Início Questões de Concursos SME SP Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. SME SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 241Q324051 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAtenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem. O estudo da natureza do enunciado como unidade real da comunicação verbal ✂️ a) concorre para o fortalecimento do princípio monológico que deve marcar os gêneros do discurso. ✂️ b) explica a necessidade de limitar a passagem de um gênero a outro. ✂️ c) defende a exclusão da estilística para a compreensão das unidades da língua. ✂️ d) deve ocorrer nas palavras e orações do discurso científico. ✂️ e) pode proporcionar compreensão da possibilidade de mudanças nas unidades da língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 242Q338532 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, SME SP, FCCAs distâncias Terra-Lua e Terra-Andrômeda são de, aproximadamente, 4 . 108 m e 2 . 1022 m, respectivamente. Se representássemos em uma reta a distância Terra-Lua por 1 mm, nessa mesma reta a distância Terra-Andrômeda seria representada por ✂️ a) 500 km. ✂️ b) 5 mil km. ✂️ c) 500 mil km. ✂️ d) 5 milhões de km. ✂️ e) 50 milhões de km. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 243Q352130 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCConsidere as frases abaixo. I. ...ao seguir certos rumos a fim de configurar uma matéria, o próprio homem com isso se configura. II. A arte é um tal fazer que, enquanto faz, inventa o por fazer e o modo de fazer. Os autores dessas frases são, respectivamente, ✂️ a) Giulio Argan e John Dewey ✂️ b) Fayga Ostrower e Luigi Pareyson ✂️ c) John Dewey e Luigi Pareyson ✂️ d) Fayga Ostrower e Giulio Argan ✂️ e) Fayga Ostrower e John Dewey Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 244Q328106 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCOs PCNs apresentam quatro grandes blocos de conteúdos. I. Recursos tecnológicos. II. Ser humano e saúde. III. Terra e universo. IV. Ambiente. Todos os ciclos do ensino fundamental devem trabalhar conteúdos dos blocos ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) I, II e IV, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 245Q545758 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA ressonância magnética é um método moderno de diagnóstico que fornece imagens em duas ou três dimensões de diferentes planos do órgão inspecionado, que utiliza um forte campo magnético e ondas para a obtenção dessas imagens. A possibilidade de realizar exames de ressonância magnética, inclusive em gestantes, deve-se ao fato de, além de não serem invasivos, as ondas por eles emitidas terem frequências próximas às das ondas ✂️ a) de rádio. ✂️ b) de raios X. ✂️ c) dos raios gama. ✂️ d) dos raios ultravioletas. ✂️ e) dos raios cósmicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 246Q324118 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SME SP, FCCSegundo Castorina, o processo de desenvolvimento intelectual, explicado por Piaget pelo mecanismo de equilibração das ações sobre o mundo, precede e coloca limites aos aprendizados, sem que estes possam influir sobre aquele. Para Vygotsky, a aprendizagem ✂️ a) é resultado do desenvolvimento intelectual por meio da assimilação de conteúdos. ✂️ b) requer a constituição de sistemas estruturais como caminho para o desenvolvimento da inteligência. ✂️ c) prescinde, fundamentalmente, da relação do objeto com o meio físico. ✂️ d) interage com o desenvolvimento, onde as interações sociais e o contexto sociocultural são centrais. ✂️ e) está relacionada diretamente ao desenvolvimento cognitivo, e este é processado tanto pelo meio físico como pelo social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 247Q324398 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SME SP, FCCEm relação à LIBRAS, reconhecida legalmente a partir de 2002 (Lei Federal nº 10.436/2002), pode-se afirmar que: ✂️ a) por se referir a uma modalidade de comunicação que substitui a língua portuguesa para os que dela fazem uso, deve ser adotada como linguagem alternativa à língua portuguesa em todos os estabelecimentos públicos de educação básica. ✂️ b) se constitui em mecanismo de inclusão das pessoas portadoras de deficiência visual e de audiocomunicação e, portanto, deverá ser introduzida como disciplina optativa nos cursos