Início Questões de Concursos SME SP Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. SME SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 321Q482159 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNo estudo das potencialidades paisagísticas dos domínios morfoclimáticos e fitogeográficos do território brasileiro, o geógrafo Aziz Ab´Saber utiliza o conceito de "área core", que se refere ✂️ a) à área nuclear ou principal de cada domínio, em que as condições fisiográficas e biogeográficas formam uma área que apresenta relativa homogeneidade, com um ecossistema predominante, porém, não único. ✂️ b) à área nuclear de cada domínio, com extensão e arranjo espacial variáveis, que reúne as principais condições fisiográficas e biogeográficas e favorece a formação em um único ecossistema. ✂️ c) às áreas de transição, ou seja, áreas periféricas dos domínios, que conservam as mesmas características morfoclimáticas e fitogeográficas das áreas nucleares. ✂️ d) à área de solos mais férteis de cada domínio, o que possibilita condições ecologicamente favoráveis à formação de uma vegetação mais rica em biodiversidade. ✂️ e) à área nuclear do domínio morfoclimático, que corresponde à área de clima mais úmido, o que favorece a biodiversidade da flora e da fauna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 322Q322711 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA formação de um professor de inglês atualmente prioriza ✂️ a) a educação continuada sobre materiais didáticos atualizados. ✂️ b) o treinamento no desenho de programas de computação. ✂️ c) a reflexão sobre sua prática e o conhecimento para a ação. ✂️ d) a sua capacitação lingüística para o ensino das quatro habilidades. ✂️ e) o conhecimento cultural dos povos falantes da língua inglesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 323Q472987 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPara Neira e Nunes, a tarefa do currículo crítico-emancipatório é a de promover condições para que as estruturas autoritárias sejam suspensas do ensino, encaminhando o indivíduo para a emancipação, possibilitada pelo uso da ✂️ a) retenção. ✂️ b) andragogia. ✂️ c) autodisciplina. ✂️ d) linguagem. ✂️ e) dedicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 324Q322222 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCPor volta dos 2-3 anos de idade, as crianças começam a apresentar atitudes de oposição aos educadores com que interagem. Essas situações de oposição indicam que ✂️ a) não estão sendo colocados limites e regras na educação infantil. ✂️ b) a criança começa a descobrir que pode tomar iniciativas, indicando um caminho de construção da autonomia. ✂️ c) a condescendência dos pais na atualidade tem criado crianças onipotentes que desde cedo se rebelam contra as exigências da vida. ✂️ d) a criança está expressando a sua insatisfação de estar na escola, já que para ela é um sofrimento sair de casa tão novinha. ✂️ e) são comportamentos de birra que o professor não deve dar atenção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 325Q338451 | Matemática, Geometria, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEstão corretamente identificadas possíveis transformações isométricas de serem realizadas com uma figura plana em: ✂️ a) ampliação, reflexão e translação. ✂️ b) reflexão, translação e redução. ✂️ c) reflexão, rotação e translação. ✂️ d) rotação, redução e ampliação. ✂️ e) translação, redução e ampliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 326Q388421 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO modo de produção feudal dominante na Europa Ocidental se caracteriza, dentre outros elementos, pela servidão, definida como ✂️ a) um regime de trabalho caracterizado pela apropriação compulsória do excedente econômico da produção camponesa. ✂️ b) uma punição empregada aos camponeses rebeldes durante a chamada Idade das Trevas, com pleno apoio da Igreja Católica. ✂️ c) um fenômeno que caracterizou a sociedade nos países ocidentais onde predominavam o minifúndio e a economia natural. ✂️ d) um pacto de comum acordo baseado na troca de favores entre semi-escravos e senhores feudais, estabelecido pelo mútuo juramento de fidelidade. ✂️ e) um sistema que surgiu na Europa, no fim da Antiguidade, substituindo a escravidão e inaugurando o início da Idade Média. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 327Q482140 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO professor desenvolve um trabalho cartográfico a partir da maquete da sala de aula com os alunos de 5ª série. Estes observam a maquete sob a visão vertical e a desenham no papel. Ao final do trabalho, o professor observa que os desenhos formam dois grandes conjuntos: I. os objetos desenhados aparecem dentro da sala de aula, mas apenas justapostos no espaço; II. houve conservação de ponto de vista em objetos da mesma categoria (carteiras, por exemplo) ou em todo o desenho. Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, as representações realizadas pelos alunos. ✂️ a) topológicas - projetivas e euclidianas ✂️ b) topológicas e projetivas - euclidianas ✂️ c) projetivas - topológicas e euclidianas ✂️ d) projetivas e euclidianas - topológicas ✂️ e) euclidianas - projetivas e topológicas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 328Q320381 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA organização do espaço nas instituições de Educação Infantil reflete principalmente: ✂️ a) a integração entre os profissionais da instituição, por exemplo, funcionários da limpeza e professores. ✂️ b) as condições socioeconômicas da comunidade em que se insere a instituição. ✂️ c) os aspectos estéticos e harmoniosos, importantes para que os pais observem as produções infantis. ✂️ d) as condições de segurança que professores têm para controlar um grupo de crianças. ✂️ e) a concepção de cuidado e educação da criança pequena da instituição e os objetivos de sua ação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 329Q486024 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNuma aula que segue a abordagem comunicativa, levar os alunos a escrever diálogos em inglês ✂️ a) deve ser a atividade principal porque os alunos desenvolvem as habilidades oral e escrita ao mesmo tempo. ✂️ b) é uma atividade cuja adequação deve ser ponderada, tendo em mente o princípio da escrita significativa. ✂️ c) é a maneira mais eficiente para promover a fixação do vocabulário e gramática de cada unidade do programa. ✂️ d) é uma etapa que antecede a comunicação oral. ✂️ e) desenvolve confiança nos alunos sobre as estruturas gramaticais exigidas numa comunicação oral correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 330Q480950 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO novo espaço das empresas é o mundo (...) As maiores empresas não são, apenas, multinacionais, são empresas globais. (SANTOS, 2004:205) Comparando-se a firma multinacional e a firma global pode-se afirmar que: ✂️ a) ambas possuem organização similar. ✂️ b) a diferença entre ambas vem da mudança no conceito de autonomia operacional. ✂️ c) as decisões, responsabilidades e recursos estratégicos são centralizados em ambas. ✂️ d) ambas funcionam em âmbito geográfico mais restrito. ✂️ e) ambas funcionam em rede. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 331Q351953 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCBaseando-se em Huizinga, que mostrou o papel fundamental do elemento lúdico, o processo de criação em arte pode ser concebido como jogo, o que vale dizer que ele é ✂️ a) afetado pelas incertezas das condutas, mas igualmente submetida a uma certa ordem de convenções, regularidade e indeterminação que garantem a riqueza e solidez da criação. ✂️ b) gerado pelas necessidades emocionais e baseia-se num meticuloso código de regras, absolutamente obrigatórias, que determinam a sofisticação e o requinte da criação. ✂️ c) um processo cultural que pode ser visto como uma brincadeira solitária que se desenvolve espontaneamente através do domínio e cumprimento de formas e regras artísticas que permitem a riqueza e a solidez da criação. ✂️ d) movido pelo repertório pessoal do indivíduo criador e é limitado pelo rigor das regras estéticas que se impõe constantemente impedindo a alteração para não estragar o resultado final da criação. ✂️ e) um pensamento que diferencia-se das atividades humanas sérias, mas que permite o exercício da liberdade pelo afastamento do mundo e recusa das normas habituais em busca da expressividade e da beleza. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 332Q388839 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm toda a América Latina houve mudanças substanciais nas estruturas agrárias, entre as décadas de 1930 e 1980. Dentre as principais mudanças verificadas ao final desse período, pode-se constatar ✂️ a) a centralização da produção agrícola e do agronegócio pelo Estado, que passou a instituir regras de mercado e leis protecionistas que inibiram os grandes proprietários. ✂️ b) a diversificação das práticas agrícolas, contribuindo para a pulverização e para o enfraquecimento desse setor, ao provocar desmedida concorrência entre as regiões de um mesmo país. ✂️ c) a superação, pela indústria e pelos setores