Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q389261 | História, Educação em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo o Referencial de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental, ao se trabalhar com uma canção popular nas aulas de História, recurso cada vez mais utilizado em sala e em livros didáticos pelos professores, é correto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q380304 | Biologia, Ecologia de populações, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na base de uma cadeia alimentar encontram-se sempre I; a cada nível trófico II dos consumidores diminui.

Na frase acima, I e II são corretamente substituídos por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q352207 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmações abaixo.

I. A música de concerto contemporânea explorou conscientemente dimensões do tempo que contestam a escuta linear, negam a repetição e questionam o pulso rítmico.

II. O canto gregoriano é uma música para ser cantada, em princípio, por vozes masculinas em uníssono, à capela, na caixa de ressonância da igreja, sem acompanhamento instrumental.

III. Em 1913 foi apresentada no Teatro dos Champs- Elisées a Sagração da Primavera, diante da revolta e assombramento da platéia. Seu compositor, que insistia que �temos um dever com a música: o de inventá-la� foi Igor Stravinski.

IV. O processo de aproximação entre a música moderna do Ocidente e a tradição modal do Oriente começou sutilmente com Debussy, que conheceu músicas chinesas, javanesas, indianas, vietnamitas na Feira Mundial de Paris, por ocasião do centenário da Revolução Francesa. É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q484349 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“A interpretação de um espaço ou de sua evolução só é possível por meio de uma análise global que combine simultaneamente três categorias analíticas: forma, estrutura e função. Isto significa que todo espaço social pode ser objeto de uma análise formal, estrutural e funcional. Entretanto, seria um erro conduzir cada uma dessas análises em separado.”

(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. Editora Edusp. São Paulo, 2007.)

A análise de um espaço que leve em conta apenas a forma é identificada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q387850 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A respeito da aprendizagem da dança no ambiente escolar, segundo os PCNs, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q333867 | Matemática, Funções, Professor, SME SP, FCC

Um importante aspecto que deve ser trabalhado pelo professor no estudo de equações na última série do ensino fundamental refere-se ao seu conjunto universo. Admitindo-se a equação quadrática 2x² + x ? 1 = 0, ela terá uma, e somente uma solução, se o seu conjunto universo for

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q387679 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Robert William Ott a relação entre a experiência de crítica em museu e a aula de arte tem antecedentes históricos no Victoria and Albert Museum e no College of Art em Londres e nas realizações de Thomas Munro no campo da educação em museu, no Cleveland Museum of arte, nos Estados Unidos. Preocupado em ensinar crítica nos museus, Ott afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q472705 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Santin afirma que a Educação Física é uma ciência e também uma pedagogia, é função de sua inserção no ambiente escolar oferecer ao indivíduo práticas que possibilitem a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q351493 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Utilizar a arte para a reconstrução da biografia não implica,precisamente, o propósito ou a intenção de extrair a biografia das obras, coisa impossível e absurda, mas significa iluminar a biografia com as obras, o que não só é possível, mas é também oportuno e desejável.

Este pensamento de Pareyson enfatiza que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q474554 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito do processo de avaliação na Educação Física escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação tem sido entendida como uma exigência burocrática ou como uma forma de seleção de alunos para competições, sendo realizada por meio da simples frequência em aula, da capacidade técnica de execução de gestos ou não sendo realizada.

II. O princípio do rendimento olímpico privilegia os mais aptos, independente de sua condição inicial. Desta forma, o aluno tem condições de ser avaliado em pé de igualdade com os demais, independente de sua origem, e seu desempenho dependerá, exclusivamente, do seu esforço.