de formação de professores. ✂️ c) deve ser introduzida como tema transversal em todas as escolas que atendam a alunos portadores de necessidades educacionais especiais, particularmente os com deficiências auditiva ou visual profunda. ✂️ d) deverá ser componente escolar obrigatório a partir do segundo ciclo do ensino fundamental; ✂️ e) é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de pessoas surdas do Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 248Q352053 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA cor é um elemento básico da linguagem visual. Para Herbert Read há 4 modos de empregá-la. I. Natural II. Heráldico III. Harmônico IV. Puro a. Emprega-se a cor pela sua significação simbólica - utilizada por crianças e por artistas até o fim do século XV. b. O artista regula a cor numa escala limitada com um tom dominante, preocupando-se com valores tonais e a intensidade relativa que as várias cores possuem em relação à luz -Delacroix e Ingres, por exemplo. c. É extremamente raro na História da Arte, presente em Constable e Turner, por exemplo. d. A cor é usada por si própria, como apelo sensorial mais direto, como em Cézane ou Matisse. Relacione corretamente cada modo com as obras de artistas citados. ✂️ a) a b c d ✂️ b) b c a d ✂️ c) c a b d ✂️ d) b d a c ✂️ e) d a b c Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 249Q388785 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPode-se afirmar que, no tipo de sociedade gerada pela economia açucareira, vigente no período colonial, existia, além de Senhores de Engenho e Escravos, um grupo social de homens livres, composto por ✂️ a) mulatos ou negros libertos, por meio da concessão de alforrias, que se tornavam trabalhadores assalariados nas plantações de grande porte. ✂️ b) artesãos especializados em atividades urbanas, como carpinteiros, mestres-de-açúcar, ferreiros, barqueiros e serralheiros. ✂️ c) plantadores de cana independentes que não possuíam recursos para montar um Engenho e se estabeleciam nas proximidades de algum destes. ✂️ d) padres e jesuítas que viviam como agregados nas fazendas, muitas vezes habitando a Casa Grande junto com a família senhorial. ✂️ e) mascates que abasteciam as fazendas dos produtos alimentícios que não podiam ser facilmente produzidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 250Q389761 | História, História Geral, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCCO movimento das idéias que proclama a liberdade de todos os homens, em todos os níveis e em torno da razão, denomina-se ✂️ a) Iluminismo. ✂️ b) Absolutismo. ✂️ c) Materialismo. ✂️ d) Metafísica. ✂️ e) Mecanicismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 251Q351890 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCUm processo de leitura da obra de arte que tem sido usado em alguns museus brasileiros defende uma leitura que segue os seguintes passos: descrever, analisar, interpretar, fundamentar e revelar. O teórico que propõe esse processo de leitura é ✂️ a) Robert Saunders. ✂️ b) Edmund Burke Feldman. ✂️ c) Robert Ott. ✂️ d) Ana Mae Barbosa. ✂️ e) Elliot Eisner. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 252Q387804 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNos projetos de trabalho propostos por Fernando Hernandez, o portfólio ✂️ a) é facilitador da reconstrução e reelaboração, por parte de cada estudante, de seu processo ao longo do percurso de um projeto. ✂️ b) permite a conferência da seqüência das aulas dadas, sendo realizado sempre de forma coletiva e compartilhada. ✂️ c) é ferramenta do professor para controlar os objetivos procedimentais de seu trabalho, sendo chave também para a avaliação do aluno. ✂️ d) organiza todos os trabalhos realizados, os vários textos pesquisados, as anotações pessoais colocando em ordem cronológica o que facilita a avaliação e análise do percurso vivido num projeto. ✂️ e) é facilitador da reconstrução e reelaboração de todo o percurso e devem ser expostos para toda a escola juntamente com o produto final num grande mural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 253Q485924 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA perspectiva teórica de Vygotsky sobre o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ✂️ a) assemelha-se à de Piaget, com sua ênfase na competência. ✂️ b) pressupõe que o desenvolvimento cognitivo