Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q482159 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No estudo das potencialidades paisagísticas dos domínios morfoclimáticos e fitogeográficos do território brasileiro, o geógrafo Aziz Ab´Saber utiliza o conceito de "área core", que se refere

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q322711 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A formação de um professor de inglês atualmente prioriza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q472987 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para Neira e Nunes, a tarefa do currículo crítico-emancipatório é a de promover condições para que as estruturas autoritárias sejam suspensas do ensino, encaminhando o indivíduo para a emancipação, possibilitada pelo uso da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q322222 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Por volta dos 2-3 anos de idade, as crianças começam a apresentar atitudes de oposição aos educadores com que interagem. Essas situações de oposição indicam que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q338451 | Matemática, Geometria, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Estão corretamente identificadas possíveis transformações isométricas de serem realizadas com uma figura plana em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q388421 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O modo de produção feudal dominante na Europa Ocidental se caracteriza, dentre outros elementos, pela servidão, definida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q482140 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O professor desenvolve um trabalho cartográfico a partir da maquete da sala de aula com os alunos de 5ª série. Estes observam a maquete sob a visão vertical e a desenham no papel. Ao final do trabalho, o professor observa que os desenhos formam dois grandes conjuntos:

I. os objetos desenhados aparecem dentro da sala de aula, mas apenas justapostos no espaço;

II. houve conservação de ponto de vista em objetos da mesma categoria (carteiras, por exemplo) ou em todo o desenho.

Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, as representações realizadas pelos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q320381 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A organização do espaço nas instituições de Educação Infantil reflete principalmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q486024 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Numa aula que segue a abordagem comunicativa, levar os alunos a escrever diálogos em inglês

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q480950 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O novo espaço das empresas é o mundo (...) As maiores empresas não são, apenas, multinacionais, são empresas globais. (SANTOS, 2004:205)

Comparando-se a firma multinacional e a firma global pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q351953 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Baseando-se em Huizinga, que mostrou o papel fundamental do elemento lúdico, o processo de criação em arte pode ser concebido como jogo, o que vale dizer que ele é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q388839 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em toda a América Latina houve mudanças substanciais nas estruturas agrárias, entre as décadas de 1930 e 1980. Dentre as principais mudanças verificadas ao final desse período, pode-se constatar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q481581 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Nas duas últimas décadas, novos desafios vêm sendo enfrentados pela educação em geral e pela disciplina de geografia em particular. Dentre esses desafios estão a leitura do mundo em que vivemos, a reflexão sobre questões socioambientais e os conflitos étnico-culturais em várias partes do mundo. Diante desse cenário, podese afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q387658 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O sentido se faz durante as descobertas e não existe mais um objeto fechado ou uma representação única fixa sobre um suporte material como um quadro, uma pintura ou uma gravura.

O trecho acima está se referindo a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q473485 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A cultura física, corporal ou motora traduz-se em uma parcela da cultura mais ampla e integra as conquistas materiais e simbólicas específicas de uma sociedade, envolvendo, entre outros,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q795059 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

Desta maneira, a evolução não é uma simples eclosão, sem esforço e sem luta, como a da vida orgânica, mas o trabalho duro e persistente sobre si mesmo. Por outro lado, não é uma evolução no sentido formal do termo, mas a produção de um fim com um determinado conteúdo. Este fim, definimo-lo desde o início: é o Espírito tal como ele é na sua essência, o conceito de liberdade.

 É correto afirmar que o texto acima é um claro exemplo de uma filosofia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q485860 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Numa visão bakhtiniana de linguagem, entende-se que hesitações (Well... Humm...) e pausas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q473112 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Roseli A. Cação Fontana in Rúbio e Carvalho, a ginástica foi institucionalizada no século XIX como modelo de educação do corpo no contexto escolar. Sua presença acadêmica era também associada a preceitos de mobilidade, e o aprendizado da submissão do corpo às normas impostas pela ginástica possibilitava ao indivíduo tornar-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q485690 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O ensino de língua inglesa na escola pública deve ter, dentre as várias funções, uma função social:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q387765 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Fernando Hernández afirma que o projeto não é uma metodologia didática, mas uma forma de entender o sentido da escolaridade baseado no ensino para a compreensão. Isto implica que os estudantes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.