cursos d’água.

III. Caracteriza-se pela cobertura florestal contínua por grandes áreas, desde os fundos de vales até as mais altas vertentes e interflúvios.

Assinale:

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216Q378969 | Biologia, Citologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na espécie humana, comparando-se um zigoto com um óvulo, o zigoto

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217Q388331 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

De acordo com Boris Fausto, em História do Brasil, integralistas e comunistas se enfrentaram mortalmente ao longo dos anos 30. No entanto, para ele, os dois movimentos tinham pontos em comum:

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218Q481084 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Penteado (1991) sugere que o professor deva se utilizar de conceitos referentes a fenômenos concretos para montar situações de aprendizagem. Para que isso ocorra o professor deve

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219Q474436 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito do currículo da Educação Física no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.

I. A ênfase que é dada aos conteúdos justifica-se pela falta de clareza do professor acerca do próprio currículo.

II. O currículo escolar inclui o método de ensino empregado pelo professor.

III. Conteúdos e objetivos são necessários ao processo educativo e podem, por si, dar conta do processo.

Está correto o que se afirma em

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220Q388174 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na sala de aula, um aluno questiona o professor se o estudo da história da mulher tem importância para a sociedade. Baseado nos fundamentos das novas diretrizes curriculares nacionais, o professor deve responder que

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