de serviços, da contribuição fornecida pela agricultura para o Produto Interno Bruto, alterando o significado social e político dessa atividade. ✂️ d) o predomínio da produção voltada para o mercado interno devido ao aumento da população urbana, aniquilando o papel exportador da América Latina na economia mundial. ✂️ e) o crescimento da agroindústria devido às políticas de substituição das importações, fator que resultou em grande diminuição das desigualdades sociais nos países latino-americanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 333Q481581 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNas duas últimas décadas, novos desafios vêm sendo enfrentados pela educação em geral e pela disciplina de geografia em particular. Dentre esses desafios estão a leitura do mundo em que vivemos, a reflexão sobre questões socioambientais e os conflitos étnico-culturais em várias partes do mundo. Diante desse cenário, podese afirmar que ✂️ a) a escola vem sendo adequadamente reformulada e, conseqüentemente, estamos assistindo a uma grande valorização da disciplina de Geografia, confirmada pelo aumento de sua carga horária no ensino fundamental e médio. ✂️ b) a disciplina de Geografia não tem contribuído significativamente para a necessária renovação do processo de ensino-aprendizagem frente aos desafios citados, devido à ausência de pesquisas acadêmicas referentes à reformulação do ensino de Geografia. ✂️ c) o enfrentamento desses novos desafios é marcado pela pluralidade de situações e contextos vividos pelos sistemas educacionais, podendo ser encontrados países que recentemente promoveram uma revalorização da disciplina de Geografia como também aqueles que optaram pela redução da quantidade de aulas de Geografia. ✂️ d) de uma forma geral, por influência das iniciativas de geógrafos e educadores franceses, nota-se um aumento na carga horária da disciplina de Geografia nos países do continente europeu, enquanto que nos países da América a Geografia escolar vem perdendo espaço para outras disciplinas. ✂️ e) a interdisciplinaridade, processo de ensinoaprendizagem implantado com sucesso em nível mundial, solucionou as dificuldades enfrentadas pela disciplina de Geografia no que se refere ao estudo de novas temáticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 334Q387658 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO sentido se faz durante as descobertas e não existe mais um objeto fechado ou uma representação única fixa sobre um suporte material como um quadro, uma pintura ou uma gravura. O trecho acima está se referindo a: ✂️ a) arte tecnológica. ✂️ b) artes visuais. ✂️ c) arte material. ✂️ d) arte concreta. ✂️ e) arte abstrata. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 335Q473485 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA cultura física, corporal ou motora traduz-se em uma parcela da cultura mais ampla e integra as conquistas materiais e simbólicas específicas de uma sociedade, envolvendo, entre outros, ✂️ a) o jogo, a dança e o canto. ✂️ b) a ginástica, o canto e o treinamento esportivo. ✂️ c) o treinamento esportivo, a ginástica e a leitura. ✂️ d) a recreação, o exercício físico e a leitura. ✂️ e) o exercício físico, a ginástica e a dança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 336Q795059 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCCDesta maneira, a evolução não é uma simples eclosão, sem esforço e sem luta, como a da vida orgânica, mas o trabalho duro e persistente sobre si mesmo. Por outro lado, não é uma evolução no sentido formal do termo, mas a produção de um fim com um determinado conteúdo. Este fim, definimo-lo desde o início: é o Espírito tal como ele é na sua essência, o conceito de liberdade. É correto afirmar que o texto acima é um claro exemplo de uma filosofia ✂️ a) da história teleológica e idealista. ✂️ b) da história materialista e dialética. ✂️ c) da história fenomenológica e existencialista. ✂️ d) política fundada no jusnaturalismo contratualista. ✂️ e) política moderna e liberal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 337Q485860 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNuma visão bakhtiniana de linguagem, entende-se que hesitações (Well... Humm...) e pausas ✂️ a) não podem ser analisadas juntamente com os enunciados. ✂️ b) contribuem para a construção de sentido dos enunciados. ✂️ c) devem ser evitadas no exercício da comunicação clara. ✂️ d) são unidades inexpressivas da fala. ✂️ e) são variantes auto-explicatórias da unidade de fala, portanto dispensam análises sobre seus sentidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 