Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q324051 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.

O estudo da natureza do enunciado como unidade real da comunicação verbal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q338532 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, SME SP, FCC

As distâncias Terra-Lua e Terra-Andrômeda são de, aproximadamente, 4 . 108 m e 2 . 1022 m, respectivamente. Se representássemos em uma reta a distância Terra-Lua por 1 mm, nessa mesma reta a distância Terra-Andrômeda seria representada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q352130 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as frases abaixo.

I. ...ao seguir certos rumos a fim de configurar uma matéria, o próprio homem com isso se configura.

II. A arte é um tal fazer que, enquanto faz, inventa o por fazer e o modo de fazer.

Os autores dessas frases são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q328106 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os PCNs apresentam quatro grandes blocos de conteúdos.

I. Recursos tecnológicos.
II. Ser humano e saúde.
III. Terra e universo.
IV. Ambiente.

Todos os ciclos do ensino fundamental devem trabalhar conteúdos dos blocos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q545758 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A ressonância magnética é um método moderno de diagnóstico que fornece imagens em duas ou três dimensões de diferentes planos do órgão inspecionado, que utiliza um forte campo magnético e ondas para a obtenção dessas imagens.

A possibilidade de realizar exames de ressonância magnética, inclusive em gestantes, deve-se ao fato de, além de não serem invasivos, as ondas por eles emitidas terem frequências próximas às das ondas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q324118 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SME SP, FCC

Segundo Castorina, o processo de desenvolvimento intelectual, explicado por Piaget pelo mecanismo de equilibração das ações sobre o mundo, precede e coloca limites aos aprendizados, sem que estes possam influir sobre aquele.

Para Vygotsky, a aprendizagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q324398 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, SME SP, FCC

Em relação à LIBRAS, reconhecida legalmente a partir de 2002 (Lei Federal nº 10.436/2002), pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q352053 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A cor é um elemento básico da linguagem visual. Para Herbert Read há 4 modos de empregá-la.

I. Natural

II. Heráldico

III. Harmônico

IV. Puro

a. Emprega-se a cor pela sua significação simbólica - utilizada por crianças e por artistas até o fim do século XV.

b. O artista regula a cor numa escala limitada com um tom dominante, preocupando-se com valores tonais e a intensidade relativa que as várias cores possuem em relação à luz -Delacroix e Ingres, por exemplo.

c. É extremamente raro na História da Arte, presente em Constable e Turner, por exemplo.

d. A cor é usada por si própria, como apelo sensorial mais direto, como em Cézane ou Matisse.

Relacione corretamente cada modo com as obras de artistas citados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q388785 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Pode-se afirmar que, no tipo de sociedade gerada pela economia açucareira, vigente no período colonial, existia, além de Senhores de Engenho e Escravos, um grupo social de homens livres, composto por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q389761 | História, História Geral, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O movimento das idéias que proclama a liberdade de todos os homens, em todos os níveis e em torno da razão, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q351890 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Um processo de leitura da obra de arte que tem sido usado em alguns museus brasileiros defende uma leitura que segue os seguintes passos: descrever, analisar, interpretar, fundamentar e revelar. O teórico que propõe esse processo de leitura é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q387804 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Nos projetos de trabalho propostos por Fernando Hernandez, o portfólio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q485924 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A perspectiva teórica de Vygotsky sobre o desenvolvimento cognitivo do indivíduo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q320614 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

As formas não científicas de produção do conhecimento, como a arte, as brincadeiras e os jogos tradicionais infantis

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q327813 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC

... continuo pensando que para falar de mudanças na educação é necessário, primeiro, um profundo silêncio, uma longa espera, uma estética não tão pulcra, uma ética mais desalinhada (...) abandonar a homodidática para heterorrelacionar-se.

Segundo Carlos Skliar, para falar de mudanças na educação também é necessário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q472765 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Santin, uma das atribuições do elemento lúdico nas aulas de Educação Física escolar é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q378849 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Thomas Kuhn, em sua obra A estrutura das Revoluções Científicas, argumenta que a produção do conhecimento científico ocorre segundo paradigmas (padrões) compartilhados por comunidades de pesquisadores. Quando tais paradigmas já não dão conta da solução dos problemas, estabelece-se uma crise e os pesquisadores buscam outros paradigmas que possam solucioná-los. Kuhn sustenta que a comunidade passa a compartilhar o novo padrão, ocorrendo o que ele denomina "revolução científica", cuja característica mais marcante é a mudança na visão de mundo do cientista. O caráter cumulativo da ciência seria, então, uma característica apenas dos períodos de "ciência normal", isto é, quando a ciência evolui por acréscimo de novos conhecimentos, mediante a solução de problemas. De acordo com as argumentações de Kuhn, um exemplo de ciência normal seriam os conhecimentos adquiridos desde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q388075 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A Rebelião de Canudos, ocorrida alguns anos após a Proclamação da República, evidenciou muitos dos problemas enfrentados pela população do Nordeste brasileiro e demonstrou a força de certas práticas e crenças, dentre as quais pode-se destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q546404 | Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Um observador na Terra, percebe que a constelação do Cruzeiro do Sul muda de lugar ao longo do ano em relação à sua posição. Ele percebe, também, que esta constelação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q320138 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Por função simbólica entende-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.