é mediado social e culturalmente. ✂️ c) coloca o desenvolvimento cognitivo fora da cultura. ✂️ d) postula que não há lugar para a ação do sujeito individual. ✂️ e) enfatiza que o amadurecimento do indivíduo depende somente de suas necessidades internas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 254Q320614 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCAs formas não científicas de produção do conhecimento, como a arte, as brincadeiras e os jogos tradicionais infantis ✂️ a) estão presentes em diferentes culturas, fazem parte das atividades humanas essenciais e, portanto, devem ser consideradas nas programações pedagógicas desde o nível da educação infantil. ✂️ b) estão presentes em diferentes culturas, fazem parte das atividades humanas essenciais e, por isso, não precisam ser consideradas nas programações pedagógicas da educação infantil. ✂️ c) não estão presentes em todas as culturas, mas fazem parte das atividades humanas essenciais e, portanto, devem ser consideradas nas programações pedagógicas desde o nível da educação infantil. ✂️ d) estão presentes em diferentes culturas, mas não fazem parte das atividades humanas essenciais e, por isso, não precisam ser consideradas nas programações pedagógicas da educação infantil. ✂️ e) podem, ou não, ser consideradas nas programações pedagógicas, visto que podem, ou não, estar presentes nas diferentes culturas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 255Q327813 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC... continuo pensando que para falar de mudanças na educação é necessário, primeiro, um profundo silêncio, uma longa espera, uma estética não tão pulcra, uma ética mais desalinhada (...) abandonar a homodidática para heterorrelacionar-se. Segundo Carlos Skliar, para falar de mudanças na educação também é necessário ✂️ a) abrir mão de nossas idéias e aceitar as idéias do outro. ✂️ b) querer ensinar o outro para que ele aprenda a conviver em grupo. ✂️ c) deixar-se vibrar pelo outro mais do que pretender multiculturalizá-lo. ✂️ d) educar o outro para que o processo de aprendizado possa acontecer. ✂️ e) utilizar a didática para ensinar ao outro o significado da verdadeira educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 256Q472765 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo Santin, uma das atribuições do elemento lúdico nas aulas de Educação Física escolar é ✂️ a) elaborar atos corporais desprovidos de significado. ✂️ b) resgatar a dimensão antecipatória da ação global. ✂️ c) redimir a Educação Física militarista. ✂️ d) corporificar a experiência sensorial. ✂️ e) alcançar as raízes antropológicas do esporte em geral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 257Q378849 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCThomas Kuhn, em sua obra A estrutura das Revoluções Científicas, argumenta que a produção do conhecimento científico ocorre segundo paradigmas (padrões) compartilhados por comunidades de pesquisadores. Quando tais paradigmas já não dão conta da solução dos problemas, estabelece-se uma crise e os pesquisadores buscam outros paradigmas que possam solucioná-los. Kuhn sustenta que a comunidade passa a compartilhar o novo padrão, ocorrendo o que ele denomina "revolução científica", cuja característica mais marcante é a mudança na visão de mundo do cientista. O caráter cumulativo da ciência seria, então, uma característica apenas dos períodos de "ciência normal", isto é, quando a ciência evolui por acréscimo de novos conhecimentos, mediante a solução de problemas. De acordo com as argumentações de Kuhn, um exemplo de ciência normal seriam os conhecimentos adquiridos desde ✂️ a) a descoberta da célula até a formulação da teoria celular. ✂️ b) a lei da gravitação universal de Newton até a teoria da relatividade de Einstein. ✂️ c) o modelo geocêntrico do universo até o modelo heliocêntrico. ✂️ d) a teoria da evolução das espécies de Lamarck até a teoria da evolução de Darwin. ✂️ e) a teoria da abiogênese (geração espontânea) até a teoria da biogênese. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 258Q388075 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA Rebelião de Canudos, ocorrida alguns anos após a Proclamação da República, evidenciou muitos dos problemas enfrentados pela população do Nordeste brasileiro e demonstrou a força de certas práticas e crenças, dentre as quais pode-se destacar: ✂️ a) o messianismo, fenômeno que atingiu largamente as camadas menos favorecidas da população sertaneja, aglutinando cerca de 30 mil pessoas em torno do "beato" Antonio Conselheiro. ✂️ b) o republicanismo, uma vez que a comunidade que se estabeleceu em Canudos se organizou baseada no princípio de que todos eram iguais e deveriam respeitar as mesmas leis. ✂️ c) o banditismo social empreendido pelos habitantes do Arraial de Canudos que, em momentos de grande dificuldade financeira, saqueavam as fazendas mais abastadas das tradicionais famílias nordestinas. ✂️ d) o anti-clericalismo arraigado na população miserável que abandonou a crença no catolicismo e a subserviência à Igreja Católica para constituir uma comunidade mística, com influência da maçonaria. ✂️ e) o coronelismo, cujo poder conseguiu destruir militarmente a comunidade, após essa ter sido formada justamente devido à imposição do "voto-de-cabresto", que provocou grande indignação social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 259Q546404 | Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCUm observador na Terra, percebe que a constelação do Cruzeiro do Sul muda de lugar ao longo do ano em relação à sua posição. Ele percebe, também, que esta constelação ✂️ a) se aproxima da constelação de Sagitário do início do verão. ✂️ b) indica o centro de referência para estudos astronômicos. ✂️ c) é aquela que brilha mais em todo o céu noturno, principalmente no verão. ✂️ d) mantém sempre a mesma posição em relação às demais constelações. ✂️ e) se afasta da constelação de Ursa Maior durante o outono e o inverno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 260Q320138 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCPor função simbólica entende-se ✂️ a) a habilidade matemática de lidar com símbolos. ✂️ b) o jogo de faz-de-conta. ✂️ c) a capacidade imaginativa da criança em que, por exemplo, cria personagens, ficções e os desenha. ✂️ d) a capacidade de representação e de trabalho com hipóteses, linguagens e números, só alcançada na adolescência. ✂️ e) a capacidade da criança de evocar um objeto por meio de um sistema de representação, por exemplo, a palavra. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
241Q324051 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAtenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem. O estudo da natureza do enunciado como unidade real da comunicação verbal ✂️ a) concorre para o fortalecimento do princípio monológico que deve marcar os gêneros do discurso. ✂️ b) explica a necessidade de limitar a passagem de um gênero a outro. ✂️ c) defende a exclusão da estilística para a compreensão das unidades da língua. ✂️ d) deve ocorrer nas palavras e orações do discurso científico. ✂️ e) pode proporcionar compreensão da possibilidade de mudanças nas unidades da língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
242Q338532 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, SME SP, FCCAs distâncias Terra-Lua e Terra-Andrômeda são de, aproximadamente, 4 . 108 m e 2 . 1022 m, respectivamente. Se representássemos em uma reta a distância Terra-Lua por 1 mm, nessa mesma reta a distância Terra-Andrômeda seria representada por ✂️ a) 500 km. ✂️ b) 5 mil km. ✂️ c) 500 mil km. ✂️ d) 5 milhões de km. ✂️ e) 50 milhões de km. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
243Q352130 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCConsidere as frases abaixo. I. ...ao seguir certos rumos a fim de configurar uma matéria, o próprio homem com isso se configura. II. A arte é um tal fazer que, enquanto faz, inventa o por fazer e o modo de fazer. Os autores dessas frases são, respectivamente, ✂️ a) Giulio Argan e John Dewey ✂️ b) Fayga Ostrower e Luigi Pareyson ✂️ c) John Dewey e Luigi Pareyson ✂️ d) Fayga Ostrower e Giulio Argan ✂️ e) Fayga Ostrower e John Dewey Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
244Q328106 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCOs PCNs apresentam quatro grandes blocos de conteúdos. I. Recursos tecnológicos. II. Ser humano e saúde. III. Terra e universo. IV. Ambiente. Todos os ciclos do ensino fundamental devem trabalhar conteúdos dos blocos ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) I, II e IV, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