338Q473112 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo Roseli A. Cação Fontana in Rúbio e Carvalho, a ginástica foi institucionalizada no século XIX como modelo de educação do corpo no contexto escolar. Sua presença acadêmica era também associada a preceitos de mobilidade, e o aprendizado da submissão do corpo às normas impostas pela ginástica possibilitava ao indivíduo tornar-se ✂️ a) modelo a ser copiado. ✂️ b) disciplinador da sociedade. ✂️ c) submisso ao governo estabelecido. ✂️ d) adepto a preceitos militaristas. ✂️ e) disciplinador de si mesmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 339Q485690 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO ensino de língua inglesa na escola pública deve ter, dentre as várias funções, uma função social: ✂️ a) despertar o interesse dos alunos pelos países de língua inglesa. ✂️ b) dar acesso às culturas de países economicamente mais desenvolvidos. ✂️ c) complementar o aprendizado da comunicação oral realizado em cursos fora da escola. ✂️ d) preparar os alunos para o trabalho, num mercado cada vez mais exigente do conhecimento da língua inglesa. ✂️ e) dar oportunidade para o aprendizado da língua inglesa, reduzindo as diferenças educacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 340Q387765 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCFernando Hernández afirma que o projeto não é uma metodologia didática, mas uma forma de entender o sentido da escolaridade baseado no ensino para a compreensão. Isto implica que os estudantes ✂️ a) participem do processo de pesquisa utilizando os vários domínios da competência leitora e escritora em várias esferas chegando a um único produto final. ✂️ b) exercitem a escuta democrática, sendo também ouvidos pelo professor para que possam comandar os caminhos a serem percorridos no projeto. ✂️ c) participem do processo de pesquisa, divididos em subgrupos com interesses homogêneos articulados a todas as disciplinas curriculares. ✂️ d) participem do processo de pesquisa utilizando diferentes estratégias para ir além da informação, podendo reconhecer as diferentes versões de um fato e formular hipóteses sobre as conseqüências dessa pluralidade de pontos de vista. ✂️ e) possam ser protagonistas de um ensino para a compreensão que se estrutura numa seqüência de atividades isoladas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
321Q482159 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNo estudo das potencialidades paisagísticas dos domínios morfoclimáticos e fitogeográficos do território brasileiro, o geógrafo Aziz Ab´Saber utiliza o conceito de "área core", que se refere ✂️ a) à área nuclear ou principal de cada domínio, em que as condições fisiográficas e biogeográficas formam uma área que apresenta relativa homogeneidade, com um ecossistema predominante, porém, não único. ✂️ b) à área nuclear de cada domínio, com extensão e arranjo espacial variáveis, que reúne as principais condições fisiográficas e biogeográficas e favorece a formação em um único ecossistema. ✂️ c) às áreas de transição, ou seja, áreas periféricas dos domínios, que conservam as mesmas características morfoclimáticas e fitogeográficas das áreas nucleares. ✂️ d) à área de solos mais férteis de cada domínio, o que possibilita condições ecologicamente favoráveis à formação de uma vegetação mais rica em biodiversidade. ✂️ e) à área nuclear do domínio morfoclimático, que corresponde à área de clima mais úmido, o que favorece a biodiversidade da flora e da fauna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
322Q322711 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA formação de um professor de inglês atualmente prioriza ✂️ a) a educação continuada sobre materiais didáticos atualizados. ✂️ b) o treinamento no desenho de programas de computação. ✂️ c) a reflexão sobre sua prática e o conhecimento para a ação. ✂️ d) a sua capacitação lingüística para o ensino das quatro habilidades. ✂️ e) o conhecimento cultural dos povos falantes da língua inglesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
323Q472987 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPara Neira e Nunes, a tarefa do currículo crítico-emancipatório é a de promover condições para que as estruturas autoritárias sejam suspensas do ensino, encaminhando o indivíduo para a emancipação, possibilitada pelo uso da ✂️ a) retenção. ✂️ b) andragogia. ✂️ c) autodisciplina. ✂️ d) linguagem. ✂️ e) dedicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
324Q322222 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCPor volta dos 2-3 anos de idade, as crianças começam a apresentar atitudes de oposição aos educadores com que interagem. Essas situações de oposição indicam que ✂️ a) não estão sendo colocados limites e regras na educação infantil. ✂️ b) a criança começa a descobrir que pode tomar iniciativas, indicando um caminho de construção da autonomia. ✂️ c) a condescendência dos pais na atualidade tem criado crianças onipotentes que desde cedo se rebelam contra as exigências da vida. ✂️ d) a criança está expressando a sua insatisfação de estar na escola, já que para ela é um sofrimento sair de casa tão novinha. ✂️ e) são comportamentos de birra que o professor não deve dar atenção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
325Q338451 | Matemática, Geometria, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEstão corretamente identificadas possíveis transformações isométricas de serem realizadas com uma figura plana em: ✂️ a) ampliação, reflexão e translação. ✂️ b) reflexão, translação e redução. ✂️ c) reflexão, rotação e translação. ✂️ d) rotação, redução e ampliação. ✂️ e) translação, redução e ampliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
326Q388421 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO modo de produção feudal dominante na Europa Ocidental se caracteriza, dentre outros elementos, pela servidão, definida como ✂️ a) um regime de trabalho caracterizado pela apropriação compulsória do excedente econômico da produção camponesa. ✂️ b) uma punição empregada aos camponeses rebeldes durante a chamada Idade das Trevas, com pleno apoio da Igreja Católica. ✂️ c) um fenômeno que caracterizou a sociedade nos países ocidentais onde predominavam o minifúndio e a economia natural. ✂️ d) um pacto de comum acordo baseado na troca de favores entre semi-escravos e senhores feudais, estabelecido pelo mútuo juramento de fidelidade. ✂️ e) um sistema que surgiu na Europa, no fim da Antiguidade, substituindo a escravidão e inaugurando o início da Idade Média. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
327Q482140 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO professor desenvolve um trabalho cartográfico a partir da maquete da sala de aula com os alunos de 5ª série. Estes observam a maquete sob a visão vertical e a desenham no papel. Ao final do trabalho, o professor observa que os desenhos formam dois grandes conjuntos: I. os objetos desenhados aparecem dentro da sala de aula, mas apenas justapostos no espaço; II. houve conservação de ponto de vista em objetos da mesma categoria (carteiras, por exemplo) ou em todo o desenho. Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, as representações realizadas pelos alunos. ✂️ a) topológicas - projetivas e euclidianas ✂️ b) topológicas e projetivas - euclidianas ✂️ c) projetivas - topológicas e euclidianas ✂️ d) projetivas e euclidianas - topológicas ✂️ e) euclidianas - projetivas e topológicas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
328Q320381 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA organização do espaço nas instituições de Educação Infantil reflete principalmente: ✂️ a) a integração entre os profissionais da instituição, por exemplo, funcionários da limpeza e professores. ✂️ b) as condições socioeconômicas da comunidade em que se insere a instituição. ✂️ c) os aspectos estéticos e harmoniosos, importantes para que os pais observem as produções infantis. ✂️ d) as condições de segurança que professores têm para controlar um grupo de crianças. ✂️ e) a concepção de cuidado e educação da criança pequena da instituição e os objetivos de sua ação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
329Q486024 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNuma aula que segue a abordagem comunicativa, levar os alunos a escrever diálogos em inglês ✂️ a) deve ser a atividade principal porque os alunos desenvolvem as habilidades oral e escrita ao mesmo tempo. ✂️ b) é uma atividade cuja adequação deve ser ponderada, tendo em mente o princípio da escrita significativa. ✂️ c) é a maneira mais eficiente para promover a fixação do vocabulário e gramática de cada unidade do programa. ✂️ d) é uma etapa que antecede a comunicação oral. ✂️ e) desenvolve confiança nos alunos sobre as estruturas gramaticais exigidas numa comunicação oral correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
330Q480950 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO novo espaço das empresas é o mundo (...) As maiores empresas não são, apenas, multinacionais, são empresas globais. (SANTOS, 2004:205) Comparando-se a firma multinacional e a firma global pode-se afirmar que: ✂️ a) ambas possuem organização similar. ✂️ b) a diferença entre ambas vem da mudança no conceito de autonomia operacional. ✂️ c) as decisões, responsabilidades e recursos estratégicos são centralizados em ambas. ✂️ d) ambas funcionam em âmbito geográfico mais restrito. ✂️ e) ambas funcionam em rede. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
331Q351953 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCBaseando-se em Huizinga, que mostrou o papel fundamental do elemento lúdico, o processo de criação em arte pode ser concebido como jogo, o que vale dizer que ele é ✂️ a) afetado pelas incertezas das condutas, mas igualmente submetida a uma certa ordem de convenções, regularidade e indeterminação que garantem a riqueza e solidez da criação. ✂️ b) gerado pelas necessidades emocionais e baseia-se num meticuloso código de regras, absolutamente obrigatórias, que determinam a sofisticação e o requinte da criação. ✂️ c) um processo cultural que pode ser visto como uma brincadeira solitária que se desenvolve espontaneamente através do domínio e cumprimento de formas e regras artísticas que permitem a riqueza e a solidez da criação. ✂️ d) movido pelo repertório pessoal do indivíduo criador e é limitado pelo rigor das regras estéticas que se impõe constantemente impedindo a alteração para não estragar o resultado final da criação. ✂️ e) um pensamento que diferencia-se das atividades humanas sérias, mas que permite o exercício da liberdade pelo afastamento do mundo e recusa das normas habituais em busca da expressividade e da beleza. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
332Q388839 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm toda a América Latina houve mudanças substanciais nas estruturas agrárias, entre as décadas de 1930 e 1980. Dentre as principais mudanças verificadas ao final desse período, pode-se constatar ✂️ a) a centralização da produção agrícola e do agronegócio pelo Estado, que passou a instituir regras de mercado e leis protecionistas que inibiram os grandes proprietários. ✂️ b) a diversificação das práticas agrícolas, contribuindo para a pulverização e para o enfraquecimento desse setor, ao provocar desmedida concorrência entre as regiões de um mesmo país. ✂️ c) a superação, pela indústria e pelos setores de serviços, da contribuição fornecida pela agricultura para o Produto Interno Bruto, alterando o significado social e político dessa atividade. ✂️ d) o predomínio da produção voltada para o mercado interno devido ao aumento da população urbana, aniquilando o papel exportador da América Latina na economia mundial. ✂️ e) o crescimento da agroindústria devido às políticas de substituição das importações, fator que resultou em grande diminuição das desigualdades sociais nos países latino-americanos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
333Q481581 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNas duas últimas décadas, novos desafios vêm sendo enfrentados pela educação em geral e pela disciplina de geografia em particular. Dentre esses desafios estão a leitura do mundo em que vivemos, a reflexão sobre questões socioambientais e os conflitos étnico-culturais em várias partes do mundo. Diante desse cenário, podese afirmar que ✂️ a) a escola vem sendo adequadamente reformulada e, conseqüentemente, estamos assistindo a uma grande valorização da disciplina de Geografia, confirmada pelo aumento de sua carga horária no ensino fundamental e médio. ✂️ b) a disciplina de Geografia não tem contribuído significativamente para a necessária renovação do processo de ensino-aprendizagem frente aos desafios citados, devido à ausência de pesquisas acadêmicas referentes à reformulação do ensino de Geografia. ✂️ c) o enfrentamento desses novos desafios é marcado pela pluralidade de situações e contextos vividos pelos sistemas educacionais, podendo ser encontrados países que recentemente promoveram uma revalorização da disciplina de Geografia como também aqueles que optaram pela redução da quantidade de aulas de Geografia. ✂️ d) de uma forma geral, por influência das iniciativas de geógrafos e educadores franceses, nota-se um aumento na carga horária da disciplina de Geografia nos países do continente europeu, enquanto que nos países da América a Geografia escolar vem perdendo espaço para outras disciplinas. ✂️ e) a interdisciplinaridade, processo de ensinoaprendizagem implantado com sucesso em nível mundial, solucionou as dificuldades enfrentadas pela disciplina de Geografia no que se refere ao estudo de novas temáticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
