Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q482250 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O filme Denise está chamando, de Hal Salwen, aborda aspectos relativos às recentes mudanças no trabalho nas sociedades capitalistas, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q387538 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo os PCNs, o conhecimento artístico como experiência estética direta com a obra de arte pode ser progressivamente enriquecido e transformado pela ação de outra modalidade de conhecimento, gerado quando se pesquisa e contextualiza o campo artístico como atividade humana. Tal conhecimento estuda o fenômeno artístico como:

I. produto e agente de culturas e tempos históricos.
II. objeto de conhecimento, no qual tanto o artista quanto o próprio aluno, são considerados como pessoas expressivas que oferecem informações para o processo de aprendizagem, independentemente de suas intenções.
III. construção formal, material e técnica na qual podem ser identificados os elementos que compõem os trabalhos artísticos e os princípios que regem sua combinação.
IV. construção poética.
V. produção cultural que envolve a experiência de artistas, curadores, público e museus como mediadores na definição do sistema de arte e sua aprendizagem.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q334043 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Analisando a grande diversidade de respostas que diferentes crianças podem produzir frente ao mesmo problema, Delia Lerner Zunino, em seu livro Matemática na escola: aqui e agora, coloca a questão: Como fazer para que a diversidade constitua-se em um fator positivo para o aprendizado?

Segundo a autora, os três elementos da resposta geral a essa pergunta são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q795186 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

Com base na comparação entre Locke e Descartes feita por Lebrun, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q379201 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

As informações abaixo referem-se ao monóxido de carbono (CO).

I. A combustão incompleta dos compostos de carbono nos combustíveis e cigarros produz CO.

II. A carboxiemoglobina (COHb) impede o transporte de oxigênio pelo sangue e pode causar morte por asfixia.

III. O monóxido de carbono ativa a hemoglobina, forma a oxiemoglobina (O2Hb) e facilita as trocas gasosas na hematose.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q486028 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na visão interacional de leitura, que vê o leitor como reconstrutor do texto, o ato de leitura implica interação entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q324763 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A ação mais adequada a uma concepção que respeita a especificidade da infância ao se deparar com uma criança que demonstra interesse por conhecer a linguagem escrita é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q388056 | História, Educação em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A formulação das propostas curriculares de História, nos anos noventa, contribuiu para a discussão de novos conteúdos e métodos de ensino nessa área. Dentre as inovações apresentadas por tais propostas, pode-se destacar a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q473050 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Quando o profissional de Educação Física estrutura seu plano de ensino e programa suas aulas, em uma escola, deve considerar a clientela atendida, bem como conhecer a história de seu país e da sociedade, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q388375 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na década de 1930, os livros didáticos de ensino de História apresentavam uma visão do povo brasileiro alicerçada no tradicional conceito de "democracia". Essa visão, criticada nos "Parâmetros Curriculares Nacionais", fundamentava-se na idéia de que

I. os povos indígenas resistiram à dominação portuguesa e holandesa, razão pelo qual foram praticamente exterminados do seu território.
II. os portugueses praticaram um verdadeiro genocídio tanto nas populações de língua tupi-guarani como nas originárias do continente africano.
III. o povo brasileiro representava a síntese dos conflitos no interior da classe dominante e dos colonizadores em relação aos colonizados.
IV. o povo brasileiro era descendente de brancos portugueses, índios e negros que conviviam harmonicamente em uma sociedade multirracial e caracterizada pela ausência de conflitos.
V. o africano era visto como um ser pacífico diante do trabalho escravo e como elemento peculiar para a formação de uma cultura brasileira.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q324711 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Quando o professor de educação infantil escolhe um livro de história para contar às crianças, organiza o grupo previamente para a atividade, mostra-lhes as gravuras do livro, acompanha o interesse das crianças pela história e estimula-as a comentarem sobre a mesma, ele está

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q387863 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O Conselho Nacional de Educação estabeleceu, no Parecer CNE/CEB nº 11/2000, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Analise as proposições abaixo sobre possíveis ações que o professor de história deveria levar em consideração de acordo com essas diretrizes.

I. É importante o professor reforçar para os seus alunos a visão dual sobre a realidade histórica brasileira  - "Dois Brasis", "oficial e real", "Casa Grande e Senzala", "o tradicional e o moderno", capital e interior, urbano e rural, cosmopolita e provinciano, litoral e sertão  como forma de estimular os jovens e adultos a exercerem um papel mais ativo na sociedade, visando sua ascensão econômica e social.

II. O professor poderia resgatar experiências históricas de seus próprios alunos, uma vez que muitos destes jovens e adultos, dentro da pluralidade e diversidade de regiões do país, dentro dos mais diferentes estratos sociais, desenvolveram uma rica cultura baseada na oralidade da qual nos dão prova, entre muitos outros, a literatura de cordel, o teatro popular, o cancioneiro regional, os repentistas, as festas populares, as festas religiosas e os registros de memória das culturas afro-brasileira e indígena.

III. O professor poderá analisar com seus alunos aspectos das condições políticas, socioeconômicas e culturais que impediram que grupos sociais fossem alijados dos direitos ao pleno exercício da cidadania, e que a sala de aula poderá tornar-se um instrumento de reparação desta realidade, dívida inscrita em nossa história social e na vida de tantos indivíduos.

IV. Um professor de história, engajado com as transformações socioeconômicas do seu tempo e do seu país, deve estimular seus alunos a adquirirem, neste "século do conhecimento", saberes aliados às competências que eles desenvolverão no mundo do trabalho; evitando, portanto, a visão critica sobre a realidade global que o cerca, enfatizando mais a vocação do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q389672 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Leila Leite Hernandez, em A África na Sala de Aula, o período entre guerras repôs na África o velho problema da resistência à opressão. Nesse contexto histórico, a independência da Etiópia representou uma quebra em um dos primeiros grilhões da África acorrentada, tendo um papel decisivo na constituição do imaginário africano. Ela destaca ainda outros fatores que tiveram um peso decisivo para o processo que deu impulso às lutas de independência, dentre os quais,

I. a experiência adquirida por muitos africanos que participaram diretamente das duas guerras mundiais.
II. as perdas materiais e humanas sofridas pelos países europeus em razão das guerras mundiais.
III. a influência dos movimentos fascistas que estimulavam a descolonização dos países africanos.
IV. o movimento revolucionário soviético que representou um modelo para países do terceiro mundo.
V. a invasão dos Estados Unidos nos países de origem islâmica que provocou revoltas em massa.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q473292 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No âmbito da Educação Física, Rui Barbosa foi um importante nome que ajudou sua introdução nas escolas primárias. Em seu discurso objetivava

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q485638 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O aprendizado de um idioma estrangeiro demanda integração de uma grande variedade de habilidades, atividades e processos de raciocínio. No ensino comunicativo de línguas, a gramática

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q327981 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

O planejamento pedagógico na pré-escola consiste

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q389202 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Eric Hobsbawm, em Era dos Extremos, afirma que surgiu, na década de 1970, uma "nova divisão internacional do trabalho", baseada fundamentalmente na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q485734 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Levar o aluno a reconhecer cognatos é um procedimento didático

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q482728 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as características abaixo atribuídas ao semiárido nordestino.

I. As chuvas são escassas e irregulares, com características de torrencialidade.

II. Nesta região são registradas as amplitudes térmicas mais baixas do país e um elevado déficit hídrico.

III. A presença da mancha semi-árida apresenta causas múltiplas e ainda não inteiramente explicadas.

IV. Graças à semi-aridez presente na região, há pequena diversidade na paisagem vegetal.

Estão corretas SOMENTE as características

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q471598 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

De acordo com Neira e Nunes, a cultura existe à medida em que o homem se afasta do estado "natural", havendo, assim, uma oposição entre "natureza" e "cultura", sendo esta uma característica que pode distinguir a espécie humana das demais. Por estar associada à idéia de razão, cultura nesta perspectiva está de acordo com o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.