Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q472962 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

De acordo com Neira e Nunes, a preocupação com o pleno exercício da cidadania conduz o desenho curricular da Educação Física a uma perspectiva crítica, que deve levar em consideração o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q473805 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

De acordo com Gonçalves, o conceito de "corpo próprio" de Merleau Ponty é o lugar de confluência do corpo e do espírito, do visível e do invisível, da exterioridade e da interioridade, do homem e do mundo. Assim, nele estão armazenadas experiências

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q387534 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

São critérios de avaliação em artes visuais, segundo os PCNs:

I. Criar formas artísticas por meio de poéticas pessoais.
II. Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si, por seu grupo e por outros sem discriminação estética, artística, étnica e de gênero.
III. Identificar os elementos da linguagem visual e suas relações em trabalhos artísticos e na natureza.
IV. Conhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e reconhecer a existência desse processo em jovens e adultos de distintas culturas.
V. Valorizar a pesquisa e a freqüentação junto às fontes de documentação, preservação, acervo e veiculação da produção artística.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q482516 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No Brasil, dentre os fatores que levaram à degradação ambiental, a partir dos anos de 1960, pode-se destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q482801 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ainda que, no passado, tenha sido considerado por muitos educadores como uma técnica, cada vez mais se encontra na literatura, a conceituação dessa prática pedagógica como um método de investigação da realidade adotado por professores e alunos, que requer uma abordagem pluri, multi e/ou interdisciplinar.

Esta descrição refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q381950 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em 1879, Walter Flemming identificou, no núcleo das células, filamentos que, durante a divisão celular, se condensam e separam-se indo para os lados opostos, que se tornarão duas novas células idênticas. Flemming deu a esse processo o nome de mitose, fundando assim a citogenética. Os filamentos descritos e a fase de separação são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q327715 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A presença da linguagem musical na educação infantil tem a finalidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q481108 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No Brasil, a introdução do grande capital no campo promoveu um intenso processo de modernização da agricultura brasileira responsável, dentre outros fatos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q471949 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considerando a individualidade dos alunos e que possuem velocidades próprias de crescimento e desenvolvimento, o professor de Educação Física deve sempre planejar sua ação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q481433 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Vários livros didáticos de 5ª série iniciam os conteúdos de geografia com uma discussão sobre os lugares de vivência dos alunos. Moraes (2000) assinala que esta prática

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q380110 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sobre o conhecimento científico e tecnológico é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q324904 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Tendo como fundamento a noção de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, ao planejar uma situação pedagógica, o professor deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q387928 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em Passagens da antigüidade ao feudalismo, Perry Anderson afirma que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q375684 | Administração Pública, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC

São atribuições das Subprefeituras, respeitados os limites de seu território administrativo e as atribuições dos órgãos do nível central:

I. constituir-se em instância regional da Administração Direta com âmbito intersetorial e territorial;

II. planejar, controlar e executar os sistemas locais, obedecidas as políticas, diretrizes e programas fixados pela instância central da administração;

III. instituir mecanismos que democratizem a gestão pública e fortalecer as formas participativas que existam em âmbito regional;

IV. atuar como indutoras do desenvolvimento local, implementando políticas públicas a partir das vocações regionais e dos interesses manifestos pela população;

V. facilitar o acesso e imprimir transparência aos serviços públicos, tornando-os mais próximos dos cidadãos.

Estão corretas as seguintes atribuições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q473503 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em uma visão mais moderna da Educação Física, o professor não deve ser aquele que somente procura ensinar técnicas corporais ou esportivas aos alunos, mas sim o que, por meio dos conteúdos da disciplina, possibilita a interferência e transformação da realidade. Essa afirmação significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q480935 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmações abaixo sobre a mata das araucárias.

I. Ocorre em solos pobres, em geral rasos e pedregosos.

II. Nas áreas mais baixas do relevo aparece em transição com as matas subtropicais.

III. De modo geral, é uma floresta homogênea.

IV. Constitui a formação vegetal que não sofre os efeitos da tropicalidade.

V. É encontrada em áreas de climas semi-úmidos com uma longa estação seca.

Estão corretas SOMENTE as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q481458 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Um exemplo de danos ambientais provocados pela monocultura mecanizada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q387846 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para desenvolver um trabalho consistente com a ampliação das competências leitora e escritora, é importante conhecer as características do letramento da comunidade a que pertence a escola. Entre as várias ações que podem ser desenvolvidas no processo da avaliação diagnóstica é adequado:

I. Considerar os seguintes domínios de leitura: localização e recuperação de informação (ler nas linhas), compreensão e interpretação (ler entre as linhas) e reflexão (ler atrás das linhas).
II. Proceder a uma investigação envolvendo toda a comunidade escolar, sobre os hábitos culturais, o uso da Internet para saber o que lêem, onde lêem e que práticas de leitura desenvolvem.
III. Analisar a comunidade a que pertence a escola tomando como ponto de partida primordial a organização das famílias, as agremiações e as moradias do bairro, visando a intervenção no ambiente cultural para facilitar a competência leitora e escritora.
IV. Realizar uma das fases da sondagem individualmente é uma forma de garantir que não se crie nenhum tipo de constrangimento para as crianças, jovens e adultos que por ventura ainda não dominem o sistema de escrita.
V. No caso de alunos analfabetos é importante que as suas escritas possam ser interpretadas a fim de saber as suas hipóteses. É imprescindível que todos os professores estejam aptos a realizar esta análise com precisão.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q324416 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Uma professora de Educação Infantil presencia a reação de uma criança, ao cair, xingar: Chão feio!. Tendo em vista a teoria piagetiana, uma compreensão possível desta situação pela professora é que esta criança:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q323933 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.

Os gêneros do discurso devem ser entendidos como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.