334Q387658 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO sentido se faz durante as descobertas e não existe mais um objeto fechado ou uma representação única fixa sobre um suporte material como um quadro, uma pintura ou uma gravura. O trecho acima está se referindo a: ✂️ a) arte tecnológica. ✂️ b) artes visuais. ✂️ c) arte material. ✂️ d) arte concreta. ✂️ e) arte abstrata. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
335Q473485 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA cultura física, corporal ou motora traduz-se em uma parcela da cultura mais ampla e integra as conquistas materiais e simbólicas específicas de uma sociedade, envolvendo, entre outros, ✂️ a) o jogo, a dança e o canto. ✂️ b) a ginástica, o canto e o treinamento esportivo. ✂️ c) o treinamento esportivo, a ginástica e a leitura. ✂️ d) a recreação, o exercício físico e a leitura. ✂️ e) o exercício físico, a ginástica e a dança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
336Q795059 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCCDesta maneira, a evolução não é uma simples eclosão, sem esforço e sem luta, como a da vida orgânica, mas o trabalho duro e persistente sobre si mesmo. Por outro lado, não é uma evolução no sentido formal do termo, mas a produção de um fim com um determinado conteúdo. Este fim, definimo-lo desde o início: é o Espírito tal como ele é na sua essência, o conceito de liberdade. É correto afirmar que o texto acima é um claro exemplo de uma filosofia ✂️ a) da história teleológica e idealista. ✂️ b) da história materialista e dialética. ✂️ c) da história fenomenológica e existencialista. ✂️ d) política fundada no jusnaturalismo contratualista. ✂️ e) política moderna e liberal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
337Q485860 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNuma visão bakhtiniana de linguagem, entende-se que hesitações (Well... Humm...) e pausas ✂️ a) não podem ser analisadas juntamente com os enunciados. ✂️ b) contribuem para a construção de sentido dos enunciados. ✂️ c) devem ser evitadas no exercício da comunicação clara. ✂️ d) são unidades inexpressivas da fala. ✂️ e) são variantes auto-explicatórias da unidade de fala, portanto dispensam análises sobre seus sentidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
338Q473112 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo Roseli A. Cação Fontana in Rúbio e Carvalho, a ginástica foi institucionalizada no século XIX como modelo de educação do corpo no contexto escolar. Sua presença acadêmica era também associada a preceitos de mobilidade, e o aprendizado da submissão do corpo às normas impostas pela ginástica possibilitava ao indivíduo tornar-se ✂️ a) modelo a ser copiado. ✂️ b) disciplinador da sociedade. ✂️ c) submisso ao governo estabelecido. ✂️ d) adepto a preceitos militaristas. ✂️ e) disciplinador de si mesmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
339Q485690 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO ensino de língua inglesa na escola pública deve ter, dentre as várias funções, uma função social: ✂️ a) despertar o interesse dos alunos pelos países de língua inglesa. ✂️ b) dar acesso às culturas de países economicamente mais desenvolvidos. ✂️ c) complementar o aprendizado da comunicação oral realizado em cursos fora da escola. ✂️ d) preparar os alunos para o trabalho, num mercado cada vez mais exigente do conhecimento da língua inglesa. ✂️ e) dar oportunidade para o aprendizado da língua inglesa, reduzindo as diferenças educacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
340Q387765 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCFernando Hernández afirma que o projeto não é uma metodologia didática, mas uma forma de entender o sentido da escolaridade baseado no ensino para a compreensão. Isto implica que os estudantes ✂️ a) participem do processo de pesquisa utilizando os vários domínios da competência leitora e escritora em várias esferas chegando a um único produto final. ✂️ b) exercitem a escuta democrática, sendo também ouvidos pelo professor para que possam comandar os caminhos a serem percorridos no projeto. ✂️ c) participem do processo de pesquisa, divididos em subgrupos com interesses homogêneos articulados a todas as disciplinas curriculares. ✂️ d) participem do processo de pesquisa utilizando diferentes estratégias para ir além da informação, podendo reconhecer as diferentes versões de um fato e formular hipóteses sobre as conseqüências dessa pluralidade de pontos de vista. ✂️ e) possam ser protagonistas de um ensino para a compreensão que se estrutura numa seqüência de atividades isoladas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro