Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q482086 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Dentre os autores considerados pioneiros no ensino de geografia, do início do século XX, encontram-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q387721 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Por meio dos jogos o aluno se familiariza com a linguagem do palco e com os desafios de presença em cena. O Jogo Teatral é, portanto, um jogo de construção que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q471730 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

De acordo com Castellani Filho, a prática da cidadania e a compreensão dos papéis sociais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q380741 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

É comum abordarem-se, na 4ª ou 5ª série do ensino fundamental, conteúdos como "Os alimentos", "Efeitos do vento" ou "As máquinas a vapor". O conceito envolvido nesses casos é a energia e, ao trabalhar com esses conteúdos, o professor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q387659 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A escola é o espaço em que alunos e professores praticam o ato de ler e escrever sistematicamente. É neste espaço que o professor assume a sua tarefa de mediador de leitura. Entre as diversas ações propostas, é INCORRETO afirmar que cabe ao professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q482671 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A denominação da Mata Atlântica abrange uma grande variedade de matas tropicais úmidas que ocorrem de forma sazonal nas regiões costeiras do Brasil.

Assinale a alternativa que expressa corretamente um dos mecanismos responsáveis pela ocorrência dessas formações vegetais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q323697 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

No contexto da política brasileira para a infância, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q387482 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sobre o estado da educação nos museus de arte dos Estados Unidos, Ana Mae Barbosa em A imagem no ensino de arte comenta uma pesquisa realizada por Elliot Eisner e Stephen Dobbs que apresenta como conclusão que no estatuto de todos os museus, mesmo os mais veneráveis, a educação é considerada de fundamental importância, contudo, na prática, os diretores em sua maioria vêem o trabalho do curador como primordial e do arte-educador como acessório e secundário. No Brasil, a instituição cultural em São Paulo que para Ana Mae é conhecida principalmente pela abordagem educacional que impregna todas as suas atividades, desde a museologia, especificamente, até o funcionamento da biblioteca, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q322316 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Da perspectiva filosófica construtivista, o conhecimento é concebido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q383649 | Biologia, Ecologia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A expressão “ecossistemas doentes” foi utilizada por ecólogos preocupados com a degradação ambiental, como uma forma de sensibilizar e motivar as pessoas a tomarem atitudes objetivas para evitar a destruição ambiental. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso extensivo de adubos contendo amônia e fósforo e o despejo de águas residuais com muita matéria orgânica, nitrogênio e fósforo, acabam chegando aos rios e, por conseguinte, ao mar, eutrofizando ambientes aquáticos, dando origem a ecossistemas doentes.

II. O enriquecimento de nutrientes dos ecossistemas aquáticos (eutrofização) se caracteriza pela grande redução da equitabilidade em função do aumento do número de indivíduos de poucas espécies, em geral de pequeno porte, isto é, três ou quatro espécies que correspondem a mais de 90% do total de indivíduos do ecossistema.

III. A eutrofização de ecossistemas aquáticos favorece as espécies de grande porte.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q380610 | Biologia, Ecologia de populações, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os líquens são formados por fungos e algas. A associação permite que os líquens habitem locais onde nem algas nem fungos poderiam viver separadamente. Esta associação é classificada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q388049 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Fernando A. Novais afirma que ocorreram no Brasil colonial, no século XVIII, pelos menos dois momentos de tomada de consciência da situação colonial, projetando-se a mudança e intentando-se a tomada do poder. Para o autor, nesses momentos ocorreram

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q379374 | Biologia, Ecologia de populações, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as definições abaixo.

I. Um ecossistema compreende os organismos de um ambiente, os fatores abióticos e suas interações.
II. As várias populações encontradas em um mesmo local formam uma comunidade.
III. Uma população é o conjunto de indivíduos de uma espécie em um determinado local.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q337905 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Conhecimentos prévios são todos aqueles comportamentos (corretos ou incorretos) que cada sujeito possui e que adquiriu ao longo de sua vida na interação com o mundo que o cerca e com a escola. (POZO Juan Ignacio, em A solução de problemas)

Nas afirmações seguintes são apresentadas características, algumas corretas outras incorretas, dos chamados conhecimentos prévios.

I. São construções pessoais dos alunos.

II. São cientificamente coerentes.

III. Procuram mais a utilidade do que a verdade.

IV. São facilmente verbalizados por todos os alunos.

V. São, geralmente, estáveis e resistentes à mudança.

As características corretas são APENAS aquelas identificadas com as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q327157 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Uma das contribuições de uma língua estrangeira na composição do currículo do ensino fundamental pode ser entendida por uma visão sócio-interacional, ou seja:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q472843 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ambiente escolar as diversas disciplinas têm suas especificidades. No caso da Educação Física, pode-se afirmar que seu ato educativo relaciona-se diretamente à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q485405 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

De acordo com as recentes metodologias, o desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa no ensino fundamental e médio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q472616 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs), da Educação Física, apresentam uma proposta que visa a democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliá-la, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore nos alunos dimensões

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q471603 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A escola é uma instituição social e, como tal, participa das relações socioculturais que promovem as desigualdades. Por inserir boa parcela da população nessas relações desiguais, pode ser entendida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q388990 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere os itens abaixo sobre a Guerra Civil Espanhola, 1936-1939.

I. As disputas da década de 1930, travadas dentro dos Estados ou entre eles eram transnacionais. Em nenhuma parte foi isso mais evidente do que na Guerra Civil Espanhola, que se tornou a expressão exemplar desse confronto global.

II. O processo de radicalização política, com a formação e expansão de grupos anarquistas, socialistas e comunistas fortemente enraizados entre os trabalhadores da Europa Ocidental, foi iniciado na Guerra Civil Espanhola

III. A Guerra Civil Espanhola antecipou e moldou as forças que iriam, poucos anos depois da vitória de Franco, destruir o nazifascismo em alguns países da Europa.

IV. A Guerra Civil Espanhola antecipou a política da Segunda Guerra Mundial, aquela aliança única de frentes nacionais que ia de conservadores patriotas a revolucionários sociais, para a derrota do inimigo nacional e simultaneamente para a regeneração social.

V. A intervenção dos países aliados na Guerra Civil Espanhola impediu que os radicais de direita se consolidassem na Espanha na década de 1930 e fortaleceu o movimento fascista internacional.

Segundo Eric Hobsbawm, é correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.