245Q545758 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA ressonância magnética é um método moderno de diagnóstico que fornece imagens em duas ou três dimensões de diferentes planos do órgão inspecionado, que utiliza um forte campo magnético e ondas para a obtenção dessas imagens. A possibilidade de realizar exames de ressonância magnética, inclusive em gestantes, deve-se ao fato de, além de não serem invasivos, as ondas por eles emitidas terem frequências próximas às das ondas ✂️ a) de rádio. ✂️ b) de raios X. ✂️ c) dos raios gama. ✂️ d) dos raios ultravioletas. ✂️ e) dos raios cósmicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
246Q324118 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SME SP, FCCSegundo Castorina, o processo de desenvolvimento intelectual, explicado por Piaget pelo mecanismo de equilibração das ações sobre o mundo, precede e coloca limites aos aprendizados, sem que estes possam influir sobre aquele. Para Vygotsky, a aprendizagem ✂️ a) é resultado do desenvolvimento intelectual por meio da assimilação de conteúdos. ✂️ b) requer a constituição de sistemas estruturais como caminho para o desenvolvimento da inteligência. ✂️ c) prescinde, fundamentalmente, da relação do objeto com o meio físico. ✂️ d) interage com o desenvolvimento, onde as interações sociais e o contexto sociocultural são centrais. ✂️ e) está relacionada diretamente ao desenvolvimento cognitivo, e este é processado tanto pelo meio físico como pelo social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
247Q324398 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SME SP, FCCEm relação à LIBRAS, reconhecida legalmente a partir de 2002 (Lei Federal nº 10.436/2002), pode-se afirmar que: ✂️ a) por se referir a uma modalidade de comunicação que substitui a língua portuguesa para os que dela fazem uso, deve ser adotada como linguagem alternativa à língua portuguesa em todos os estabelecimentos públicos de educação básica. ✂️ b) se constitui em mecanismo de inclusão das pessoas portadoras de deficiência visual e de audiocomunicação e, portanto, deverá ser introduzida como disciplina optativa nos cursos de formação de professores. ✂️ c) deve ser introduzida como tema transversal em todas as escolas que atendam a alunos portadores de necessidades educacionais especiais, particularmente os com deficiências auditiva ou visual profunda. ✂️ d) deverá ser componente escolar obrigatório a partir do segundo ciclo do ensino fundamental; ✂️ e) é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de pessoas surdas do Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
248Q352053 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA cor é um elemento básico da linguagem visual. Para Herbert Read há 4 modos de empregá-la. I. Natural II. Heráldico III. Harmônico IV. Puro a. Emprega-se a cor pela sua significação simbólica - utilizada por crianças e por artistas até o fim do século XV. b. O artista regula a cor numa escala limitada com um tom dominante, preocupando-se com valores tonais e a intensidade relativa que as várias cores possuem em relação à luz -Delacroix e Ingres, por exemplo. c. É extremamente raro na História da Arte, presente em Constable e Turner, por exemplo. d. A cor é usada por si própria, como apelo sensorial mais direto, como em Cézane ou Matisse. Relacione corretamente cada modo com as obras de artistas citados. ✂️ a) a b c d ✂️ b) b c a d ✂️ c) c a b d ✂️ d) b d a c ✂️ e) d a b c Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
249Q388785 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPode-se afirmar que, no tipo de sociedade gerada pela economia açucareira, vigente no período colonial, existia, além de Senhores de Engenho e Escravos, um grupo social de homens livres, composto por ✂️ a) mulatos ou negros libertos, por meio da concessão de alforrias, que se tornavam trabalhadores assalariados nas plantações de grande porte. ✂️ b) artesãos especializados em atividades urbanas, como carpinteiros, mestres-de-açúcar, ferreiros, barqueiros e serralheiros. ✂️ c) plantadores de cana independentes que não possuíam recursos para montar um Engenho e se estabeleciam nas proximidades de algum destes. ✂️ d) padres e jesuítas que viviam como agregados nas fazendas, muitas vezes habitando a Casa Grande junto com a família senhorial. ✂️ e) mascates que abasteciam as fazendas dos produtos alimentícios que não podiam ser facilmente produzidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
