Início Questões de Concursos SME SP Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. SME SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 201Q810775 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SME SP, FCCDe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96), os docentes estão incumbidos de: ✂️ a) participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, garantindo sua adequação às Diretrizes Nacionais Curriculares fixadas na forma da lei. ✂️ b) estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, por meio de projeto aprovado pelo Conselho de Escola. ✂️ c) definir, juntamente com seu pares, o calendário escolar, respeitado o número mínimo de dias letivos e da jornada escolar definidos na lei. ✂️ d) informar o Conselho Tutelar sempre que o direito público subjetivo dos alunos não for respeitado, em especial, os casos de maus tratos. ✂️ e) ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 202Q389400 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA população indígena existente na época da chegada dos portugueses, no território que viria a ser o Brasil, ✂️ a) organizava-se em sociedades igualitárias, não existindo hierarquias internas. ✂️ b) caracterizava-se pela cordialidade, a não belicosidade e a cultura de subsistência. ✂️ c) definia-se como politeísta e dominava técnicas primitivas e rudimentares. ✂️ d) praticava largamente a miscigenação entre as etnias, sem preconceitos raciais. ✂️ e) distribuía-se em diversificadas etnias e tribos, muitas delas localizadas na costa litorânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 203Q794658 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCCO que vemos aí é uma completa mudança de todos os valores anteriores. O mito, que estava relegado às posições inferiores, foi subitamente elevado à suprema dignidade. Essa afirmação, retirada de O Mito do Estado (Cassirer), descreve uma forma de conceber o mito que é representativa da transição do pensamento ✂️ a) pré-socrático para o socrático. ✂️ b) antigo para o medieval. ✂️ c) medieval para o moderno. ✂️ d) iluminista para o romântico. ✂️ e) romântico para o positivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 204Q473247 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo Castellani Filho, a eugenia da raça preconizada na era Getúlio Vargas, é percebida na Educação Física através da ✂️ a) organização e envio de equipes esportivas de elite para os Jogos Olímpicos de Berlim. ✂️ b) criação de locais públicos para a popularização dos esportes de alto nível. ✂️ c) legislação específica à semelhança da Lei Orgânica dos ensinos primário e secundário. ✂️ d) concepção de aulas, cuja essência era o adestramento físico. ✂️ e) esquematização obrigatória das aulas de Educação Física pelo Método Desportivo Generalizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 205Q321547 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCCVários autores evidenciam a inevitável flexibilidade das fronteiras entre os dois campos de conhecimentos e práticas: o currículo e a formação do professor. Antônio Flávio Moreira afirma que o currículo só se materializa no ensino, no momento em que ✂️ a) os professores ensinam, a partir dos parâmetros curriculares nacionais. ✂️ b) os professores colocam em prática seu planejamento do início de curso. ✂️ c) alunos e professores vivenciam experiências nas quais constroem e reconstroem conhecimentos e saberes. ✂️ d) a proposta de conteúdos é colocada em prática e, posteriormente, avaliada. ✂️ e) os alunos são avaliados como pré-diagnóstico para o planejamento de trabalho do professor e preparação de material didático. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 206Q474510 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV?O esporte é uma construção histórico-cultural que está subordinada aos códigos e significados impostos pela sociedade. Assim, o esporte pode ser considerado como uma forma de controle social pela adaptação do praticante aos valores e normas dominantes, defendidos para a funcionalidade e o desenvolvimento da sociedade.? (Soares et al. 2012) Algumas características do processo que indicam essa reprodução estão listadas nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a. ✂️ a) A exigência de um rendimento máximo foca o esforço no desempenho e no mérito. ✂️ b) A regulamentação flexível permite a livre interpretação das regras e procedimentos. ✂️ c) A esportivização sem contextualizar cria a cultura da comparação e do valor em sobrepujar. ✂️ d) A racionalização dos meios e técnicas deixa pouco espaço para a criatividade e o questionamento. ✂️ e) O pressuposto de domínio dos elementos técnico-táticos para que possa obter o melhor desempenho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 207Q339652 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCUma multiplicação pode ser efetuada para resolver um problema que envolva raciocínio combinatório. Qual dentre as alternativas seguintes mostra uma multiplicação que resolve o problema "Dois automóveis diferentes chegam a um estacionamento que possui 6 vagas individuais livres. De quantas maneiras diferentes os automóveis poderão ocupar duas dessas vagas?" ✂️ a) 6 × 2 ✂️ b) 6 × 5 ✂️ c) 6 × 6 ✂️ d) 6 × 2 × 2 ✂️ e) 6 × (6 ? 2) Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 208Q381389 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm 1992, o Brasil sediou a segunda conferência da ONU sobre o ambiente, a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. O principal tema da conferência foi o Desenvolvimento Sustentável. A partir daí essa expressão, vem sendo, paulatinamente, incorporada ao vocabulário. Seu significado é ✂️ a) um conjunto de ações governamentais que sustentam o desenvolvimento da agricultura na Amazônia visando a aumentar os estoques de alimento. ✂️ b) uma política ambiental, governamental, que garanta a preservação dos ecossistemas ameaçados. ✂️ c) um conjunto de ações educacionais apoiado pelas grandes potências, visando ao melhor aproveitamento do ambiente natural nos países de 3o mundo. ✂️ d) um crescimento econômico conciliado com uma política que garanta a preservação dos ambientes naturais. ✂️ e) uma política ambiental que garanta o crescimento econômico dos países do 3o mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 209Q794632 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCCNo século XVIII, para o ateísmo dos filósofos, suprimese a noção de Deus, mas não a idéia de que a essência precede a existência. O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente. Declara ele que há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, e que este ser é o homem (...). É sabido que Sartre considerava seu ateísmo mais completo que o de seus antecessores. A partir do texto supracitado é correto afirmar: ✂️ a) O ateísmo sartreano é mais completo por refutar os pressupostos lógicos de todo teísmo, embora concorde com alguns de seus pressupostos metafísicos. ✂️ b) Para Sartre, o ateísmo do século XVIII é falho porque nega a tese de que toda existência é precedida por uma essência. ✂️ c) O ateísmo sartreano é mais completo porque não nega apenas a idéia de Deus, mas também a tese metafísica de que a essência precede a existência. ✂️ d) O ateísmo sartreano é mais radical por retomar a argumentação dos céticos pirrônicos e voltá-la contra toda metafísica. ✂️ e) O ateísmo sartreano é mais radical, pois, recusa tanto a tese da existência de Deus quanto a moral ligada ao cristianismo, a qual o século XVIII deixara intacta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 210Q485682 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCUma diferença entre metodologias tradicionais e abordagens atuais para o ensino de línguas estrangeiras é ✂️ a) o enfoque: deixou de ser o tópico gramatical para ser o desenvolvimento das habilidades. ✂️ b) o ponto de partida: deixou de focalizar o conhecimento sistêmico para focalizar a escrita. ✂️ c) a avaliação: antes escrita; atualmente apenas oral. ✂️ d) o modelo de aula: o ensino de diálogos passou a ser desnecessário. ✂️ e) a utilização de aparelhos: gravadores e projetores são substituídos por computadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 211Q483895 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.” (Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003.) As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma. Assinale-a. (A) As relações entre conhecimento, poder e currículo. ✂️ a) As relações entre conhecimento, poder e currículo. ✂️ b) O impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação. ✂️ c) A cultura como vetor de homogeneização das diferentes linguagens. ✂️ d) O papel do professor no desenvolvimento da capacidade de pensar dos alunos. ✂️ e) O papel do professor como mediador da relação do aluno com os conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 212Q482908 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA mais recente classificação do relevo brasileiro, proposta por Ross (1989), apresenta três tipos de unidades geomorfológicas: os planaltos, as depressões e as planícies, cada uma delas subdividida em unidades menores. Trata-se de uma classificação que introduz um critério que, nas classificações anteriores, não havia sido considerado ou não tinha um papel relevante. Esse critério é ✂️ a) a altitude média predominante. ✂️ b) as altitudes máxima e mínima. ✂️ c) as bacias hidrográficas e o tipo de drenagem. ✂️ d) as atividades econômicas do setor primário. ✂️ e) a gênese do relevo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 213Q335742 | Matemática, Números reais e complexos, Professor, SME SP, FCCUm professor propôs a seus alunos de 5a série o seguinte problema: Paulo e Luana, professores das 5as séries de uma escola resolveram elaborar as questões de uma prova para todas essas séries, de modo que Paulo se incumbiu das questões de número ímpar e Luana as de número par, em igual quantidade. Assim, pode-se concluir que o número que identificou a última questão dessa prova é, com certeza, I. múltiplo de 3. II. um número primo diferente de 2. III. um número par. IV. um número fracionário. Com tal problema, é possível que esse professor tenha tido a intenção de levar seus alunos a ✂️ a) identificar os múltiplos de 3, observando regularidades na seqüência de tais múltiplos. ✂️ b) trabalhar com potências de números naturais com expoentes inteiros. ✂️ c) reconhecer e relacionar propriedades dos números fracionários. ✂️ d) estabelecer relações quantitativas entre subconjuntos do conjunto dos números naturais. ✂️ e) decompor números naturais em seus fatores primos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 214Q324777 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVRonaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião. I. Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo. II. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional. III. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) I e II, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 215Q484643 | Geografia, Meio Ambiente, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSobre a paisagem natural do domínio dos “mares de morros” florestados do Brasil Tropical Atlântico, analise as afirmativas a seguir. I. Caracteriza-se pela presença de redes hidrográficas altamente dendritificadas e muito densas. II. Caracteriza-se pelo lençol d’água subterrâneo alimentando permanentemente a correnteza dos cursos d’água. III. Caracteriza-se pela cobertura florestal contínua por grandes áreas, desde os fundos de vales até as mais altas vertentes e interflúvios. Assinale: ✂️ a) se somente a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se somente a afirmativa II estiver correta. ✂️ c) se somente a afirmativa III estiver correta. ✂️ d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 216Q378969 | Biologia, Citologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNa espécie humana, comparando-se um zigoto com um óvulo, o zigoto ✂️ a) tem mais cromossomos. ✂️ b) é menor. ✂️ c) tem mais de uma célula. ✂️ d) é muito maior. ✂️ e) divide-se por meiose. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 217Q388331 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCDe acordo com Boris Fausto, em História do Brasil, integralistas e comunistas se enfrentaram mortalmente ao longo dos anos 30. No entanto, para ele, os dois movimentos tinham pontos em comum: ✂️ a) a crítica ao Estado Burguês, a defesa do pluripartidarismo e o apelo aos valores nacionalistas. ✂️ b) o apoio ao Estado Laico, a valorização da propriedade coletiva e a luta contra o imperialismo. ✂️ c) a defesa do Estado Proletário, a valorização do sindicalismo e a crítica a todas as religiões. ✂️ d) a crítica ao Estado Liberal, a valorização do partido único e o culto da personalidade do líder. ✂️ e) a defesa do Estado Totalitário, a crítica do culto à tradição familiar e a defesa do militarismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 218Q481084 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPenteado (1991) sugere que o professor deva se utilizar de conceitos referentes a fenômenos concretos para montar situações de aprendizagem. Para que isso ocorra o professor deve ✂️ a) trabalhar sempre com o que está próximo ao aluno; assim a idéia dos círculos concêntricos é de fundamental importância para a aprendizagem. ✂️ b) apresentar os conceitos teoricamente e estimular o aluno a localizá-los nos mapas, o que fará com que este instrumento geográfico seja valorizado. ✂️ c) selecionar conceitos de fenômenos encontrados no Brasil pois somente depois de o aluno dominar a geografia do país é que se deve mostrar o resto do mundo. ✂️ d) entender que os conceitos podem ser aplicados a fenômenos próximos ou distantes do aluno, desde que estes façam parte do seu universo de pensamento. ✂️ e) ser cuidadoso na seleção dos conteúdos pois, com a influência dos meios de comunicação o aluno deixa de se interessar pelo que está próximo dele. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 219Q474436 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito do currículo da Educação Física no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir. I. A ênfase que é dada aos conteúdos justifica-se pela falta de clareza do professor acerca do próprio currículo. II. O currículo escolar inclui o método de ensino empregado pelo professor. III. Conteúdos e objetivos são necessários ao processo educativo e podem, por si, dar conta do processo. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) I e II, apenas. ✂️ e) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 220Q388174 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNa sala de aula, um aluno questiona o professor se o estudo da história da mulher tem importância para a sociedade. Baseado nos fundamentos das novas diretrizes curriculares nacionais, o professor deve responder que ✂️ a) os historiadores desprezam a história das mulheres por considerarem os operários das indústrias dos grandes centros urbanos os sujeitos das transformações sociais. ✂️ b) os historiadores brasileiros são pioneiros no estudo da história das mulheres em razão da massificação publicitária que os meios de comunicação fazem sobre o corpo da mulher. ✂️ c) os estudos sobre a mulher refletem a necessidade de romper a visão esteriotipada sobre os diferentes, fundada na negação dos papéis históricos representados pelos agentes sociais. ✂️ d) a história das mulheres é mera ficção, uma vez que, por serem vítimas de seus próprios corpos, elas são vulneráveis à dominação masculina e ao poderes políticos. ✂️ e) não é possível resgatar a história das mulheres haja vista a pequena participação delas nas lutas sociais e políticas, em razão do seu papel como reprodutora e doméstica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
201Q810775 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SME SP, FCCDe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96), os docentes estão incumbidos de: ✂️ a) participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, garantindo sua adequação às Diretrizes Nacionais Curriculares fixadas na forma da lei. ✂️ b) estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, por meio de projeto aprovado pelo Conselho de Escola. ✂️ c) definir, juntamente com seu pares, o calendário escolar, respeitado o número mínimo de dias letivos e da jornada escolar definidos na lei. ✂️ d) informar o Conselho Tutelar sempre que o direito público subjetivo dos alunos não for respeitado, em especial, os casos de maus tratos. ✂️ e) ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
202Q389400 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA população indígena existente na época da chegada dos portugueses, no território que viria a ser o Brasil, ✂️ a) organizava-se em sociedades igualitárias, não existindo hierarquias internas. ✂️ b) caracterizava-se pela cordialidade, a não belicosidade e a cultura de subsistência. ✂️ c) definia-se como politeísta e dominava técnicas primitivas e rudimentares. ✂️ d) praticava largamente a miscigenação entre as etnias, sem preconceitos raciais. ✂️ e) distribuía-se em diversificadas etnias e tribos, muitas delas localizadas na costa litorânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
203Q794658 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCCO que vemos aí é uma completa mudança de todos os valores anteriores. O mito, que estava relegado às posições inferiores, foi subitamente elevado à suprema dignidade. Essa afirmação, retirada de O Mito do Estado (Cassirer), descreve uma forma de conceber o mito que é representativa da transição do pensamento ✂️ a) pré-socrático para o socrático. ✂️ b) antigo para o medieval. ✂️ c) medieval para o moderno. ✂️ d) iluminista para o romântico. ✂️ e) romântico para o positivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
204Q473247 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo Castellani Filho, a eugenia da raça preconizada na era Getúlio Vargas, é percebida na Educação Física através da ✂️ a) organização e envio de equipes esportivas de elite para os Jogos Olímpicos de Berlim. ✂️ b) criação de locais públicos para a popularização dos esportes de alto nível. ✂️ c) legislação específica à semelhança da Lei Orgânica dos ensinos primário e secundário. ✂️ d) concepção de aulas, cuja essência era o adestramento físico. ✂️ e) esquematização obrigatória das aulas de Educação Física pelo Método Desportivo Generalizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
205Q321547 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCCVários autores evidenciam a inevitável flexibilidade das fronteiras entre os dois campos de conhecimentos e práticas: o currículo e a formação do professor. Antônio Flávio Moreira afirma que o currículo só se materializa no ensino, no momento em que ✂️ a) os professores ensinam, a partir dos parâmetros curriculares nacionais. ✂️ b) os professores colocam em prática seu planejamento do início de curso. ✂️ c) alunos e professores vivenciam experiências nas quais constroem e reconstroem conhecimentos e saberes. ✂️ d) a proposta de conteúdos é colocada em prática e, posteriormente, avaliada. ✂️ e) os alunos são avaliados como pré-diagnóstico para o planejamento de trabalho do professor e preparação de material didático. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
206Q474510 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV?O esporte é uma construção histórico-cultural que está subordinada aos códigos e significados impostos pela sociedade. Assim, o esporte pode ser considerado como uma forma de controle social pela adaptação do praticante aos valores e normas dominantes, defendidos para a funcionalidade e o desenvolvimento da sociedade.? (Soares et al. 2012) Algumas características do processo que indicam essa reprodução estão listadas nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a. ✂️ a) A exigência de um rendimento máximo foca o esforço no desempenho e no mérito. ✂️ b) A regulamentação flexível permite a livre interpretação das regras e procedimentos. ✂️ c) A esportivização sem contextualizar cria a cultura da comparação e do valor em sobrepujar. ✂️ d) A racionalização dos meios e técnicas deixa pouco espaço para a criatividade e o questionamento. ✂️ e) O pressuposto de domínio dos elementos técnico-táticos para que possa obter o melhor desempenho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
207Q339652 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCUma multiplicação pode ser efetuada para resolver um problema que envolva raciocínio combinatório. Qual dentre as alternativas seguintes mostra uma multiplicação que resolve o problema "Dois automóveis diferentes chegam a um estacionamento que possui 6 vagas individuais livres. De quantas maneiras diferentes os automóveis poderão ocupar duas dessas vagas?" ✂️ a) 6 × 2 ✂️ b) 6 × 5 ✂️ c) 6 × 6 ✂️ d) 6 × 2 × 2 ✂️ e) 6 × (6 ? 2) Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
208Q381389 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm 1992, o Brasil sediou a segunda conferência da ONU sobre o ambiente, a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. O principal tema da conferência foi o Desenvolvimento Sustentável. A partir daí essa expressão, vem sendo, paulatinamente, incorporada ao vocabulário. Seu significado é ✂️ a) um conjunto de ações governamentais que sustentam o desenvolvimento da agricultura na Amazônia visando a aumentar os estoques de alimento. ✂️ b) uma política ambiental, governamental, que garanta a preservação dos ecossistemas ameaçados. ✂️ c) um conjunto de ações educacionais apoiado pelas grandes potências, visando ao melhor aproveitamento do ambiente natural nos países de 3o mundo. ✂️ d) um crescimento econômico conciliado com uma política que garanta a preservação dos ambientes naturais. ✂️ e) uma política ambiental que garanta o crescimento econômico dos países do 3o mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
