Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q482519 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere o texto e às afirmações abaixo.

... as escolas (...) devem contribuir para a constituição de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias em relação a conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã.

I. Deve-se reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação dos processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos.

II. As metodologias de trabalho em sala de aula devem privilegiar os conteúdos conceituais em detrimento dos procedimentais.

III. As relações entre alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar devem ser expressas através de múltiplas formas de diálogo.

Segundo a Resolução CNE/CEB no 2, de 07/04/1998, está correto SOMENTE o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q331754 | Matemática, Geometria, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No livro Os elementos, escrito por Euclides no século III a .C., há a seguinte definição para a reta:

"Linha reta é aquela, que está posta igualmente entre as suas extremidades."

Observando o estudo da geometria contemporânea, podemos dizer que essa definição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q482864 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para Reichwald Jr. (2000), o exercício de análise geográfica deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q481085 | Geografia, Energia e Industria, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O crescimento das indústrias de bens de consumo duráveis no Brasil esteve atrelado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q474190 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Neira e Nunes (2008) falam de um método dialético para a Educação Física, apresentado por Libaneo (1996) como um caminho para a compreensão da ligação entre a sociedade real e a Educação.

Sobre esse método, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q378635 | Biologia, Botânica, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na agricultura, a busca por uma produtividade cada vez maior leva os agricultores a instalarem monoculturas freqüentemente com apenas uma linhagem geneticamente melhorada. A desvantagem é que tais cultivos são muito suscetíveis ao ataque de pragas e doenças. Quando isto acontece, os melhoristas desenvolvem novas variedades a partir de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q380990 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No século XIX, Gregor Mendel realizou experimentos cruzando variedades de ervilhas e analisou estatisticamente os resultados obtidos. Um estudante atribuiu a ele as seguintes conclusões:

I. Para cada característica estudada por Mendel, as células possuem dois "fatores hereditários".

II. Os "fatores hereditários" existem aos pares nos seres vivos e se segregam na formação dos gametas.

III. Os fatores hereditários correspondem a genes alelos de cromossomos homólogos e segregam-se na meiose.

É correto o que o estudante afirmou em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q486038 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

The assessment tool that is in line with a critical literacy posture is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q811510 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC

Em relação ao processo de ensino-aprendizagem das crianças e dos adolescentes, a Lei nº 8.069/90 (ECA), garante aos pais ou responsáveis dos alunos o direito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q474521 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito da abordagem crítico-superadora da Educação Física, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q485294 | Geografia, Território, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Entre 1890 e 1930, período que antecede à institucionalização da Geografia no Brasil, o pensamento geográfico, em sua versão ‘moderna’ participou das representações sobre o território e a população brasileiros.”

(Adaptado de Lia Osório Machado. “Origens do pensamento geográfico no Brasil: meio tropical, espaços vazios e a ideia de ordem (1870-1930)”. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all (Orgs.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Com relação aos elementos que, no período citado, sedimentaram, no pensamento geográfico, a tese determinista de um destino de grande potência para o país, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A ocorrência de enormes recursos naturais como condição de desenvolvimento econômico.

( ) A presença de uma população etnicamente homogênea como referência para sua política externa.

( ) A dimensão territorial como expressão da sua força geopolítica no cenário internacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q794575 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

Thomas Hobbes é conhecido por sua descrição do estado de natureza como um estado de guerra de todos os homens contra todos os homens. Para superar essa condição inicial de insegurança Hobbes propõe a instituição de um Estado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q379913 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A era geológica atual também é chamada de Era dos Mamíferos devido à extraordinária diversidade desses animais que habitam florestas, desertos, prados e oceanos do planeta.

Uma explicação para esse sucesso é a seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q336002 | Matemática, Geometria, Professor, SME SP, FCC

A simetria no plano, em relação a uma reta, ou a composição de simetrias (translação e rotação) pode se constituir num ponto de partida para o aprendizado do conceito de congruência, pois a simetria é uma transformação no plano euclidiano que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q340621 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor, SME SP, FCC

Uma urna contém 5 bolas numeradas com 1, 2 , 2, 8 e 4. Sorteando-se ao acaso, e com reposição de duas bolas, a probabilidade de que o quociente entre o número da primeira bola pelo número da segunda seja irracional é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q482752 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Discutindo propostas curriculares, Moraes (2000) comenta que a transdisciplinaridade é pouco praticada na estrutura dos programas. Segundo o autor os trabalhos interdisciplinares

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q437729 | Direito Constitucional, Educação, Professor, SME SP, FCC

A Constituição Federal de 1988 (art. 206) estabelece que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II. gratuidade do ensino fundamental em qualquer estabelecimento, para os alunos pobres;
III. pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV. liberdade de aprender, ensinar e pesquisar;
V. gestão democrática, dos ensinos público e privado;
VI. garantia de padrão de qualidade.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q389210 | História, Educação em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No "Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental", discute-se a idéia de trabalhar o discurso político em sala de aula. Um professor, antes de trabalhar com o texto de um discurso político, esclareceu aos seus alunos que:

"De modo geral, o discurso político fundamenta-se na construção de uma lógica de argumentação e exemplos, articulados estrategicamente, para propor um projeto de futuro. O estadista, propagando alcançar o bem comum, concebe um Estado ideal, contraposto ao real (presente). Por isso, o texto do discurso insere-se na esfera da política e, nela, projeta-se no âmbito do possível, daquilo que pode ser feito."

A análise do texto de um discurso político nas aulas de História tem por objetivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q352376 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para Ingrid Dormien Koudela, o jogo teatral não constitui uma estrutura na evolução do jogo na criança e deve ser compreendido como jogo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q383299 | Biologia, Genética, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Na metade do século XX, com a descoberta da estrutura e função do DNA, a Biologia entrou na fase do “determinismo genético”. Isso significa que todas as características dos indivíduos estariam determinadas no DNA. Os trabalhos publicados, nesse início de século, na área da Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mudaram alguns paradigmas da própria teoria evolutiva. A Biologia do Desenvolvimento vem confirmando a maior participação do ambiente na criação da variabilidade genética. Com relação à citação acima, analise as seguintes afirmativas.

1. O sexo em tartarugas e crocodilos é determinado pela temperatura de incubação dos ovos.

2. Pessoas que se transferem de regiões de baixa altitude para regiões altas passam a apresentar maior número de hemácias, sem que tenham ocorrido alterações genéticas.

3. Além da informação genética, o ambiente e as alterações epigenéticas são importantes na criação de variabilidade nas espécies de seres vivos, tanto morfológicas quanto comportamentais.

A citação inicial é corroborada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.