III. Na perspectiva crítico-superadora, dentro do marco referencial para a aula, o aluno deve ter a possibilidade de expressar seus objetivos de ação e participar da avaliação coletiva dos mesmos.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q807926 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC

Quanto à organização curricular na Educação Básica, a LDB (Lei nº 9.394/96) determina que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q484242 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Em geral, os enfoques tradicionais sobre a organização do território, dominados pela corrente neoclássica economicista, não se preocupam com a busca da explicação dos fenômenos territoriais, ocultando a verdadeira natureza da questão territorial, cuja explicação deve apoiar-se no conhecimento real do sistema social vigente, cujas leis devem ser decifradas a partir de um corpo teórico crítico que não negue as contradições do sistema capitalista. Nesta perspectiva a problemática espacial deve ser apreendida como derivação da totalidade, já que cada lugar é parte de um todo.”

(Adaptado de: BERNARDES, Júlia Adão. Mudança técnica e espaço: uma proposta de investigação. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all (Org). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.) Considerando os pressupostos subjacentes ao tipo de análise do espaço sugerido no texto acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Os conflitos constituem o elemento dinamizador da totalidade social.

II. A construção do espaço é, na aparência, um fato social e, na essência, um fato técnico.

III. O espaço é o instrumento material manipulado pelos grupos dominantes para manter sua posição de classe.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q380361 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

As diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estabelecem que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q351927 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para Walter Benjamin, citado por Lúcia Santaella em (arte) & (cultura) equívocos do elitismo, o cinema é a forma de arte que corresponde à vida cada vez mais perigosa, destinada ao homem de hoje. A necessidade de se submeter a efeitos de choque constitui uma adaptação do homem aos perigos que o ameaçam. O cinema equivale a modificações profundas no aparelho receptivo, aquelas mesmas que vivem atualmente, no curso da existência privada, o primeiro transeunte surgido numa rua de grande cidade e, no curso da história, qualquer cidadão de um Estado contemporâneo. Partindo de sua idéia sobre cinema e pensando sobre o ensino de arte, o que Walter Benjamin poderia ter dito sobre a TV e a internet se tivesse vivido para vê-los?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q381881 | Biologia, Meio Ambiente, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Foram feitas as afirmativas abaixo sobre o efeito estufa.

I. É essencial para a sobrevivência dos seres terrestres.
II. Foi gerado pelo recente aumento da emissão de CO2.
III. As medidas do protocolo de Kyoto visam diminuí- lo.
IV. Os gases presentes na atmosfera absorvem o calor irradiado pela superfície terrestre.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q382692 | Biologia, Ecologia de populações, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Considerando a interação mutualismo, analise as afirmativas a seguir.

I. As bactérias do gênero Rhizobium invadem as raízes de plantas da família Fabaceae, onde fixam nitrogênio atmosférico formando amônia.

II. A associação de fungos com raízes de angiospermas, formando micorrizas, é encontrada em 95% das angiospermas.

III. O mamífero do gênero Trichechus (peixe-boi) se alimenta de plantas marinhas cujas sementes passam por seu aparelho digestivo e se conservam viáveis (podem germinar).

É exemplo de mutualismo o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q471530 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Gonçalves afirma que dentro da perspectiva transformadora, o esporte, no ambiente escolar, sem valorizar a competição exacerbada, pode oferecer condições ao professor de Educação Física de proporcionar aos alunos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q321514 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A idéia de que o conhecimento é construção social e que, em sala de aula, é construído entre os participantes desse contexto significa que um componente essencial nesse processo é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q482076 | Geografia, Urbanização, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O desenvolvimento da industrialização em todo o mundo tem concorrido para a expansão das manchas urbanas, e as populações que aí vivem são particularmente afetadas por três tipos de fenômenos decorrentes das alterações do clima urbano:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q794764 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

O mito da caverna (Platão, A República) descreve um grupo de pessoas que viveu durante toda a vida confinado em uma caverna, preso por grilhões, vendo a vida apenas por sombras refletidas por um facho de luz. Um dos integrantes do grupo constrói uma ferramenta capaz de romper suas amarras para ver o mundo tal como era. Seu encantamento com a descoberta é grande, percebendo que passou seus dias vendo o mundo por meio de sombras e não como era de fato. Decide, então, que só voltaria a habitar a caverna se lhe obrigassem.

A dialética INCORRETA apresentada nesta alegoria é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.