209Q794632 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCCNo século XVIII, para o ateísmo dos filósofos, suprimese a noção de Deus, mas não a idéia de que a essência precede a existência. O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente. Declara ele que há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, e que este ser é o homem (...). É sabido que Sartre considerava seu ateísmo mais completo que o de seus antecessores. A partir do texto supracitado é correto afirmar: ✂️ a) O ateísmo sartreano é mais completo por refutar os pressupostos lógicos de todo teísmo, embora concorde com alguns de seus pressupostos metafísicos. ✂️ b) Para Sartre, o ateísmo do século XVIII é falho porque nega a tese de que toda existência é precedida por uma essência. ✂️ c) O ateísmo sartreano é mais completo porque não nega apenas a idéia de Deus, mas também a tese metafísica de que a essência precede a existência. ✂️ d) O ateísmo sartreano é mais radical por retomar a argumentação dos céticos pirrônicos e voltá-la contra toda metafísica. ✂️ e) O ateísmo sartreano é mais radical, pois, recusa tanto a tese da existência de Deus quanto a moral ligada ao cristianismo, a qual o século XVIII deixara intacta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
210Q485682 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCUma diferença entre metodologias tradicionais e abordagens atuais para o ensino de línguas estrangeiras é ✂️ a) o enfoque: deixou de ser o tópico gramatical para ser o desenvolvimento das habilidades. ✂️ b) o ponto de partida: deixou de focalizar o conhecimento sistêmico para focalizar a escrita. ✂️ c) a avaliação: antes escrita; atualmente apenas oral. ✂️ d) o modelo de aula: o ensino de diálogos passou a ser desnecessário. ✂️ e) a utilização de aparelhos: gravadores e projetores são substituídos por computadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
211Q483895 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.” (Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003.) As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma. Assinale-a. (A) As relações entre conhecimento, poder e currículo. ✂️ a) As relações entre conhecimento, poder e currículo. ✂️ b) O impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação. ✂️ c) A cultura como vetor de homogeneização das diferentes linguagens. ✂️ d) O papel do professor no desenvolvimento da capacidade de pensar dos alunos. ✂️ e) O papel do professor como mediador da relação do aluno com os conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
212Q482908 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA mais recente classificação do relevo brasileiro, proposta por Ross (1989), apresenta três tipos de unidades geomorfológicas: os planaltos, as depressões e as planícies, cada uma delas subdividida em unidades menores. Trata-se de uma classificação que introduz um critério que, nas classificações anteriores, não havia sido considerado ou não tinha um papel relevante. Esse critério é ✂️ a) a altitude média predominante. ✂️ b) as altitudes máxima e mínima. ✂️ c) as bacias hidrográficas e o tipo de drenagem. ✂️ d) as atividades econômicas do setor primário. ✂️ e) a gênese do relevo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
213Q335742 | Matemática, Números reais e complexos, Professor, SME SP, FCCUm professor propôs a seus alunos de 5a série o seguinte problema: Paulo e Luana, professores das 5as séries de uma escola resolveram elaborar as questões de uma prova para todas essas séries, de modo que Paulo se incumbiu das questões de número ímpar e Luana as de número par, em igual quantidade. Assim, pode-se concluir que o número que identificou a última questão dessa prova é, com certeza, I. múltiplo de 3. II. um número primo diferente de 2. III. um número par. IV. um número fracionário. Com tal problema, é possível que esse professor tenha tido a intenção de levar seus alunos a ✂️ a) identificar os múltiplos de 3, observando regularidades na seqüência de tais múltiplos. ✂️ b) trabalhar com potências de números naturais com expoentes inteiros. ✂️ c) reconhecer e relacionar propriedades dos números fracionários. ✂️ d) estabelecer relações quantitativas entre subconjuntos do conjunto dos números naturais. ✂️ e) decompor números naturais em seus fatores primos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
214Q324777 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVRonaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião. I. Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo. II. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional. III. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) I e II, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
215Q484643 | Geografia, Meio Ambiente, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSobre a paisagem natural do domínio dos “mares de morros” florestados do Brasil Tropical Atlântico, analise as afirmativas a seguir. I. Caracteriza-se pela presença de redes hidrográficas altamente dendritificadas e muito densas. II. Caracteriza-se pelo lençol d’água subterrâneo alimentando permanentemente a correnteza dos cursos d’água. III. Caracteriza-se pela cobertura florestal contínua por grandes áreas, desde os fundos de vales até as mais altas vertentes e interflúvios. Assinale: ✂️ a) se somente a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se somente a afirmativa II estiver correta. ✂️ c) se somente a afirmativa III estiver correta. ✂️ d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
216Q378969 | Biologia, Citologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNa espécie humana, comparando-se um zigoto com um óvulo, o zigoto ✂️ a) tem mais cromossomos. ✂️ b) é menor. ✂️ c) tem mais de uma célula. ✂️ d) é muito maior. ✂️ e) divide-se por meiose. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
217Q388331 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCDe acordo com Boris Fausto, em História do Brasil, integralistas e comunistas se enfrentaram mortalmente ao longo dos anos 30. No entanto, para ele, os dois movimentos tinham pontos em comum: ✂️ a) a crítica ao Estado Burguês, a defesa do pluripartidarismo e o apelo aos valores nacionalistas. ✂️ b) o apoio ao Estado Laico, a valorização da propriedade coletiva e a luta contra o imperialismo. ✂️ c) a defesa do Estado Proletário, a valorização do sindicalismo e a crítica a todas as religiões. ✂️ d) a crítica ao Estado Liberal, a valorização do partido único e o culto da personalidade do líder. ✂️ e) a defesa do Estado Totalitário, a crítica do culto à tradição familiar e a defesa do militarismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
218Q481084 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPenteado (1991) sugere que o professor deva se utilizar de conceitos referentes a fenômenos concretos para montar situações de aprendizagem. Para que isso ocorra o professor deve ✂️ a) trabalhar sempre com o que está próximo ao aluno; assim a idéia dos círculos concêntricos é de fundamental importância para a aprendizagem. ✂️ b) apresentar os conceitos teoricamente e estimular o aluno a localizá-los nos mapas, o que fará com que este instrumento geográfico seja valorizado. ✂️ c) selecionar conceitos de fenômenos encontrados no Brasil pois somente depois de o aluno dominar a geografia do país é que se deve mostrar o resto do mundo. ✂️ d) entender que os conceitos podem ser aplicados a fenômenos próximos ou distantes do aluno, desde que estes façam parte do seu universo de pensamento. ✂️ e) ser cuidadoso na seleção dos conteúdos pois, com a influência dos meios de comunicação o aluno deixa de se interessar pelo que está próximo dele. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
219Q474436 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito do currículo da Educação Física no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir. I. A ênfase que é dada aos conteúdos justifica-se pela falta de clareza do professor acerca do próprio currículo. II. O currículo escolar inclui o método de ensino empregado pelo professor. III. Conteúdos e objetivos são necessários ao processo educativo e podem, por si, dar conta do processo. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) I e II, apenas. ✂️ e) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
220Q388174 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNa sala de aula, um aluno questiona o professor se o estudo da história da mulher tem importância para a sociedade. Baseado nos fundamentos das novas diretrizes curriculares nacionais, o professor deve responder que ✂️ a) os historiadores desprezam a história das mulheres por considerarem os operários das indústrias dos grandes centros urbanos os sujeitos das transformações sociais. ✂️ b) os historiadores brasileiros são pioneiros no estudo da história das mulheres em razão da massificação publicitária que os meios de comunicação fazem sobre o corpo da mulher. ✂️ c) os estudos sobre a mulher refletem a necessidade de romper a visão esteriotipada sobre os diferentes, fundada na negação dos papéis históricos representados pelos agentes sociais. ✂️ d) a história das mulheres é mera ficção, uma vez que, por serem vítimas de seus próprios corpos, elas são vulneráveis à dominação masculina e ao poderes políticos. ✂️ e) não é possível resgatar a história das mulheres haja vista a pequena participação delas nas lutas sociais e políticas, em razão do seu papel como reprodutora e doméstica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro