Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q380891 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Krasilchik, M., no período compreendido entre 1970 e 1980, as agressões ao ambiente, decorrentes do desenvolvimento, resultaram em crescimento do interesse pela educação ambiental e na agregação de mais um objetivo ao ensino de Ciências: o de fazer com que os alunos discutissem também as implicações sociais do desenvolvimento científico. De acordo com essa óptica, pode-se afirmar que, entre as metas do ensino, visou-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q482280 | Geografia, Geopolítica, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Samuel P. Huntington publicou um ensaio em 1993 onde defende a idéia de que no mundo pós-guerra fria os conflitos não são mais ideológicos (capitalismo versus socialismo) e nem mesmo econômicos como apregoavam vários autores (EUA versus Europa versus Japão).
As grandes divisões na humanidade, preconizadas por Huntington, e a fonte predominante de conflitos na atualidade, têm sua raiz:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q325897 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A roda de conversa, atividade já reconhecida no contexto das instituições de Educação Infantil, tem lugar na proposta pedagógica enquanto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q471612 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.

Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.

A repetição de um padrão de movimento, incorporado como comportamento,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q473445 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ambiente escolar crescem a agressividade e a violência, que Gonçalves afirma estarem relacionadas com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q380650 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A necessidade diária de carboidratos de um homem adulto é de centenas de gramas enquanto a de vitaminas é de miligramas. As vitaminas são necessárias em quantidades tão pequenas porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q333869 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmações abaixo.

I. O aluno pode sempre chutar qualquer valor que encontrará, cedo ou tarde a resposta adequada.

II. É uma técnica que estimula a análise do problema, dos dados e dos resultados além de trazer a liberdade de fazer suposições.

III. Ajuda o aluno a selecionar as operações necessárias para resolver o problema e diminui a pressão de obter a resposta correta imediatamente.

Dentre essas afirmações, a adoção da estratégia aproximações sucessivas na resolução de um problema é justificada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q381270 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Muitas vezes conceitos não são aprendidos pelos alunos ou o aprendizado fica muito aquém do esperado, apesar de o professor ter boa formação acadêmica, preparar a aula com esmero, explicar corretamente o conteúdo e o assunto ser interessante.

Para contornar o problema foram apresentadas as seguintes sugestões:

I. Levar os alunos a refletirem sobre suas experiências em relação ao assunto.

II. Utilizar metodologias diferenciadas para apresentar o conteúdo.

III. Levar em conta os diferentes comportamentos e formas de pensar dos alunos.

É correto o que se sugere em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q472699 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Exercícios de lançar e recuperar bolas de diversos tamanhos e cores auxiliam, principalmente, no desenvolvimento da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q473039 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

As habilidades motoras estão vinculadas predominantemente à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q321548 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.

A menção à heterogeneidade dos gêneros do discurso refere-se à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q387913 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No século XIX, alguns fatores passaram a influenciar o modo como os europeus abordavam os países da África setentrional. Dentre eles, segundo J. M. Mackenzie, pode ser destacado o que está afirmado em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q382580 | Biologia, Genética, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mostrou muitos casos de polifenia (muitos fenótipos diferentes), o que corresponde a variações morfológicas e/ou comportamentais ocorridas durante o desenvolvimento embrionário, sem que haja variações no DNA desses seres vivos. Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A enzima aromatase é muito ativa em temperaturas elevadas, transformando rapidamente a testosterona de ovos de répteis em estrogênio e, como consequência, gerando fêmeas em lugar de machos.

II. Ovos de dáfnia (crustáceo cladócero de 0,2 a 0,5 mm) com o mesmo genótipo geram adultos de tamanho normal, em ambientes sem predadores.

III. Ovos do crustáceo dáfnia geram adultos com o dobro do tamanho normal, se criados em ambiente com a presença de predadores.

São exemplos de polifenia induzida pelo ambiente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q485503 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No processo de aprendizagem da língua inglesa, segundo uma abordagem não-tradicional, o erro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q380830 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

"Nos últimos vinte anos, através de pesquisa, tem-se legitimado e provado que os alunos não chegam em branco a cada nova situação de aprendizagem escolar, mas que possuem esquemas de conhecimentos prévios".

(Laura Fumagalli, In Didática das Ciências Naturais - cap. 1, pág. 22)

Segundo o texto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q389580 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Michelle Perrot, em Os Excluídos da História, ao analisar o movimento ludita (luddismo) na França, do século XIX, conclui que as mulheres trabalhadoras

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q388856 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No livro História das mulheres no Brasil, organizado por Mary Del Priore, vários autores e autoras procuram reconstituir a trajetória histórica das mulheres. Analise as afirmações que refletem a visão de alguns desses autores sobre atuação da mulher brasileira, ao longo da história.

I. A mulher brasileira sempre foi discriminada no mundo do trabalho. No passado, elas podiam exercer apenas as funções do lar, de doméstica e de agricultora. Na atividade industrial, só foram admitidas como operárias por força da Consolidação das Leis do Trabalho, quando Getúlio Vargas reconheceu o direito de igualdade de sexo.

II. Até meados do século XX, ao contrário do que ocorria nos países europeus, o Código Penal Brasileiro não diferenciava os réus por sexo. A especificidade da legislação brasileira estava intimamente relacionada ao sistema escravista que igualava os sexos tanto na comercialização como na aplicação da punição aos escravos que praticavam delitos.

 III. As mulheres do século XIX eram excluídas de uma efetiva participação na sociedade, da possibilidade de ocuparem cargos públicos, de assegurarem dignamente sua própria sobrevivência e até mesmo impedidas de acesso à educação superior. Eram trancadas, fechadas dentro de casas ou sobrados, mocambos e senzalas, construídos por pais, maridos e senhores.

IV. O Brasil foi um dos últimos países do Ocidente a organizar o movimento feminista. Esse fato pode ser explicado em razão da grande atuação do movimento anarco-sindicalista nas lutas sociais. Até mesmo as mulheres anarquistas se recusaram a tratar da emancipação feminina, subordinando-a à idéia de emancipação de toda a classe operária.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q385309 | Biologia, Meio Ambiente, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Em 1990, as emissões de carbono na atmosfera foram de 6 bilhões de toneladas. Nesse ano, a Terra tinha a capacidade de absorver, nos ecossistemas terrestres e marinhos (sumidouros), 3 bilhões de toneladas de carbono. Em 2008, as emissões de carbono chegaram a 9 bilhões de toneladas. Com base nos dados acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Para interromper o crescimento de CO2 na atmosfera, deveríamos dividir por 3 as atuais emissões de CO2.

II. No curto prazo, o aumento da quantidade de CO2 na atmosfera favorece o aumento do crescimento das plantas.

III. O aumento da temperatura ambiente aumenta a capacidade de absorção de CO2 pelos ecossistemas marinhos.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q486022 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Pesquisas sobre a aquisição de vocabulário em língua estrangeira mostram que temos a tendência a aprender famílias de palavras, em vez de palavras isoladas, ou de fazer algum tipo de associação mental dessas palavras. Também temos a tendência a lembrar de palavras que precisamos usar ativamente com algum propósito específico ou que podemos associar a alguma ação ou pessoa. No processo de aquisição de vocabulário em língua inglesa, qual das atividades abaixo é condizente com essas descobertas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q546576 | Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Várias medições sucessivas têm verificado que a camada de ozônio está ficando cada vez mais rarefeita em alguns locais. A camada de ozônio é importante pois ela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.