250Q389761 | História, História Geral, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCCO movimento das idéias que proclama a liberdade de todos os homens, em todos os níveis e em torno da razão, denomina-se ✂️ a) Iluminismo. ✂️ b) Absolutismo. ✂️ c) Materialismo. ✂️ d) Metafísica. ✂️ e) Mecanicismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
251Q351890 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCUm processo de leitura da obra de arte que tem sido usado em alguns museus brasileiros defende uma leitura que segue os seguintes passos: descrever, analisar, interpretar, fundamentar e revelar. O teórico que propõe esse processo de leitura é ✂️ a) Robert Saunders. ✂️ b) Edmund Burke Feldman. ✂️ c) Robert Ott. ✂️ d) Ana Mae Barbosa. ✂️ e) Elliot Eisner. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
252Q387804 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNos projetos de trabalho propostos por Fernando Hernandez, o portfólio ✂️ a) é facilitador da reconstrução e reelaboração, por parte de cada estudante, de seu processo ao longo do percurso de um projeto. ✂️ b) permite a conferência da seqüência das aulas dadas, sendo realizado sempre de forma coletiva e compartilhada. ✂️ c) é ferramenta do professor para controlar os objetivos procedimentais de seu trabalho, sendo chave também para a avaliação do aluno. ✂️ d) organiza todos os trabalhos realizados, os vários textos pesquisados, as anotações pessoais colocando em ordem cronológica o que facilita a avaliação e análise do percurso vivido num projeto. ✂️ e) é facilitador da reconstrução e reelaboração de todo o percurso e devem ser expostos para toda a escola juntamente com o produto final num grande mural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
253Q485924 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA perspectiva teórica de Vygotsky sobre o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ✂️ a) assemelha-se à de Piaget, com sua ênfase na competência. ✂️ b) pressupõe que o desenvolvimento cognitivo é mediado social e culturalmente. ✂️ c) coloca o desenvolvimento cognitivo fora da cultura. ✂️ d) postula que não há lugar para a ação do sujeito individual. ✂️ e) enfatiza que o amadurecimento do indivíduo depende somente de suas necessidades internas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
254Q320614 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCAs formas não científicas de produção do conhecimento, como a arte, as brincadeiras e os jogos tradicionais infantis ✂️ a) estão presentes em diferentes culturas, fazem parte das atividades humanas essenciais e, portanto, devem ser consideradas nas programações pedagógicas desde o nível da educação infantil. ✂️ b) estão presentes em diferentes culturas, fazem parte das atividades humanas essenciais e, por isso, não precisam ser consideradas nas programações pedagógicas da educação infantil. ✂️ c) não estão presentes em todas as culturas, mas fazem parte das atividades humanas essenciais e, portanto, devem ser consideradas nas programações pedagógicas desde o nível da educação infantil. ✂️ d) estão presentes em diferentes culturas, mas não fazem parte das atividades humanas essenciais e, por isso, não precisam ser consideradas nas programações pedagógicas da educação infantil. ✂️ e) podem, ou não, ser consideradas nas programações pedagógicas, visto que podem, ou não, estar presentes nas diferentes culturas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
255Q327813 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC... continuo pensando que para falar de mudanças na educação é necessário, primeiro, um profundo silêncio, uma longa espera, uma estética não tão pulcra, uma ética mais desalinhada (...) abandonar a homodidática para heterorrelacionar-se. Segundo Carlos Skliar, para falar de mudanças na educação também é necessário ✂️ a) abrir mão de nossas idéias e aceitar as idéias do outro. ✂️ b) querer ensinar o outro para que ele aprenda a conviver em grupo. ✂️ c) deixar-se vibrar pelo outro mais do que pretender multiculturalizá-lo. ✂️ d) educar o outro para que o processo de aprendizado possa acontecer. ✂️ e) utilizar a didática para ensinar ao outro o significado da verdadeira educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
256Q472765 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo Santin, uma das atribuições do elemento lúdico nas aulas de Educação Física escolar é ✂️ a) elaborar atos corporais desprovidos de significado. ✂️ b) resgatar a dimensão antecipatória da ação global. ✂️ c) redimir a Educação Física militarista. ✂️ d) corporificar a experiência sensorial. ✂️ e) alcançar as raízes antropológicas do esporte em geral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
257Q378849 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCThomas Kuhn, em sua obra A estrutura das Revoluções Científicas, argumenta que a produção do conhecimento científico ocorre segundo paradigmas (padrões) compartilhados por comunidades de pesquisadores. Quando tais paradigmas já não dão conta da solução dos problemas, estabelece-se uma crise e os pesquisadores buscam outros paradigmas que possam solucioná-los. Kuhn sustenta que a comunidade passa a compartilhar o novo padrão, ocorrendo o que ele denomina "revolução científica", cuja característica mais marcante é a mudança na visão de mundo do cientista. O caráter cumulativo da ciência seria, então, uma característica apenas dos períodos de "ciência normal", isto é, quando a ciência evolui por acréscimo de novos conhecimentos, mediante a solução de problemas. De acordo com as argumentações de Kuhn, um exemplo de ciência normal seriam os conhecimentos adquiridos desde ✂️ a) a descoberta da célula até a formulação da teoria celular. ✂️ b) a lei da gravitação universal de Newton até a teoria da relatividade de Einstein. ✂️ c) o modelo geocêntrico do universo até o modelo heliocêntrico. ✂️ d) a teoria da evolução das espécies de Lamarck até a teoria da evolução de Darwin. ✂️ e) a teoria da abiogênese (geração espontânea) até a teoria da biogênese. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
258Q388075 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA Rebelião de Canudos, ocorrida alguns anos após a Proclamação da República, evidenciou muitos dos problemas enfrentados pela população do Nordeste brasileiro e demonstrou a força de certas práticas e crenças, dentre as quais pode-se destacar: ✂️ a) o messianismo, fenômeno que atingiu largamente as camadas menos favorecidas da população sertaneja, aglutinando cerca de 30 mil pessoas em torno do "beato" Antonio Conselheiro. ✂️ b) o republicanismo, uma vez que a comunidade que se estabeleceu em Canudos se organizou baseada no princípio de que todos eram iguais e deveriam respeitar as mesmas leis. ✂️ c) o banditismo social empreendido pelos habitantes do Arraial de Canudos que, em momentos de grande dificuldade financeira, saqueavam as fazendas mais abastadas das tradicionais famílias nordestinas. ✂️ d) o anti-clericalismo arraigado na população miserável que abandonou a crença no catolicismo e a subserviência à Igreja Católica para constituir uma comunidade mística, com influência da maçonaria. ✂️ e) o coronelismo, cujo poder conseguiu destruir militarmente a comunidade, após essa ter sido formada justamente devido à imposição do "voto-de-cabresto", que provocou grande indignação social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
259Q546404 | Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCUm observador na Terra, percebe que a constelação do Cruzeiro do Sul muda de lugar ao longo do ano em relação à sua posição. Ele percebe, também, que esta constelação ✂️ a) se aproxima da constelação de Sagitário do início do verão. ✂️ b) indica o centro de referência para estudos astronômicos. ✂️ c) é aquela que brilha mais em todo o céu noturno, principalmente no verão. ✂️ d) mantém sempre a mesma posição em relação às demais constelações. ✂️ e) se afasta da constelação de Ursa Maior durante o outono e o inverno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
260Q320138 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCPor função simbólica entende-se ✂️ a) a habilidade matemática de lidar com símbolos. ✂️ b) o jogo de faz-de-conta. ✂️ c) a capacidade imaginativa da criança em que, por exemplo, cria personagens, ficções e os desenha. ✂️ d) a capacidade de representação e de trabalho com hipóteses, linguagens e números, só alcançada na adolescência. ✂️ e) a capacidade da criança de evocar um objeto por meio de um sistema de representação, por exemplo, a palavra. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro